COVID-19: 2º dose da Janssen 8 meses após a primeira? J&J diz que sim

151 Comentários

Tomou a vacina da Janssen? No âmbito da COVID-19 muito se tem falado em doses de reforço. As opiniões divergem, enquanto as farmacêuticas têm vindo a desenvolver estudos para perceber a eficácia de uma dose adicional.

Recentemente a J&J confirmou a eficácia de uma dose de reforço de vacina da Janssen de toma única.

COVID-19: 2º dose da Janssen oito meses após a primeira? J&J diz que sim


Dose de reforço da Janssen reforça quantidade de anticorpos

O grupo empresarial Johnson & Johnson, através do seu ramo farmacêutico Janssen, anunciou hoje que uma dose de reforço da sua vacina de toma única da COVID-19 é eficaz a aumentar a imunidade contra o coronavírus SARS-CoV-2. De acordo com comunicado emitido a Johnson & Johnson refere que a dose de reforço…

gera um aumento rápido e robusto em anticorpos que se ligam à espícula [do vírus], nove vezes superior ao que acontece 28 dias após a vacinação de dose única

COVID-19: 2º dose da Janssen oito meses após a primeira? J&J diz que sim

Estes resultados intermédios hoje divulgados foram verificados “em participantes com idades entre os 18 e os 55 anos e em pessoas com 65 anos ou mais que receberam uma dose de reforço mais baixa da Janssen”, refere a empresa.

Uma dose única da vacina da Janssen para a COVID-19 gera respostas imunitárias fortes e duráveis até oito meses. Com estes novos dados, também verificamos que uma dose de reforço aumenta a resposta de anticorpos entre participantes dos estudos que já tinham recebido a nossa vacina

O próximo passo será “discutir com as autoridades de saúde pública uma estratégia potencial para doses de reforço a tomar oito meses ou mais tempo após a vacinação com a dose única”.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.658 pessoas e foram contabilizados 1.022.807 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Comentários

151

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SP
    SP

    “Juiz entrega denúncia contra políticos por crimes conta a humanidade.

    Foi entregue hoje, dia 25 de agosto de 2021 na Procuradoria Geral da República em Lisboa (Portugal) uma denúncia por crimes contra a humanidade, visando o presidente da república, o primeiro-ministro e demais membros do atual governo de Portugal”

    https://www.oevento.pt/2021/08/25/juiz-entrega-queixa-contra-politicos-por-crimes-contra-a-humanidade/

    1. Avatar de HOS
      HOS

      Vamos aguardar e ver no que vai dar.

    2. Avatar de Utilizador de Mint
      Utilizador de Mint

      Isto serve para abrir o olho? aquele esconde o sitio onde o sol não brilha?

    3. Avatar de Costa
      Costa

      Boa Sr dr. Juiz… No seu juízo, não devem haver muitos processos parados

    4. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Parei de ler ao chegar ao “juristas pela verdade”.

    5. Avatar de Adeus
      Adeus

      É muito triste esta ignorância…muitos sofreram para combater uma triste realidade e depois vêm estes negacionistas com parvoíces. O que vale é que não existe muita gente a levar estes a sério.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        A estas pessoas devia ser negado o auxilio caso estivessem infetados.

        1. Avatar de Michael
          Michael

          Comentário mais mesquinho e nojento da sua parte.

          1. Avatar de Adeus
            Adeus

            Mesquinho não. Conheço uma pessoa que sofreu com as consequências por outros valorizarem mais a liberdade do que a saúde quando estávamos em estado de emergência.

          2. Avatar de Filipe
            Filipe

            Quando se deitam numa cama de cuidados intensivos depois de dizerem que isto “é tudo uma fraude” bem choram!

        2. Avatar de Mike
          Mike

          Terá você a noção que mais de 90% (portanto a esmagora maioria) dos infectados não necessitade qualquer auxílio? No máximo um ben-u-ron.

          Por outro lado foi retirado auxílio a quem muito necessita dele devido ao covid. Refiro-me a doentes oncológicos.

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            E acha que quem está no hospital são pessoas que não necessitam de cuidados? Que existem pessoas que apenas com um ben-u-ron ficavam bem e vão para o hospital ser internados para lhes darem ben-u-ron de 8 em 8 horas? lol

          2. Avatar de Mike
            Mike

            @Chalupa pela verdade
            Compreendo a sua dificuldade de interpretação de texto e cálculos, mas vou simplificar.

            Mais de 90%, (mais de 90 pessoas em cada 10) dos infectados não apresenta sintomas ou necessita de cuitados hospitalares.
            Os números (internados e óbitos) são idênticos aos de gripe e pneumonia de anos anteriores. Os de infectados é impossível saber mas também não interessa.

