COVID-19: Mais de 100 voluntários para testar vacina portuguesa

14 Comentários

Portugal também está a trabalhar numa vacina contra a COVID-19. De acordo com notícias de julho, os primeiros ensaios em ratinhos tiveram bons resultados sendo que agora só falta o apoio financeiro.

A Immunethep vai precisar de cerca de 200 voluntários em Portugal e 3000 no estrangeiro para ensaios clínicos da vacina contra a COVID-19. Atualmente já tem 100 em Portugal e está a aguarda financiamento para avançar.

COVID-19: Mais de 100 voluntários para testar vacina portuguesa

Para esta fase da vacina é precisa uma população de “2000 a 3000 pessoas”

A Immunethep, a empresa portuguesa de biotecnologia que está a desenvolver uma vacina contra a COVID-19, já recebeu “mais de uma centena de manifestações de interesse de pessoas que querem participar nos ensaios clínicos, incluindo vários profissionais de saúde”, disse, ao JN, Pedro Madureira, um dos fundadores.

A próxima etapa é os ensaios clínicos, que irão decorrer em várias fases, a última das quais no estrangeiro. Nas fases um e dois, pretende-se “despistar toxicidade” e perceber “se a vacina é imunogénica, ou seja, se leva à ativação do sistema imune”, explicou Pedro Madureira. Para isso serão necessárias “até umas 200 pessoas”. Não deverá ser difícil encontrar quem queira participar já que, mesmo sem pedirem voluntários, mais de uma centena manifestou espontaneamente vontade.

COVID-19: Mais de 100 voluntários para testar vacina portuguesa

A terceira fase, para mostrar a eficácia, não poderá ser realizada em Portugal, porque “a taxa de vacinação é muito elevada e felizmente já não há propriamente grupos de risco que não estão vacinados”, revelou o responsável. Para esta derradeira fase, é precisa uma população de “2000 a 3000 pessoas”.

A solução em desenvolvimento pela Immunethep atua na prevenção da COVID-19 e utiliza o vírus inativado, que “reduz muito a probabilidade de haver novas variantes do vírus SARS-CoV-2 que escapem à vacina”.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cristina Rodrigues
    Cristina Rodrigues

    Vacina portuguesa ahahahaha boa sorte com isso

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      É preciso ter a auto-estimo muito em baixo para dizer isso do próprio país.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Ou é preciso não conhecer nem o país nem a realidade atual dos negócios para achar que isso tem a ver com auto estima.

        Se calhar tens patriotismo a mais. Anula os sentimentos a analisa os factos.

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Realmente, é com esse bota-baixismo que o país anda para a frente…

  2. Avatar de john nando
    john nando

    A melhor vacina portuguesa é aquela que vem em ampolas de 750ml

    1. Avatar de meister
      meister

      ahahahahah…
      Ainda ontem tomei uma dose.

    2. Avatar de opl@po.lk
      opl@po.lk

      O Secadegas e o Toni da Adega oferecem-se para fazerem o teste!

    3. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Comentário vencedor!!! Um estátua ao john nando, sff!!!

  3. Avatar de (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)
    (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)

    Também conta para o certificado?

  4. Avatar de Rui M. R.
    Rui M. R.

    Bravo, se às pessoas com “, (coisa que não existe nos políticos e empresário mais “antigos”, diga-mos assim massa cinzenta” fossem dados os meios financeiros necessários para continuarem a investigar e a registar as patentes, eles até podiam continuar com a corrupção, que o Pais não estava como está (PIB)

  5. Avatar de Anti Corrupção
    Anti Corrupção

    Como não há maneira dos políticos meterem dinheiro ao bolso com o investimento ali, nem jobs for the boys nao lhes interessa… Pais governado por corruptos sem vergonha…nunca investem no que é nacional a não ser que haja hipótese de mamarem…

    1. Avatar de Morte Aos Políticos
      Morte Aos Políticos

      ora nem mais.

  6. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Vacinas Portuguesas, Italianas, Chinesas, Holandesas, etc. Isso ja nao sao vacinas, ioso ja virou negocio. E afinal para que servem mesmo as vacinas ? Andam a anunciar de novo o medo as pessoas. E e incrivel como as pessoas se deixam enganar dessa forma . Ninguem quer perder este negocio, e os clientes somos nos. Tenho dito.