COVID-19: Portugal em risco moderado! Vários países da Europa sobem…

64 Comentários

O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) disponibiliza aos cidadãos mapas sobre a COVID-19 no território europeu. Este foi um pedido do Conselho da União Europeia, tendo em conta o agravamento da situação epidemiológica em vários países.

Portugal mantém-se em risco moderado de infeções por COVID-19, muito graças à elevada percentagem de vacinados. Vários países europeu têm passado para nível de risco vermelho.

COVID-19: Portugal em risco moderado! Países europeus sobem para vermelho


O Centro Europeu de Controlo de Doenças indica nos seus mapas que…

  • A VERDE estão as regiões onde a taxa de notificação de novos casos nos 14 dias anteriores é inferior a 25 casos por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos fica abaixo dos 4%.
  • A LARANJA é utilizada nas zonas em que, no espaço de duas semanas, há menos de 50 novos casos de infeção por 100 mil habitantes, mas a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%, ou no caso de esta ficar abaixo do limiar dos 4%, a taxa de notificação se encontrar entre os 25 e 150 casos por 100 mil habitantes.
  • A CINZENTO estão as zonas para as quais não há informação suficiente ou a taxa de testes é inferior a 300 casos por 100 mil habitantes.
  • A VERMELHO as regiões em que a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 50 por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%, bem como as regiões onde a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 150 infeções por 100 mil habitantes mesmo que a taxa de testes positivos seja inferior aos 4%.

COVID-19: Crescimento significativo em vários países europeus

De acordo com a última informação, Portugal mantém-se em risco moderado. Tal cenário já acontece há cinco semanas consecutivas.  Portugal está no nível de incidência de 75-200 casos por 100 mil habitantes reportados a 14 dias. Na vizinha Espanha há zonas a verde, mas também a zonas com nível de incidência elevado.

Na França o risco é semelhante a Portugal, havendo apenas uma região que se encontra em alto nível de incidência. Os restantes países têm visto crescer significativamente os números, com taxas de incidência acima dos 200 casos por 100 mil habitantes.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Vencemos e tal, mas a realidade é que o covid veio para ficar, e tal como a gripe vai levar alguns milhões de europeus todos os anos, desde os mais frágeis aos não vacinados. Quanto à transmissão, pelo que se vê nas escolas e nos lares, ter ou não ter vacina vai dar ao mesmo.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      E antes que venham dizer que sou negacionista. Não sou! Sou realista, algo que neste país de povinho com palas nos olhos já não existe.

    2. Avatar de rui
      rui

      Com uma ressalva: menor risco de internamento e morte.

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        É incrivel como com os dados à frente da cara ainda é preciso indicar qual é o real benefício das vacinas.
        Depois ainda dizem que os covideiros é que são os chatos.
        Só falta dizer que não há mais mortes e internamentos porque esses já foram todos à vida.

        1. Avatar de rui
          rui

          Isso mesmo.
          Podem dizer o que querem, mas as vacinas funcionam, e ajudam a diminuir a gravidade do Covid. Só os “tapados” não vêm ou não querem ver isso.
          Agora 3 dose, ou mais? A gripe é todos os anos e não se queixam.
          Eu , se tiver de levar todos os anos…. venham elas.
          🙂

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Funcionam… vamos ver quanto. Chegar a essa conclusão só com uma temporada de Inverno e as vacinas dadas na Primavera e verão vale 0 para tirar conclusoes.

            Mas agora é só certezas de milagres… desde que seja dentro da narrativa dominante…

          2. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            A gripe é todos os anos, uma vez por ano, e não de 6 em 6 meses com uma ou duas doses, a ver vamos.

          3. Avatar de xyr
            xyr

            Se morrer pouca gente , durante muitos anos , acaba por o total de mortos ser superior do que que se morrer muita gente durante poucos anos. E parece-me que se caminha para aí . Tornou-se uma coisa de curta duração , numa coisa quase eterna. Enfim é o que dá ter ao comando políticos e “assalariados” das farmacêuticas. Ignorância e a ganância nunca foram boas conselheiras. Neste caso está à vista o resultado.

      2. Avatar de Alpha
        Alpha

        Menor? Onde?

