COVID-19: Apenas 0,1% das pessoas com vacinação total foi infectada…

97 Comentários

Os números da COVID-19 estão a crescer e são muitos os que questionam a eficácia da vacinação. Na verdade, as vacinas não são totalmente eficazes, mas ajudam, de forma inquestionável, que os infetados não tenham uma infeção grave.

De acordo com dados recentes, apenas 0,1% das pessoas com vacinação completa foi infectada.

COVID-19: Apenas 0,1% das pessoas com vacinação completa foi infectada...


COVID-19: 3580 infetados de um universo de quase 3 milhões

Informação avançada pela Diretora-Geral de Saúde em entrevista ao JN e TSF revela que já foram vacinadas (vacinação total) quase três milhões de pessoas em Portugal. Deste universo de pessoas vacinadas, apenas 3580 ficaram infetadas com o novo coronavírus.

Foram identificados, num total de 2.984.095 pessoas com esquema vacinal completo, e passados 14 dias sobre a segunda dose, um pequeno número de 3.580 que, mesmo assim, adoeceram

A responsável reconheceu que existem “pequenas diferenças” entre as vacinas, ao ser questionada sobre se este número tinha uma correlação direta com o tipo de fármaco administrado.

As vacinas são mais ou menos semelhantes em termos da sua efetividade. Há pequenas diferenças, no que toca às várias marcas”, disse Graça Freitas, destacando que, mesmo nas vacinas que utilizam a tecnologia MRNA, existem pequenas diferenças

COVID-19: Apenas 0,1% das pessoas com vacinação completa foi infectada...

Esta informação surge num momento em que 70% da população adulta de Portugal já foi inoculada para a COVID-19 com pelo menos uma dose. Graça Freitas admite que, em setembro, é previsível que 80% da população tenha recebido pelo menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus.

Esta previsão tem como pressuposto de que a vacinação para os menores entre os 12 e os 15 anos seja autorizada. Com um nível de imunidade que define de “bastante bom”, Portugal pode esperar uma tendência para aliviar restrições.

Leia também…

COVID-19: Terceira dose da Pfizer? Ainda não é preciso

Comentários

97

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vamos pensar
    Vamos pensar

    Infelizmente já se começa a ver que isto realmente não vai desaparecer, temos de tomar outras medidas que não seja as restrições e mais restrições.

    Veja o caso de Singapura que já vai começar a tratar o covid como uma gripe e deixar de contar casos e fazer testes.

    E apostar só na vacinação.

    https: //www.tsf.pt/mundo/zero-casos-de-covid-e-uma-utopia-e-por-isso-singapura-vai-inovar-13892177.html

    1. Avatar de LG
      LG

      Isso sempre se soube… A gripe A (ou gripe suína como foi chamada no início) é hoje responsável por 25%-35% das gripes hoje em dia… esta surgiu em 2009…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A questão é que a gripe é sazonal, a Covid-19 não. Tanto que em pleno verão tens os cuidados intensivos já preenchidos com doentes Covid-19, e não vais ter ninguém com gripe agora. O deixar de contar casos e de fazer testes não faz com que a doença desapareça, apenas faz com que a perceção da população se altere. Mas os serviços de saúde depois não deixam de receber casos graves. Num país com imensa gente ainda por vacinar, não podemos neste momento banalizar a doença. Sabe-se que nos casos não vacinados, por cada x infetados, há uma probabilidade de haver y internamentos, e z mortos.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Apenas 0.1% foi exposta ao vírus …lol estes estudos são muito bons 🙂

    Mesma coisa que dizer que mais de 90% dos portugueses sem vacina nunca ficaram infectados.

    1. Avatar de Cláudio Andrade
      Cláudio Andrade

      quando se fala sem saber… não é so em portugal, é igual nos paises onde ja foi atingida a imunidade de grupo…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Aquilo que os dados indicam não é isso. 0,1% do total de casos, é que são de pessoas já previamente vacinadas. Obviamente que não foi testada toda a população portuguesa. Mas estes dados são animadores, e atestam a eficácia da vacinação.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Haha nem mais, a estatística é lixada

    4. Avatar de eu2
      eu2

      Para isso serviram os ensaios da vacina com grupo vacinado e grupo com placebo. Estas são contas de guardanapo, sem rigor

  3. Avatar de Str
    Str

    Fui um deles, alegadamente

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Alegadamente porquê?

