COVID-19: Há um novo Indicador de Avaliação da Pandemia (IAP)

36 Comentários

Há um novo indicador de avaliação da pandemia por COVID-19. A Ordem dos Médicos e o Instituto Superior Técnico apresentaram recentemente, um novo Indicador de Avaliação da Pandemia.

Esta ferramenta combina vários indicadores parciais para, em tempo real, ser possível ter uma perceção adequada do risco para a saúde das pessoas que a pandemia está a acarretar.

COVID-19: Há um novo Indicador de Avaliação da Pandemia (IAP)


Avaliação do estado da pandemia COVID-19

Através de um gráfico com uma escala cromática, que varia desde a atividade residual até à rutura, o indicador traduz o dia em que nos encontramos (ao nível da COVID-19) numa pontuação.

Aos 100 pontos é considerado que foi atingido o nível crítico. Este indicador permite ainda projetar onde estaríamos sem as vacinas.

COVID-19: Há um novo Indicador de Avaliação da Pandemia (IAP)

Para avaliar a atividade da pandemia por CoVID-19 é incluída a incidência e a transmissibilidade (Rt), mas com valores a apenas sete dias, e para aferir a gravidade da doença o indicador integra, também, a letalidade e os internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos.

A forma transparente, simples e flexível como os indicadores parciais são combinados permite, ainda, que o modelo seja aberto e facilmente adaptável a novas fases e variantes da pandemia com que nos venhamos a confrontar.

No site é ainda possível ver um histórico dos “alarmes” da última semana.

Indicador de Avaliação da Pandemia (IAP)

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manel
    Manel

    Este gráfico é igual aos 4 quadrados inventados pela Karen que vai via Skype falar á TV.
    Enquanto derem importância ao número de infecções que nada tem a ver com a manifestação de doença estes gráficos são lixo , perda de tempo e dinheiro.

    Palhaços covideiros . Nem para o número de vacinados olham com mais peso…

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Covideiros ? Desprezas o número de mortes diárias. Esses, para ti, são número, certo ?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Toda a gente despreza o número de mortes diárias por cancro e doenças coronárias devido a falta de tratamento em tempo útil e não só e nunca fizeram um quadro!

        Covideiros sim!

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Não não despreza. O que é desprezível é haver gente que continua a achar que nada disto existe, haver gente que não entende que com a pandemia sem controlo deixa de haver espaço em meio hospitalar para tratar todos os outros que sim existem e não são desprezados.

          1. Avatar de le me
            le me

            nada disto existe? Foi o que te disseram que essa gente pensa?

    2. Avatar de Dedo do Meio
      Dedo do Meio

      Também és especialista em youtubo ou no Trashbook?

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Queres desenvolver isso? Fizeste algum estudo?

  2. Avatar de C.S.
    C.S.

    Será que os novos indicadores também indicam no número total de infectados aqueles que já têm a vacinação completa?

    1. Avatar de Dedo do Meio
      Dedo do Meio

      os raríssimos?

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Claro. É irrelevante ter a vacinação completa ou não, infectado é infectado.

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Está indicado no numero de internados em enfermaria e nomeadamente em UCI.

  3. Avatar de Manel
    Manel

    O número de mortes diárias covid em Portugal são claro dramas pessoais, mas a nível estatísticos é irrelevante.
    Pensava que percebias isso mas ok é pedir demais.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      É comparar o ratio mortes/alarido com outras doenças e fatalidades.

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Talvez.. seja… “irrelevante a nível estatístico”… por continuarmos… com restrições… e já… pessoas… vacinadas…?…? E… se…deixarmos…isto… subir… antes….de…termos… x% pessoas vacinadas…convém… não…brincar…?

    3. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Será irrelevante quando tiveres a pandemia controlada, que claramente não está, apesar de melhor que em janeiro. É dificil entender isso ?

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Devia era arranjar maneira do efeitos secundários das vacinas serem suprimidos!! FDS!! Passado 24 horas após a toma lá veio a Janssen lixar-me!!

  5. Avatar de Manel
    Manel

    O gráfico deveria ter só os seguintes parâmetros : mortes, número de internados e UCI e dar MAIS PESO ao número de vacinados . Número de infeções e RT nada dizem como ficou provado .

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Dizes isso com base em quê? Fizeste algum estudo que contradiga os dados usados pela Ordem dos Médicos e pelo IST?

      1. Avatar de Manel
        Manel

        Sim, no youtubaro.

  6. Avatar de Manel
    Manel

    O gráfico deveria ter só os seguintes parâmetros : mortes, número de internados e UCI e dar MAIS PESO ao número de vacinados . Número de infeções e RT nada dizem como ficou provado .

  7. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    Eu também inseria a positividade, que está uma vergonha. Servia para “corrigir” a variação do nº de testes ao fim de semana.
    https://www.ecdc.europa.eu/sites/default/files/styles/is_full/public/images/2021w28_COVID19_EU_EEA_National_Positivity_Rate.png?itok=iin3thL3

  8. Avatar de TóSousa
    TóSousa

    Porra afinal temos montes de especialistas, além da Ordem dos Médios e dos cientistas que fazem estes quadros e os que vão às reuniões do Infarmed.

    Fico mais descansado com nato especialista, NOT.

