COVID-19: Mais de 6% dos não vacinados não quer receber a vacina

216 Comentários

Com o processo de vacinação para a COVID-19 a decorrer agora a um ritmo mais acelerado, surge um novo “fenómeno”. Há informações que muitas pessoas que tomaram a primeira dose não querem tomar a segunda dose.

Além disso, dados recentes revelam que mais de 6% dos não vacinados não quer receber a vacina.

COVID-19: Mais de 6% dos não vacinados não quer receber a vacina


COVID-19: Maior resistência à vacina é nos homens…

Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública, alerta para o perfil dos resistentes. Segundo o que foi revelado, cerca de 86% das pessoas ainda não vacinadas contra a COVID-19 querem receber a vacina, mas 6,5% não pretende tomá-la..

Segundo o estudo…

É na população em idade ativa, nos homens e nas pessoas com mais escolaridade que se verifica maior resistência em relação à toma da vacina

O estudo, que acompanha as perceções e comportamentos dos portugueses desde o início da pandemia, refere que 86,7% das pessoas ainda não vacinadas quer tomar a vacina, valores que os investigadores da ENSP consideram “confortáveis”, mas deixando o alerta para a importância de estar atento aos “perfis resistentes”.

COVID-19: Mais de 6% dos não vacinados não quer receber a vacina

Ana Rita Goes, coordenadora científica do barómetro COVID-19, indica que, nas últimas quinzenas, a perceção de segurança e eficácia das vacinas tem-se mantido relativamente estável, com mais de 90% dos inquiridos a considerá-las seguras ou muito seguras e eficazes ou muito eficazes.

“A análise desta quinzena incidiu também sobre os comportamentos de proteção adotados pelas pessoas vacinadas, tendo-se verificado que 70% dos inquiridos continua a usar sempre a máscara quando está com pessoas que não vivem consigo e que cerca de 80% evita sempre ajuntamentos”, refere ainda a ENSP.

Comentários

216

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Ou seja, 94% quer ser vacinado e 6% não.
    A percentagem de estúpidos é menor do que eu pensava!

    1. Avatar de art
      art

      è extraordinário que quanto mais vacinam , mais casos há…a lógica do processo deve ser muito estranha

      1. Avatar de Boneco
        Boneco

        e é impressionante que quanto mais o mundo avança e permite acesso rápido a informações mais burros há.
        Diz-me ai de 1 fonte fidedigna não dos “juromanoqueéverdade.pt” que a vacina tem 100% de eficácia contra o vírus ?

        1. Avatar de roger
          roger

          Algums “burros” fazem perguntas, e daí não conseguirem justificar o risco deste injetável. Em relação aos iluminados do sofá, perguntem-se:
          * Por que razão uma pessoa vacinada, quando em contacto com um caso positivo à Covid-19, tem de cumprir isolamento profilático?

          * Por que é que as empresas que produzem uma vacina “segura e eficaz” necessitam de imunidade judicial?

          * Por que é que a WHO e o CDC já inverteram posições sobre medidas profiláticas uma dúzia de vezes?

          * Por que é que alguns países baniram vacinas da J&J, Pfizer e/ou Moderna?

          existem mais uma dúzia de perguntas interessantes, mas se tiveres coragem e intelecto para responderes a essas talvez te incluas no grupo dos “burros”.

          1. Avatar de João
            João

            Responda: quais países baniram vacinas da J&J, Pfizer e/ou Moderna?

          2. Avatar de Mundo Transparente
            Mundo Transparente

            https://youtu.be/pOmXiapfCs8

            A percepção da realidade está alterada. Daí, simples perguntas que normalmente nos fariam pensar são descartadas.

      2. Avatar de dqdq
        dqdq

        a vacina não serve para impedir o aumento dos casos. serve para impedir os sintomas graves.

        1. Avatar de Aga
          Aga

          E estes casos https://covidvaccinereactions.com/

          O quê impediu? Talvez uma vida saudável.

    2. Avatar de Lucas
      Lucas

      Os 6% são teóricos. Eles não contam quem não respondeu á SMS . Só contam os NAOs.

    3. Avatar de Paul Cyrix
      Paul Cyrix

      94 % de cobaias e 6% de inteligentes pq esperto sao os animais

  2. Avatar de Blockd
    Blockd

    O facto de ter ambas as doses não me torna menos cauteloso. Evito confusões, mantenho máscara na maioria das situações junto de pessoas conhecidas e irei ser testado antes de viajar para ver a família. Quem não quer ser vacinado está no seu pleno direito. Pena são as justificações que alguns ignorantes atiram para não a tomarem. Mas quem não considera que são apropriadas é livre…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Não é pena nenhuma, é as justificações que eu quero e bem entendo. O Corpo é meu, tomo SE eu quiser e se me apetecer.

      Vocês, que são a favor da Vacina ficam perdendo o vosso tempo, com quem não toma! Não sei porquê, têm comichão?

      E por favor, não venham lá com o argumento do “espalhar o vírus” com Vacina também transmites, logo esse argumento cai logo por terra.

      Enfim, ganhem mais é juizo e vida! Cada um sabe de si, não é por teres tomado a Vacina que és maior e melhor que os outros que não tomaram.

      Haja paciência, continuem a babar de raiva. I love to see that.

      1. Avatar de Zé da Couves
        Zé da Couves

        Não tomes a do tétano também, sff.

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Ser ignorante é um direito que assiste a qualquer um, já espalhar falsa informação quando esta existe a uma curta pesquisa no Google devia dar direito a cadeia:

        https://www.bmj.com/content/373/bmj.n888

        podemos debater que os números serão demasiado optimistas, mas a tendência é clara, e mesmo que fossem 10% eficaz na transmissão já iria salvar vidas.

        Mas pronto, ser egoísta [e ignorante] é uma escolha pessoal.

        1. Avatar de IndoEu
          IndoEu

          Se derem aqui uma vista de olhos talvez pensem diferente

          https://covidvaccinereactions.com/

      3. Avatar de João
        João

        O que esprrwr de alguém com um Nickname deste e de alguém que termina o discurso com um a frasezinha em inglês?

      4. Avatar de OdeioBichasModernas
        OdeioBichasModernas

        Spoky, mandaram me SMS para ir à vacina.
        Nem respondi.
        Ligaram me para marcar e eu disse que não posso.
        Ai assim fica para o fim.
        Não faz mal, disse eu.
        Façam os testes todos nas cobaias primeiro e depois disso estar afinado digam me coisas que eu apareço.
        Para já, largueza dessa porcaria.
        E eu não tenho medo de ninguém. Quantos são? Quantos são?

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Afinado? Mais tarde, levas exatamente a mesma vacina, ou julgas que isso é como a informática que fazem atualizações ao firmware? E pior, mais tarde podem já haver vacinas piores tipo as chinesas ou daquelas com 50% de eficácia.

          1. Avatar de OdeioBichasModernas
            OdeioBichasModernas

            Não, não levo a mesma.
            Se for a mesma nem lá apareço, capisce?
            Enquanto não tiver confiança nisto, esperem por mim deitados que já lá vou.

      5. Avatar de Blockd
        Blockd

        Não debitei ódio nenhum, não estou minimamente preocupado com gente que pensa como tu, Spooky. Levei 2 doses da AstraZeneca, tive reações normais, e felizmente já me sinto um pouco mais seguro tbm. Eu sempre defendi que a vacinação seria benéfica. Não fosse assim e tinhas o país outra vez trancado em casa com hospitais a abarrotar. O meu problema é haver quem julgue que isto é uma fantochada e desvalorize… Respeitem, não querem tomar, problema vosso. PONTO

        1. Avatar de Aga
          Aga

          E estes que tomaram https://covidvaccinereactions.com/
          é um problema de quem?

          1. Avatar de eu2
            eu2

            Parecem aqueles que ficam a tremer e a sentir-se mal quando têm ondas electromagnéticas (ondas de rádio, etc) por perto. Mas se ninguém lhes disser que têm, nem se apercebem disso.

  3. Avatar de A.F.
    A.F.

    “nas pessoas com mais escolaridade que se verifica maior resistência”

    Inteligentes no ponto de vista de uns, e inaceitável no ponto de vista de outros.
    Para mim estão os dois correctos, cada um sabe de si.

    Não concordo e não aceito que os que querem tomar a vacina, andem a forçar aqueles que não querem, como também, não vejo (oiço) aqueles que não querem, a incentivar aqueles que pretendem tomar, a não tomar.

    1. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Fácil:
      Se a vacina só evita a ti ires bater com as costas no hospital e preferes esse risco do que ficares com o braço dorido? Ok que não seja obrigatória, mas deves perder a prioridade no acesso a cuidados.