      1. Avatar de Str
        Str

        Fiz um teste PCR numa segunda feira, terça feira ao fim do dia informaram-me que estava positivo. Na quarta feira de manhã fiz novo PCR e testei negativo, na segunda feira a seguir novo teste negativo. A pessoa que vive comigo sempre negativa, colegas de trabalho todos negativos, até uma colega de trabalho que no dia do teste passou o dia comigo dentro de um carro para trás e para frente também testou negativo. Daí o alegadamente. Acho que no meu caso foi um falso positivo, mas assim que se cai no sistema dificilmente sais de lá…Tanto que apesar dos dois testes negativos tive que cumprir as duas semanas de isolamento, foi um inferno é horrível.

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Ora aí está. Em cada três testes um é positivo. É como as raspadinhas uma em cada três tem prémio.

          1. Avatar de João
            João

            “Em cada três testes um é positivo” é com cada pérola que se lê por aqui, lol.

        2. Avatar de C.S.
          C.S.

          Nem percebes a ironia, nem sabes fazer contas.
          Saberás ler por acaso?

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          Meio chato realmente….

  4. Avatar de ToZe
    ToZe

    Mais uma vez declarações ridículas, pois “De acordo com dados recentes, apenas 0,1% das pessoas com vacinação completa foi infectada.” Agora só devia dizer que para chegarem a essa percentagem usaram o número de casos totais desde o início da pandemia o que não me parece de todo correcto.
    Não deviam antes comparar o número de casos no mesmo período?
    Isto é, contarem apenas os total de casos desde que apareceu a primeira pessoa totalmente inoculada infectada.

    1. Avatar de Vítor M.

      Só especialistas. Portugal está bem equipado com experts anónimos.

      1. Avatar de Vitor Tavares
        Vitor Tavares

        Estou quase “farto” de escrever isso aqui…somos um País de “especialistas” em tudo e começo a ficar convencido que Portugal é o único País no Mundo em que os recém-nascidos já “aparecem” com uma qualquer licenciatura! Por isso “gosto” muito de escutar o Nuno Rogeiro na SIC…é “especialista” em tudo desde politica no Médio Oriente,perito em armamento utilizado na guerra seja em terra ou cibernética,especialista em astronomia,critico da técnicas futebolísticas utilizadas nos relvados,etc! Mas existem mais além dele…fora alguns dos que comentam aqui no Pplware que são os mais “especialistas” dos especialistas!

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Esse Nuno Rogeiro já devia era estar num lar de terceira idade.

      2. Avatar de ToZe
        ToZe

        Sr Vítor, não sou nenhum especialista nem nada que se pareça agora convínhamos que o que número que é lançado é ridículo, e na minha opinião, é. Como a última vez que vi, ainda estamos num país onde, de momento, ainda posso ter opinião apenas a expressei, quer concorde ou não penso que ainda o posso fazer, certo?
        Voltando ao meu comentário e opinião, além de não fazer sentido a meu ver, a declaração também não ajuda “na campanha da vacinação”. Se querem causar boa impressão e mentir por mentir não fazia mais sentido dizerem qualquer coisa como “apenas 0,1% das pessoas com vacinação completa foi infectada é todos tiveram sintomas ligeiros”.
        Já agora se acha que sou um especialista, diga lá onde é que este governo já o foi? Estou certo que ainda se lembra de grandes declarações como não recomendamos o uso de máscara ou fechamos o país agora para podermos ter natal.
        Grandes especialistas e pessoas com capacidade realmente…
        Sabe o que fazem lembrar? Aquela história do menino e do lobo falam falam mas na realidade não fazem nada, apenas fazem medidas para os outros cumprirem…

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Hoje em dia ter opinião dá nisso, se não concordas dizem logo que és do Chega, que acreditas que a terra é plana e que as vacinas têm chip

          1. Avatar de ToZe
            ToZe

            Pois… já percebi que o facto de pensarmos por nós é claramente um problema…

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claramente ToZe. É por isso que existe um sistema de ensino e formas correctas de fazer as coisas, não é estar sentado no sofá a mandar bitaites depois de as coisas acontecerem.
            Podes pensar pela tua própria cabeça mas pelo que escreveste mais valia teres estado a dormir. Querias que recomendassem as máscaras logo no inicio? E quê? Havia máscaras para 1 em cada 20 pessoas? Grande ideia que tiveste. Ia ser um sucesso.
            Quem esteve na linha da frente desde o início sempre usou máscara. Vá, pensa lá pela tua própria cabeça.

