COVID-19: O novo coronavírus pode sobreviver na pele durante 9 horas

82 Comentários

O mundo foi abalado por uma pandemia e o vírus causador da COVID-19, o SARS-CoV-2, começou a ser estudado como seguramente nenhum outro vírus até hoje o foi. No entanto, ainda não se sabe tudo e, quer a vacina, quer tratamentos específicos, ainda são apenas promessas. Contudo, já se sabe mais sobre a transmissão e isso é uma informação extremamente importante.

Por exemplo, já se sabe quanto tempo o vírus pode viver na nossa pele. O tempo de vida do novo coronavírus aumenta o contágio principalmente se não tivermos uma forte etiqueta de higiene.

Imagem novo coronavírus na pele humana


Novo coronavírus não está a ser dominado e há razões que explicam

Não, este vírus não é como o vírus da gripe. É preciso o mundo acordar para uma realidade que está a dizimar milhares de pessoas todos os dias. O que se pensava ser rapidamente tratado vai a caminho de um ano sem que nada tenha ajudado a que o número de mortos e de contágios diminua.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março passado, já morreram mais de 2 mil pessoas com a doença e da doença. O número no mundo ascendeu já a mais de 1 milhão de mortes e os casos estão a aumentar como não se tinha visto ainda. Portanto, se com toda a dinâmica feita em volta das restrições sociais, do afastamento entre pessoas, do uso das máscaras e de outras medidas, as pessoas continuam a morrer aos milhares por dia, como seria se estas medidas não se tomassem?

Exemplo de como a mão pode ser um transmissor da doença

 

Não, a COVID-19 não é como a gripe

O novo coronavírus pode permanecer na pele humana por muito mais tempo do que os vírus da gripe, de acordo com um novo estudo de investigadores japoneses. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, permaneceu viável em amostras de pele humana durante 9 horas. Em contraste, uma estirpe do vírus influenza A (IAV) permaneceu viável na pele humana por cerca de 2 horas.

Apesar desta capacidade de sobrevivência na pele, a verdade é que ambos os vírus, na pele, foram rapidamente inativados com desinfetante para as mãos. Assim, este é mais um forte indício de que é importantíssimo lavar as mãos ou usar os desinfetantes que se tornaram de uso corrente, como o álcool gel.

Este estudo mostra que o SARS-CoV-2 pode ter um risco maior de transmissão por contato [ou seja, transmissão por contato direto] do que o vírus da gripe, porque o primeiro é muito mais estável na pele humana [do que o último].

Estas descobertas apoiam a hipótese de que a higiene adequada das mãos é importante para a prevenção da disseminação do SARS-CoV-2.

Escreveram os autores no seu artigo, que foi publicado online no dia 3 de outubro na revista Clinical Infectious Diseases.

Imagem de desinfeção das mãos com álcool gel

 

A sobrevivência do vírus na pele humana

No início da pandemia, investigadores nos Estados Unidos analisaram quanto tempo o SARS-CoV-2 poderia durar em várias superfícies. Conforme foi notícia, estes descobriram que permanecia viável em superfícies de cobre até 4 horas, em papel até 24 horas e em plástico e aço inoxidável durante pelo menos 72 horas.

No entanto, por razões éticas, examinar quanto tempo o vírus poderia durar na pele humana era mais complicado.  Isto porque era necessário colocar uma amostra de um vírus potencialmente letal nas mãos das pessoas sãs.

Assim, para o novo estudo, os cientistas da Universidade de Medicina de Kyoto, no Japão, criaram um modelo de pele usando amostras de pele humana obtidas em autópsias. As amostras foram recolhidas aproximadamente um dia após a morte.

Os autores observam que mesmo 24 horas após a morte, a pele humana ainda pode ser usada para enxertos de pele, o que significa que ela retém grande parte da sua função por algum tempo após a morte. Portanto, as amostras recolhidas poderiam ser um modelo adequado para pele humana, argumentaram os autores.

 

SARS-CoV-2 dura mais na pele humana que o vírus da gripe

Segundo os investigadores, o SARS-CoV-2 sobreviveu nas amostras de pele humana durante 9,04 horas, em comparação com 1,82 horas para o vírus influenza A. Quando estes vírus eram misturados ao muco, para imitar a libertação de partículas virais numa tosse ou espirro, o SARS-CoV-2 durava ainda mais tempo, cerca de 11 horas.

