COVID-19: Portugueses são os europeus que mais defendem a vacinação

75 Comentários

A vacinação em Portugal continua a bom ritmo! É expectável que se consiga alcançar o objetivo de 85% da população com vacinação completa muito em breve.

Segundo um inquérito Eurobarómetro hoje divulgado, os portugueses são os europeus que mais consideram que os benefícios da vacina contra a COVID-19 superam os riscos.

COVID-19: Portugueses são os europeus que mais defendem a vacinação


87% dos portugueses concordam e tendem a concordar que os benefícios da vacina

De acordo com o inquérito, 87% dos portugueses concordam e tendem a concordar que os benefícios da vacina compensam os seus riscos, o valor mais alto dos 27 Estados-membros e 15 pontos acima da média da UE (72%).

Dos inquiridos em Portugal 54% concordam ou tendem a concordar que vacinar-se contra a COVID-19 é “um dever cívico”, também o valor mais alto de respostas positivas entre os Estados-membros.

A grande maioria dos portugueses (82%) estão satisfeitos (58%) ou muito satisfeitos (24%) com a forma como o Governo geriu a estratégia de vacinação (UE 50%).

COVID-19: Portugueses são os europeus que mais defendem a vacinação

Questionados sobre a gestão que a UE tem feito da estratégia de vacinação, 84% dos portugueses estão satisfeitos (69%) ou muito satisfeitos (15%) e 89% concordam (36%) e tendem a concordar (53%) que a UE está a desempenhar um papel fundamental para garantir o acesso às vacinas contra a covid-19 em Portugal, sendo as médias da UE de, respetivamente, 49% e 64%.

O inquérito foi conduzido ‘online’ pela empresa Ipsos European Public Affairs entre 17 e 25 de agosto de 2021, com 26.459 inquiridos a partir dos 15 anos em todos os 27 Estados-membros.

A dimensão da amostra é composta por 500 entrevistas no Luxemburgo, Chipre e Malta e mil nos restantes países europeus.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.836 pessoas e foram contabilizados 1.052.127 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

À escala mundial a COVID-19 já provocou pelo menos 4.593.164 mortes em todo o mundo, entre mais de 222,46 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Partilhar:
Tags:

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Duarte
    Duarte

    Sao também os mais ignorantes, corruptos e subsidiodependentes.

    1. Avatar de Cristina Rodrigues
      Cristina Rodrigues

      Burros no geral.

      1. Avatar de LR
        LR

        Da qual V. Exa. é, sem dúvida, um bom exemplar…

    2. Avatar de p_t
      p_t

      Diz o nu ao roto

    3. Avatar de Adeus
      Adeus

      Não será propriamente pelo título desta notícia.

    4. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      A coligação Chega-PSD irá acabar com isso… até vão voltar os 70000 fuzilamentos, 160000 enforcamentos e 20000 violações, em directo, ao prime-time das televisões nacionais.
      Basta votar Chega ou PSD já nestas eleições e acaba-se com isso .

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Que parvoíce…

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Interessante que as coligações com a extrema esquerda é que tem feito exatamente isso :D.. basta olhar para o que acontece na China, na Suécia com a vinda dos queridos refugiados (violações) entre outras.. vocês são o que criticam.. interessante

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Bem, nunca vi nem o Chega nem o PSD a defenderem violações. Aliás, nem nenhum partido democrático…

    5. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      E essa conclusão é com base em quê ?

      1. Avatar de LR
        LR

        Deve ser com base em como ele se vê a ele próprio…

  2. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Também são os que têm um dos sistemas de saúde mais frágil, e sabem-no, tirando aqueles paerlminhas que acham que o SNS tem capacidade infinita, por isso defendem a “imunidade natural”.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      E um governo homicida, que prefere que as pessoas morram ao invés de as colocar em privados.
      O dinheiro é para a esquerda gastar em corrupção, não para salvar vidas.
      Cabrita, estás por aí?