          3. Avatar de ToZe
            ToZe

            Penso que tinhas “ganho” mais se antes de escreveres tivesses lido o meu comentário que está em baixo…
            Não obstante, e como criativos que os tugas são, penso que uma máscara de pano já evitava muita coisa, ou não te parece? E até impulsionava a economia.
            Mas tu és claramente mais culto que eu, concordas com todas as tretas que de dizem na tv?

        2. Avatar de Pe@ce
          Pe@ce

          Prognósticos só no fim do jogo. Depois das coisas acontecerem é fácil criticar, já o tomar medidas antecipadamente é difícil. Quando fazem é porque fazem e não era preciso e estão matar a economia e o catano, se não fazem deviam ter feito. Façam melhor, se não sabem fazer não critiquem.

          1. Avatar de ToZe
            ToZe

            Se me conhecesse sabia que uso máscara em qualquer local público fechado desde Março de 2020 e sim nessa altura falavam de mim porque segundo as organizações mundiais não recomendavam. Já viu se tivesse antes “adivinhado” o Euromilhões?
            Há coisas que basta pensarem, ora vejamos, é um vírus, transmite-se pelo ar, o que fazer? Desculpe mas a mim pareceu-me óbvio…

        3. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Isso do não recomendar o uso de máscara, foram diretrizes da OMS. Os países que fazem parte da OMS devem seguir os conselhos dessa organização. Neste caso, o erro grave foi da OMS.

          1. Avatar de ToZe
            ToZe

            E de quem não teve cabeça para pensar, mas é apenas a minha opinião como disse anteriormente.

        4. Avatar de Rafilda
          Rafilda

          Calma que o cancro M já te vai chamar cancro da sociedade.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Já tentaste perceber porque ninguém te responde?

    2. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Convém tb aprenderes a fazer contas. Se fizeres a relação entre o numero de vacinados infectados pelo numero de vacinados dará à volta de 0.12%. É disso que fala acima.
      É claro que isto é estatística, que é excelente para mostrar aquilo que queremos. Faltam ali vários dados importantes para perceber a efetividade da vacina ou o quão protegidos estamos. Mas os números estão corretos.

      1. Avatar de ToZe
        ToZe

        Duas coisas super simples a meu ver, não fiz nenhum comentário para ofender ninguém e muito menos disse que sabia ou fiz qualquer tipo de contas.
        Apenas estava a tentar dizer que o número é baixo e que a explicação seria por terem usado o número de casos total desde o início da pandemia o que não me parece correcto.
        Agora, não acha mais proveitoso para a população em geral dizerem que são dados usados e não “mandarem números ao ar” para fazer propaganda?

  5. Avatar de º-º
    º-º

    Que estudo da treta.
    Se essas 3 milhões de pessoas tivessem expostas ao vírus é só 3500 adoeceram tudo bem, agora sem sabendo quantas pessoas tiveram expostas ao vírus esse estudo vale 0.
    Na minha opinião não estava à espera de um número tão elevado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Teve de mostrar o teu. Há cada um!!!!

      1. Avatar de Vítor M.

        Hein? Misturai mais gelo, está muito forte a cena. Uns falam de alhos, outros respondem bugalhos. Fala-se na beira da estrada, outros respondem com a estrada da beira. Tudo queimado.

        Vacinem-se, deixem de ser tolos. Máscara em locais público, distanciamento responsável e não facilitem. O resto é o resto e por mais que os doidos digam que é uma gripezinha, ou que a vacina implanta-lhes um chip no cérebro, o mundo só volta a ter uma normalidade relativamente normal, quando a vacina estiver a fazer efeito em todo o planeta.

        Apesar de haver políticas turvas, movimentações suspeitas, decisões idiotas, não há outro caminho se não a vacinação. Podem criar as teorias de conspiração quer entenderem, mas não há volta a dar. A globalização e as diferentes culturas e a forma como se protegem em termos de saúde pública, mais tarde ou mais cedo farão novo surtos aparecer e sem vacina, passa de surto a pandemia.