No entanto, ambos os vírus foram inativados na pele 15 segundos após o uso de um desinfetante para as mãos com etanol a 80%.

A higiene adequada das mãos … leva à rápida inativação viral [do SARS-CoV-2] e pode reduzir o alto risco de infeções de contacto.

Explicaram os autores da experiência.

Os autores alertam que o seu estudo não considerou a “dose infeciosa” de SARS-CoV-2, ou seja, a quantidade de partículas de vírus necessárias para dar a alguém uma infeção do contacto com a pele contaminada. Assim, investigações futuras devem também examinar esta questão.

A pandemia, tal como referido em cima, não está a abrandar. À data de hoje, Portugal registou nas últimas 24 horas o recorde de casos positivos.

Assim, os números da DGS dizem-nos que:

  • Casos Confirmados: 85.574 (+1646)
  • Número de Internados: 831 (+20)
  • Número de Internados em UCI: 122 (-3)
  • Óbitos: 2.067 (+5)
  • Recuperados: 52.803 (+639)

 

Leia também:

COVID-19: Imagens microscópicas mostram o coronavírus a infetar células

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    A OMS diz que o virus não circula pelo ar, depois diz que circula e depois diz que não circula e agora confirma que circula.

    Estão a ver? Estudos cientificos (para os que teimam em usar-los em tudo o que é sitio) não são garantia de nada a 100%.

    Este vírus, pela forma como atua, como se espalha, a sua resistência, a sua maneira de infectar e se atacar foi criado em laboratório, alias até a própria OMS disse numa conferencia a dias passou pela RTP.

    Ainda bem que não sou aquela pessoa em que acredita que vive num mundo das maravilhas, o dinheiro é o ponto de interesse de muitos paises. Não ter saúde da dinheiro, e é a verdade.

    Não são os médicos os culpados, alguns sim outros não. A Industria farmaceutica só quer é lucrar e lucrar, se estão bem ou mal ninguem quer saber.

    Cada vez só demonstram que este vírus foi feito em laboratório e alterado, não percam tempo em procurar estudos, percam antes tempo de abrir os olhos.

    Mas claro, existe aquelas pessoas que só sabem ver para a frente, não sabem ver o passado, presente e futuro. Tudo o que aconteceu na história, armas químicas, bioterrorismo na Síria entre outros paises.

    Envenenamentos por ai fora, são coisas do outro mundo. Alias nem existe! Acham que existe espiões e terrorismo? Nunca!

    1. Avatar de AD9
      AD9

      Sinceramente duvido que a OMS tenha dito claramente isso. Mas se fosse um virus criado em laboratório da forma que o pessoal está a tentar prolongar o mais possível e sem forma de tratamento padrão ou qq tipo de vacina finalizada, nem daqui a anos tinhamos a situação controlada

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        ou seja, criamos computadores quanticos, procuramos o rabo do universo, testamos e procuramos replicar o big bang, etc, etc etc, e não conseguimos chegar a uma conclusão sobre o covid? há aqui qualquer coisa que não bate certo

        1. Avatar de Gabriel Santos
          Gabriel Santos

          É a ignorância que é cada vez maior e leva as pessoas a associar coisas absurdas.
          Conheço muita gente com doenças que nunca tiveram cura e até a gripe ainda hoje não tem, por isso é normal que as conclusões levem tempo.

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Ou seja, se a gripe não tem cura, e só aparece de tempos a tempos há aqui qualquer coisa estranha não? É tudo uma questão de redireccionar atenções e fundos.

      2. Avatar de Tugahunter
        Tugahunter

        “Fosse”? Quem nos garante que não foi? Just asking… :mrgreen:

        1. Avatar de AD9
          AD9

          Nem quero entrar nessa discussão para já. É possível mas isso seria mais uma razão para respeitarmos este virus

          1. Avatar de Tugahunter
            Tugahunter

            Podemos sempre culpar o Batman… 😀

    2. Avatar de Gabriel Santos
      Gabriel Santos

      És como os os velhostes que juram que ouviram e viram na TV, mas na verdade entenderam tudo ao contrário.
      Pára lá de espalhar falsidades e acorda para a vida.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Mas quais falsidades? Procura pela RTP e procura uma senhora na OMS a falar sobre isso, já tentei procurar no site da RTP mas pelos vistos nem noticias dessas publicam online.