      1. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        E putos estúpidos que pagam 2000 euros por um telemóvel e 120 euros por um tarifário 5G mas, fazem menos do que um faz com um telemóvel de 100 euros e um tarifário de 10 euros.

      2. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Como ? Explica lá isso.

      3. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Quase metade dos gastos em saúde do Estado são com os privados. Se calhar é por isso é que temos um SNS decadente.

        1. Avatar de Duarte
          Duarte

          ADSE? Estás por aí?

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            A ADSE e restantes subsistemas têm aderentes, a par dos seguros de saúde, porque o SNS é deficiente.

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Desculpa??? Explica lá isso melhor

    2. Avatar de airtup
      airtup

      Mentira, o nosso SNS é dos melhores da Europa, fosse esse o nosso problema.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Não sei se estás a gozar, se és só ignorante. Temos o SNS que faz mais com o pouco que tem, isso sim, é muito graças aos profissionais de excelência que têm, apesar de tão maltratados.

        1. Avatar de airtup
          airtup

          Nem uma coisa nem outra rapaz.
          Como disse o SNS é dos melhores da europa, podia ser melhor claro, mas dizer que não presta é simplesmente mentira e super injusto para quem lá trabalha. Isso de dizer mal de tudo só porque sim é só errado.

          https://www.sns.gov.pt/noticias/2019/02/26/euro-health-consumer-index-2018/

          Décimo terceiro, tomara a nossa economia estar no mesmo nível.

          Cumprimentos

  3. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Digam aos portugueses para consultarem o VAERS, a EUDRA e pesquisarem alguma coisa, fora do telejornal das oito e dos presstitutes que recebem dinheiro do governo…

    1. Avatar de Don Lae
      Don Lae

      Depois espera até descobrirem o verdadeiro “valor” dessas bases de dados (e não descontextualizado de tudo o resto), como muitas pessoas (incluindo eu) já o sabem.

    2. Avatar de Cristina Rodrigues
      Cristina Rodrigues

      Como assim? Tão a falar do quê?

      1. Avatar de Don Lae
        Don Lae

        Bases de dados que registam quaisquer efeitos adversos supostos e reais em todas as doses de vacinas administradas (incluindo mortes) desde Dezembro, tanto em que as vacinas são a causa direta , como apenas uma das causas, e inclusive em que outros factores conduziram à morte, e o facto de a vacina ter sido tomada foi apenas coincidência.

        Mas lá está, o custo-benefício de saber que as vacinas reduziram a severidade da COVID-19, hospitalizações e mortes pela doença (e algo que inclusive pode ser visto nas mortes em excesso), só pode ser ignorado por alguém que é desumano.

    3. Avatar de p_t
      p_t

      Se calhar se soubesses do que estás a falar não vinhas falar de VAERS e EUDRA como se estivesses a desmantelar uma grande conspiração. É que os dados são públicos e tu achas que estão a encobrir algo.

    4. Avatar de Adeus
      Adeus

      E lá vamos nós…vamos então pesquisar por desinformação…

    5. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      E quando descobrirem que a água é molhada? Ui! Aí é que vai ser, mas para já, esse tipo de informação previlegiada, fica só entre nós, meia dúzia de iluminados, que brilha entre a multidão, incluindo aqueles burros que têm anos de formação e anos de experiência na área. Nós, sentados na sanita, de telemóvel na mão, fazemos assim um comentário explosivo e deixamos todo o mundo de boca aberta! Os especialistas nem sabem onde se meter.

    6. Avatar de Adeus
      Adeus

      As fontes fiáveis vêm dos cientistas com horas infindáveis de estudo sobre a matéria, que depois são publicadas nas notícias das 8. Se queres acreditar em parvoíces força, mas para de tentar influenciar os outros com este tipo de liberdade de expressão que eu chamo de liberdade de desinformação.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Cientistas que na grande maioria são pagos para publicar o que o padrão (farmacêuticas) dizem.
        Por aqui há gente que não sabe nada de história.
        Pesquisem sobre o tabaco nos EUA na década de 60, depois venham comentar.