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      concordo que a forma como fazem esta pseudo-análise é ridícula, mas achar que o número é elevado não é muito menos ridículo. Por 2 motivos:
      1) a vacina não é uma garantia de que uma pessoa não é infectada, o objectivo principal da vacina é que o sistema imunitário seja capaz de responder rapidamente evitando que se desenvolva os sintomas da doença quando se é infectado.
      2) Só nas últimas 2 semanas houve quase 34 mil novos infectados no total. 3600 infectados vacinados em 6 meses implicará menos de 10% dos casos nestas semanas, quando neste período o número de vacinados representou cerca de 31 a 38% da população. Ou seja, fazendo contas por alto, as pessoas vacinadas tiveram cerca de menos 70% de probabilidade de ser infectadas, comparando com as não vacinadas. Diria que isso é um ganho considerável.

    3. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Não te atrevas a duvidar do estudo que o cancro M postou!!! Maldito!!

  6. Avatar de João
    João

    Não quer dizer que todos dos totalmente vacinados estiveram posteriormente em contacto com o vírus. Pode, por exemplo, 1% destes elementos, totalmente vacinados, ter contacto com o vírus, e daí então dizer-se que 10% ficaram infectados. Ou 2% em contacto com o vírus e 5% ficaram infectados. E podem muito bem muitos dos totalmente vacinados, terem ficado infectados e assintomáticos e não se saber de nada. É um bocado subjectivo.

  7. Avatar de ACS
    ACS

    As vacinas são 95% eficazes na teoria por isso será normal alguns com a vacina serem infetados na mesma. Ainda assim, se forem infetados devem ter sintomas mais leves porque o corpo já tem algumas defesas.

    1. Avatar de scp
      scp

      Exato, estamos no bom caminho. É continuar.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Então quer dizer que em setembro já podemos andar sem máscara, sem distanciamento e sem “passaportes” digitais.
        Viva Portugal!
        Era bom que se pudesse acreditar nestes “especialistas” e políticos.
        Enfim, acredita quem quer…

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Nao são eficazes contra transmissibilidade, apanhas sempre o vírus, vacinado ou não é igual.

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        Isso não é correcto! Transmissibilidade é uma coisa, ser infectado é outra.
        A vacina não garante que as pessoas não possam ser infectadas, mas pode para muita gente reduzir a infecção ao ponto de nem ser detectada em análises. Com isso podemos reduzir a transmissibilidade, já que haverá menos pessoas com carga viral para contagiar outras.

      2. Avatar de Ze das Quintas
        Ze das Quintas

        Ouvi dizer que isso não é verdade, que reduz a transmissibilidade, não vamos banalizar, não queres tomar a vacina não tomes, contribui para a estupidez de negacionismo que já não posso ouvir!

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Diminui a transmissibilidade, mas ninguém quer que por causa disso andes por aí sem cuidados, porque isto ainda não acabou, não há garantias nenhumas; só quando a grande maioria estiver vacinada e os números darem a sensação de estarem controlados durante algum tempo e preferencialmente no mundo todo em vez de apenas nalguns lugares, é que o fim da pandemia se torna oficial (isto é a minha opinião).

  8. Avatar de O que sera, sera
    O que sera, sera

    E qual e a percentagem de pessoas que contrairam COVID e percentagem dos que morreram?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A nível mundial, cerca de 2,17% do total de casos. é o que os dados obtidos apontam.

  9. Avatar de manuel
    manuel

    Parabéns, por referirem a notícia do JN e TSF, porque se lessem a notícia da SIC não dava para entender se 0,1 era do total dos vacinados ou dos infetados…

  10. Avatar de Naopossodizer
    Naopossodizer

    Algo estranho se passa nesses estudo, eu conheço 1 casal com vacinação completa que ficou infectado. Os dois têm vacinas diferentes.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Secalhar.. não sei se estou a pensar bem.. talvez.. não sei.. façam parte desse 0,1 %? Não sei se é estranho..

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Já tinham 14 dias após a vacinação completa? É que a eficácia das vacinas foi aferida desse modo.