        Vi no telejornal, a mesma referiu que não sabiam ainda as origens do Coronavirus.

        É para rir, chamas falsidades. Vai la averiguar se é mentira ou não, porque se tivesse gravado na hora, tu irias perder MUITO certamente.

        E depois ias ver se era “velhotes” ou não, falas muito da garganta para fora. 😉

    3. Avatar de ES
      ES

      Só querem amedrontar o pessoal. Agora, o vírus resiste 9 horas na pele?!…
      Vão dar banho ao cão. O vírus é real, não sou negacionista nem acredito em teorias da conspiração, mas a bem da verdade, a indústria farmacêutica é a maior organização mafiosa do planeta!

      1. Avatar de Vítor M.

        E os que morrem com SARS-CoV-2, uma parte do que realmente se consegue apurar, não são verdade, certo? E nesta altura quantas farmacêuticas estão a vender a vacina?

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Quanto às farmácias não sei, mas alguém anda a vender máscaras e gel aos “magotes” e a lucrar bastante…

  2. Avatar de Jorge
  3. Avatar de SSD
    SSD

    “Não, a COVID-19 não é como a gripe”
    “Assim, este é mais um forte indício que é importantíssimo lavar as mãos ou usar os desinfetantes que se tornaram de uso corrente, como o álcool gel”

    Damn quase que sinto que este post é uma resposta a alguns users sabichões aqui da página.
    O primeiro ponto nem vale a pena a discussão ja há tantas provas que isto é mais forte e resistente que quem o nega não vai admitir nem que apanhe o vírus em si. Quanto ao segundo a quantidade de pessoas que eu ja vi a irem á casa de banho e nem passar as mãos por água ou que conseguem comer com as mãos completamente sujas não é muito difícil de perceber o porquê desta necessidade

    1. Avatar de woot!
      woot!

      Todos os dias uns estudos invalidam os outros. Eu pessoalmente acho que muitas das medidas são uma fantochada autêntica. Máscaras na rua como vieram dizer hoje? Estúpido.
      Divisórias nas mesas das creches? Estúpido.
      Não vender álcool a partir das 20? Estúpido.
      Centros comerciais fecharem às 20? Estúpido.
      Eu acho que a algumas pessoas custa a perceber que quando alguem compara o COVID à gripe não é só pela mortalidade mas por todos os outros dados. Mas como a maioria acredita tanto nos media e em tudo o que ouvem sem fazerem uma avaliação pessoal e compararem com dados anteriores ficam assim tipo papagaios a repetir o que ouvem. Não estou a dizer que é o teu caso, é um comentário genérico.

      1. Avatar de SSD
        SSD

        Rapaz nem é a mortalidade que me assusta, é o número de contágio que não diminui. A continuar assim tu vais ter medidas até se encontrar uma vacina e mesmo assim não sei, o pessoal não consegue ser minimamente responsável. Eu já disse, nem é por mim mas tenho vários familiares que iam passar muito mal se apanhasem este virus.
        Quanto aos álcool, essa restrição nunca se aplicou por completo e a quantidade de vezes que vou passear o cão e vejo as mesmas pessoas a emborcar as mesmas cervejas, se calhar até fazia vem á carteira de algumas pessoas essa restrição

        1. Avatar de Tugahunter
          Tugahunter

          Grande coisa. Eu até já vi pessoas partilharem a mesma máscara só para entrarem em espaços comerciais para comprarem cerveja…

      2. Avatar de Gabriel Santos
        Gabriel Santos

        “Máscaras na rua como vieram dizer hoje? Estúpido.”
        Não é estúpido, todos os dias se vê gente aos beijos e abraços. É só imbecis na rua.

        “Centros comerciais fecharem às 20? Estúpido.”
        Se não fecharem o pessoal vai para lá passear como sempre fizeram.

        “Divisórias nas mesas das creches? Estúpido.
        Não vender álcool a partir das 20? Estúpido.”
        Estamos a chegar talvez ao ridículo, mas é normal já que estamos quase com 2/3 da lotação de internamentos.

        Mas o mais estúpido é quem não cumpre vem chorar para estes sites que as medidas são estúpidas e estão fartos delas. Quando os casos só aumentam por causa dessas pessoas.
        Ridículo.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Nem eu diria melhor!

