COVID-19: Já há um medicamento para a doença! EMA vai avaliar

130 Comentários

A vacinação e as regras de segurança definidas pelos países têm sido a maior arma contra a COVID-19.  Medicamentos eficazes contra a doença não existiam até ao momento, mas há agora uma boa notícia.

A farmacêutica Merck revelou recentemente que produziu um medicamento capaz de reduzir para metade os riscos de hospitalização e morte de pacientes com COVID-19.

COVID-19: Já há um medicamento para a doença! EMA vai avaliar


molnupiravir, o medicamento para a COVID-19 com bons resultados

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) referiu recentemente que pode iniciar em breve a análise/exame de um comprimido do laboratório norte-americano Merck contra a COVID-19, abrindo caminho a um eventual pedido de autorização na União Europeia.

O medicamento do laboratório norte-americano Merck, designado de molnupiravir, apresentou bons resultados, tendo a farmacêutica referido que este reduzia para metade os riscos de hospitalização e morte de pacientes com COVID-19. O  molnupiravir pode assim constituir um avanço significativo na luta contra a pandemia.

COVID-19: Já há um medicamento para a doença! EMA vai avaliar

A EMA, que tem sede em Amesterdão, já tomou conhecimento dos “primeiros resultados comunicados pela empresa” Merck sobre este novo medicamento. O ensaio clínico da Merck e do seu parceiro Ridgeback Biotherapeutics envolveu 775 pessoas com casos ligeiros ou moderados de COVID-19 com pelo menos um fator de risco que poderia agravar a doença.

Receberam tratamento nos cinco dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. A taxa de hospitalização ou de morte nos doentes que receberam este medicamento foi de 7,3%, em comparação com 14,1% nos que tomaram um placebo.

Não se registou qualquer morte nas pessoas tratadas com molnupiravir, mas houve oito no segundo grupo, noticiou a AFP.

Merck

Comentários

130

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Pronto! Os que fugiram à vacina, levam depois com este medicamento para lhes ser implantado o 5G! Eu depois da vacina tenho 5G no meu Nokia 3310.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Quem fugiu à vacina foi pelos efeitos adversos desconhecidos e conhecidos, porque ninguém pode comprovar a segurança assim, essas histórias de 5G é apenas e si para tentar ridicularizar as pessoas.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Pode se dizer o mesmo do covid.
        Não se conhece ainda os efeitos todos, sobretudo a longo prazo.
        Mas não se pode negar que as vacinas estão a ajudar, assim como este medicamento e outros ainda em estudo irao.

        1. Avatar de Pedro V
          Pedro V

          Ainda não saiu mas já se afirma que irá ajudar a combater a doença.
          Negacionustas vs crentes. Quem leva a melhor?

          1. Avatar de Memória
            Memória

            Parece que a crença justifica tudo

          2. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            “O ensaio clínico da Merck e do seu parceiro Ridgeback Biotherapeutics envolveu 775 pessoas com casos ligeiros ou moderados de COVID-19 com pelo menos um fator de risco que poderia agravar a doença.

            Receberam tratamento nos cinco dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. A taxa de hospitalização ou de morte nos doentes que receberam este medicamento foi de 7,3%, em comparação com 14,1% nos que tomaram um placebo.

            Não se registou qualquer morte nas pessoas tratadas com molnupiravir, mas houve oito no segundo grupo, noticiou a AFP.”

            Parece que não leste esta parte e daí não teres compreendido porque se” afirma que irá ajudar a combater a doença”.

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Ja vi que nao leste o artigo.

          4. Avatar de rui
            rui

            Memoria
            Parece que a ignorância justifica os vossos comentários.
            Aprende a ler, e lê a noticia.

          5. Avatar de roger
            roger

            > Parece que não leste esta parte e daí não teres compreendido porque se” afirma que irá ajudar a combater a doença”.

            Talvez tenha lido um estudo independente sobre a droga e ache que trocar a possibilidade de contrair COVID na sua forma grave não se sobreponha à hipótese de contrair cancro.

            β-d-N4-hydroxycytidine Inhibits SARS-CoV-2 Through Lethal Mutagenesis But Is Also Mutagenic To Mammalian Cells
            https://academic.oup.com/jid/article/224/3/415/6272009

            Estes gigantes da farmácia, parecem todos farinha do mesmo saco, não?