  9. Avatar de pj Correia
    pj Correia

    com grafico ou sem ele é uma doença grave e mortal. um leigo como eu continua com todos os cuidados, espera pela avaliação correta da vacinação, não se sabe qual o seu potencial protetor (embora seja muito bom já haver vacinas).
    alguns pequenos sacrificios (como por exemplo almoçar com amigos) ficam para depois.
    enfim, é preciso saber lidar com a doença, sem se falar do que não se sabe.
    saúde e sorte para todos.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Boa atitude. Sem medo, seguir as indicações de quem sabe mais disto do que ninguém e não se armar em especialista de algibeira.

  10. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Não sei se será pior a pandemia de COVID ou a de “especialistas de algibeira” que todos os dias manifestam a sua opinião baseada numa mão cheia de nada. Será que se houver uma doença a afetar oliveiras, esses especialistas se convertem em especialistas em lagares de azeite? Não sei para que andam médicos e cientistas a perder tanto tempo a estudar as coisas, se estes espcialistas de algibeira parece saber mais que eles.

  11. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Voces sao e muito maricas em relacao ao covid, e o que sao. Chamar a este numero de mortes pandemia, e insultar a inteligencia de milhares de pessoas em todo o mundo.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pandemia pode começar quando se reúnem estas três condições:

      O aparecimento de uma nova doença na população;
      O agente infecta humanos, causando uma doença séria;
      O agente espalha-se fácil e sustentavelmente entre humanos.
      Uma doença ou condição, não pode ser considerada uma pandemia somente por estar difundida ou matar um grande número de pessoas; deve também ser infecciosa. Por exemplo, câncer é responsável por um número grande de mortes, mas não é considerada uma pandemia porque a doença não é contagiosa (embora certas causas de alguns tipos de câncer possam ser).”

      Se pesquisasses um bocadinho, sabias que a pandemia não tem sequer a ver com o numero de mortes, portanto os únicos que chamam “a este numero de mortes pandemia” são os especialistas de algibeira que agora proliferam, julgando-se insultados na inteligência que lhes falta.

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        ToFerreira nao percebeste o contexto esta visto. Entao nao inventes. Sempre os mesmos argumentos de bosta.

        1. Avatar de TóSousa
          TóSousa

          Sempre os mesmos especialistas da treta. Vão ver as conversas da treta de há una anos atrás…. Vocês estão lá bem retratados.

          Peça teatral criada por José Fanha e estreada no Auditório Carlos Paredes, Lisboa, em 1997. Foi encenada e interpretada por António Feio e José Pedro Gomes, com cenário e figurinos de António Jorge Gonçalves, música de Manuel Faria e desenho de luz de João Paulo Xavier. Zezé e Toni são dois amigos que encetam diálogos do quotidiano onde fazem as mais variadas considerações sobre temas como a política, o futebol, o casamento, o sexo, os seus sucessos e insucessos pessoais, ao mesmo tempo que vão reproduzindo com humor os tiques das personagens que criticam.
          Enorme sucesso de público, a peça passou depois para o Teatro Villaret e iniciou digressões pelo país, sempre com lotações esgotadas. Por esse facto, acabou por ser adaptada à televisão e à rádio, surgindo depois uma sequela – A Treta Continua – com textos de Eduardo Madeira, Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não me canso de vos chamar burros e egoístas. Não é ofensa,é opinião pessoal e não tenho nada contra o animal em questão.
      Se achas que a tua estupidez também não ofende os milhares de técnicos de saúde pelo mundo fora, então ainda está pior do que referi inicialmente.

      “pan·de·mi·a
      (grego pandemía, -as, o povo inteiro)
      nome feminino

      Surto de uma doença com distribuição geográfica internacional muito alargada e simultânea.

      “pandemia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/pandemia [consultado em 24-07-2021].”

      Seu burro…

  12. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Bom quem deve chamar-te de burro sou eu. Ninguem quer saber da definicao de pandemia para nada. Alem disso deixaste escapar um pequeno pormenor. Segundo a definicao “Surto de uma doenca” ora isso nao significa que os infectados estejam doentes, mas pronto para ti e demais para essa tua cabecinha. Dai referir que estes numeros de mortes sao uma piada seu burro. Deves ser pago por alguem para andar aqui continuadamente a espalhar desinformacao so pode. Ja agora a titulo de curiosidade tambem acreditas que o bichinho e morto com o alcool gel ? Este virus e mais psicologico que outra coisa. As mascaras e a higiene das maos e so para dar uma sensacao de seguranca as pessoas, que na verdade nao existe, e tudo ilusao porque o virus nao esta fora do corpo , mas infelizmente muita gente acredita nisso.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Acabas de provar o que eu digo: és ignorante por opção.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        E olha que conheço até enfermeiros que não querem levar a vacina por não confiarem e é perfeitamente legítimo. O teu discurso é outro nível. És mesmo grunho. Terias de voltar a nascer e ter uma nova educação e atenção que eu gostava mesmo de estar a ser irónico no que acabo de dizer.

  13. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Hugo tu realmente es mesmo comico. Com o teu discurso ficas mais preocupado em insultar as pessoas do que propriamente responder a perguntas pertinentes. Entao assim tambem nao tens moral nenhuma para falar. Nesse caso sinto-me no direito de te chamar um autentico calhau com olhos, e a minha opiniao pessoal. E olha que estou a ser justo. Devias ficar 5 anos sem ter acesso a comunicacao social para ver se nao ficas com a mente envenenada. E ficamos por aqui.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Pertinentes? LOOOL “tambem acreditas que o bichinho e morto com o alcool gel ?”
      Não me faças rir, só podes ser troll. Que básico.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Tu nem responder aqui no sítio certo és capaz já reparaste? Em vez de questionares cientistas porque não começas por questionar coisas mais básicas primeiro?