      Se a vacina corta a transmissão então deve ser obrigatória.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Tá bem, então também não devo fazer descontos para a segurança social, não é?

      2. Avatar de Bruno Silva
        Bruno Silva

        Então quem fumar também não pode ter acesso a cuidados de saúde… É isso???

      3. Avatar de roger
        roger

        E fumar é voluntário. Gordos que comem doces e fazem tainadas também. Se baterem com o costado no hospital com problemas cardiovasculares ou diabétes, deixem-los à porta.
        E já agora os consumidores de álcool com problemas hepáticos . É daixá-los morrer. Lembrem-se que qualquer regras é um “slippery slope”. Se vale para os outros é só uma questão de tempo até essa lógica ser aplicada a ti.

      4. Avatar de Luís
        Luís

        Menos, muito menos… isso quer dizer que me vão devolver os impostos altíssimos que ando a pagar se não tiver acesso aos cuidados é isso??
        E para já a vacina não corta porra nenhuma.. continuas a transmitir virus, só não tens os sintomas tão graves como antes (dizem eles, porque ao que parece no UK aquilo não está a correr muito bem)

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Maior escolaridade não significa muito hoje em dia. Há com cada ignorante com formação superior.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Pronto, já vi qual é a tua formação.

      2. Avatar de Alex
        Alex

        Se calhar é essa maior escolaridade que faz que com que não se seja um carneirinho atrás dos outros e AINDA não acredite que a vacina está totalmente pronta e segura. Normalmente uma vacina demora anos a ficar pronta e após uma grande série de testes. Estas foram feitas em menos de 1 ano! Bem, ou de um momento para o outro o QI subiu a galope ou então foram efetuados apenas os testes mínimos. Muitos esquecem-se que existiu uma pressão tremenda para criar uma vacina e ser os primeiros a criá-la. Levar a vacina? Obvio que sim. Mas só daqui um bom número de meses após os testes de milhões de pessoas que estão a ser feitos agora! E com uma amostragem de milhões, se tudo correr bem, por que não levar a vacina? Mas se correr mal…….

  4. Avatar de Ricardo Alves
    Ricardo Alves

    Só acho é que vai começar a haver “benefícios” para os que já levaram a vacina e os que não querem levar ficam prejudicados. Eu pessoalmente também não queria saber disso para nada e acho isto tudo já um grande teatro, mas a questão aqui é eu ter um filho que nasceu em abril do ano passado mesmo no início disto tudo e eu querer fazer parte da vida dele e só me deixarem fazer isso em certos cítios se tiver a merd@ da vacina…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Devias ler melhor, desde quando te proibem estar com o teu filho se não tomares a Vacina?
      É tretas. Nos teus filhos mandas tu, não eles.

    2. Avatar de miguelito
      miguelito

      Educação de merd@ é que eu estou a ver que o teu filho vai levar…

      1. Avatar de Ricardo Alves
        Ricardo Alves

        Explica lá isso melhor…

        1. Avatar de émeu
          émeu

          Lê o teu comentário várias vezes até perceberes, se não percebes é porque o miguelito tem razão!

      2. Avatar de Spoky
        Spoky

        Começando por ti, miguelito já vimos que a tua educação pelos vistos foi pelo mesmo caminho, ou bem pior. É o que acontece quando se anda na má vida.

      3. Avatar de Jota
        Jota

        A sua educação também não é melhor como se vê no seu comentário

    3. Avatar de iDroid
      iDroid

      Mas que cítios são esses?

      1. Avatar de Ricardo Alves
        Ricardo Alves

        Começando pela creche, consultas em hospitais, etc…

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Tu és prova de que qualquer um pode ter um filho…

        2. Avatar de Jonny
          Jonny

          Cítios fulcrais

        3. Avatar de RPG
          RPG

          cítios cituados dependendo da cituação.. cim, entendo

          1. Avatar de Nuno+Palma
            Nuno+Palma

            LOL

      2. Avatar de tixugo
        tixugo

        cítios? por favor vai para a escola ou vai ler livros

    4. Avatar de Ola
      Ola

      Pelo teu filho toma a vacina. Ou ele não merece isso de ti? Há o que nós achamos e há os factos. Os factos são recolhidos por quem tem competências para isso. No meu ramo tb há mta gente que acha muita coisa errada, não sei sei se estas a perceber o que estou a dizer. Há tb a liberdade cega que querem substituir pelo bom senso e pelas parvoíces.

    5. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      E fazem-no muito bem nas restrições. Porque és um risco para ti, para o teu filho e para o filho dos outros todos sem a vacina.

      Como pai és um péssimo pai, pois estás arricar ficar com complicações de saúde com medo de uma agulha. Se queres ser um bom pai queres certamente ter a saúde para estar junto dele.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Mas se o Ricardo tomar a vacina continua a ser 1 risco para o filho.
        Quem toma a vacina continua a ser 1 risco…

        não critico quem é a favor ou contra, mas há pessoas quem pensam que com a vacina ficam imunes

        1. Avatar de João
          João

          Assim como há pessoas que pensam que com a vacina continuam a ser tão infecciosos como antes, e que a probabilidade de ficarem doentes é a mesma, etc.

          A partir do momento em que há uma redução (e tudo aponta para que seja bastante significativa) da transmissibilidade, faz todo o sentido impor-se restrições em certos locais até a pandemia ficar controlada.

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Como se a pandemia fosse controlada por restrições.

          2. Avatar de João
            João

            Restringir o contacto entre as pessoas obviamente que diminui o risco de transmissão.

          3. Avatar de C.S.
            C.S.

            Ó João apanhes tu uma corrente de ar e vais ver como apanhas o vírus, e não precisas das pessoas para nada.

          4. Avatar de João
            João

            Não, não apanho vírus assim. O vírus transmite-se (pouco) através do contacto por superfícies e principalmente de pessoa para pessoa, não bate à janela e pede licença pra entrar.

          5. Avatar de eu2
            eu2

            Mais um (C.S.) que acredita na teoria da geração espontânea…

          6. Avatar de eu2
            eu2

            Mais um (C.S.) que acredita na teoria da geração espontânea…

        2. Avatar de Carlos Santos
          Carlos Santos

          é um risco reduzido para os outros e para o pŕoprio.
          vacinas nunca foram 100% eficazes. porque seriam agora?

    6. Avatar de paosemsalada
      paosemsalada

      tomaste vacinas a vida toda, o teu/vosso medo é qual? chip?? internet, smartphones, smartbands, smarthouses, cartões multibanco etc… preciso dizer onde ta o tal chip?? facebook, google, microsoft querem mais chips?

      1. Avatar de carlos Ferreira
        carlos Ferreira

        Sabe que estas vaxxinas estão ainda em fase experimental até 2023/2024, certo??

  5. Avatar de Manel
    Manel

    O facto de as restrições serem iguais para vacinados e não vacinados promove a não vacinação. Principalmente para mais novos e pessoal com dúvidas. Basta olhar para países como a Dinamarca, república Checa e Áustria para se ver como se faz

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Existe uma coisa chamada igualdade.

      Tu tomas a vacina se quiseres, não tens nada que proibir quem por direito exerce e decide não tomar, colocar proibições.

      É desigualdade. E muitos dos que andam aqui são apoiantes do LGBT onde andam esses meninos que tanto pedem igualdade de gênero, mas não querem igualdade em quem não toma a vacina?

      Pois pois… Sabeis muito.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Deixa a vacina ser incluída no plano nacional de vacinação e os miudos não poderem ir à escola ou tu não poderes ir trabalhar sem vacina e fica resolvido o problema da liberdade.

        1. Avatar de Bruno Silva
          Bruno Silva

          Ninguém pode proibir um miúdo de ir para a escola por não ser vacinado. Não há nenhuma lei que obrigue a vacinação. Informa-te melhor.

      2. Avatar de paosemsalada
        paosemsalada

        boa comparação sem sentido.

      3. Avatar de Ola
        Ola

        A igualdade e a liberdade não pode substituir o bom senso e a segurança pública. Liberdade não é poder fazer todos os disparates que quisermos só por egoísmo e idiotice.

        1. Avatar de SAA
          SAA

          O nosso trabalho como cidadãos do mundo é não deixar que os governos nos façam viver no medo.
          O nosso trabalho é ver o mundo com clareza, sem ilusão, além da propaganda, além do trauma.
          Através da exploração honesta do conhecimento somos fortalecidos, e conseguimos ver além da narrativa do medo que somos expostos diariamente.
          Ouvimos dizer muitas vezes que a verdade libertar-nos-á. Mas como podemos ser livres se somos bombardeados com mentiras e enganos diariamente.