          6. Avatar de Memória
            Memória

            Roger:
            Existe um video no YT do Dr. John Campbell que compara em 20 minutos (e em termos acessíveis para todos) o que se sabe sobre estes 2 conhecidos produtos

            John Campbell é bastante popular e talvez o campeão mundial de esquiva à censura do YT

            Ivermectin or Molnupiravir
            https://youtu.be/hKa3EZqofNo

          7. Avatar de roger
            roger

            Obrigado Memória 😀

      2. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        “efeitos secundários adversos”… segundo 1000% dos negacionistas, quem é vacinado vai ter filhos com 7 braços e 8 pernas, daqui a 10 anos e consegue atrair 7 toneladas de sucata se levantar os braços… são os 2 sintomas que são ditos como 1000% das pessoas vacinadas sofrem.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          São esse tipo de comentários de extrema estupidez que pessoas como tu usam.
          Quanto aos negacionistas, conheço muitos desde o início da pandemia, e continuo a ver por todo o lado esse pessoal a usar mal a máscara com o nariz de fora, a não cumprir o distanciamento, de fato quem nega o vírus é um negacionista, agora ninguém aqui nega vacinas e que ajudam, simplesmente existem pessoas que não consideram que os riscos superam os benefícios para a sua idade, exemplo crianças e jovens.

        2. Avatar de Memória
          Memória

          Sobretudo o primeiro exemplo acho de um extremo mau gosto.
          Se pedires aos moderadores talvez eles apaguem este teu comentário,
          e este meu

      3. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        Queres ver que o medicamento também não vai ter efeitos adversos?
        Ou por ser medicamento já pode ser no lugar da vacina?

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Todos tem, uns mais outros menos, mas para a vacina atual e tendo como base os dados recolhidos em todo o mundo, parece me que os riscos são grandes na faixa etária jovem, quando vemos mortes e problemas graves a acontecerem pós vacinação. Afinal todas as vidas importam não é mesmo?

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Todos têm efeitos secundários.
          Quem não acredita nisso é totó

      4. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Espera… Não havia MUITOS a acreditar na história do 5G inventada pelos chalupas?!
        Agora também há negacionistas… De negacionistas… 😀
        E achas portanto que este medicamento não tem “efeitos adversos desconhecidos e conhecidos”… Ainda por cima um retroviral 😀

      5. Avatar de Miguel Ferreira Pinto
        Miguel Ferreira Pinto

        Sabes que já deixou de ser experimentál há pelo menos 2 meses certo?

        1. Avatar de rui
          rui

          Eles não foram informados sobre isso, ou simplesmente ignoram pois não vai de acordo com as “crenças” deles.

          🙂

        2. Avatar de meister
          meister

          “Sabes que já deixou de ser experimental há pelo menos 2 meses certo?”

          Na Europa continua como condicional ou como referes “experimenta”.
          Nos EUA é que tem aprovação total fruto de decisões politicas, não de ciência.

          https://endpts.com/breaking-in-a-major-blow-to-vaccine-efforts-senior-fda-leaders-stepping-down-report/

          https://blogs.bmj.com/bmj/2021/08/23/does-the-fda-think-these-data-justify-the-first-full-approval-of-a-covid-19-vaccine/

        3. Avatar de Pedro Simões
          Pedro Simões

          Todas as vacinas estão em fase 3 de testes até 2023, portanto até lá nenhuma está verdadeiramente aprovada. Não importa o que diz a comunicação social.

          Os critérios estavam bem definidos, o que podem fazer é dizer que só precisam da fase 2 para aprovação definitiva, mas isso é a mesma coisa que dizer que os níveis de colesterol aceitáveis passavam para 500, não é por causa disso que a população fica saudável de um dia para o outro, certo?

    2. Avatar de João Cartaxo
      João Cartaxo

      Aqui vai ter que ser outra dose.. O chip veio com defeito e até agora nada de rede 5G
      PS. Trol ok? Não me batam

      Mas já se sabe que alternativas à vacina vão aparecer algumas

  2. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Pronto! Os que fugiram à vacina, levam depois com este medicamento para lhes ser implantado o 5G! Eu depois da vacina tenho 5G no meu Nokia 3310.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      estas equivocado @ToFerreira, este medicamento é para implementar o Wifi 6

      1. Avatar de TinoMacedo
        TinoMacedo

        Nao se esqueçam que da aceso ao Siresp!!

      2. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Então vou tomar…

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Os que fugiram à vacina, em esmagadora maioria não estão doentes, não vão adoecer e também não vão tomar nenhum “remédio”.
      Vit D, zinco, quercitina são excelentes formas de aumentar a imunidade natural.
      Ou seja, ar puro, Sol, e por ex. carne, e cebola

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        e alho não?

        1. Avatar de Memória
          Memória

          Alho afugenta os vampiros e zombies. Mas quem seguiu o percurso ainda comum dos portugueses não precisa
          Os rituais eclesiáticos (Baptismo etc.) protegem bem. Para os outros a Pfizer já está a preparar uma ou mais vacinas.