      1. Avatar de naopossodizer
        naopossodizer

        sim, um deles meses.
        A probabilidade de ambos apanharem nao bate nos 0.1, um deles teve muito mal, mas neste caso aposto mais na vacina….jonson é a mais fraquinha

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          0,1 não é uma probabilidade, é apenas uma caracterização do número de casos entre vacinados totais.
          E há que dizer, se alguém vive com outra pessoa infectada que desenvolve sintomas, a probabilidade de ficar infectada é significativa. Mesmo com a vacina não se pode ignorar.

  11. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Este vírus ainda vai ter uma mutação ainda mais perigosa que vai fazer as atuais parecerem algo leve!! Só espero estar errado mas se for o que eu estou a pensar o numero de mortes vai ser de 60% da população mundial 🙁

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Isto num mês 🙁

      1. Avatar de Luis Rosalino
        Luis Rosalino

        Esta tudo bem Samuel? Precisa de ajuda?
        Psicologa Clínica -> http://www.deboramonteiro.pt/

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          O covid atacou-lhe o cérebro. Não é dessa ajuda que ele precisa.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Olha o tipo que teima e não apresenta provas =)) Não preciso dessas!! A mutação que falava é a mutação em que a vacina deixa de funcionar 🙁

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Onde é que pode encontrar essas contas / estudo onde diz que vão morrer 6 milhões de portugueses num único mês? Ou 200 mil pessoas por dia.
        A nível mundial estamos a falar de 4.5 mil milhões ou o equivalente à população dos USA em 2 dias.
        Era interessante ver esse estudo

      3. Avatar de Luís
        Luís

        Num mês? Eu diria em 15 dias… QUINJEEEEEEEEEEEEEE

    2. Avatar de Ze das Quintas
      Ze das Quintas

      Não te preocupes se o virus ficar mais mortal, se ficar vai desaparecer mais rápido, até agora o que tem acontecido é ter ficado cada vez mais contagioso que é o grande problema, por isso é que é preciso que toda a gente fique vacinada para o mesmo não se poder expandir

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Mas qual vírus? Estás a falar do vírus ou da variante? Ou Estás a falar da variante da variante? E Estás a vacinar para qual delas?
        Organiza-te

  12. Avatar de Alibo
    Alibo

    Quando ativarem o 5g em portugal e que vamos ver o que realmente acontece aos vacinados. Infelizmente serao apenas marionetas a obedecer ao governo remotamente por 5g com chip implementado

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      E se o chip 5g não for implementado mas sim incorporado, como é que funciona?

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Tenho pena do meu OnePlus só ter 4G.. será que eu consigo apanhar na mesma? Assim poupava em dados móveis

      2. Avatar de asdasa
        asdasa

        Porque achas que o 5g ainda nao chegou a portugal? Porque so funciona em paises com 50% de vacinados ou mais. O 5G foi criado para controlar pessoas, o proprio G vem de God ou seja Deus.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Então porque é que não começaram a controlar logo no 2G , 3G ou mesmo 4G? É por o 5 ser mais poderoso? podiam ter esperado pelo 7G, já que o 7 é número divino..

          1. Avatar de asdasa
            asdasa

            o 2G, o 3G tambem controlava mas de outra forma porque a tecnologia nao era madura o suficiente. Repara que a internet e os telemoveis foram criados para controlar a vida das pessoas, basta teres um smartphone no bolso para saberem tudo sobre ti mesmo que desligues a internet. So agora acordaste?

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Certo.. então o que é que estás aqui a fazer? Devias viver numa cabana no meio do monte e só ter no máximo tv por satélite e não ter qualquer aparelho que te possa colocar na rede.

            Espero que pelo menos não sejas daqueles que fica chateado porque a vacina e os testes é uma afronta contra os dados pessoas e depois põem toda a vida no facebook e instala todo o tipo de porcaria no telemóvel.. esses são os melhores!

    2. Avatar de Darkny
      Darkny

      Eu tenho incentivado os meus colegas todos a se vacinarem! Assim tenho sempre máximo de sinal de 5G. Já estão antenas completas aqueles gajos!

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Se os puseres todos de mão dada ficas com uma central eléctrica.

    3. Avatar de João
      João

      Quando activarem o 5G em Portugal, já vai ser o Covid-50.