          Alcançar a verdade significa despirmos das Ilusões à nossa volta, não é uma questão de acabar com o medo, esse, haverá sempre alguém a disseminá-lo, é uma questão de acordarmos.

  6. Avatar de Pedro4
    Pedro4

    Eu não quero a vacina. Sinto-me mais seguro sem ela.

    1. Avatar de Pedro Aranho
      Pedro Aranho

      Claro. Os outros que tomem, para tu ficares protegido, Suponho também que não uses máscara e vás a todas as festividades que puderes…

  7. Avatar de Miguel A
    Miguel A

    A vacinação é uma questão de cidadania, além de te protegeres a ti, proteges os outros.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Proteges os outros em quê? Continuas a transmitir o vírus mesmo com vacina.

      É este pessoal com esta mentalidade que faz com que os casos aumente.

      Além de não estares informado, não sabes como funciona! Deves ser daqueles que toma a vacina e anda a gabar-se que pode andar sem máscara porque já tomou a vacina.

      E aí meu deus, o vírus já não me apanha!

      Transmites o vírus na mesma! E podes ser contagiado na mesma. A única coisa que te protege é a mortabilidade que é reduzida.

      U understand ?

      1. Avatar de Miguel A
        Miguel A

        Além de pedante e ignorante, és mal educado, onde é que leste no meu comentário que por se estar vacinado já não se pode ficar contaminado?

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          além de te protegeres a ti, proteges os outros.

          Estás a proteger os outros do quê? Do vírus? Então é do que? Da chuva?

          Óbvio que é do vírus e tu sabes bem quanto eu que essa frase que disseste refere-se a proteger.

          O que é para ti proteger? Com a vacina só estás protegido contra a mortabilidade. Nada mais que isso.

          Continuas a transmitir e a ser um possível contaminador. Tal como todos os outros.

          E isto, o que não falta é malta a pensar assim como tu. Em cafés, bares e restaurantes todos juntos e sem máscaras por aí fora.

          Porque os meninos já tomaram a vacina, logo estão protegidos! Vamos ver no inverno se estão.

          Logo logo mudam de ideias.
          Quem está protegido é quem sabe manter a distância, regras de segurança. De forma a evitar o vírus.

          Ao disseres que estar a proteger os outros, estás a mentir. Isso não é de todo verdade.

          1. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            Ainda não percebeste o alcance do processo de vacinação e o que se pretende com o mesmo.

          2. Avatar de Ola
            Ola

            Acho que devias estudar um pouco o assunto.

          3. Avatar de Blox
            Blox

            Ouve… em vez de escrever tamanha estupidez, vai acabar a segunda classe.

          4. Avatar de dqdq
            dqdq

            tomando a vacina está a proteger os outros porque a probabilidade de ir parar a um ventilador é inferior. assim os cuidados intensivos ficam disponiveis para pessoas como tu que não querem tomar a vacina.

            estás no teu direito de não querer ser vacinado mas ao menos devias agradecer a quem a toma por ti.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Miguel A dizeste “proteges os outros”
          Mas não é verdade a vacina não protege os outros ela não impede de andares a espalhar o vírus.
          Convém te informares.

          1. Avatar de Blox
            Blox

            Já leste bem a imbecilidade do que escreveste? Se estiveres totalmente vacinado não andas a espalhar nenhuma doença. Isso está mais que provado à décadas!!! Acho melhor voltares para a escola e acabares a segunda classe.

      2. Avatar de pedro
        pedro

        Por comparação,
        os não vacinados são os parasitas que depois esperam manter a saúde à conta de quem se vacina.. Não é uma simbiose oonde todos ganham, é uma relação de parasitismo.
        – Têm vaga no hospital em caso grave porque outros se vacinatam.
        – Dizem que a mortalidade é baixa se não forem eles ou familiares.
        Simples.
        Os filhos não apanham sarampo e afins porque os outros estão vacinados.
        Se a vacina entrar no Plano Nacional de Vacinação, que remédio terão se forem estudantes.
        o corpo é meu faço o que quero é para grávidas, já que a decisão que tomam impacta com elas é as pessoas do seu agregado familiar, não com estranhos.

        1. Avatar de Pedro Aranho
          Pedro Aranho

          Muito bem dito.

      3. Avatar de Zé da Couves
        Zé da Couves

        Não querer morrer se apanhar covid é mau?

      4. Avatar de João
        João

        De novo, a terminar o discurso em inglês? Para que? Se trabalhasse em minha empresa, o demitiria. Tomara seja demitido e renegado pelos colegas. Ninguém quer um perigo biológico a trabalhar ao lado. Boa sorte.

        1. Avatar de roger
          roger

          Se tivesse contratos com a sua empresa trocava já. Ninguém quer promover pessoas pequenas com pretensões de ditador.

          1. Avatar de João
            João

            Ditador é aquele que não quer tomar vacina e acha que deve ser aceito pelos demais como se nada tivesse acontecendo, como se os demais devem ser obrigados a aceitar o risco deste ao lado (todos sabem que as vacinas não são 100% e tem gente que não pode tomar)

      5. Avatar de paosemsalada
        paosemsalada

        calado és poeta.
        a vacina diminui os efeitos do covid. e a vacina do tetano e sarampo tambem aplicam-se a tua logica?? nao vou tomar a vacina do tetano, vou transmitir na mesma não é? sinceramente

      6. Avatar de Sergio
        Sergio

        Conheces algo chamado probabilidades? percentagens e afins?
        Como disseram acima, por favor tambem nao tomes a vacina do tetano, só irás ajudar o teu país 🙂

  8. Avatar de A.F.
    A.F.

    “nas pessoas com mais escolaridade que se verifica maior resistência”

    Inteligentes no ponto de vista de uns, e inaceitável no ponto de vista de outros.
    Para mim estão os dois correctos, cada um sabe de si.

    Não concordo e não aceito que os que querem tomar a vacina, andem a forçar aqueles que não querem, como também, não vejo (oiço) aqueles que não querem, a incentivar aqueles que pretendem tomar, a não tomar.

  9. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Alguns também se sentem mais seguros sem o cinto de segurança, porque se sentem apertados, e porque se tiverem um acidente conseguem sair do carro mais depressa e porque tinham um vizinho que teve um acidente e foi estrangulado pelo cinto de segurança e mais não sei o quê, mas todos são obrigados a usá-lo, mesmo que isso só traga segurança ao próprio. Dualidade de critérios?

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      A diferença é que estás a comparar um veículo com um vírus. Um veículo é algo imprivisivel, podes ter uma avaria e bateres em alguém.

      Se não gostas de cinto, quando vires que vais bater, tira o cinto. E tá feito.

      Podes sempre também tirar o cinto e IRES contra uma parede. És livre.

      Depois sofres é as consequências

    2. Avatar de A.F.
      A.F.

      O cinto de segurança não é injectavel dentro do meu corpo, e que eu saiba no meu corpo mando eu, quer tu gostes ou não.

  10. Avatar de A.F.
    A.F.

    Sou Motard e não há cintos de segurança nas motas, sendo o meu corpo o para choques, logo estou em mais perigo na mota do que num carro sem cinto.

    Dualidade de critérios?

    Esta é a diferença em pessoas com mais escolaridade.

    1. Avatar de paosemsalada
      paosemsalada

      mais escolaridade de alguns medicos que dizem barbaridades, mais escolaridade de pessoas que acreditam em conspirações da batata como terra plana… muitas das vezes mais escolaridade não significa mais inteligencia.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Bem podes dar o exemplo.

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu na passada Sexta-feira,dia 25,já fui levar a vacina.Daqui a menos de 1 mês lá voltarei para receber a segunda dose.É a vacina da Pfizer. 🙂

    1. Avatar de Godlike
      Godlike

      Quando eu quero saber se estou a fazer algo corretamente, basta ler os teus comentários e certificar-me que estou a fazer o oposto. Nunca falha!

      1. Avatar de Zeca
        Zeca

        É isso.
        Se ele ficar doente tem mais hipótese de se curar em casa.
        Tu podes ter de fazer o contrário, tens mais hipótese de ir fazer uma cura no hospital, à conta do resto da população.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Ou talvez não… Ou talvez ele tenha mais hipóteses de sobrevivência.

          E o Sandokan ter problemas de coagulação devido ter levado a vacina.

          ONLY God knows… 🙂 Cuidado com as palavras

          1. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            Problemas de coagulação ? Já tomaste Ben-u-Ron ? e as mulheres da tua vida, tomam a pílula ?

