COVID-19: Nova mutação do vírus está a colocar o mundo em alerta

23 Comentários

Há uma “nova” COVID-19! Apesar dos muitos casos registados no Reino Unido, o início da vacinação trouxe uma nova esperança. O Reino Unido foi mesmo o primeiro país a avançar com a vacina, mas tem agora um novo e grave problema.

De acordo com as  autoridades de saúde do Reino Unido, foi identificada no país uma mutação da COVID-19 que tem tendência a propagar-se mais rápido, o que aumenta a velocidade de contágio. Natal no Reino Unido já foi cancelado.

COVID-19: Nova mutação do vírus está a colocar o mundo em alerta

COVID-19: Estirpe VUI-202012/01 está em investigação

Quando o mundo já tinha alguma esperança para a solução da COVID-19 eis que surge uma má notícia. No Reino Unido foi detetada uma nova mutação do vírus. O conselheiro médico do governo, Chris Witty, afirmou que está a ser feita uma investigação a fundo para se perceber se esta nova mutação é mais mortal. Witty confirma também que a Organização Mundial de Saúde já foi informada desta nova estirpe (VUI-202012/01).

Esta nova mutação, que é mais forte ao nível da propagação (77% mais forte que a original), está a ser responsável pelo surgimento de vários surtos no sul do país. Segundo a TSF, a descoberta desta mutação foi revelada pelo ministro da Saúde, Matt Hancock no início da semana, quando na altura já havia casos reportados em 60 cidades.

COVID-19: Nova mutação do vírus está a colocar o mundo em alerta

Este sábado, Boris Johnson, anunciou mais restrições face ao aumento de casos. O primeiro-ministro britânico pediu à população que fique em casa e o Reino Unido volta ao confinamento geral. As novas restrições entram já em vigor às 00h deste domingo.

Este sábado, o Reino Unido registou mais de 27 mil novos casos de infeção por COVID-19. Foram também registados 534 mortos, seguindo a tendência de rápido aumento diário de casos que tem vindo a ser registado.

O Reino Unido encomendou 40 milhões de doses, que dará para vacinar 20 milhões de pessoas, uma vez que a vacina é dada em duas doses.  Esta foi a vacina mais rápida alguma vez aprovada desde que começou a ser criada até à vacinação. Foram necessários apenas 10 meses, quando o processo leva geralmente uma década.

Leia também…

COVID-19: Reino Unido aprovou a vacina da Pfizer-BioNTech

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de marcelo
    marcelo

    Cancelar o NATAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    OS maluquinhos do confinamento estão cada vez mais ditadores.
    QUEM TEM MEDO DO VIRUS FIQUE EM CASA, DEIXEM O RESTO DO MUNDO VIVER NORMALMENTE !!!!!!!!!!!
    OS MEDIA ESTÃO CADA VEZ PIOR, ISTO COMEÇOU pela cadeia de TV BBC, a incitar o medo
    JUNTEM SE COM OS VOSSOS FAMILIARES NO NATAL, VIVAM LIVRES, VIVAM EM FAMILIA !!!!!!!!!!!!!!
    NÃO LIGUEM OS JORNAIS

    1. Avatar de Zé Gato
      Zé Gato

      Marcelo se tu soubesses o que é uma verdadeira ditadura, nem esse comentário podias escrever.
      Bom natal

    2. Avatar de Julio
      Julio

      marcelo larga as drogas rapaz

    3. Avatar de albino negro
      albino negro

      coitado.. o virus atacou-te o unico neuronio que tens….

    4. Avatar de Ola
      Ola

      Sim, que se lixe o resto do mundo….a tua liberdade é mais importante do que os que acabam por morrer.
      Se todos pensassem assim, o ser humano estaria às portas da morte.

    5. Avatar de Francisco Silva
      Francisco Silva

      Estás bem da tola?
      Ninguém deve andar junto. Eu que tenho escola uma menina da minha turma estava suspeita de covid. Fiquei em casa com os meus pais com máscara ao máximo!! Claro que comer não é possivel usar a máscara. Mas até receber o teste usar máscara e a devida distância. Se não tens medo tem outros. Meu avô não tem medo do covid. Anda para bares, restaurantes, comprimenta. SEM MÁSCARA. Eu uso agora máscara sempre que vou a casa dos meus avós. O Natal não deveria existir… Isso é verdade pois com este covid é o melhor lugar para transmitir. Mas se queres “viver livre” que deve ser ficar com amigos. Existe o Google Earth e existe telemóvel para fazer chamada. Ser criativos. Isto não é uma brincadeira. Deves ser mais velho que eu mas é só de aparência porque de cabeça não tens nada!!! Arranje juízo por favor…

    6. Avatar de Luisão
      Luisão

      Vou tentar não ligar os jornais (?) mas é para não ler os teus comentários. Sabes o que é uma pandemia? Sabes que já houveram outras na história e em vários locais do mundo e no mundo em geral? Tanta conspiração e contra-informação

    7. Avatar de JC
      JC

      Recomenda-se uma visita ao psicólogo/psiquiatra (estou a falar a sério), se estás frustrado com tudo isto ao ponto de descartares a ideia de que as tuas atitudes tem consequências na vida de outras pessoas, pessoas estas que estão a tomar precauções e a terem algumas que trabalhar expostas ao vírus por não terem outra opção, se estás nesse ponto deverias fazer um check-up psicológico antes que a situação se agrave, o que virá a seguir? teorias da conspiração? o covid não existe? é tudo gripe? o número de fatalidades não justifica tudo isto não é? até que te bata à porta. Se não sabes viver em sociedade por favor vai para o meio de um descampado e sê feliz. A tua liberdade termina onde a dos outros começa.