          No fundo é muito simples: Se você for hospitalizado e não for deficiente de Vit. D3 tem uma chance enormíssima de sobreviver. Se for deficiente (caso muito comum um Portugal devido a factores genéticos específicos) passa-se
          exactamente o contrário.

  3. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Não é suficiente.

  4. Avatar de Nuno Teixeira
    Nuno Teixeira

    Força! O Trump também recomendava.

  5. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Se a avaliação deste medicamento for feito como a dos outros químicos que se estão a utilizar de forma não regulamentar, com evidencia clínica comprovada. O resultado só poderá ser a da confirmação oficial de que só os que continuam em teste com carácter de urgência podem ser utilizados.

  6. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Tem de ser junto com lixivia!

  7. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    A ivermectina e a hidroxicloroquina, a quercetina e o budesonide funcionam… isto é tudo negociata

    Merck Sells Federally Financed Covid Pill to U.S. for 40 Times What It Costs to Make

    https://theintercept.com/2021/10/05/covid-pill-drug-pricing-merck-ridgeback/

    1. Avatar de lapizazul
      lapizazul

      No teu caso, recomendo cyanide que é 100% eficaz contra a estupidez.

      1. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        E no teu, a 1000%…

        1. Avatar de triste com isto tudo
          triste com isto tudo

          A serio… só o facto de responderes já lhe deste razão !

          1. Avatar de Memória
            Memória

            Excelente nome “triste com isto tudo”, O meu também me agrada cada vez mais:

            “The struggle of man against power is the struggle of memory against forgetting”
            ( Milan Kundera, The Book of Laughter and Forgetting)

    2. Avatar de Luis
      Luis

      sem esquecer a lixivia

    3. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Ivermectina funciona… com o problema que a dose necessária é de 1200% do que o corpo humano consegue processar, por isso, sim, elimina a Covid-19 com a desvantagem que 100% das pessoas que tomem a dose necessária estarão mortos 6 dias antes do vírus ser eliminado.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Temos médico aqui queres ver, vá mas é ver a composição do medicamento em fase de testes da Pfizer, vai ficar surpreso quando vir invermectina na composição.

        1. Avatar de rui
          rui

          Na tua resposta admites que a ivermectina apenas não funciona.
          Ao estar na composição talvez em conjunto com outro ajude (não sei a composição, e estou apenas a especular)
          De qualquer forma ainda esta em estudo. Vamos ver se sim ou não avança para as fases seguintes. Quanto mais medicamentos contra a covid melhor.

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Fernando nobre não está… What a hello is going on?

      3. Avatar de Memória
        Memória

        Paciência, mais Fake News ….

        1. Avatar de Memória
          Memória

          Devo dizer que durante este pandemónio da pandemia mudei várias vezes de opinião, o que não é (ou não devia ser) algo de censurável ou surpreendente.
          Agora, e depois de ler certas contribuições neste Forum passei a acreditar no que eu pensava ser Fake News, pois exactamente existência de fábricas de FakeNews.

    4. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Eu a pensar que tinhas colocado um link com estudos a demonstrar uma eficácia desses medicamentos semelhante à do novo e afinal é um link a dizer que vai custar dinheiro aos Estados. Quando chegar ao nosso, recusa tomar, que é para o Estado poupar dinheiro para a TAP, Bancos e Rendeiros.

      1. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        Falei de duas coisas diferentes numa só caixa de comentário, algo difícil de notar para o teu “processador”…

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          O meu processador fica em espera por algum link que comprove o que afirmaste sobre os medicamentos.

    5. Avatar de Luis
      Luis

      Ó Gabriel, vai lá ver quem produz a ivermectina e os outros remédios e depois volta aqui para falarmos sobre as farmacêuticas e o dinheiro que ganham.

  8. Avatar de Marisa Pinto

    Com as coisas que dizes até julgava que já bebias. 🙂

  9. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Carrega isso com cyanide para teres melhores resultados

  10. Avatar de Nuno Teixeira
    Nuno Teixeira

    Estás muito mal informado.
    “A ivermectina e a hidroxicloroquina, a quercetina e o budesonide funcionam” porque… não exitiram provas concretas que aprovavam a eficácia. Não tem nada a ver com negocionatas.

    Quanto ao suposto preço supervalorizado é uma questão de alternativas aparecerem (porque há muitos mais em estudo) e o preço irá ajustar-se

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      A questão é mesmo o preço e a patente. Lucro, o máximo.