        2. Avatar de paosemsalada
          paosemsalada

          o dinheiro foi para outras causa(bolsos de alguem) por isso nem com isso podes contar

    2. Avatar de Asilva
      Asilva

      Obrigado SANDOKAN 1513. Tomaste uma opção e tornaste-a pública sem insultar ninguém….. e foste insultade de volta. Os negacionistas achan-se no direito de não serem obrigados a nada (e bem), mas parece-me a mim que querem obrigar os outros às mesmas ações que eles 🙁

  12. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    É sabido que com a vacina não estamos imunes de apanhar o vírus e de o transmitir. Mas a carga vital será muitíssimo menor logo estarás protegido de algo maior e a transmissibilidade será muito maior.
    Portanto o que temos a fazer é tomar a vacina, continuar a a tomar as medidas preventivas e esperar que com esta conjugação o vírus se acabe por reduzir.
    Um dos grandes problemas deste vírus era exactamente a alta transmissibilidade. É isso que temos de combater.

  13. Avatar de Enfim
    Enfim

    Lá está, os vacinados a pressionar os não vacinados. Os números “deles” para que isso acontecesse até é mais baixo, ou seja, 50% e não 94%. Porque é que quem tomou a vacina está tão preocupado com quem não a tomou? Se os que tomaram também podem propagar o vírus porque raio estão preocupados com quem não se vacinou? Pela lógica deviam ser os não vacinados que devam estar preocupados pois esses não estão “alegadamente” protegidos contra os casos mais graves da doença. E já agora, se os vacinados estão mais protegidos que os não vacinados, porque raio estão tão preocupados com os não vacinados? Não me digam que os vacinados estão preocupados que a vacina corra mal e sentem-se mais felizes se estiverem todos no mesmo barco. Tal como uma mulher é dona do seu corpo e com esse argumento pode decidir interromper uma gravidez matando um ser humano, porque é que os não vacinados que, além de correrem o risco de serem contagiados pelos vacinados, não podem ser donos do seu corpo e decidir não se vacinar? Reparem que os não vacinados podem nunca colocar em risco ninguém pois podem nunca ser contagiados ou até mesmo serem mais cautelosos. Felizmente as Leis não são feitas por alguma gente que por aqui comenta. Enfim.

    1. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      > Porque é que quem tomou a vacina está tão preocupado com quem não a tomou?

      -Porque tu tomares a vacina permite que alguem que *realmente* não pode tomar a vacina (mesmo que queira) esteja protegido
      -Porque a vacina corta a cadeia de transmissão
      -Porque evitas pressionar o sistema de saúde se fores os que reage mesmo mal ao covid

      1. Avatar de luis carreira
        luis carreira

        “-Porque a vacina corta a cadeia de transmissão” – ERRADO.

        Eu na familia tenho pessoas com as duas tomas infectadas e alem disso são n casos que acontecem por dia assim. O problema é a desinformação de dados que temos hoje em dia.
        Além disso há casos de querem fazer “cocktails” de vacinas, ou seja, levaram uma marca na primeira dose e agora estavam a forçar para dar outra. Já para não falar que há muitos profissionais de saude que não estão com grande vontade de serem vacinados. Logo isso quer dizer alguma coisa.

        Outra questão é a dualidade de critérios. Os estrangeiros vacinados não têm que fazer quarentena, mas os vacinados portugueses já têm quando em contacto com um positivo. Não se entende este governo/ sns

      2. Avatar de miguel
        miguel

        Vamos ver como vão estar daqui a um ano, ou menos.

        https://ibb.co/26Pn5D8

        1. Avatar de Há Cada Gajo
          Há Cada Gajo

          Meu caro. Não tomes nenhum medicamento que conheças, mas mesmo nenhum. Ou então, lê a bula de cada um…

          1. Avatar de Enfim
            Enfim

            Estavas tão bem calado.

          2. Avatar de tixugo
            tixugo

            os outros medicamentos não foram “cozinhados” à pressão. não há qualquer estudo prolongado sobre as consequencias de administração de vacinas mrna na população e nem adenovirus para esta tipologia de virus. os outros medicamentos não andam cá há meia duzia de meses

          3. Avatar de Há Cada Gajo
            Há Cada Gajo

            Exaltas com a evolução da tecnologia e da ciência ao mesmo tempo que negas essa capacidade evolutiva. Estás no Séc. XXI, não sei se já reparaste.

        2. Avatar de Enfim
          Enfim

          “Não me digam que os vacinados estão preocupados que a vacina corra mal e sentem-se mais felizes se estiverem todos no mesmo barco. “

      3. Avatar de Mauro Ribeiro
        Mauro Ribeiro

        Porque não me apatece que o SNS gaste 100k numa pessoa que ficou mal pq não apeteceu apanhar a vacina

        1. Avatar de David
          David

          Estas preocupado com esses 100k? Se fosse a ti preocupava mais com os milhões de BES, BCP, TAP, mega obras tudo mega mas tudo para os bolsos de alguem que não o dos portugueses.

        2. Avatar de Enfim
          Enfim

          E não te apetece que o SNS gaste os 100k numa pessoa que se vacinou e depois ficou mal? E não te apetece que o SNS gaste dinheiro a vacinar uma pessoa que depois foi contagiado por um vacinado e ficou mal? A mim também não me apetece ler gente como tu.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Ok entendo em parte o que disseste, mas a minha duvida é, porque é que esta vacina gera tanta preocupação e as restantes não?
      Existe algo chamado boletim nacional de vacinação, que te obriga a tomar uma série de vacinas.. se não as tiveres em dia nem te atendem no centro de saúde.
      A minha questão no fundo é, qual a base de contestação para esta vacina? os argumentos acabam sempre em teorias da conspiração, e são os primeiros a submeter-se diariamente a espionagem tecnologica.
      Segundo argumento, liberdades de escolha, mas voces moram na republica das bananas ou num estado? Querem direito a um ventilador e a uma cama no hospital, se algo correr mal. Mas não querem tomar medicação usada desde 1796, para evitar isso.
      Eu não vos acho burros ou ignorantes, são é apenas pessoas sem qualquer sentido de compaixão pelo proximo, cegos por questões politicas

      1. Avatar de Enfim
        Enfim

        Quem não tem compaixão são os vacinados ao contagiarem os vacinados e não vacinados. Burros e ignorantes são aqueles que se vacinam e depois acabam internados. Em Portugal 1 em cada 3 dos internados com COVID são vacinados. Resumindo, ficam muito mais caros ao SNS porque tomaram a vacina e ainda acabam internados. Já agora, falta saber se quem contaminou os vacinados internados não eram também eles vacinados. No meu corpo mando eu. Tomo as precauções para não contagiar ninguém nem ser contagiado. Preocupem-se é com vocês.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          “1 em cada 3 dos internados com COVID são vacinados” apenas com a primeira dose.

          Faltou-te aquele bocadinho.

          1. Avatar de Enfim
            Enfim

            Como não sei esses dados, que tal acrescentares tu a percentagem dos que possuem duas doses e estão internados com COVID? Já agora, e se não der muito trabalho, que tal indicares também quantos morreram com COVID e tinham as duas doses. O Costinha, que supostamente foi vacinado em fevereiro, só por ter estado em contato com um infetado já foi a correr fazer o teste e isolar-se profilaticamente. A vacina não o protege? Ou será que ele não confia na vacina?

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Oh Enfim… Sabes que apanhar os dados que são reportados é relativamente fácil. O inverso é que é complicado de provar. Quantos é que por causa das vacinas não foram às urgências? Ou nem sequer ligaram à Saúde 24? Nunca se vai saber. E esta ausência de informação causa alguma “diferença” ao pessoal que tenta “educar” os outros para a sua verdade.

            Podemos é inferir que tendo em conta vagas passadas, o número de mortes e internamentos neste momento é muito inferior. Qual a diferença? Qual foi a nova variável introduzida? As vacinas.

            Quanto ao ajuste da tua afirmação, esta informação veio da boca do responsável pela vacinação em PT na entrevista que deu ontem na RTP.

        2. Avatar de Sergio
          Sergio

          De rir, 1 em cada 3.. ahaha
          Ai meu rapaz, recolhe informação verdadeira.
          e lembra-te tu não mandas no teu corpo, se não a tua mão não te tinha vacinado à nascença, nem tu tinhas ido pelo teu pé aos 18 anos ou algo que o valha, ser vacinado novamente.

          Estás a ver a diferença de um negacionista para uma pessoa com alguma cabecita?
          É que para ti só as pessoas vacinadas e que cometem erros de segurança é que são os maus da fita.
          Para mim, os maus das fitas são todos os que nao tomam as devidas precauções, sejam eles vacinados ou não vacinados.