  13. Avatar de scp
    scp

    Mesmo não morrendo não quero apanhar a doença. Por isso é bom que se minimize ao máximo o risco de ficar infetado e com sintomas.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Eu acho que devias reduzir ao mínimo o risco de morreres das milhões de doenças que existe no nosso planeta, fecha-te em casa e não saias pode ser? Ah espera, sem saíres de casa é ainda pior porque o teu sistema baixa as defesas.. santa ignorância

      1. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        LOOL sim porque espera.. todas as doenças existentes realmente são transmissíveis facilmente.. é como o outro dizia.. até o HIV é transmitido por comida e por suor . só rir

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Quem falou em HIV? Comes merd* as colheres ou és só assim? Queres ver que só o covid é que é transmissível facilmente pelo ar? .. morre diariamente em Portugal perto de 300 pessoas, das quais 5-8 são covid, vamos fechar todos em casa por 0.02 de mortes por covid??

        2. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          É possível comer? Gostaste? Prefiro deixar essa experiência de lado e todo a panela para ti..

          https://expresso.pt/coronavirus/2021-01-31-Covid-19-o-tragico-mes-de-Janeiro-45-das-mortes-43-dos-casos-subida-de-136-de-internados-e-de-78-em-intensivos

          E isto? É fake news não é? Quando dessas 300 pessoas (números teus) 60% eram de covid já não interessa falar certo?

          Agora que a população com risco maior de morrer ou entupir o SNS já está praticamente toda vacinada como é óbvio reduziu as mortes e os internados. Vires distorcer os dados e omitires o pequeno facto de só estarmos a reduzir agora o nº de mortes devido à vacinação e gozares com quem não quer apanhar a doença diz tudo.. onde é que andavas em Janeiro?

        3. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Santa Ignorância foi o que levou a pessoas como tu a dizerem que o HIV é transmissível por suores.. é o grande conhecimento científico que possuem LOL

        4. Avatar de Vítor M.

          Vês, basta escreveres um comentário sem insultar o destinatário, que tudo funciona 😉 com educação, tu podes na mesma passar a tua mensagem. 🙂

        5. Avatar de João
          João

          O ano de 2020 foi o ano de maior mortalidade desde a década de 60 (ano do primeiro registo) em Portugal de acordo com os dados da PORDATA, e este número deixou de fora o pico da pandemia que começou no Natal (veremos como vai ser este ano).

          De acordo com os dados do SICO desde 2009 (não há dados anteriores) o recorde de mortos num só dia foi atingido em Janeiro deste ano, quase duplicando o anterior.

          Só alguns dados para ajudar a esclarecer a malta.

        6. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Manda esse relatório, pelo menos provas que alguma coisa do que estás a dizer é verdadeiro.

          Tu dizes que já houve pânico e não sei mais o quê com gripes outros anos. Ok, certo, nada a dizer, mas isto tudo SEM MEDIDAS. Com medidas achas que teriam acontecido esses números e pânico?

          Este ano COM MEDIDAS houve pânico, imagina se não houvesse qualquer medida.. como é que achas que seria?

          Haver anos piores? Duvido, podes dizer que houve meses piores, agora num ano e 4 meses tens 17 mil pessoas mortas por COVID (mesmo que queiras tirar algumas que dizes que foram associadas a COVID só porque sim) manda-me um relatório onde num ano e 4 meses tenham morrido mais de 17 mil pessoas em Portugal. Pf.

          E toma um calmante que estás muito nervoso, as pessoas que sabem que tem razão normalmente não ficam tão alteradas.

  14. Avatar de art
    art

    Números sem significado , mais parecem que estão desesperados para provar a eficácia das vacinas, nem que tenham de enganar as pessoas . Esta senhora , Graça Freitas , parece sugerir que a eficácia das vacinas é de 99,9 por cento …nem os próprios fabricantes são tão optimistas 🙂 . Ficar infectado não é o mesmo que adoecer…depois para ser uma amostra com valor , tinha de ser feito um acompanhamento real , duns milhares de pessoas vacinadas , testando-as de tempos a tempos até para saber a eficácia das vacinas …. como a maioria dos vacinados são pessoas de idade , e sabendo que essas pessoas , são no geral , mais isoladas e mais cuidadosos , muitos estão isolados em lares , é muito natural que apresentem números baixos de infeção , devido ao isolamento a que estão sujeitos . Acredito mais nos números dos números de Israel , que fala em eficácia da Pfizer de cerca de 64 por cento , logo 100-64 = 36 …daí a Pfizer falar na terceira dose.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      ahahahahahah em lares não se vai saber que foram infetados? Que frase tão ridícula

      https://www.publico.pt/2021/07/07/sociedade/noticia/covid19-lar-matosinhos-42-pessoas-infectadas-vacinadas-1969459

      Olha aqui a eficácia foi a 100 % em termos de casos graves e mesmo em casos ligeiros parece teve sucesso..