            Como deixou de existir gripe e pneumonia, qual o alarido já que ns substituíram os outros ao invés de somarem?

          3. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Ora bem, pior que supostamente não saber fazer cálculos é não saber ler dados:

            3 mil pessoas morreram da gripe no inverno de 2019 vs 10 mil de covid inverno 2020 ( considerar inverno de 01/11 até 31/01 para ser teu amigo).

            Realmente quando x = 3y são números iguais só falta colocar um 3 atrás e dá o mesmo.

            Dá-me pena ver tanta ignorância.

            https://news.google.com/covid19/map?hl=pt-PT&mid=%2Fm%2F05r4w&gl=PT&ceid=PT%3Apt-150

            https://www.dn.pt/vida-e-futuro/mais-de-3-mil-pessoas-terao-morrido-devido-a-gripe-em-portugal-no-ultimo-inverno-11396230.html

          4. Avatar de Adeus
            Adeus

            Sabe quantas pessoas representam 10%? O suficiente para encher os hospitais o que significa que os doentes oncológicos ficam sem auxílio. Deixe o assunto para os profissionais.

          5. Avatar de Mike
            Mike

            @Adeus
            Tem então de perguntar aos profissionais porque não houve todo este alarido em 2015/2016, já que a matemática diz que deveria haver.

            Aproveite e pergunte também porque no meio de tanto “caos” não pediram ajuda aos privados.

            No seguimento aproveite e pergunte porque houve (e vai haver) falta de tudo (camas, consultas, cirurgias, tratamentos, etc…) nos anos antes de covid, já que para si e para os desgovernantes o covid tranformou um SNS maravilhoso num inferno.

            Vocês têm a SIC e o PS entranhados nos miolos e esquecem o passado.

    6. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      Essa noticia foi divulgada na televisao ? Aposto que nao. Porque sera ? 😀

      1. Avatar de Adeus
        Adeus

        Passou na televisão. O seu comentário ajuda em que? A criar mais terias da conspiração? Foi o costa que pagou à comunicação social foi? Tenham juízo

      2. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        bela altura para estar calado 😀 só mais uma de muitas

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ele não vê noticiários. É tudo mentira lolol burro burro burro

    7. Avatar de Filipe
      Filipe

      Ler as mentiras que os negacionistas dizem a si próprios enche-me de rir. Têm o boletim de vacinas em dia, depois de em muitas delas nem existir qualquer prova que tenham efeito, mas foram tomá-las todas porque sem isso eram impedidos de ter um contrato de trabalho, de frequentar um ciclo de ensino numa escola, etc etc etc. E agora com a da covid é que existem problemas? Abram os olhos de uma vez, vacinem-se e deixem-se de palhaçadas. As camas dos cuidados intensivos são precisas para outras coisas. Não são apenas para vocês que acham que isto é tudo uma farsa, mas assim que ficam contaminados vão colocar stories no instagram a dizerem que estão muito mal. E depois fotos entubados.

    8. Avatar de art
      art

      Não me parece que este senhor juiz diga coisas muito acertadas , mas….que em Portugal há uma espécie de tirania das ideias oficiais sobre esta doença , para criar um clima de medo na população em geral e um sentimento de culpa entre não vacinados , lá isso existe…Basta ver o caso holandês , nas bancadas do jogo com o Benfica ninguém usava máscara . A Holanda e a Suécia têm menos vacinados em percentagem do que Portugal , e no entanto têm menos mortos e menos infetados …há ciclos naturais da doença que temos de percorrer , vacinados ou não e pensar que com estas vacinas vamos quase acabar com a doença , só na cabeça dos inocentes , ia dizer tolinhos… O uso das máscaras ao ar livre é ainda mais insignificante para a covid .

  2. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Venha de lá a segunda dose… Mais vale uma segunda dose que pertencer ao grupos de estúpidos anti vacinas.

    1. Avatar de Honorato
      Honorato

      Diziam que era dose única agora já iremos ter de tomar a 2 dose. Prontos lá vamos ter de ficar com febre novamente e dores pela reacção a vacina. A j&j querem ganhar dinheiro não querem ficar atrás das outras

      1. Avatar de Mike
        Mike

        “Vamos”? Terá você noção de que a esmagadora maioria não tem efeitos secundários após toma da vacina.

        Incrível a deturpação matemática de ambas as partes, digo “negacionistas” e “crentes fiéis á tv”.
        Ambos conseguem de excepções fazerem generalidades ignorante o mais importante, números.
        Por um lado temos os “crentes fiéis” que nas suas palavras todos os infectados passam bastante mal ou morrem, por outro temos os “negacionistas” que nas suas palavras todos os que levarem a vacina vão passar mal ou morrer.