        2. Avatar de Woot!
          Woot!

          Será mesmo? Diz-me lá aí como é que essas medidas que mencionei diminuem os contágios para podermos ter uma discussão com pés e cabeça.

        3. Avatar de woot!
          woot!

          Será mesmo? Diz-me lá aí como é que essas medidas que mencionei diminuem os contágios para podermos ter uma discussão com pés e cabeça.

  4. Avatar de C.S.
    C.S.

    Repetir muitas vezes uma mentira não a torna verdadeira.
    Ainda não foi ultrapassado o número de mortos da gripe do ano passado.
    Apesar de ter aumentado o número dos pseudo infectados para 1600 o número de mortos diminuiu para 5. E quantos é que morreram sem ser de covid?
    Parem com o alarme social, já chega, já cheira mal.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Lá vem ele falar…e não dizer nada. Mais do mesmo.

    2. Avatar de SSD
      SSD

      Repetir uma mentira? Quanto estudos mais são precisos para admitires que essa comparação com a gripe sazonal é treta?
      Já te deram 50 milhões de razões para isso e tu a bater no mesmo realmente não vale a pena discutir com quem não. O facto de estares com uma especial atenção com os mais velhos e de muitos terem apanhado este vírus antes da gripe é só alguns dos factores.
      O previsível era que ultrapassasemos os 2 mil casos diários no pico do inverno, ainda nem chegamos a meio de outubro e já estamos perto desse número. Alarmismo social? Ainda me vais dizer onde pq fora os incomodados aqui do sitio ninguém está minimamente preocupado com este virus se não tinhas estes numeros. E repito como alguém que conhece o responsável da câmara por atualizar os números diários estes números estão muito abaixo da realidade

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Outra vez arroz? Estudos Cientificos não servem de grande coisa, pois invalidam uns aos outros. E é isto. Podes usar isso como “base” mas nunca como desculpa.

        Por exemplo há estudos ridiculos em que dizem que X suplementação é placebo, quando não é. Depende do corpo, da quantidade e da dose! 😉

        1. Avatar de Gabriel Santos
          Gabriel Santos

          A marioria das vezes não se invalidam, complementam a informação.
          Chamam a atenção para situações especifícias não questionadas anteriormente.
          Basta pensar.

    3. Avatar de Vítor M.

      O mais cego é o que não quer ver. Portanto, se entendes que o melhor intelectualmente que consegues é comprar com a gripe… que se pode dizer? É como os da Terra plana… que raio se vai dizer a essa gente?

      1. Avatar de AD9
        AD9

        Para tentar chegar á ponta e quando chegar lá que apite

      2. Avatar de Rocky
        Rocky

        Realmente não dá para comparar. A gripe é muito mais mortal apesar de haver “vacina” que pelos vistos de nada serve.

        1. Avatar de Vítor M.

          Bem pelo contrário, a gripe não leva ao isolamento, a gripe tem vacina, mas alguns inteligentes dizem que vacinas não tomam. A gripe não leva a tantos internamentos nem a confinamentos. A gripe não deixa mazelas como temos vista na COVID-19 😉

          Não precisas de distanciamento social, nem máscara e não tens tantos casos de infetados em tão pouco tempo, a gripe é sazonal, a COVID-19 não. Portanto, os que querem continuar a tapar o sol com a peneira e dar o exemplo da gripe, só estão a fazer um péssimo serviço de cidadania.

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Um péssimo serviço de cidadania é fazer eco do alarmismo social e levar à desvalorização das inúmeras mortes que estão a acontecer em doentes não covid.

          2. Avatar de Vítor M.

            Estás a dizer que os mortos por COVID-19 não existiram? Estão vivas as pessoas? :O sério?

          3. Avatar de C.S.
            C.S.

            Não, estou a dizer que os mortos não covid são dez vezes mais que os mortos covid, e que merecem mais atenção do que a que estão a dar.

    4. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      E que medidas foram tomadas para conter a gripe no ano passado? Quantas vezes a gripe esgotou os recursos do SNS, nomeadamente as camas de UCI?
      Parem com o alarme social, certo, mas parem também com a desvalorização negligente e criminosa.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para a semana sai outro estudo a dizer que afinal é 5 minutos…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Pensa 5 segundos. Se os cientistas se enganam imagina tu.