        Não se vê, apenas passaste o verão com mais 2X óbitos que o ano passadom vamos ver como corre o Inverno

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Lá vens tu com a mesma lenga lenga. Espero que venhas aqui comentar e reconhecer o erro quando estivermos no pico do Inverno.

          Já agora porque não falas dos números actuais comparando-os com o ano passado? É só uma pequena diferença de uma média semanal de 6 contra 58 mortes. Ainda assim n ão ficas convencido?

          1. Avatar de rui
            rui

            Podes continuar a tentar. Eu desisti há um tempo.
            Boa sorte e paciencia

          2. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Não o alimentes. Deixa-o morrer à fome.

          3. Avatar de Pablo
            Pablo

            Engraçado estava a ver a Indonésia, país com 20% de vacinados. Todos ao monte nas ilhas… Com os cuidados de higiene que se sabe.
            Os casos e mortes subiram e desceram como uma curva normal .
            De certo que foi da vacina chinesa lá xD xD

            E na Austrália ao lado numa democracia querem prender os não vacinados em casa.

            The new Apartheid

          4. Avatar de Alpha
            Alpha

            O que tem os números actuais? Vamos comparar 2 semanas com duas semanas no ano passado? Que cherry picking brilhante.

            Tens de olhar para meses de evolução, não é pegar nos números de uma semana e comparar com o ano passado!

          5. Avatar de Alpha
            Alpha

            Vocês só dizem que não… os outros é que são malucos.

            Mas recusam-se a ver o que está à frente. Não há descida da letalidade significativa e a bengala é a comparação destas duas semanas com a outra

          6. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            @Alpha eu não fiz cherry pick nenhum. Não tentes distorcer porque não vais conseguir. Tu é que vens sempre com a mesma história do Verão. Não estarás tu próprio a fazer cherry picking? Já te disseram milhares de vezes que no verão houve outros factores como as restrições de mobilidade e de confinamentos.

            Só disse o tempo actual simplesmente é a altura que estamos a viver e onde já temos a cobertura que temos. Se quiseres alargar a análise a dois ou três meses que passaram estás à vontade. Tenho a certeza absoluta que as mortes e os internamentos baixaram nessa comparação.

            Já perdi a pachorra para te estar a apresentar os números porque vens logo desconversar e ignorar quando não bate com o que pensas.

    3. Avatar de Zed
      Zed

      Mas, como disseste, tal como a gripe, a transmissão não é o mais importante. Se não houver pico de internamentos, sobretudo em UCI, as vacinas fizeram o seu trabalho e esta é só mais uma doença endémica. Tal como na gripe, os mais frageis poderão levar a vacina anualmente.

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E até vacinados batem as botas. Já são vários casos de pessoas totalmente vacinadas e que morreram. Obviamente que são menos do que os que não estão vacinados.

    5. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Uiiii. Os não vacinados. Que medo!!
      A cada dia que passa é malta jovem com problemas graves com as vacinas e vcs preocupados com os não vacinados. É cada burrice!

  2. Avatar de Alpha
    Alpha

    É uma questão de tempo, começou no norte e leste e chega cá.

    Chama-se SAZONALIDADE.
    Aí vão perceber que a vacina não reduziu a letalidade, o que contribuiu para descer foram as pessoas susceptíveis que ficaram doentes ou morreram em Janeiro de 2021.

    Claro que não vão faltar desculpas, a mais óbvia vai ser a falta de pessoas com 3ª dose.

    1. Avatar de Zed
      Zed

      Se comparasses o numero de infectados e de internamentos e óbitos antes e depois da vacina, verias logo o tamando dos teus disparates.

      1. Avatar de le eu
        le eu

        podes dizer que é da vacina, mas também podes pensar que os mais susceptíveis ao virus morreram no passado, logo no presente sobraram menos. A maioiria das pessoas que apanhou covid e n tinha vacina, ja tem mais imunidade agora. É esperar para ter-mos conclusões sólidas..

      2. Avatar de Alpha
        Alpha

        Ai sim, deixa adivinhar… Com Janeiro??? 😐

        Se tivesses a noção de como estás enganado não dizias isso. Com 100% de vacinados acima dos 60 anos, tem de haver uma descida brutal face a períodos homólogos sem vacina, o mesmo de letalidade.