          Entende uma coisa de uma vez por todas, a vacina não está aqui para resolver o problema, está aqui para ajudar a resolver o problema como todas as boas soluções que podemos tomar no nosso dia a dia.

          Enquanto tu estas preocupado com os vacinados, eu estou preocupado com as pessoas que fumam em via publica, sejam vacinados ou não. Não respeitam as outras pessoas em passeios mais apertados em que nao consegues manter a distancia perante uma pessoa sem mascara a cuspir-te fumo para a tromba. Isso sim meu caro é grave.

          Era fazer uma lei provisoria, e na via publica quem quisesse fumava, mas parado e com as devidas distancias!

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Claro e ir para um campo de concentração. Esta malta não aprende, é porrada para cima de quem não quiser ser vacinado.

    3. Avatar de EMKapa
      EMKapa

      Os não vacinados não são uma ameaça para a sociedade mas sim uma ameaça para a autoridade…e com isto, os egoístas que nem tiveram tempo de pensar bem e se foram “vacinar” que fiquem tranquilos e descansados das suas vidinhas, que se metam nas suas vidinhas e que se deixem estar a vivê-las completamente imunizados e iludidos que vivem seguros e protegidos.
      Lá por não me ter vacinado, descarto o rótulo de negacionista, tomo mais cuidados que muitos vacinados, sou “obrigada” a mostrar que estou negativa como acesso a sítios (é assim que se escreve, a propósito) onde vacinados entram sem saberem se estão infetados e a egoísta sou eu? Mas que raio de bicho vos mordeu, se eu fosse vacinada e visse a tremenda injustiça e atentado às liberdades, direitos e garantias que estão a ser perpetradas todos os dias, tal como as vejo mesmo não sendo vacinada porque isso não me retira nem acrescenta falta de visão e de entendimento, não permitiria, como não permito, não aceitaria, como não aceito e denunciaria, como denuncio que uma “vacina” recomendada (logo, não obrigatória só para repetir e repetir) cause tanto alarido e pressão e que até ganhe adeptos em propaganda como se fossem uma seita. Respeito é fundamental, respeito todos e salvaguardo-me e aos meus, até hoje a após dois anos de pandemia ainda não fui infectada com covid (sim, fiz a análise e sei que não estive infetada) e não sou vacinada, ando de máscara, desinfeto as mãos e mantenho o distanciamento. Quando entender e se entender, levarei a “vacina”, até agora não me pareceu necessário e pelo que vejo, cada vez menos, os vírus têm a natural tendência de enfraquecer, ainda que contagiem, tal como muitos dos que conhecemos. Se este mata mais, é especulativo. Aceitem que dói menos e é saber lidar, haverá gente por aí não vacinada mais saudável do que vacinados. e o contrário idem. E morrer, todos vamos morrer, portanto, qual é o drama mesmo? Ou a “vacina” agora também traz clarividência? Ah, e escusem de me desejar a morte internada e ventilada num hospital porque isso revela muito mais de quem o deseja do que de mim, certo, que em todo este comentário não desejei o mal a ninguém, nem o faço.

  14. Avatar de Raul Brandão
    Raul Brandão

    Quando saio à rua, vejo as pessoas a mudarem o comportamento de acordo com o que vêm no rodapé dos noticiários. A sensação com que fico, é que a pandemia apenas existe na TV. Se eu tenho evitado aglomerados de pessoas, não é pelo vírus, mas para evitar os “zombies”. Faz-me impressão ver tanta gente comandada à distancia.
    Se questiono as pessoas quanto ao seu comportamento, dizem-me: “Não viste os casos? Não viste as mortes? ”
    De repente, cientistas, profissionais da saúde e políticos, viraram todos honestos…
    São poucos os que questionam o que realmente está a acontecer. Aquilo que vejo, não é uma pandemia, mas sim, a implementação de uma agenda de controlo através da tecnologia e ciência. Uma agenda implementada pouco-a-pouco para não dar nas vistas e assim, assimilada pela maioria. Não, não é teoria da conspiração, saiam desse estado hipnótico e é isso que vão ver.
    Observem o todo e não apenas o que dizem os media.
    ELES, usam a ciência para legitimar as suas medidas perversas . As pessoas vêm a ciência como se fosse uma religião, confiam nela cegamente. Mas, o espirito científico exige que se questione tudo e não é isso que a maioria faz. A ciência não é feita por deuses perfeitos, mas sim por pessoas imperfeitas. Não, não sou contra a ciência, mas contra a forma como é dirigida e usada.
    Abram os olhos enquanto podem, porque quando se aperceberem do que realmente se passa, pode ser tarde demais.

    1. Avatar de Pergunta-me
      Pergunta-me

      O covid tem mais publicidade que o MRpiracy ahaha

      1. Avatar de Raul Brandão
        Raul Brandão

        Eu não diria publicidade, mas sim, propaganda.
        Há uns anos atrás vi uma exposição sobre propaganda de guerra e pensando bem, é o que está a acontecer. Há quem pense que se trata de uma guerra contra o vírus, mas as guerras são sempre contra as pessoas. Neste caso, usam o vírus como pretexto.
        Note-se… este vírus existe e há, ou houve pessoas que se deram muito mal com ele, mas o problema maior, é o que os governantes e elites económicas estão a fazer paralelamente.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Estamos mesmo a ver que é isso que está a acontecer, ou seja os países estão a empobrecer porque querem controlar as pessoas.
      No caso de Portugal deve de ser para aumentar a taxa de natalidade, é certo e sabido que os países com menos escolaridade a taxa de natalidade é muito superior, deve ser isso o objectivo de Portugal

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Vai ver o crescimento da China e vê lá se está a empobrecer.

  15. Avatar de SamuelMG
    SamuelMG

    OFFTOPIC: 19 conselhos vão recuar no confinamento entre eles Rio Maior só um pequeno problema!! SÓ TEM 54 CASOS ATIVOS x(

  16. Avatar de Pergunta-me
    Pergunta-me

    Só sei uma coisa….. Como é que ainda não existe uma vacina testada e verificada contra a VIH?

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Porque não dá lucro. Vai ver quantos biliões estão em jogo com esta palermia.

    2. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      Bom comentário matou muito mais mas não vi nenhuma urgência em vacinar alguém. Já agora o cancro é mais do mesmo vejo muitas mais pessoas a morrer de cancro mas nenhuma urgência em irradiar a doença. Vai-se lá saber porquê.

      1. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Irradicar digo

    3. Avatar de Há Cada Gajo
      Há Cada Gajo

      Como se a VIH fosse uma doença respiratória… É com cada comparação.

      1. Avatar de Pergunta-me
        Pergunta-me

        O vírus ataca e destrói o sistema imunitário do nosso organismo ,ou seja, quem tiver tem mais probabilidades de apanhar covid.

    4. Avatar de Gates of hell
      Gates of hell

      Pergunta ao Dr. Fauci, o mesmo que dita as regras para combater o Covid e financiou o laboratório em whuan.

      A indústria farmacêutica não quer salvar vidas. Nunca quis.
      E também não é agora com a “vacina” que irá começar a salvar vidas.

      Vejam os estudos sobre o que acontece com o corpo a médio e longo prazo após a toma da “vacina”.

      Pensem nisso.
      p.s esses estudos não existem.

      1. Avatar de tixugo
        tixugo

        As ovelhas têm memória curta ou veêm demasiadas novelas. Gostaria de saber quantos deles estão informados sobre o que se passou relativamente há polémica dos níveis do colesterol, respetiva medicação e das consequências e efeitos secundários

  17. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Eh Eh…Eu É qUe SoU eSpErTo, Os OuTrOs QuE sE vAcInEm QuE aSsIM nÃo É pReCiSo Eu SeR cOBaIa CoMo ElEs E nÃO aPaNhO a CóBiDi!!!
    Thats how you sound…f*cking a holes!
    Além de cagarem para a família que têm em casa, cagam-se também para a família dos outros. Como alguém disse atrás…aos que apanham a peste e comprovadamente não foram vacinados porque não quiseram…braçadeira verde para eles!

    Ah E TaL… a VaCiNa NãO eStÁ nO pLaNo NaCiOnAl De vAcINaÇãO!
    Pois não mas neste momento de emergência é como estivesse e ninguém aos comandos do plano de vacinação contra a Covid lembrou-se de a colocar como obrigatória porque julgou que os seus concidadãos eram homo sapiens e não australopitecus…enfim!

