COVID-19: Portugueses desenvolvem vacina comestível

26 Comentários

O mundo continua em estado de pandemia e as soluções de combate à COVID-19 continuam a aparecer. Como sabemos, a vacina “tradicional” é hoje a principal solução no combate à doença.

Recentemente, um grupo de investigadores do Porto anunciou o desenvolvimento de uma vacina comestível contra a COVID-19.

COVID-19: Portugueses desenvolvem vacina comestível


Os ensaios da vacina comestível vão ser feitos em ratos, peixes e numa espécie de minhoca

As vacinas são sinónimo de agulhas, contudo, uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico do Porto (IPP) decidiu quebrar a regra e produzir uma contra a COVID-19 comestível, em formato de iogurte e sumo de frutos, revela a Lusa.

Neste momento, estão a decorrer os ensaios “in vitro” e, brevemente, começam aqueles feitos em animais. Os ensaios vão ser feitos em ratos, peixes e numa espécie de minhoca muito pequena, salientou.

Realçando que a ideia desta vacina é que ela chegue facilmente ao utilizador final, o investigador e biólogo Rúben Fernandes apontou as diferenças entre as atuais e esta: as atuais estimulam a neutralização do vírus e esta estimula a imunidade.

Portanto, ambos são produtos preventivos, mas neste caso a vacina, vou dizer convencional, neutraliza uma infeção e as vacinas comestíveis têm a propriedade de poderem potenciar as outras vacinas comuns

COVID-19: Portugueses desenvolvem vacina comestível

As vacinas vão poder conjugar os probióticos ou plantas geneticamente modificadas ou usar apenas um deles, frisou.

O biólogo adiantou que usando apenas probióticos esta vacina poderá ser uma realidade entre “seis meses a um ano” porque são bactérias que podem ser rapidamente transformadas.

Apesar de estar a ser direcionada para a COVID-19, Rúben Fernandes acredita que a mesma poderá vir a ter interesse para tratar outros tipos de doenças infeciosas.

A COVID-19 é o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Eu não lhe chamaria de vacina, técnicamente não é bem esse o nome.
    Portugueses sempre a inovar o mundo. 🙂

  2. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Os nossos investigadores realmente são dos melhores que há no mundo pois são poucos, os recursos são escassos (o país tem prioridades mais importantes para a plenitude da vida dos seus cidadãos como: incentivo aos merd@bol, TAP, social-comunismo, entre outras) e mesmo assim conseguem produzir resultados excelentes. Um bem haja a estes e todos os investigadores Lusos!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pois é, se isto fosse mais cedo num país desenvolvido mudaria toda a visão sobre as vacinas no mundo, especialmente nas crianças

    2. Avatar de Afonso
      Afonso

      Social-comunismo? Se fosse esse o caso haveria muitos mais avanços nas áreas da ciência, até porque um dos grandes objetivos do socialismo é de impulsionar as ciências. O problema é termos um governo dito “socialista” que disso não tem nada. Se tivessem, veríamos muitos mais investimentos diretos na população, e não programas sociais extremamente ineficazes e precários.

      1. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        Oh Afonso, sem dúvida que um dos objectivos do socialismo é impulsionar a ciência, só se for a ciência de fazer Gulags.
        Diga me lá um país socialista onde as pessoas vivam razoavelmente.
        Aguardo…
        By RatazanaDoPunjab

  3. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    É meter isso nos tremoços e fica a população toda vacinada.

    1. Avatar de PT
      PT

      E nas mines!!! 😀 😀

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Tinha que ser através de comida! 🙂

    1. Avatar de BeefAnna
      BeefAnna

      Mesmo ‘à Tuga’ hehehe siiiiga bifana xD

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Normalmente, nós Portuguêses pegamos na receita e tornamos mais apetitoso 😀

  5. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    E como é o molhinho para molhar o pãozinho?
    (Pergunta feita porque cientista português num fórum internacional em que foi anunciado o fim da fome no mundo – bastavam três comprimidos por dia).

  6. Avatar de xyr
    xyr

    Estou a adivinhar formas muito interessantes de tomar esta vacina…..basta cobrir certas partes do corpo com ela e aqui vai disto como preliminar para o resto… 😉

  7. Avatar de hjm
    hjm

    tinha de se aplicar:”até os comemos carago!!”

  8. Avatar de BeefAnna
    BeefAnna

    és o rei da tua aldeia… quanto ao certificado falso, são gajos como tu que lixam a vida a outros, egoístas e egocênctricos.

    1. Avatar de Memória
      Memória

      Com alguma sorte este apanha uma multa abismal um dia destes.

    2. Avatar de PapaBeefs
      PapaBeefs

      egoístas e egocênctricos!?!?!? ambos podem transmitir o virus.. a única diferença e ele ter + probabilidade de morrer com o vírus… Ele não lixa a vida a nng.. pessoas como tu que pensam que por estarem vacinadas, é que andam ai feitos maluquinhos..

  9. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Metam isso na “água da rede” e fica tudo vacinado!!

    1. Avatar de PT
      PT

      Já não aguenta com mais nada… (a água da rede! 🙂 )

  10. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Estilo francesinha , pastéis de natas ou bolinhos de bacalhau!! Vai ser um sucesso, mas se fosse bebível ainda era melhor … um tinto de pfizer hummm

  11. Avatar de Reis
    Reis

    Coisas a portuguesa, acaba por ser como a app do covid. Irrelevante e inutil, os tugas sao o povo mais burro da europa

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mais um emigrante ressabiado??

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Porquê toda essa frustração?

  12. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Acho bem, vai deixar de haver negacionistas, o problema deles é medo da pica 🙂
    Vai passar a haver 1001 receita de bacalhau nos os Portugueses somos conhecidos por termos 1000 receitas de bacalhau assim há espaço para mais uma 🙂

  13. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Nunca mais passa isto da pandemia. 🙁

  14. Avatar de PL
    PL

    Pastel de nata covid 19

  15. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    Canadá tem uma vacina comestível desde o início de 2021. Nada de inovador.