      “Os infetados neste lar, no distrito do Porto, estão “todos bem”, estando “sem sintomas ou sintomas ligeiros”, disse José Pedro Rodrigues.”

      Ups.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Tivesses tu preso num lar há 17 meses, sem um abraço dos filhos, sem o convivio dos netos e sem qualquer contacto humano que eu queria ver se dizias que estava tudo bem.
        Deixa de ser ridículo.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Ridículo? Ridículo e extremamente parvo e idiota é uma pessoa que inventa coisas. mas depois dos suores já devia estar à espera.

          Onde é que eu sequer disse que estava tudo bem? PF diz-me.

      2. Avatar de art
        art

        em lares não se vai saber que foram infetados? …a frase é tua , não é minha , e tu próprio dizes que é ridícula….Portanto ficamos a saber que te achas ridículo…..lê melhor a tua própria notícia , funcionários não vacinados , transmitiram a doença aos utentes , mas estão todos sem problemas ….quando fores capaz de entender português…..e de raciocinar avisa….

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          “como a maioria dos vacinados são pessoas de idade , e sabendo que essas pessoas , são no geral , mais isoladas e mais cuidadosos , muitos estão isolados em lares , é muito natural que apresentem números baixos de infeção , devido ao isolamento a que estão sujeitos ”

          Aqui tiveste um exemplo de 27 utentes que foram contaminados e não sem problemas graves e algumas com sintomas ligeiras. Portanto a vacina foi eficaz numa % bem acima dos tais 64 %.

  15. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    Se isso fosse sequer verdade só teriam morrido 420 pessoas em Portugal…

    1. Avatar de João
      João

      Já aumentou. Aqui há uns tempos alguns iluminados andavam a dizer que só tinham morrido 150 pessoas de covid em Portugal porque nem um relatório sabem ler.

  16. Avatar de Vanadu
    Vanadu

    Não vou comentar os números. Mas comento o que a Srª diz. Que credibilidade tem? Já disse tanta coisa que depois teve de desmentir. Se ela sente que as pessoas se devem vacinar, que apele á vacinação e faz todo o sentido, agora que não venha dourar a pílula.

  17. Avatar de Ze das Quintas
    Ze das Quintas

    Cada vez discordo mais desse comentário, pois se o virus fosse mais mortal já tinha desaparecido, é simplesmente uma tempestade perfeita este virus

  18. Avatar de Zézé
    Zézé

    Autorização para andar no Cais do Sodré a roçar nas bifas e acabar a noite a lamber o lancil é que nada ……

  19. Avatar de Chalupa pela verdade
    Chalupa pela verdade

    “como a maioria dos vacinados são pessoas de idade , e sabendo que essas pessoas , são no geral , mais isoladas e mais cuidadosos , muitos estão isolados em lares , é muito natural que apresentem números baixos de infeção , devido ao isolamento a que estão sujeitos ”

    Aqui tiveste um exemplo de 27 utentes que foram contaminados e sem problemas graves e algumas com sintomas ligeiros. Portanto a vacina foi eficaz numa % bem acima dos tais 64 %.

  20. Avatar de Paulo Machado
    Paulo Machado

    É preciso ter pontaria. Os amigos dos meus pais estão no hospital internados. Quatro casais idosos que receberam os filhos e netos e caíram de cama passar 7 dias. Pois , eles pertencem aos 0.1%. As duas doses não os safaram de contrair o covid.

    1. Avatar de naopossodizer
      naopossodizer

      foi o que disse mais a cima, conheço 1 casal assim. 1 deles muito mal.
      Com base nisto acho que o certificado de covid uma palhacada, quem tem vacina pode estar doente e passar o virus, quem tiver no restaurante sem vacina mas com teste feito pode apanhar da pessoa com vacina

      1. Avatar de Vítor M.

        Por isso é importante ter a vacina.