    O staff do PPlware devia pôr uma flag nos comentários que desinformam…

    Ah E TaL… oLhA aQuI uM eStUdO qUe DiZ qUe As VaCiNaS fAzEm MaL, eH eH!
    E isso vale de quê meu CroMagnon!? Há xx estudos com peer reviews a dizerem que se devem tomar as vacinas!
    Temos agora iluminados que tornaram-se antivaxxers porque acham que a tecnologia e o saber que produziu estas vacinas é substancialmente inferior aos das vacinas que já tomaram até hoje e deram a tomar aos seus filhos.
    Para que é que tomam a vacina do tétano carago? É só evitarem ferro enferrujado!

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Cá está o exemplo de uma pessoa com menor escolaridade.

    2. Avatar de luis carreira
      luis carreira

      és assim de nascença ou foi da vacina???

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    PPLWARE se há altura em que deveriam moderar mais os comentários, esta é uma delas.
    Fica a dica

    1. Avatar de Raul Brandão
      Raul Brandão

      Porquê? Também só lês rodapés do telejornal?
      O Hitler subiu ao poder graças a pessoas que pensam como tu…

      1. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        O Hitler subiu ao poder pelo financiamento e apoios que teve. Depois, a sua inteligência permitiu-lhe analisar bem quais as sementes certas a plantar nas cabeças alemãs, ainda desgostosas com a derrota na 1a gm.

    2. Avatar de Lopes
      Lopes

      Concordo, que caos. Tanto ódio num só post, nem vou comentar a minha opinião sobre o assunto senão ainda vêm me insultar também 😀

    3. Avatar de C.S.
      C.S.

      Queixinhas.

    4. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Deixa cada um mostrar a sua essência. Para fazerem valer a sua opinião insultam-se, rebaixam o interlocutor, mudam o assunto da conversa… O Pplware precisa de cliques. Não vão moderar nada. O dinheiro fala mais alto, em tudo na sociedade. É a nova religião, o novo deus. Alguns até a mãe vendem se isso lhes proporcionar uma vida faustosa e sem vergarem a mola.

  19. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    O pessoal a favor das vacinas esta a esquecer-se de uma coisa deveras importante. Para aquelas pessoas que tem imunidade natural ao virus de que serve toma-la ? So para acalmar o vosso medo ? Sao algumas criancinhas que ainda tem medo do papao ? Deviam ter vergonha. Liberdade de escolha e algo que muitos de nos ainda tem (por enquanto??) . Quer dizer que uma vez mais este virus vai destruir todos os estereotipos que se conhece do virus. Para alem de matar pouco, ainda quer forcar na totalidade a sua vacinacao as pessoas. Uma vez mais, melhor arriscar com a nossa imunidade natural ao virus do que arriscar numa vacina quen nem oferece proteccao total, mas esperem a comunicacao social diz que sim, e verdade. Bem vindos ao mundo dos formatados. Que tal comprarem um antivirus e instalarem na vossa cabeca ? Tem e de ir actualizando com regularidade. Voces ja vao com duas doses tomadas, se eles decidirem que sao necessarios mais doses la vao voces cordeirinhos obedecer. E nenhum de voces ve aqui um padrao ? Esta certo. Insanus est vita vivet.

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Se o vírus fosse assim tão mortífero África já tinha desaparecido.

  20. Avatar de Mauro Ribeiro
    Mauro Ribeiro

    OK… Então qualquer complicação derivada do Covid nas pessoas que recusam vacina devia ser paga totalmente do bolso delas . A ver se nã se vacinavam todos

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Então e as complicações derivadas da vacina devem ser pagas por quem?
      Pela tua teoria deviam ser pagas pelo bolso dos vacinados, não?

      1. Avatar de Mauro Ribeiro
        Mauro Ribeiro

        A lógica disso é?
        Como é com as outras vacinas?
        Direitos a mais e deveres a menos é o que é

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          As outras vacinas tiveram estágios de mais de dez anos antes de serem postas em circulação.

          1. Avatar de Mauro Ribeiro
            Mauro Ribeiro

            Só que não.
            Nos anos 60 a vacina da papeira foi desenvolvida e administrada em 4 anos.
            60 anos depois diria que os avanços tecnologicos possibilitam transformar os 4 anos em meses

          2. Avatar de C.S.
            C.S.

            Fiat nisso, mas se queres ser cobaia, força, ninguém te impede.

    2. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Então as pessoas que fumam, que comem doces, refrigerantes, não praticam desporto, por opção, também não deviam ter acesso aos cuidados de saúdes…. e os alcoólicos b não… belo ponto de vits

    3. Avatar de Luís
      Luís

      Ai sim? E vai ser tu que me vais devolver os impostos altos que eu pago para TU PODERES TER A VACINA DE GRAÇA???

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    O que posso aferir destes comentários são apenas duas coisas:
    a) é só pessoal com muito tempo livre para ler estudos da internet e ter certezas que – apesar de a sua área de formação poder não coincidir com medicina – a sua opção é a correta e a dos demais é estúpida.
    b) Aqui apenas comentam médicos e doutores investigadores.

    Há tanta coisa que dão como adquirido e outras a que deviam não dão. A internet está cheia de informação contraditória e/ou manipulada. Os motores de busca com a sua IA formatam os resultados de pesquisa de modo a que quem pesquise fique contente com os resultados e vai afinando o tipo de conteúdo apresentado com base nos clicks do passado (para que as pessoas continuem a usar o seu motor de busca e a gerar receitas).

    Sei de um caso caricato: uma mãe com o 12º ano (??) a discutir com a filha com uma licenciatura na área da saúde e uma licenciatura em Eng e a dizer que a filha não sabe pensar por ela e que está a ser manipulada.

    Somos todos livres de tomar decisões. Existe informação (muita!) mas é necessário filtrar a informação que nos é apresentada. E só porque está na internet não quer dizer que seja verdade.

    Estamos num momento espetacular para tirar conclusões. Estamos – a fazer fé nos números – com novos casos ao nível de Dezembro (pré 3ª vaga) mas os internamentos ao nível de Julho (quando o numero de novos casos diários rondavam os 450).

    Conseguem inferir qual a diferença entre Dez/Jan e agora? Eu explico: os internamentos agora maioritariamente são de malta nova (que não teve acesso a nenhuma dose de vacina – coincidência ou não). Os velhos, vacinados, também apanham o bicho, mas felizmente não existem tantos casos a necessitar de cuidados hospitalares. O que é bom (digo eu).

    A vacina está estudada devidamente? Claro que não. Será que vão aparecer uma série efeitos secundários a longo prazo?! Possivelmente. MAS eu não tenho conhecimento para aferir que estes efeitos secundários serão mais devastadores que uma 4ª e 5ª vaga quer ao nível da saúde (e não apenas dos infetados, mas daqueles que deixam de ter o acesso a medicina preventiva) quer ao nível da economia.

    Relaxem. Está aí o bom tempo. Se não querem ser vacinados, testem-se. Testem-se regularmente. Em Lisboa até é de borla!!! Passem por uma farmácia e deixem que vos enfiem uma zaragatoa pelo nariz a dentro. Felizmente que cá o teste não é rectal.

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      A talidomida também era um óptimo medicamento para evitar o enjoo das grávidas, e também esteve uns anos no mercado, vê o que deu.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Relaxa. Não queres tomar a vacina tens a opção de não o fazer. MAS pela tua saúde e pela dos outros, testa-te regularmente.

        Aceito que o teu argumento seja válido para ti. Pese embora o facto de estares a referir-te a um medicamento desenvolvido na década de 40 e com uma tecnologia e forma de atuação muito diferente de uma vacina. Mas aceito o teu receio.

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Testar regularmente para quê?
          Tu sabes quantos vírus há na natureza? Sabes quantos vírus tens adormecidos no teu corpo?
          Deixa o teu sistema imunitário funcionar regularmente e trata daqueles que têm um sistema imunitário deficiente.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            o sitema imunitario de muitos nao aguenta com o COVID. Tu podes ser um deles.

            Alem do mais, o teste é por causa dos outros. Para verificares que nao estas infetado e caso estejas tomares as devidas precauções para nao infetares outros. Só isso.

            Custa-te assim tanto testares-te?

          2. Avatar de lapizazul
            lapizazul

            A unica coisa que a malta sabe é que tens algum tipo de deficiência mental, visto não perceberes ciência para pré escolares.

    2. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Comentário sensato!
      +1

  22. Avatar de Luis
    Luis

    6% de negacionistas… podia ser pior, mas também pode ser melhor.

    1. Avatar de andre
      andre

      94% de negacionistas que não acreditam que as vacinas causam coágulos.