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        Que toda a indústria procura o lucro já todos sabemos. Onde queres chegar? O que é que o lucro tem a ver com eficácia ou eficiência do medicamento?

      2. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Lê o link que ele colocou. (nem ele deve ter lido, senão não colocava)

        1. Avatar de Gabriel
          Gabriel

          Li dois links, o do Intercept e o da notícia do PPlware, pras vossas cabeças lentas é difícil compreender que algumas pessoas o consigam fazer…

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Nem todos são inteligentes como tu… Falar de medicamentos que não fazemos a mínima ideia do que são não é para todos! Tal como não é para todos entender que a ibditrai farmacêutica, como qualquer outra, visa o lucro. É uma pena que alguém com a tua capacidade intelectual não esteja a investigar em vez de invejar a investigação de outros.

    2. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Se calhar és tu que és um lavado cerebral…

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        Usando um argumento ao teu nível: «quem diz é quem é»

        1. Avatar de Gabriel
          Gabriel

          isso tb se usa pra ti?!

    3. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      A ivermectina NÃO DÁ PARA ISTO!!!!
      A dose necessária mata um humano em menos de 2 horas. Não sejam estúpidos de perceber que 28 gramas por dia, quando o limite que o corpo humano suporta são 1,7 gramas, que é a dose administrada em hospitais, em casos extremos e de existirem bactérias envolvidas.
      Em países, como o Brasil, há comprimidos para os parasitas intestinais… seriam 8 caixas, por dia, para atingir o valor necessário para derrotar a Covid-19.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Mais Fake News, fácil de desmontar fazendo uma simple busca na Net sobre Ivermectin
        https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8248252/

        (Systematic Review, Meta-analysis, and Trial Sequential Analysis)

  11. Avatar de maxim
    maxim

    Onde andam os covideiros que diziam que só uma vacina funciona contra esse virus?

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Já faltava este argumento…
      Nunca se disse que as vacinas eram o único método. Apenas não havia conhecimento de medicamentos eficazes.
      Ainda bem que agora já há mais métodos alternativos caso o vírus passe a barreira da vacina.

      1. Avatar de triste com isto tudo
        triste com isto tudo

        +1

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        O vírus já passou a barreira da vacina faz tempo, simplesmente continua a afetar apenas e só os grupos de risco, embora na maioria dos casos exista uma boa proteção que com o tempo acaba por cair.

        1. Avatar de RicM
          RicM

          Parece que custa muito entender que as vacinas não são fatos nem máscaras de proteção que impedem a entrada dos vírus no corpo; nem as vacinas da gripe o fazem. Este tipo de vacinas serve para treinar o corpo a identificar os diferentes tipos de vírus e muni-lo de anticorpos para os combaterem. Os vírus entram sempre, os corpos podem é estar mais ou menos preparados para os eliminarem.
          Agora existem diversos fatores que influenciam a resposta do corpo ao ataque do vírus: quantidade de carga viral de quem transmitiu o vírus (alguém vacinado, mesmo infetado tem menor carga viral), robustez do sistema imunitário, existência de anticorpos (devido a infeção prévia ou vacina), existência de outras doenças ou debilidades que diminuem a resposta ao ataque viral MESMO tendo tomado a vacina.

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Por agora só a vacina funciona (67% de média entre as 4 vacinas autorizadas na Europa). Mesmo este medicamento é bastante inferior, pois os testes iniciais conseguiram 53% de resultados positivos, algo que é natural vir a descer quando começar a ser testado em maior escala.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Mais Fake News, agora incluindo desinformação , informação deliberadamente imprecisa. e tendenciosa.

        “A vacina funciona, 67% de média ….” sem admitir que passando cerca de 6 meses a “proteção” é práticamente ZERO

        No que diz respeito a “remédios” – neste caso da Merck – faça o favor de investigar:
        https://www.zerohedge.com/markets/game-changer-merck-releasing-phenomenal-test-results-experimental-covid-pill

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Onde esta isso escrito?
          Provas com ensaios.
          E saber a diferença entre queda de anticorpos e perda de proteção

        2. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Tanta mentira, falta uma coisa no teu nome: “Memória Adulterada”. Assim podias escrever parvoíces À vontade.

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Sim, onde andam? Alguma vez existiram?

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        na cabeça de alguns atrasados mentais sim.. não conseguem mais

        1. Avatar de maxim
          maxim

          estás bem na manada, cego, sozinho n vais mt longe

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            se estou na manada como é que estou cego e sozinho? É este tipo de inteligência que as pessoas que veem “fora da caixa” possuem.