        Nem um nem o outro…

  3. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    as vacina funciona, e as vagas vao continuar. só ainda não percebeu como isto funciona quem não quis.
    mais de 85% da população vacina, a grande maioria dos casos detetados é sintomas ligeiros ou nenhuns por isso metam na cabeça, a vacina ajuda a prevenir que haja mais mortes e mais internamentos. é normal que pessoas acima de uma certa idade, com vacina ou sem vao sempre ficar em pior estado, sempre foi assim com a gripe por exemplo.
    o que temos que meter na cabeça é que a vida continua e jamais se pode voltar a fazer confinamentos, caso isso aconteça vamos ter uma divida para pagar até 2189

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Exactamente! O número de internamentos e mortes não parece indicar que seja necessário fazer confinamentos e ninguém tem interesse nisso.
      Esperemos que de facto a 3ª dose seja dada aos mais idosos e ao pessoal que lida directamente com eles para evitarmos ter a vaga com números trágicos que tivemos no último inverno, por se ter baixado as restrições.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Sim claro, basta uma variante nova que anule a vacina para cair por terra essa teoria de que funciona. Relembro que a vacina atual já ta desatualizada, e tem os seus riscos, se para funcionar tens que tar sempre a levar doses e mais doses todos os anos aumentado assim os riscos colaterais, ok.

      1. Avatar de Carolina Costa
        Carolina Costa

        a da gripe é todos os anos, e até aqui nao havia tantos anti vacinas..
        variantes sempre houve e sempre vai haver.. com tendência para cada vez mais fracas devido ás vacinas… a grande culpada disto tudo foi a OMS, mas ja ninguem lhes dá credito.. temos os media que basta subir um pouco e já metem os números grandes só para causar o pânico..

        “Portugal em risco moderado! Vários países da Europa sobem” isto é um titulo sem noção com um único objetivo, o clique na noticia.

        1. Avatar de robin
          robin

          Os média vivem das audiências , quanto pior melhor para as taxas de audiência.

  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    Pelos números do INE temos mais mortes e internamentos do que nos períodos homólogos do ano passado

    1. Avatar de le eu
      le eu

      manda link pff

  5. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    loollll,…. la estao eles outra vez a enganar o povo!

  6. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Não estraguem os ajuntamentos para os jantares de natal!

  7. Avatar de Cristina Rodrigues
    Cristina Rodrigues

    Entao mas não é só tomar a vacina que o virus acaba? Oh…

    1. Avatar de Carolina Costa
      Carolina Costa

      não, nunca foi isso, nem nunca se falou em acabar o virus com a vacina, se assim fosse a gripe já tinha acabado, mas é por causa de mentalidades assim que andamos nisto..

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Falou-se sim, acabar com o virus, e também se falou (e muito) na chamada ” imunidade de rebanho” ou já não se lembra?
        Eu acho que estamos assim por causa do virus e de tudo à sua volta, incluindo e.o. a incompetência política e não por causa de “mentalidades”

  8. Avatar de Memória
    Memória

    À medida que o Inverno vai chegando vindo do Norte e de Leste o mapa
    vai escurecendo

    De resto os argumentos a favor da “vacina” fazem-me lembrar a famosa luta entre
    o rei Arthur e o Cavaleiro Negro de Monty Python.

    A “vacina” primeiro impedia a infeção, depois impedia a transmissão, depois impedia adoeçer
    depois a doença grave etc.

    A “Vacina Negra” — Pois inguëm sabe ao certo a sua composição —
    Contra Arthur, o rei dos Bretões

    https://www.youtube.com/watch?v=ZmInkxbvlCs

    1. Avatar de Mais tabaco
      Mais tabaco

      Adoro os seus posts. Dá sempre para rir um bocado. Obrigado e continue com o seu bom trabalho.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Alguém concorda comigo.
        Ele faz um optimo trabalho para a malta rir um pouco.
        🙂

  9. Avatar de brincadeira
    brincadeira

    Porque motivo ainda se insiste em olhar para novos casos? Já está mais do que provado que as vacinas não impedem contágio, deve olhar-se sim para os internados/UCI, que para já estão controlados, veremos como estamos no início do Inverno…

    1. Avatar de le eu
      le eu

      pq dos certificados digitais então?