      De qualquer maneira não vejo o porquê de tanta celeuma, 6% é um numero suficientemente baixo para se poder fazer a vontade de ambos, pois com 94% de vacinados atinge-se a imunidade de grupo, e não se tem de andar a forçar quem não quer vacinar-se.

      1. Avatar de Carlos Santos
        Carlos Santos

        isto é mais perceptivel usando os numeros dos estados unidos.

        se 600 mil mortos de covid nao te importam mas se 1200 complicacoes depois de 300 MILHOES de vacinas administradas importam, não és espertinho. és só mau a matematica

      2. Avatar de dqdq
        dqdq

        sabias que a pílula causa mais coágulos?

  23. Avatar de David
    David

    “A Direção-Geral da Saúde (DGS) reportou a existência de cinco mortes e 26 doentes internados devido à Covid-19 entre o grupo de pessoas que já concluíram o processo de vacinação há mais de 14 dias, noticiou a TSF.”

    https: //observador.pt/2021/06/17/cinco-pessoas-morreram-em-portugal-apos-terem-a-vacinacao-completa-contra-a-covid-19

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Sem saber as comobirdades de que as pessoas padeciam antes de falecer essa informação é, no mínimo, incompleta!

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Então e as comorbidades daqueles que dizem que morreram de covid?
        Tens essa informação completa?

  24. Avatar de Asilva
    Asilva

    Não sei se repararam mas os comentários do pessoal que não quer tomar a vacina são substancialmente maiores que os comentarios daqueles que a querem tomar. No entantanto um volume tão grande de palavras escritas e uma capacidade de argumentação tão reduzida 🙁

    1. Avatar de lapizazul
      lapizazul

      Qual argumentação? Estes aparecem com as mesmas teorias que os Flat Earthers, mas com outro contexto. O Conteúdo é que continua o mesmo: VAZIO e sem provas

      1. Avatar de OdeioBichasModernas
        OdeioBichasModernas

        lapizazul, eu quero aqui afirmar solenemente que a Terra é Redonda. Metam isto na cabeça, a terra é redonda.
        Antes tinha dúvidas sobre isso mas desde o dia em que fui raptado por ETs e levado para uma base secreta que eles têm na face oculta da Lua aí é que vi a Terra redondinha, durante a viagem.
        É redonda, podem e devem acreditar…
        Isto do Covid é 24 horas por dia a falar desta treta. Já mete nojo.
        Sempre dá para desviar as atenções do essencial, pois é…
        Com isto do Covid e sempre a falar da mesmo lá vai o gasóleo bater nos 2 euros não tarda e não se fala do outro que limpou o pobre na autoestrada porque ia em excesso de velocidade e parece que o bmw desapareceu.
        É só Cabritadas…Não tarda nada anda tudo com chips nas orelhas, como as ovelhas.
        Só tristes…

  25. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Até agora vi ZERO provas dos ilustres “espertos” que por aqui andam com os mestrados em medicina tirados no YouTube… Apenas um monte de nada e frases feitas que leram num qualquer post no Facebook. Provas é que tá mais difícil…

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Não vês porque a percentagem de burros é maior e é onde estás incluído.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Hahahahaha +1

        1. Avatar de lapizazul
          lapizazul

          Hahahahaha +1 burro!!!!

      2. Avatar de lapizazul
        lapizazul

        Fazes confusão com a imagem que estás a ver reflectida no espelho…

  26. Avatar de Gil
    Gil

    Marcelo a dar um puxão de orlhas e bem merecidos à DGS. Todos os da DGS deviam já ter sido demitidos. Pessoas vacinadas a fazer quarentena, ao contrários dos outros países. não há exceçoes para máscaras na rua ao contrário dos outros países que querem impulsionar a vacinação. mas depois há festas permitidas sem número fixo de pessoas (depende do espaço, como se numa festa se separassem). Uma vergonha a dgs e obviamente quem o governo que faz as leis

  27. Avatar de Gil
    Gil

    A CDC nos EUA diz que pessoas com vacinas só fazem testes covid se tiverem sintomas.

    Por cá incentiva-se á vacinação colocando as MESMAS RESTRIÇÕES que se aplicam a não vacinados.

    A DGS e Infarmed são uma fraude. A sua extinção provocava uma boa poupança de €€€€. E ninguém notava. Bastava existir a EMA

  28. Avatar de Lucas
    Lucas

    Já agora … São mais de 6% que não querem vacina. Eles dizem 6% pq disseram não ao SMS.
    Quem não respondeu não é contabilizado. Se contassem esses dava 30%

  29. Avatar de sowhat
    sowhat

    Só para efeitos de estatistica quem daqui que, é contra a vacinação também é terraplanista?

    1. Avatar de dqdq
      dqdq

      estava a pensar nisso. acho que te ias surpreender com a resposta lol é só teorias da conspiração

    2. Avatar de OdeioBichasModernas
      OdeioBichasModernas

      Façafabor de ler o meu cometário acima…sowhat

  30. Avatar de C.S.
    C.S.

    Por isso é que a percentagem de burros é tao grande.
    O problema não são as vacinas e o facto das pessoas não se quererem vacinar. O problema é esta vacina.
    O problema é ter sido uma vacina feita à pressa.
    E o problema é que ninguém sabe os efeitos secundários a médio e longo prazo.

    1. Avatar de lapizazul
      lapizazul

      A percentagem de burros é tao grande porque tem “jente” como tu à frente!!

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Não é jente, percebes ó jumente?

    2. Avatar de OdeioBichasModernas
      OdeioBichasModernas

      Segundo a minha intuição, e daí nem sequer respondi ao SMS, parece que irão nascer caudas de cão e cornos tipo veado como efeitos secundários possíveis de acontecer….

  31. Avatar de Shout
    Shout

    Nas minhas casas e nos meus carros não entram fumadores….assim como também não entram aqueles que não querem ser vacinados…
    Se eles estão no direito de fumarem ou de não quererem ser vacinados, eu, sabendo disso, tenho o direito de não os querer perto de mim.

    1. Avatar de OdeioBichasModernas
      OdeioBichasModernas

      Shout, partilho da sua opinião.
      Para isso vamos exigir que quem não está vacinado ande com uma estrela amarela na roupa.

      Eu, como não vacinado, não entra ninguém no meu carro que tenha tomado a vacina.
      Sei lá se de repente fica raivoso, tipo World War Z…

      1. Avatar de Shout
        Shout

        OdeioBichasModernas (mas Gosto das Antiquadas :-))…. andas a ver muitos filmes.

  32. Avatar de mRNA
    mRNA

    Se as pessoas que se vacinam podem NA MESMA contrair o vírus, infectar outros, não estou a perceber o porquê de tanta celeuma com os que não querem ser vacinados. Não vai dar ao mesmo quer tenhas a vacina ou não.

    Se a vacina é assim tão boa porquê tanta discussão?
    Sabiam que a taxa de mortalidade da variante Delta é oito vezes maior em indivíduos “totalmente vacinados”.
    https://www.naturalnews.com/2021-06-29-mortality-delta-variant-eight-times-higher-vaccinated.html#

    Sabiam que o FDA admite que injeções covid da Pfizer, Moderna causam inflamação do coração.
    https://www.naturalnews.com/2021-06-25-fda-covid-injections-pfizer-moderna-heart-inflammation.html

    Andam a jogar roleta russa com os vacinados. Uns caem á primeira, outros á segunda, outros mais tarde

    Lembrem se a verdade vem sempre á tona. Esperem para ver os resultados.

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      E os que não caírem à primeira ou à segunda já está a ser preparada uma terceira dose.

    2. Avatar de dqdq
      dqdq

      ora aí está um site fidedigno. “naturalnews” lol a seguir manda links da wikipédia e videos do youtube

      1. Avatar de Aga
        Aga

        @dqdq
        Em vez de criticares, faz a tua própria investigação. Tira as tuas próprias conclusões e vê o que é verdade e o que é mentira. Vais te surpreender.

        É muito fácil seguir o caminho do “ora aí está um site fidedigno”, sendo assim, investiga.

      2. Avatar de Aga
        Aga

        @dqdq
        Dá me lá exemplos, do que são para ti sites fidedignos?

        1. Avatar de Sardinha Enlatada
          Sardinha Enlatada

          Tambem nao consigo entender essa logica. Alguma coisa ha-de ser verdade e mentira o Aga tem razao melhor cada um investigar e descobre a sua verdade das coisas, mesmo estando em sites fidedignos (sejam eles quais forem) ou em youtubes e afins, se for verdade ou mentira a credibilidade da informacao vai ser a mesma onde ela estiver. Ou as televisoes nao mentem ? Todos os dias com esta historia do covid mas nos nao conseguimos saber, numeros manipulados ? Claro que sim mas tambem nao temos forma de saber. Este virus so veio trazer mentiras e confusao as pessoas, nada nele e transparente.