          2. Avatar de A.F.
            A.F.

            Simples, é uma manada de cegos, logo estas sozinho porque és o único que comenta dessa manada.
            É este tipo de inteligência que as pessoas cegas, não vêem além “fora da caixa”.
            O nome adequado seria Chalupa pela Mentira.

  12. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Espero que estejas a referir-te à aguardente.

  13. Avatar de Memória
    Memória

    Eu também. mas com moderação. E se conduzir não beba

  14. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Ola bom dia a todos. Se se vier a verificar a entrada de medicamentos no mercado para o combate ao covid. Face ao panorama actual isso nao sera um pouco contraditorio para algumas pessoas ? Quero com isto dizer, sera que algumas pessoas nao se vao sentir enganadas por terem tomado a vacina, quando na verdade nos bastidores estavam a desenvolver outro tipo de medicamentos no combate ao covid ? Obrigado.

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Só gajos como tu que vê em tudo teorias da conspiração é que se podem sentir enganadas.
      Qual é o problema de haver medicamentos nesta altura? É mais uma forma de combater a covid.
      Se fosse o inverso também te ias sentir enganado?
      Numa pandemia o que achas que deveria ser prioritário: tentar travar as infecções ou encontrar um medicamento que cure da doença quando se fica infectado?

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Este é um exemplo bastante bom da falácia da “Falsa Dicotomia”

        Falsa dicotomia
        Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

        Falsa dicotomia, falso dilema, pensamento preto e branco ou falsa bifurcação é uma falácia informal que descreve uma situação em que dois pontos de vista alternativos, geralmente opostos, são colocados como sendo as únicas opções, quando na realidade existem outras opções que não foram consideradas[1]. Essa falácia é usada para defender pontos de vista em geral, ela muitas vezes é usada em uma comparação em que uma das opções é completamente descartada pelo seu proponente, restando apenas a que lhe interessa.

        Definição
        Um número limitado de opções (geralmente duas) são oferecidas, enquanto na realidade há mais opções. Um falso dilema é um uso ilegítimo do operador OU. Colocar problemas ou opiniões em termos de “preto e branco” são exemplos comuns desta falácia.

        Estrutura lógica
        Sendo A e B duas opções para responder a uma proposição:

        Se A é verdadeiro, então B é falso.
        Se B é verdadeiro, então A é falso.

        Exemplo
        Marcos está atrasado para o trabalho. Ou seu carro quebrou, ou dormiu demais. Ligamos para ele e não estava em casa, então seu carro deve ter quebrado.

        Esse argumento é um falso dilema, pois há muitas outras razões pelas quais Marcos poderia estar se atrasando para o trabalho. Se fosse de alguma forma provado que não há outras possibilidades, então a lógica apareceria. Mas até lá o argumento é falacioso

        Você prefere uma mulher cheirando a alho, cebola e frituras ou uma mulher sempre arrumadinha?

        Você não suporta seu marido? Separe-se!

        Quem não está a favor de mim está contra mim.[2]

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Eu sei o que é falsa dicotomia mas não percebo onde é que a usei. Podes indicar onde?
          Só queria saber porque é que a Sardinha se sente enganada e, além disso, qual deveria ser a prioridade face a pandemias.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Ele tambem nao sabe
            Andou a ver a Wikipedia e achou giro postar
            🙂

          2. Avatar de Memória
            Memória

            “Um número limitado de opções (geralmente duas) são oferecidas, enquanto na realidade há mais opções”

            É bastante subtil, por isso disse que é um exemplo bastante bom.

            Acho interessante que a primeira parte do teu post está lógicamente correcto e era promissor (tirando é claro a asserção que só “conspiracionistas como o Sardinha podem ter este sentimento de serem enganados”.

            Muitos outros, sem serem “conspiracionistas” podem sentir-se enganados.

            Eu diria mesmo que *sobretudo quem tomou a vacina* poderia muito mais fácilmente sentir-se enganado e talvez até querer retaliar contra os que não tomaram a vacina e portante “foram à boleia” até aparecer um “remédio”.

            Disfarçado com a capa “do que devia ser prioritário” é sugerido que só há as duas opções “tentar travar as infecções ou encontrar um medicamento”

            Primeiro: (Mas não directamente forma de “falácia da dicotomia) travar as infecções é evidentemente uma forma de tratamento, visto que se trata duma epidemia, assim como encontrar um medicamento sugere que não *existem já* vários medicamentos e outras formas de tratamentos suficientemente efectivos.