      2. Avatar de Antonio
        Antonio

        Cientistas que na grande maioria são pagos para publicar o que o padrão (farmacêuticas) dizem.
        Por aqui há gente que não sabe nada de história.
        Pesquisem sobre o tabaco nos EUA na década de 60, depois venham comentar.

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          E nessa história que tu sabes, porque é que o tabaco passou a ser associado ao cancro do pulmão? Fizeram videos no youtube com cigarros a serem magneticamente atraidos aos pulmões? Ou meia dúzia de artistas começaram a disseminar números falsos para enganar os outros? Como foi?

          1. Avatar de Antonio
            Antonio

            É notória a falta de informação sobre história que algumas pessoas possuem. Utiliza s informações totalmente disponível em artigos científicos da época e há uma pequena hipótese de alcançares algo.
            Debitam tanta coisa e não sabem ler artigos científicos. Está lá tudo. Tanta burrice.

          2. Avatar de Antonio
            Antonio

            Há pessoas que tendo tudo à frente dos olhos não “pescam” nada.
            Vou dar mais algumas pistas: artigos, cobaias, revisão por pares.

            Já agora: sabes o que matou mais de 2.000 pessoas em Espanha na década de oitenta?
            Ou ainda não eras nascido.
            Tens que estudar mais história, ou estás condenado a repetir os mesmos erros.

      3. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        +1

        Vivemos em tempos que a credibilidade da ciência é menor à dum gajo na internet a sonhar com unicórnios coloridos. Há incongruências acerca deste assunto? Naturalmente. Existem interesses de alguém? Óbvio. Agora deixar de tomar a vacina por pesquisas no Dr. Google enfim..

        https://youtu.be/llvKcrvHt3w?t=668

    7. Avatar de SP
      SP

      @Gabriel

      Nem mais

    8. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Olha outro que esteve na manifestação de 700 milhões de pessoas na baixa de Lisboa a apoiar o André Ventura…

      1. Avatar de A.F.
        A.F.

        Ó Sr. “Manuel Costa” mora no Restelo ou esta por pouco tabaco?
        Esta revoltado com o Mundo?

  4. Avatar de Adeus
    Adeus

    Não será propriamente pelo título desta notícia.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Segundo o Cavaco o povo Português é um “povo manso”.
    Porque acham que é tão fácil para o Costa governar?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Pois, mas essa frase não é bem assim e muito menos é do cavaco. “O povo é sereno” seguido de ” isto é só fumaça” é de Pinheiro de Azevedo aquando da revolução de 25 de abril

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Se bem, que basta ver as redes sociais, onde se anuncia que André Ventura e o Chega colocaram 700 milhões de portugueses a marchar pelas ruas de Lisboa no combate à corrupção… sendo que mais de 1000 milhões de portugueses já lá colocaram o seu apoio.

  6. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Sendo assim, porque se implantar tantas medidas de coacção para tomar a vacina?

    1. Avatar de airtup
      airtup

      Nem mais, com +80% da população vacinada era tempo de seguir em frente, acabar com as restrições, acabar com as contagens, etc. Passar a tratar a covid como a gripe, vacinar quem precisa numa base anual (ou o periodo de tempo que for necessário) e tratar os doentes.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        E depois quando o SNS enchesse? Fechava-se tudo e colapsava-se a economia de vez?
        Quando tudo é tão frágil, é melhor prevenir que remediar e pecar pelo excesso de zelo, que pode estar realmente a acontecer.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Ou seja, na tua opinião vamos andar fechados para o resto da vida é isso?? O SNS sempre teve falhas, sempre teve dificuldades em atender durante os invernos, vir agora dizer que o SNS isto e aquilo, sempre foi uma boa merd*..