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Ninguém fala da boa notícia da extinção da gripe?

    1. Avatar de Tugahunter
      Tugahunter

      Acho que é mais fácil falarem do campeonato de futebol (sim estou a ser irónico)…

    2. Avatar de Santos
      Santos

      Visto que estamos em outubro é normal os números não serem preocupantes, dum virus sazonal que ataca principalmente na altura de mais frio. Isso e os cuidados extra que (alguns) estão a ter e uma especial atenção com os mais débeis. Mas continuem a puxar esse argumento um dia há de colar

    3. Avatar de Gabriel Santos
      Gabriel Santos

      Se toda a gente usar máscara realmente não haverá praticamente casos de gripe este ano. Os japoneses já o provam há décadas.

      1. Avatar de ToFerreira
  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    É normal não haver gripe? Essa é nova. Mas felizmente já ninguém fica doente ou morre por gripe.
    É só veres períodos homólogos. E a tua teoria cai por terra

    1. Avatar de Tugahunter
      Tugahunter

      Juntas a gripe ao Covid e vais vê-los cair todos que nem tordos…

      Vai haver cá uma razia que até vai assustar

      1. Avatar de Daniel Azevedo
        Daniel Azevedo

        Infelizmente estamos com excesso de mortalidade e ninguém olha por isso.

        1. Avatar de Santos
          Santos

          Tal como já vi por escrito só vão os “velhos e débeis”, por isso vamos preocuparmos nos pq… Queria era ver se algum desses tivesse algum familiar infectado se a conversa era a mesma mas pronto enquanto calha só aos outros é fácil e barato mandar postas

          1. Avatar de Tugahunter
            Tugahunter

            É como tu, também vens para aqui mandar postas…

      2. Avatar de C.S.
        C.S.

        Não houve até agora, mas vai haver, agora é que é.
        Mas eu vou esperar sentado, é só para não me cansar.

    2. Avatar de Santos
      Santos

      Oh Carlos, diz me onde é que estás a ver esses números? É que se estás realmente preocupado podes verificar que o número de mortes por gripe baixou sim (que surpresa o pessoal mais suscetível em casa e mais vigiados de facto é chocante esse facto) mas continua a existir e a haver casualidades. Agora bate nessa tecla o quanto quiseres, pode ser que alguém acredite um dia

  8. Avatar de Jota
    Jota

    Mentira, mentira, é mentira!!!

  9. Avatar de CS
    CS

    Mais um artigo para assustar o rebanho.

    1. Avatar de SSD
      SSD

      O rebanho da teoria da conspiração? Nah, esses devem estar a comprar o alumínio para enrolar na cabeça, sábado é dia de trocar, que isto com o 5G a chegar tem de ser reforçado

      1. Avatar de IDroid
        IDroid

        Dava-te ouro se não fosse pobre 😀

        1. Avatar de Gabriel Santos
    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Tu só fazes parte de um rebanho diferente, dos iluminados e que acordaram para a verdade absoluta, que por sinal são tão ou mais ignorantes. Não te iludas.

  10. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Para os que não perceberam o problema não é a mortalidade do vírus mas os problemas com que as pessoas ficam quando sobrevivem. Parem de viver num mundo de fantasia!! O covid é real e mata!!

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      O não covid mata mais, e também é real.

    2. Avatar de AD9
      AD9

      Quais problemas? Para este pessoal o governo vai ao random.org poe para escolher um numero de 1 a 100 e adiciona aos infectados do dia anterior. Para estas pessoas é mais credível uma conspiração a novel Mundial com parceria de paises que nem se podem ver e que vão ter a economia afetada durante possivelmente quase uma dezena de anos do que uma pandemia. Para este pessoal nós devemos estar todos no Truman show ou algo do gênero. Mas os restantes é que são ovelhas e não sabem usar o cérebro. Eu já nem comento mais sobre este assunto fds eu pensava que os americanos eram apanhados mas fico surpreendido cada vez que cá venho e vejo as novas teorias que conseguem inventar

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Grande problema 1600 infectados, ena pá que desgraça, e quantos mortos? 5.
        É mesmo terrível este vírus.