            Segundo: A imunidade natural (que é a terceira via que eu defendo) não “trava as infecções” porque a imunidade natural *impede* que haja infecções.
            Não é preciso arranjar e estimular formas de travar um carro estávelmente parado e trancado em superfície horizontal etc. etc. (bom entendedor …)
            E por isso pode ser legítimamente considerado uma terceira via – que foi excluída

            Este tipo de afirmações e a sua refutação não ficariam mal num teste para pessoas de alto QI.

          3. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            «’Herd immunity’, also known as ‘population immunity’, is the indirect protection from an infectious disease that happens when a population is immune either through vaccination or immunity developed through previous infection. WHO supports achieving ‘herd immunity’ through vaccination, not by allowing a disease to spread through any segment of the population, as this would result in unnecessary cases and deaths.»

            https://www.who.int/news-room/q-a-detail/herd-immunity-lockdowns-and-covid-19

            Como dizes, há várias formas de se combater uma pandemia mas acredito que a sugestão da OMS em seguir a via da vacinação (não havendo provas evidentes de medicamentos preventivos) seja a mais correcta pois irá levar a uma redução dos casos e mortes. Aliado a isso, havendo menos circulação reduz o número de mutações.

            Acho incrivel que depois deste tempo todo ainda haja dúvidas que as vacinas são o meio mais seguro (clinicamente falando) de se combater pandemias

      2. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Nuno Teixeira que pandemia ? Isto ? Isto e uma brincadeira de criancas, e voces vao no conto do vigario. Sim existem mortes, sim existem contagios, sim existem sintomas, mas morrem as pessoas ? NAO. ou seja nao morrem as suficientes para isto se tornar pandemico. E ainda bem gracas a Deus. Havias de viver tu numa pandemia verdadeira e achas que as pessoas passavam a vida a passear e ir aos restaurantes, ui ui. Ficava tudo em casa com medo do virus. Mas espera o virus em casa tambem entra ou nao ? Estou na duvida!!

        1. Avatar de rui
          rui

          Pandemia? Alguma vez?
          ISto é tudo um embuste da OMS, e amigos.

          Isso de não ser uma verdadeira pandemia é se fores comparar com as anteriores onde a medicina estava mais atrasada, informação muito mais lenta, etc
          Neste momento qualquer virus que apareça é notificado com um tempo muito inferior e sao tomadas medidas para evitar que se espalhe.

          Comparar 2020/2021 com as pandemias anteriores é muito bom para justificar a tua ideia……

        2. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Não é uma pandemia? Então o que é que chamas a uma coisa que é de fácil contágio e que pode entupir os serviços de Cuidados Intensivos dos hospitais?
          Só consideras pandemia quando morre toda a gente? Se for só os velhos que se f#da?
          Só te falta comparar com a Gripe Espanhola ou a Peste Negra onde é cura era fazer sangrias.

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Nuno se entope o SNS isso e justificacao para ti de pandemia ? Andas com as definicoes todas trocadas de facto. Para mim pandemia tem de estar associado a numero de mortes elevados. Como isso nao se verifica no caso do covid entao nao e pandemia. Foi apenas alguem que se lembrou de chamar pandemia a isso e muita gente vai atras. Se nao consegues entender isso nao posso fazer nada. Ficas com a tua opiniao que eu fico com a minha. Simples assim.

          2. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Sim, pandemia não tem a ver só com mortes mas também com a capacidade de tratamento ou cura das pessoas.
            Se o teu problema é o se chamar pandemia ok chama-lhe outra coisa qualquer.
            Mas dizer que não o número de mortes não elevado? 700 mil nos EUA e 600 mil no Brasil é pouca gente? Imagino como seria sem a vacina…

          3. Avatar de rui
            rui

            Não é pandemia por causa do numero de mortes?

            Acima dos 4.5 Milhões no mundo (em 219 milhões de casos positivos). Qual é o valor que achas que se possa chamar de pandemia? 50 ? 60 Milhões? ou Mais?

            pan·de·mi·a
            (grego pandemía, -as, o povo inteiro)
            nome feminino

            Surto de uma doença com distribuição geográfica internacional muito alargada e simultânea

            Não tem a ver com os números de mortes……
            Apesar de achar que 4.5 milhões é muito.