  7. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    No meu entendimento, a notícia faz parte de todo o interesse da engenharia social de manipulação.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Factos não dependem de opiniões felizmente. Estamos a caminhar para 90% da população a aderir a vacinação. Fim.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Ora muito bem,Marisa.Mainada. 🙂

      2. Avatar de TslaBull
        TslaBull

        Exato, também se falava que bastava 80% da população estar vacinada para se criar uma imunidade de grupo… não vejo imunidade nenhuma… aliás agora dizem que o problema são as crianças que andam a propagar o vírus…

  8. Avatar de juan do intendente
    juan do intendente

    com tantas ameacas e propaganda a favor da vacinacao e punicoes aqui e acola e o povo manso por esta altura ja deviamos estar nos 100 por cento

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nunca poderíamos estar, porque dos 0 aos 12 anos não há vacinação.

    1. Avatar de A.F.
      A.F.

      Provavelmente, alguns crentes já começaram a abrir os olhos.
      Será que vem ai uma nova saga “O Novo Despertar”ou “O Medo Morreu”.

      Nestas alturas gostava de ter uma “Maquina do Tempo”, para viajar no futuro e saber quem esta certo ou errado, ainda continuo na duvida.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Quem leva 1 dose, leva 2. Se era para não tomar, nem ia à primeira.

    2. Avatar de A.F.
      A.F.

      Provavelmente, alguns crentes já começaram a abrir os olhos.
      Será que vem ai uma nova saga “O Novo Despertar”ou “O Medo Morreu”.

      Nestas alturas gostava de ter uma “Maquina do Tempo”, para viajar no futuro e saber quem esta certo ou errado, ainda continuo na duvida.

  9. Avatar de Gates
    Gates

    Somos uns crentes…

    Ou será antes, somos um povo sem espírito crítico?

    Pq será que os nórdicos são exatamente o contrário de nós neste aspecto?

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      E o que é que isso contribui para a resolução do problema ? Quando queremos somos os melhores do mundo e quando não nos interessa somos do pior que há. Olhem-se ao espelho.

  10. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Hehe realmente ha muitos crentes por aqui, baseados (batam palmas) em tudo o que chega da comunicacao social. Por acaso agora as pessoas nao podem analisar as coisas, levantar questoes e pensar pela logica do assunto ? Se os outros fazem porque nos nao podemos fazer ? So porque existe um virus covid envolvido ? Epa deixem de ferir a liberdade de expressao dos outros. Cada um tem a sua . Esta frase encaixa como uma luva para alguns de voces ” Segue a verdade, e a verdade te libertara” Salut.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Acho muita piada aos artistas que desconfiam dos mass media, sujeitos ao escrutínio de todos e responsabilizados por aquilo que difundem, mas depois papam qualquer treta de sites negacionistas manhosos, que depois de expostas as aldrabices desaparecem, sem qualquer responsabilização. Depois querem chamar liberdade de expressão à liberdade de difundir mentiras, sem assumir consequências. Defender liberdade sem responsabilidade é criminoso.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Os média é tudo gente séria.
        Há poucos jornalistas sérios e se não “caminharem com a manada” são colocados na prateleira.
        Ainda acreditas no Pai Nata?
        Há gente sem qualquer espírito critico.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O que eu já assisti foi um bando de energúmenos à porta de um centro de vacinação a vaiar jovens, a proferir ameaças e desejos de morte. Querem ter liberdade de decisão, de pensamento, mas querem impor a sua mesma linha de pensamento aos outros. Os jovens que ali foram ser vacinados iam de livre vontade.

      1. Avatar de Mangostão
        Mangostão

        E estás a generalizar ou é impressão minha?

  11. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Eis um Ditado Popular: “Com a saúde não se brinca”

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Chamar “possiveis efeitos secundários” será uma desvalorização intensional?

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Quando se quer armar em especialista, mas nem português sabe escrever…

  12. Avatar de TslaBull
    TslaBull

    Conclusão: os Portugueses são os que mais vêem televisão!

    1. Avatar de Vítor M.

      Os chalupas não gostam de humor.