  33. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    As vacinas existentes no mercado estão aprovadas para emergência. Não têm aprovação completa como as que constam no plano nacional de saúde. Estão a ser testadas in loco e o caos instalado e a não estandardização dos dados impossibilita estudos sérios. Cada qual contabiliza como quer. É o mesmo que o metro ser 90 cm num sítio, noutro 60, noutro ainda 120.

  34. Avatar de Nelson C
    Nelson C

    Nenhuma vacina, alguma vez criada na história da humanidade, é eficaz com vírus, e sublinho a palavra vírus.
    O melhor que elas fazem é que se tiveres em contato com o vírus reduz dramaticamente a probabilidade de desenvolveres os sintomas mais graves dessa doença.
    Usando essa forma de pensamento a Gripe já deveria ter sido eliminada da face da terra, e como se pode ver continua bem e de boa saúde, agora o número de pessoas que morre de Gripe é que é cada vez menor todos os anos.

  35. Avatar de sowhat
    sowhat

    Eu já tenho uma dose da vacina, alguém sabe qual é a APP de Android que, tenho de instalar para aceder aos microships?

    1. Avatar de Mundo Transparente
      Mundo Transparente

      Espera pelo 5G e pelos 65.000 satélites do musk. Logo logo ficas conectado.

  36. Avatar de jorge
    jorge

    Estar vacinado não quer dizer que fique com a % de imunidade que eles referem nos noticiários, depende de pessoa para pessoa, aconselho a quem está vacinado que faça um teste de imunidade.

    1. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Não devia ser feito antes de mais nada?

  37. Avatar de Lodo informativo
    Lodo informativo

    Mesmo vacinado, posso transmitir a doença?

    “As pessoas que são infetadas, estando vacinadas, têm uma carga viral muito inferior à carga viral que temos quando somos infetados sem ter qualquer proteção”, afirma Manuel Carmo Gomes, explicando que, desta forma, “parece que, mesmo que seja infetada, a probabilidade de uma pessoa vacinada transmitir a doença é muito menor do que se não tivesse sido vacinada”.

    De qualquer forma, o epidemiologista diz que, até termos certezas e conseguirmos quantificar quanto é que diminui a capacidade de um vacinado transmitir a doença, teremos ainda de esperar muitos meses e ir monitorizando as pessoas vacinadas ao longo deste ano. Por essa razão, é importante continuar a usar medidas de proteção pessoais, por respeito à restante população

    CONCLUSÃO: Continuam a apanhar bonés. Deixa ver o que isto vai dar. Vamos monitorando. Depois logo se vê. Não há certezas.

  38. Avatar de David
    David

    Mas que grande palhaçada…
    Estão preocupados com os não-vacinados e andam a 200km/h na auto-estrada.
    Sim, levar a vacina é importante para o bem pessoal e de outrém, mas correr o risco de matar famílias inteiras por falta de cumprimento do código da estrada… é só para quem tem Clios 1.2.
    Ai a carneiragem… estão mais preocupados com a pressão dos pares do com que com a ciência lógica.

  39. Avatar de IndoEu
    IndoEu

    A DGS não alerta sobre nada disto:

    “O senador Ron Johnson compartilha um testemunho comovente sobre a mãe cuja filha ficou permanentemente incapacitada após a vacinação covid”.
    https://www.naturalnews.com/2021-07-01-ron-johnson-testimony-permanently-disabled-covid-vaccination.html

    É só empurrar a vacina para a frente e fica tudo bem.

  40. Avatar de IndoEu
    IndoEu

    E em Israel

    O último surto “covid” em Israel ocorreu principalmente em pessoas “totalmente vacinadas”
    https://www.naturalnews.com/2021-07-01-covid-outbreak-israel-occurred-mostly-fully-vaccinated.html#

  41. Avatar de IndoEu
    IndoEu

    As vacinas contra o coronavírus podem ser o pior erro que já cometemos
    https://www.lifesitenews.com/opinion/covid-vaccines-may-be-the-worst-mistake-weve-ever-made

  42. Avatar de A.F.
    A.F.

    3º Dose vem ai e não sou eu que o digo. E mais não digo porque cada um sabe de si.

    “Jorge Botelho defende necessidade de 3.ª dose das vacinas”
    tinyurl.com/34bhnnk9

  43. Avatar de SAA
    SAA

    A boa notícia é que agora que a maioria dos países atingiu um alto grau de imunidade de rebanho, não há risco de os hospitais serem invadidos por qualquer aumento sazonal em várias áreas, independentemente da variante.

    A má notícia é que, depois do Delta, há Epsilon e 19 outras letras do alfabeto grego, o que permitirá que o ciclo tortuoso de desinformação, medo, pânico e controle continue. E lembrem-se, como já existe um “Delta +”, as opções são infinitas até que nossa sociedade finalmente obtenha imunidade à pornografia de pânico COVID.

  44. Avatar de EC
    EC

    O nível de falta de respeito pela liberdade dos outros demonstrada aqui é fora no normal.
    Nem todos os que não se querem vacinar são negacionistas.
    As vacinas que fazem parte do plano nacional de vacinação foram amplamente testadas e transmitem segurança às pessoas, já o que dizer desta vacina que continua em testes à medida que vai sendo administrada? Qual é a sensação de segurança que transmite?
    Se as pessoas vacinadas continuam a transmitir aos outros, porque ostracizam as pessoas que usam a sua liberdade de escolha e não querem ser vacinadas, em nome de um imunidade de grupo que ao que parece não irá acontecer? Por outro lado as pessoas que escolhem ser vacinadas também tem toda a liberdade de o fazer sem que sejam insultadas de alguma forma. Vivemos numa época em que pensar diferente é um insulto e isso é errado.

    1. Avatar de Shout
      Shout

      É uma pandemia?…certo, julgo que não há dúvidas disso.
      Numa pandemia ou estiveste doente, ou estás doente agora, ou vais estar mais tarde.
      Estando doente, não havendo medicamento para a cura, importa a “lotaria genética”…ou desenvolves doença grave ou não desenvolves, se desenvolveres doença grave e considerando ainda essa “lotaria genética” ou é fatal ou não é.
      Como todas as vacinas, (vejam por exemplo a vacina da varicela que continua a ser uma doença ocorrente mas com pouca gravidade) esta também só pretende pender a lotaria genética para o teu lado e evitar que apanhes doença grave que pode ser potencialmente fatal.
      Se esta tem uma dose de eficiência grande? tem a que é possível no conhecimento atual.
      Se alguém pensou que seria uma vacina de dose única? dificilmente seria, com as variantes que já se detetou.
      Deves tomar?….não sendo obrigatória isso só depende de ti, mas tenho a certeza que quem tomou a decisão de não tomar também é pessoa para assumir frontalmente essa decisão e enfrentar as possíveis consequências.
      Para já as consequências públicas são aquelas que já são referenciadas nas normas da DGS; a nível particular, se quem decidiu não tomar a vacina fê-lo de livre vontade e consciente, qualquer outra pessoa é também livre de decidir se deve ou não promover ou aceitar a convivência com aquelas pessoas que sabem que decidiram não ser vacinadas.
      Somos todos adultos, e todos sabemos de certeza assumir as consequências dos nossos atos em função das regras em vigor….podem ser contra as regras e decidir não tomar a vacina, mas ser contra as consequências que as regras implicam na decisão de não tomar a vacina, isso já será mais difícil…

  45. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Eu ainda acrescentava mais. O que esta pandemia veio demonstrar da natureza das pessoas, e que muitos deles com a maldade escondida vieram demonstrar que apenas estavam a espera de uma oportunidade para demonstrar a maldade dura e crua das pessoas. Muitas pessoas ja nao tem respeito pela sociedade, cada um so quer saber do proprio umbigo. Passam a vida a criar acidentes a fazer bosta na vida mas depois vem aqui com uma moral (digamos forcada porque nem estao a pedir estao a obrigar) a dizer que as pessoas tem de ser vacinadas, quando na verdade essa decisao cabe a cada um de nos e nao dos outros. Quantos desses ajudam os velhotes ou fazem uma boa accao por dia ? Pois pois. Estao com medo de morrer porque tomaram a vacina ? Nao a tivessem tomado, demasiada televisao faz-vos mal. Tomem antes um cafe por dia. Esse nao prejudica nada.

    1. Avatar de Shout
      Shout

      Mais cedo ou mais tarde….vais desejar ter sorte na tua “lotaria genética” 😉