  10. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Eu nao consigo entender e porque e que as pessoas vao a correr tomar a vacina do covid. Este virus so ataca os mais frageis. Ha muita gente saudavel que nao necessita da vacina para nada. Apenas propaganda da vacina que a comunicacao social ajuda a difundir, e os tubaroes agradecem. Pais abram os olhos, salvem as criancas.

    1. Avatar de Memória
      Memória

      Não percebes porque não queres. Todos os dias te é explicado aqui a mesma coisa. Já perdi a conta do número de vezes. No entanto escolhes ignorar porque vai contra a tua narrativa.

  11. Avatar de xyr
    xyr

    A nova ordem mundial agora é assim : acontece algo de positivo ? Foi devido à vacina …acontece algo negativo ? Foi devido aos não vacinados…Mesmo que … pelo que vi, ninguém perceba muito bem o que está realmente a acontecer neste momento . Pelo que vejo a comunidade científica está dividida , uns dizem é preciso continuar a vacinar , outros dizem é preciso parar a vacinação….

    1. Avatar de Pablo
      Pablo

      França já disse aos velhotes. Boost para terem certificado para a “liberdade”…

      1. Avatar de robin
        robin

        A seguir vão pendurar o certificado nos casacos, para assim saberem quem podem mandar para os campos de concentração. os que não fazem parte do rebanho……

        1. Avatar de Memória
          Memória

          O que vai nessa cabeça…

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Talvez porque seja verdade. Os não vacinados são um perigo maior, ciência ensinada na escola básica.
      Viste mal, na comunidade científica é uma minoria que não está de acordo com a segunda questão.

      1. Avatar de Pablo
        Pablo

        As vacinas trouxeram a imortalidade.

        Nao compreendo como nos EUA com as vacinas, no mês passado ultrapassaram as mortes do ano passado. Isto com vacinas de 70% a 94%.

        Nao compreendo como Africa não incumbiu ao vírus…

        A memória é certamente curta…

        1. Avatar de Memória
          Memória

          A Memória não falha, mas existem falsificadores (rascas) de identidades. O comentário em cima não é meu.

        2. Avatar de Memória
          Memória

          Nunca ninguém afirmou isso.´

          Os dados são simples de entender, pessoas vacinadas contra o coronavírus apresentam taxas de mortalidade mais baixas em comparação com os não vacinados.

          1. Avatar de robin
            robin

            Isso é porque as estatísticas são escondidas para não estragar negócios.

          2. Avatar de Memória
            Memória

            Perdão, queria dizer: morrem à mesma, mas muito mais saudáveis

  12. Avatar de Memória
    Memória

    Mais um doidinho de conspirações. Mais um do rebanho negacionista. Ainda bem que o rebanho não é muito grande.

    1. Avatar de robin
      robin

      mas olha que o teu rebanho é grande e compõe-se se marias que vão com outras.
      nada sabem nem querem saber , vão com a manada .

      1. Avatar de João
        João

        E são diferentes dos conspiracionistas como? Que idolatram e seguem todos os mesmos 10 chalupas doidinhos de Youtube e Facebook. Hahahaha

  13. Avatar de robin
    robin

    Mau , mas então a vacina serve para quê ?

    1. Avatar de João
      João

      As vacinas funcionam, e ajudam a diminuir a gravidade do Covid. Ninguém tem culpa que não queres ver os dados, que são públicos.

  14. Avatar de robin
    robin

    Agora já vão na 3º depois vem a 4 a 5 a 6 e por aí vai ……………………………….

  15. Avatar de Memória
    Memória

    E’ preciso ver que neste forum a “identidade digital” não está a ser protegida, existem falsificadores que com o nome de “Memória” publicam textos pró “vacinas”

    Esses textos são tiros que lhes saiem pela culatra, como podem verificar

    “You can’t fix Stupid”

    1. Avatar de João
      João

      Não sei quem é pior na verdade. Pelo menos a outra Memória parece que fumou menos uns charros.

  16. Avatar de Memória
    Memória

    Finalmente descobri como a Pandemia vai acabar:
    Os virus Bretões investem à conquista da Panaceia:

    https://www.youtube.com/watch?v=qRxwBb7ev1Y

  17. Avatar de Paciência
    Paciência

    O que acabaste de dizer não faz absolutamente sentido nenhum. Adoro como distorces isto para ir de encontra à tua visão distorcida da realidade.