          4. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Rui não vale a pena.. quando existem pessoas com uma inteligência tão rara que se permitem a dar os significados que querem às palavras está tudo dito lol

        3. Avatar de Sardinha Enlatada
          Sardinha Enlatada

          E nao ha duvida nenhuma isso nao e inocencia da vossa parte. E pura maldade e desinformacao. Nao adianta justificar o injustificavel, por mais voltas que deem a verdade e so essa sobre a pandemia. E o mesmo que eu dizer que a agua e composta por H2O e voces virem dizer o contrario. Ridiculo no minimo. E o que voces passam a vida a fazer aqui no forum. Melhor e mesmo deixar voces a falarem sozinhos.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      O mundo não para de girar, se calhar tens um emprego com teletrabalho, consegues proteger-te no dia a dia com alguma eficácia.
      Eventualmente não tens que prestar cuidados a pessoas mais velhas como pais e avós, provavelmente não tens nenhuma doença como a diabetes que te obriga a ter mais atenção ao exercicio fisico.
      A meu ver estás bem enquadrado e apto para aguardar pelo trabalho de bastidores e ignorar a vacina.
      Mas repara, isso é um estilo de vida que nem 10% da população tem.

      “Enganado com a vacina?”
      A vacina salvou o meu negocio no comercio local em Aveiro, a vacina permite-me visitar os meus avós na sua fase descendente da vida. A vacina permitiu ao meu avô iniciar fisioterapia após partir uma perna, e vamos ver se ainda vai a tempo.
      Sou Diabético, a vacina permite-me ter mais opções para fazer exercício e não ficar alapado no sofá enquanto engordo à espera de um AVC.

      Todos os dias olho para os números e comparo com o mesmo dia de 2020, sabes qual a principal diferença? V-A-C-I-N-A
      Quanto ao medicamento, se a entidade reguladora achar que é uma mais valia, venha ele.

      E obrigado vacina do tétano, que tanta febre e dores no braço me deste, por me teres salvo quando saltei para o chão e pisei um prego cheio de ferrugem, que me perfurou o pé 🙂

      Na próxima pandemia, se me deres 5 mil euros por mês por cada mês de pandemia, eu não tomo a vacina ;).. fico em confinamento 2 anos de pandemia

        1. Avatar de Memória
          Memória

          Só +1 ?
          Eu diria: só +1.230

          1. Avatar de rui
            rui

            ???? 1230 ???
            Tiraste este do teu chapéu ou tem algum significado oculto????

            Foste ao wikipedia???

          2. Avatar de Memória
            Memória

            É o número de novos infectados que foram detectados hoje

          3. Avatar de rui
            rui

            Memoria

            Estas a mentir!
            Foram 500

            És mesmo tecla 3….. Nem mentir sabes.

          4. Avatar de rui
            rui

            Já percebi!

            Tu tens informadores que te dizem que o governo esta a mentir e a dar números baixos……

            🙂

          5. Avatar de Memória
            Memória

            Decididamente mais que um, e isso é que queria sublinhar

            Segundo o Expresso foram terça-feira em 24 horas
            quatro mortes e 730 novos casos

            Quarta-feira em 24 horas -> ???
            Tem pouca importância a diferença (a não ser para pofetas lol)

          6. Avatar de Rui
            Rui

            Mas afinal é em 24 ou em 48 horas?
            Se fores contar a semana todas os numeros sao muito mais altos.

            Como foste apanhado na mentira, vens com conversa que mais que 1 já é grave. Pois pois!
            É conforme dá jeito.

          7. Avatar de Rui
            Rui

            Quem aumentou os números para o que lhe dava jeito pode ser chamado de profeta….LOL

    3. Avatar de rui
      rui

      Sabes a diferença entre vacina e medicamento?
      Entre prevenção e tratamento?

      São coisas diferentes.
      Se este medicamento funcionar como parece, será bem vindo.
      Só mesmo vocês é que só vêm conspiração em tudo.
      Eu tomo a vacina da gripe, e posso apanhar certo? ai faço um tratamento…..

      1. Avatar de maxim
        maxim

        Não vejo mal nenhum nas vacinas, mas não sei se se recorda que início, sempre que alguém vinha dizer que podia haver um tratamento eficaz, a hipótese era logo descartada e classificada como conspiratória à priori.

        A razão era simples: só a vacina pode prevenir, curar covid é negacionista. Acho que por causa desta abordagem agressiva muitas pessoas sentem-se enganadas e estão desconfiadas.

        Agora q tanta gente ja tem a vacina, já se dão ao luxo de permitir curas.