        1. Avatar de AD9
          AD9

          Então mas não é o excelentíssimo que está sempre a dizer que houve não sei quantos milhares de mortos para além do covid. Não é essa mais razão para controlarmos este virus que se propaga tão facilmente como a gripe mas para o qual não temos forma de combater ou prevenir?? Eu não sei mas se fosse algum dos meus esse 5 ia me parecer muito maior maa pronto pelo vosso pensamento mais 5 menos 5 é vida neh? Para quê a preocupação de facto

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Foca-te só no covid, não olhes o que se passa à tua volta, e quando deres por ti estás com uma ditadura nos queixos.

          2. Avatar de AD9
            AD9

            Sim alias eu aliás fiquei chocado com a última proposta do governo. Pensar em aumentar o salário mínimo, bolas nunca me senti mais indignado…
            Mas falando a sério repito isto só está a acontecer no nosso país? É que pelo que vejo nós até estamos com medidas bem suaves em comparação com certos países

    3. Avatar de IDroid
      IDroid

      Agora é que disseste tudo.

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pplware, obrigado pelo artigo que no fundo informa que o virus vive na pele durante 9 horas, como diz logo no título. E curiosamente, etm o objectivo de dizer que, basicamente, se lavarmos a pele, o virus fica inativo.

    Ou seja, tantos comentários da treta sobre o covid, e não sobre o artigo. Pessoal, se é para se queixarem a toda a hora de tudo o que aparece à frente, juntem-se às capazes ou algo assim.

    Um forte abraço e cuidem dessa raiva.

    1. Avatar de Gabriel Santos
  12. Avatar de ZéBoss
    ZéBoss

    covid é um virus perigoso, em que lavar as maos com sabao e usar umas mascara de pano o impede de se propagar (aquilo que já devia ser feito há anos nas épocas altas de gripe ) sim .. são hábitos que já devíamos ter há anos e não tínhamos..

  13. Avatar de António Silva
    António Silva

    Sempre assim foi a ciência. Novos estudos confirmam ou não confirmam estudos anteriores. E assim ela evolui. Já os teóricos da conspiração confirmam a ignorância deles próprios, visto que não estudam nada. Apenas “acham que”. É a nova disciplina do “Achismo” que prolifera nas universidades do Facebook, sem “book” algum publicado e escrutinado.

  14. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Voces falam falam mas nunca respondem as perguntas pertinentes. Entao voces estao com medo de que ? Dos infectados das mortes do que que ainda nao consegui entender ? De que serve ter 1 milhao de infectados quando as mortes sao 0,01% ? Isso nao e histerismo ? E o que concretamente ? Terror medo panico, cuecas molhadas ? Se fosse a voces nao saia mais de casa e nao atravessava a estrada. Vai que um carro vos atropela e a culpa e do covid. Fica novamente a pergunta no ar que nao vai ter resposta. Como e que existem milhares de infetctados no mundo e as mortes se reflectem em 0,01% ?? Alguma explicacao credivel ? Nao imaginaria. Disso e o que se tem visto mais.

    1. Avatar de AD9
      AD9

      O problema é que ninguém está preocupado. Ao contrário do que 2 ou 3 users aqui querem fazer parecer não há alarmismo social nenhum ou não estávamos neste estado. Omde está o alarmismo social quando os parques estão na mesma cheios com os velhotes no jogo, com os cafés cheios e a servir álcool até fechar (e não, ninguém me disse, é algo que assisto diariamente), confeitarias com as habituais reuniões sociais. Não me interessa se mata 1 ou mata 100, mas mata e eu tenho (felizmente) 3 avós que já passaram os 90, tenho um primo que tem bronquite crônica desde que nasceu e está há meio ano em casa por ORDEM do médico para se ficar por casa o mais que conseguir e se proteger o mais possivel (se quiser ir á próxima consulta discutir com o médico dele a gravidade ou não da situação dê me a morada e eu apanho o a meio). E se algum destes apanhasse não é uma questão de se, a probabilidade de sobreviverem é quase nula. E neste momento não há sequer uma vacina. Para a gripe já foi tudo vacinado provavelmente nem temos tão cedo ou seja nos resta enquanto familiares preocupados tomar todos os cuidados possíveis. E é isso que me chateia quando aparecem com números, isto mata ponto. E eu quero acreditar que se algum dos vossos familiares estivessem também neste risco o vosso discurso seria diferença. Pq neste momento tudo o que eu ouço é como eu sou novo e não me lixo nem quero ouvir argumentos dos outros

      1. Avatar de Almaister
        Almaister

        Bem, eu só tenho um rim funcional. Isso faz de mim uma pessoa de risco?

