COVID-19: Criança desliga energia e cidade perde todas as vacinas

24 Comentários

Pelo mundo fora há situações insólitas e esta é uma delas! Numa cidade brasileira, uma criança de nove anos estava a brincar quando desligou um relógio. O objetivo era simplesmente apagar uma luz.

No entanto, com tal ação a criança acabou por desligar a energia que deixou de alimentar os sistemas de refrigeração das vacinas da COVID-19.

COVID-19: Criança desliga energia e cidade perde todas as vacinas


133 doses de vacinas Coronavac foram para o lixo…

Tudo aconteceu por brincadeira, mas tal ação inocente levou mesmo a que a cidade de Rio Bananal, no sudeste brasileiro, perdesse todas as vacinas da COVID-19. Quando a criança cortou a energia deixou a sede de vacinação também sem energia.

Segundo as autoridades, no início desconfiou-se que tivesse sido um ato de vandalismo, mas depois de se ver as imagens de videovigilância essa hipótese foi descartada.

COVID-19: Criança desliga energia e cidade perde todas as vacinas

De acordo com um agente da Polícia Civil Fabrício Lucindo, num vídeo partilhado pela imprensa local…

Pelo depoimento das pessoas que estiveram no local, conseguimos perceber o horário em que o relógio foi desligado. A partir daí, pelas câmaras de vigilância, percebemos que uma criança, de apenas nove anos, que estava a brincar no local, acabou subindo num banco que fica em frente ao relógio.

Curioso porque uma lâmpada vermelha estava a piscar dentro do relógio e ele [criança] acabou desligando o relógio para tentar apagá-la. Desligando o relógio e apagando a lâmpada, ele voltou com as brincadeiras novamente. Ou seja, uma brincadeira de criança inocente que acabou gerando todo esse problema.

Sobre a palavra “corona”, que estava escrita em cima do relógio, descobriu-se que foi outra criança, com 12 anos que é irmã do de 9 anos. Ela tinha escrito essa palavra há 2 semanas.

Com o corte de energia, foram para o lixo 133 doses de vacinas de Coronavac. Os imunizantes ainda estão a ser analisados para se perceber se podem ser utilizados.

 

Leia também…

COVID-19: Humidade gerada pelas máscaras pode reduzir a doença

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Ups, geradores, unidades de energia de apoio… Naaa… coisas de filmes de ficção científica

    1. Avatar de Nightingale
      Nightingale

      Os hospitais têm geradores e por motivos óbvios este tipos de coisas acontecem muito pouco frequentemente. Nas USF’s ou Centro de Saúde como lhes chamam, na maioria dos casos não existem geradores nem UPS. Espera-se que volte a eletricidade e vê-se os logs do termómetro do frigorífico no final. Se a temperatura tiver subido acima dos limite, vai quase tudo para o lixo (umas suportam temperaturas mais altas que outras). Como são relativamente raros os casos em que falha a eletricidade durante logos períodos, não há a necessidade de gastar milhares em um UPS ou gerador + a manutenção necessária. Não se abre o frigorífico para não aquecer enquanto a eletricidade não voltar. No caso de uma emergência não há problemas porque esses equipamentos têm bateria. Tirando a Glucagina, que é guardada no frigorífico e que é usada em situações de emergência muito pontuais nas unidades, a maioria não precisa de estar no frigorífico. Mesmo que esta medicação se estrague, não é nada que um catéter de grande calibre e um frasco de soro glicado nos dois braços ou nos dois pés não resolva até à chegada ao hospital. Logo não existe a necessidade de desperdiçar dinheiro nesses sistemas. É demasiado caro, quando comparado com os benefícios.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        As mordidelas de cobras também se resolvem com Glucose 5% até ir para outro hospital!

        1. Avatar de Nightingale
          Nightingale

          Aqui eu falei de USF’s, não falei de hospitais porque esses sim não podem ficar sem eletricidade. E não, nas USF’s não existem soros para picadas de cobras. Deves pensar que isto é a Austrália, não?! Até parece que em Portugal existem muitas cobras venenosas. E além disso, mesmo que fosse preciso, com a medicação de emergência que existe nas unidades, dava para estabilizar até ao hospital onde já têm esses soros. Por isso não me venhas com chico-espertismos.