        1. Avatar de rui
          rui

          Maxim
          Acho que estas enganado, mas…
          A vacina é a maneira mais rápida de tentar acabar com a pandemia, dai ter se avançado para essa opção. Não te esqueças que esta doença é altamente contagiosa e conseguiu sobrecarregar vários sistemas de saúde. E ainda vamos ver o que vem ai a longo prazo (seja desta ou de outras doenças que não foram tratadas entretanto, seja por incapacidade dos hospitais seja por medo que as pessoas tinham de ir as consultas e tratamentos).
          Sempre houve tentativas de tratamento, e continua a haver moléculas em estudo.
          Basta ver os medicamentos referidos nos posts. Foram ou estão ainda em estudos.
          Se fores pesquisar, por exemplo vais ver que (se não me engano) a merk tentou fazer uma vacina e desistiu, mas no medicamento parece que esta a correr bem.
          O importante aqui (na minha modesta opinião) é que haja possibilidade de prevenção (vacinas) e tratamento (medicamento).
          A partir de ai a escolha de tomar a vacina ou um tratamento após ficar doente é da escolha de cada um (como tipo a gripe, só se vacina quem quer).
          Cumps

    4. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Sentes-te enganado por estarem a desenvolver medicamentos quando já existe a vacina? Sentes-te enganado por (ter de) usar cinto de segurança e capacete quando existem hospitais e tantos tratamentos disponíveis?
      De nada.

    5. Avatar de Memória
      Memória

      Sardinha:
      Excelente pergunta, mas o problema é que vai ser muito difícil encontrar boas e honestas respostas à pergunta “mas afinal ninguëm vê o gorila de 500 kilos no meio do quarto?” quando toda a gente faz (ou vai fazer) o possível e impossível por ignorá-lo.
      E depois ainda vamos ter de lidar com o “sindrome de estocolmo” ….

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        pior é lidar com o síndrome Dunning-kruge… que é o que acontece com Memórias Adulteradas como a tua.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          *Kruger

  15. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Ainda não se sabe a origem do vírus, se os testes foram criados antes do vírus, se o vírus foi isolado e purificado, porque há quem ainda nunca tenha sido sintomático apesar de ter estado “desprotegido” com centenas de pessoas, se a utilização do respirador hospitalar é o último meio de tratamento, porque não morrem mais loucos que utilizam meios não reconhecidos oficialmente. As respostas mais credíveis serão encontradas nos meios de comunicação subvencionados, porque só uma única verdade.

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Nem me vou dar ao trabalho de tentar ver se há alguma coerência no que estás a dizer…

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Parece que estou num jogo da playstation

  16. Avatar de Jose
    Jose

    e um medicamento para a estupidez ????? , isso é que era, e os comentários aqui colocados desciam 90%

  17. Avatar de A.F.
    A.F.

    Não sei como há malta que ainda se dá ao trabalho de vir para aqui comentar contra os covideiros, deixem-nos a falar sozinhos, o que eles querem é atenção, quem não fica muito contente é Pplware, mas não se pode ter tudo.
    Eles (covideiros) ficam com o triciclo e nós com F-16, para mais tarde “bombardear”.
    Mas cada um sabe de si, se pretendem contrariar as retóricas, be my guest.
    Sejam pacientes.

    Fui e já não volto.

    1º13562º1748

    1. Avatar de rui
      rui

      E porque os chamados “negacionistas” vêm comentar?
      Se calhar também querem atenção….
      Basta ver que em geral o primeiro post é de pessoal contra a vacina, contra o tratamento, que negam o virus, etc……
      Mal o pplware publica um artigo com a palavra Covid, lá vêm eles……

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        +1000

        1. Avatar de Memória
          Memória

          Só +1000 ?
          Eu diria: só +1.230

          1. Avatar de rui
            rui

            Mentiroso!
            Hoje foram 500 novos e não 1230.

            Nem para mentir serves…..
            Se numa coisa tão simples…

          2. Avatar de Memória
            Memória

            E em Israel (que é a situação para onde Portugal caminha)
            +2.845

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Isso mesmo.
            Os números em Portugal estão a subir em flecha!
            Basta ver desde ha 3 semanas para cá….. sempre a descer!
            Haja paciência!

            Profeta?? LOL

          4. Avatar de Rui
            Rui

            É incrível!
            Se os números sobem: as vacinas não funcionam!
            Se os números descem: isto vai subir!

          5. Avatar de Memória
            Memória

            Podemos chegar a acordo que 2.845 ou 500 são mais do que 1 e passar a outro assunto?
            Doravante vou ser mais preciso quanto a este nr. LOL

          6. Avatar de Rui
            Rui

            Memoria
            Podemos.
            Por essa logica podemos chegar a acordo que a vacina ou medicamento salvou ou vai salvar vidas ?

            Doravante antes de colocar numeros procura na net (sem ser Wikipedia).
            Isso noutro local com pessoal que não vai verificar podia ser chamado de alarmista e de deturpação por ser contra as vacinas.

  18. Avatar de Oiiiii
    Oiiiii

    Off topic
    Quando isto estiver ”terminado” alguem que faça Uma compilação Dos melhores comentarios dos ”medicos da internet” 😀