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se para ti está tudo bem em morrer uma pequena percentagem de pessoas com uma doença para a qual não há cura, ainda pouco se sabe e que se propagou a todo o mundo em poucos meses pronto…quem sou eu para contrariar.
      E não, não tenho medo. Ainda hoje saí, jantei com amigos e estive ao pé de desconhecidos. Mas há que ser consciente, respeitar e cumprir as normas mesmo que estas não sejam 100% eficazes.
      Dito isto, posso estar errado, mas acho que, claramente, tu estás mais e nem estou a falar da taxa de 1% ser falsa segundo dados “mais oficiais que os teus”.

  15. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Acredito que sim, mas… quantas dessas horas está suficientemente infeccioso? Mais, qual a quantidade viral necessária para infetar? Sendo um “vírus respiratório”, qual a real importância de virus na pele? Quem vai snifar virus da pele em carga viral suficiente para infetar?

    1. Avatar de scp
      scp

      Levas as mãos à boca/cara, mais vezes do que te dás conta. Se tomares atenção quantas vezes durante o dia tens tendência a tocar na cara percebes a razão. No entanto basta uma vez fazer isso, num ambiente público e já corres no risco de te infectares se o vírus estiver no teu braço ou mão. Por isso usar a máscara em público para evitar contacto contigo próprio e respirar se for propagado pelo ar por outra pessoa. Usar o gel desinfectante ou lavar as mãos de vez em quando reduz o risco.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        New faz mal nenhum levar as maos ainda que infetadas á cara. Nem á boca. Não é um vírus de contacto nem de absorção intestinal.

  16. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Cada vez mais me convenço que este virus nao pode ter origem animal… um virus que passa, nao digo de pessoas em pessoas porque todos somos diferentes uns dos outros, mas que passa em varias superficies, pele, tecidos e afins… e comporta-se desta maneira? Mutações, duração do mesmo, o mesmo em algumas superficies nao acaba por morrer…

    Tudo isto é real, sim, infelizmente morre muita gente, mas tudo isto nao pode ser “real” pk o antigo Coronavirus, o ser humano é imune a ele… e este não somos porque? É tudo muito estranho… mas lá está…a verdade pura e dura só se vai saber daqui a uns anos como foi com a vacina da Gripe A… em que muitos ganharam €€€…

  17. Avatar de Paulo Gonçalves
    Paulo Gonçalves

    Enquanto o tuga for passear com a familia todapara o shoping como se já não houvesse qualquer doença, muito dificilmente iremos baixar os números de 2000 casos novos por dia no entretanto.

    1. Avatar de Almaister
      Almaister

      Por aí já vez o quanto o alarmismo funciona neste país…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Funciona? Mas vocês andam drogados?
        Não funciona de todo. Esse alarmismo que vocês proclamam não existe. Anda tudo na rua e ao molho. Olhem para o caso de Espanha. Nós vamos no mesmo caminho, isso é certinho.

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Não lhe chames alarmismo, chama-lhe histeria para o caso é igual.
          Não olhes para Espanha, olha para Portugal e vê lá quantos estão a morrer de outras doenças só porque está tudo virado para a covid.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não olho para nada…olho só para as asneiras que tu dizes?
            Vi alguma histeria logo no início, agora sinceramente vejo muito desleixo, o que me leva a crer que são vocês os histéricos.
            Nada do que dizes invalida o facto de esta pandemia ser preocupante. Se há coisas também muito graves a acontecer paralelamente? Infelizmente há.

  18. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Bom chego a conclusao que ha aqui pessoal que trabalha para o governo ou entao sao autenticos vampiros, continuando insistentemente em manter viva esta mentira e continuar a quererem confundir a mente das pessoas. Quanto e que vos pagam para divulgar mentiras e alimentar a histeria ? Eu pago mais para fazerem o contrario aceitam ?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Claro que chegas a essa conclusão. Com essas cabeças só o facto de conseguirem concluir algo já é uma vitória.
      Tudo o que é estudos científicos não valem nada…. mas as tuas conclusões…essas ui.