  2. Avatar de A.F.
    A.F.

    Terceiro Mundo e a criança não tem culpa.
    Nã, é melhor estar calado, retiro o que disse.
    Espera, pensando melhor, a criança não tem mesmo culpa.
    (Isto sou eu a falar com os meus botões.)

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Às vezes as “brincadeiras” saiem caras. 😐

    1. Avatar de Cubano
      Cubano

      “Saiem”???
      Saem é o correcto…

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Tem razão,”Cubano”. 🙂

  4. Avatar de Lucas
    Lucas

    Tinha que ser no Brasil, vindo desse lugar, nada me surpreende kkkkkkk

    1. Avatar de JP
      JP

      Que comentário infeliz.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        MAs verdadeiro

  5. Avatar de Erielton
    Erielton

    Algo muito estranho.
    Duas semanas antes.
    A Sóposta criança de 12 anos escreve (corona).
    Exatamente no relógio que alimenta o setor aonde estava o frigorífico.
    Duas semanas depois o irmão dela vai exatamente no mesmo relógio e desliga.
    Muita coincidência.
    .
    Talves seja algo do destino mas eu não tenho abito de acreditar em papai noel

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Compreensível em crianças.

  6. Avatar de j
    j

    Azar sobre isso, que façam novas.

    Pensei melhor no caso da lentidão das vacinas em portugal, o governo está a fazer isto deve ser porque está há espera que apareça novas variantes do vírus e que venham novas vacinas para nos proteger… Quem for da lista dos últimos vai ter uma sorte do caraças!

  7. Avatar de L.Sousa
    L.Sousa

    Não percebo é como uma criança tem acesso a isto! Estes frigoríficos não deveriam estar protegidos do cidadão comum?

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      This is braziiilll

  8. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    No banana acontece isto, na república dos Bananas dão se golas anti fogo aos bombeiros, mas inflamáveis.
    Resultado? Mais uns pontos para cima nas sondagens…

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Deixe lá de ser parvo e estúpido… as golas não eram para ir combater os fogos, como as próprias pessoas confirmaram. Só as porcarias de jornalistas que temos é que chegaram à conclusão que podiam ir para uma frente de fogo, roubando uma gola a qualquer velhote que estivesse a ser levado pela GNR, para abandonar aquela zona.

  9. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Culpa foi de quem o deixou sozinho…e não lhe deu educação para saber que não deve mexer onde não é chamado.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      A culpa é sempre variável, depende sempre da perspectiva.

      Atente no seguinte, quando os EUA e Brasil estavam com a pandemia a atacar em força e nós éramos os melhores do mundo e além, a culpa era do Trump e do Bolsonaro.

      Agora que somos o país do mundo com maior taxa de infecções, a culpa já não é do governo mas do povo, que é burro…LOL

      ´Sejam bem- vindos à República Bolívariana da Europa .

      1. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Já bebeu 3000 litros de metanol certo? Ou recebeu 60 milhões de euros, que o Chega está a anunciar que vai usar para as próximas eleições e que teve uma sondagem, numa rede social, em que 183 milhões de perfis afirmaram ir votar Chega nas próximas eleições. Quando foi o André Ventura eram 471 milhões… o André Ventura ficou desiludido, pois isso daria para 57300% dos votos. Teve pouco mais de 10%.

    2. Avatar de Black
      Black

      É uma criança! São curiosos, gostam de mexer em tudo. Um sistema que tem um relógio à mão de semear? Então aquilo não é para estar fechado das mãos alheias? Ou sou só eu que tenho atenção a essas coisas?! Além do mais qualquer um pode chegar, desligar, mexer e dar-se o caso de ser electrocutado… enfim, mil e uma coisas que podem acontecer. Não houve uma alminha com 2 dedos de testa para ver que aquilo não podia estar assim! De certo que agora já devem ter protegido o relógio…

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        sim ….devem ter protegido com um post-it ……. “NÃO MEXER”