    8. Avatar de Pedro
      Pedro

      Só espero é que nunca sejas infetado com covid-19. É só isto que desejo, Marcelo.

    9. Avatar de Redin
      Redin

      Sempre existiram terraplanistas e negacionismo . Até para estes coitados miseráveis e estúpidos existe lugar no mundo para viverem a sua triste vida.
      Espero nunca ter a sorte de vir a conhecer pessoalmente um destes. Não te desejo a morte mas sentirás isso quando tu ou alguém da tua família passar por uma dessas.
      Nessa altura leva para eles esse argumento, jumento.

  2. Avatar de Joao Luiz
    Joao Luiz

    E a vacina será eficiente sobre essa nova mutação? 🙁

      1. Avatar de Pirata das cabernas
        Pirata das cabernas

        não se sabe, o que não falta são mutações, como pode dizer que não se nem se sabe se será eficaz com as estirpes ja existentes ?

        1. Avatar de Dezzed
          Dezzed

          Nem mais.
          As vacinas começaram a ser elaboradas quando o vírus, a titulo de exemplo, tinha meia dúzia de mutuações, atualmente esse número nem é sequer 1/3 das mutuações já identificadas.
          Existir uma nova mutuação de um vírus é normal: basta poucas variáveis para considerar-se a existência de tal. Mesmo que esta última posteriormente identificada seja mais propagável não significa que a vacina não seja eficaz.
          E até as vacinas são diferentes e foram trabalhas consoante diversas mutuações do virus, não é por acaso que algumas apenas uma dose “chega” enquanto outras serão necessárias duas doses por pessoa.
          Mais, face às mutuações existem tantos e outros países/ instituições e estudarem e fabricarem novos tipos de vacina ( Portugal incluído).

      2. Avatar de JC
        JC

        Temos que nos mentalizar de uma coisa: sabe-se muito pouco sobre a doença, e esse é o real perigo aqui, sabemos que é altamente contagiosa e que é fatal, e é por aí que temos que nos guiar até que a ciência nos vá providenciando mais informação. A vacina será eficaz? quem sabe? Eu espero mesmo que seja, mas a verdade é que temos que aguardar para ver.

        1. Avatar de ...

          Questões tão simples,e no entanto,discute-se dogmas.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ora se na vacina da gripe, primo direito do SARS-CoV-2, todos os anos precisa de ser actualizada pelas novas estirpes previstas para ter eficácia (e mesmo assim oficialmente é só de 44%), como é que esta para o Covid está pronta para uma nova estirpe? E afirmam isto sem estudos…. Logo aí se percebe que estão a inventar. O $$ é que conta.

  3. Avatar de Zé Moreira
    Zé Moreira

    Ele já largou. Não sabe é onde, por isso é que está assim.

    1. Avatar de Luisão
      Luisão

      Esta notícia só tem um propósito, dar uma notícia à 2020! Quando pensamos que não pode piorar, eis que afinal…

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Engraçado que mais uma vez eles já previam 3 meses antes.
    https:// zap.aeiou.pt/bastante-provavel-ja-esteja-formar-um-covid-21-348576

    Tal como o evento 201 pelo WEF para o actual Sars-Cov-2.
    https:// observador.pt/2020/03/18/como-os-especialistas-simularam-uma-pandemia-no-final-de-2019/

    1. Avatar de g0tH1c.X
      g0tH1c.X

      É normal…é o trabalho deles.
      Tal como outros simulam ataques terroristas, acidentes em centrais nucleares, falha de barragens, etc.
      Existe muita gente, felizmente, a realizarem estudos e simulações sobre o “fim-do-mundo”, exactamente para que exista o mínimo de preparação possível.
      Quanto ao Covid, se tivessem ouvido os especialistas e tivessem imposto as medidas logo desde o dia 0, isto não tinha chegado ao ponto que chegou.

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Do pouco que eu sei, acho que as vacinas do Covid não atacam o vírus em si. Elas creiam uma defesa dos tecidos que impedem que o vírus se consiga”agarrar” para sobreviver.

  6. Avatar de eu2
    eu2

    Darem testes rápidos a toda a gente, permitindo às pessoas infetadas e contagiosas saberem que o estão faria cair o número de casos em semanas. E não depende de mutações, pois é fácil de criar testes diferentes.