        Curioso também é a gripe e pneumonia terem sido reduzidos em 99% na europa, e também curioso é os números destas doenças andarem muito próximos dos números de covud-19 na europa. Refiro-me a fatalidades, pois não são efectuadas estatístas de infectados com gripe.
        É das máscaras dizem, mas mesmo que seja, porque as máscaras só resultaram em grande redução na gripe e pneumonia?

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Acho que ninguém diz que todos os infetados vão passar mal, só se forem burros. Vão passar uma percentagem pequena, que caso aconteça encher os hospitais como aconteceu vai aumentar porque as pessoas não vão poder ter assistência. Faça as contas para perceber quanta população é 5% (por exemplo) de Portugal e veja se temos camas suficientes para isso nos cuidados intensivos.

          Tem que me mostrar onde é que em Portugal morreram 17 mil pessoas num ano e qualquer coisa de gripe pf

          Relativamente às máscaras vá ver porque é que em países asiáticos já é normal usar e porque é que lá a gripe não os afeta muito e agora o covid afetou.

          Talvez porque é muito mais contagioso que a gripe normal e haja mais pessoas a ter sintomas?

          E se ainda não percebeu que a maior parte dos casos de covid aconteceu por as pessoas se desleixarem em festas de famílias, amigos, etc é porque anda no mundo da lua. Ou acha que toda a gente andou a usar máscara nessas atividades?

          1. Avatar de Mike
            Mike

            Você é um dos tais “fiéis” que nas espladas que frequenta com o certificado imprimido e colado ao peito, assume o tema da conversa viral, números de TV e trada a coisa como se de ébola se tratasse, onde ninguém escapa e os não vacinas morrerão todos sem piedade.

            Onde foi buscar esses 5%? Aos dados da SIC? Não podemos falar em percentagens sem saber o número de infectados já que muitos infectados nem sequer sabem que o foram.

            Nunca houve camas suficientes, pessoas nos corredores é coisa antiga. Agora existe é um bose expiatório.

            Mais informo, O covid em Portugal não mata 17.000 por ano, pois está cá desde finais de 2019. Compreendo o lapso devido á sua incapacidade de análise.
            Em 2015 a gripe matou 3200 pessoas, só no periodo entre 12 e 18 de Janeiro, num todal de 5500 desse ano.
            Portando só de gripe foram 11000 contra 17.000 de covid.
            Mas espere, falta somar a pneumonia, que em 2015 matou cerca de 5800 pessoas.

            Perante numeros podemos verificar que em 2015 (um ano ou 12 meses) a gripe e pneumonia mataram 9000 pessoas.

            O covid matou 17.000 desde novembro 2019, ou seja cerca de 22 meses.

            Com uma simples conta, constamos um valor cerca de 16500 óbitos de gripe+pneumonia para um periodo identico.
            Relembro que a gripe e pneumonia foram “extintas” não havendo somatório ás mortes de covid.

          2. Avatar de Mike
            Mike

            Quanto aos desleixos, obrigado por esclarecer que apenas servem para covid, a gripe é cheia de regras, não gosta de desleixos!

          3. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Caso não saiba eu esclareço: nas “espladas” não é preciso certificado. Não, não falo, acho que só falo deste assunto mesmo aqui para pessoas em dúvida não virem aqui ler informações falsas ou meias verdades debitadas por pessoas como vocês.

            Eu dei um exemplo (não sei se sabe o que é, mas referi “por exemplo”) de 0,5 % não disse que o número era esse.

            “num ano e qualquer coisa de gripe”. Não disse num ano como está a dizer, disse num ano e qualquer coisa e como o Covid chegou a meio de Março oficialmente, logo está cá cerca faz um ano e 5 meses. Compreendo o lapso devido à sua incapacidade (mais uma vez demonstrada) de interpretação de textos e que este não seja o seu ponto forte, tem que se esforçar mais e interpretar melhor da próxima vez.

            Gostei:

            Primeiro morreram num espaço de 6 dias 3000 mil e tal pessoas em 2015, sendo que no total do inverno foram 5800. E depois transforma isto em 11000 mil pessoas do nada. Bela capacidade da multiplicação.

            5800 gripe + 5700 pneumia = 11500 mortes, e porque é que estas mortes aconteceram? Porque a vacinação não cobriu o vírus esse ano. E isto aconteceu sem cuidados.

            Agora só falta dizer quando é que é considerado Inverno. A partir de Outubro até final de Fevereiro? Se for assim morreram de covid este inverno-> 14374. Isto com confinamento, com cuidados. Imaginemos que não havia cuidados e era tudo ao desbarato. Mas é muito para a sua cabecinha imaginar isso.

            https://www.publico.pt/2015/10/06/sociedade/noticia/mortes-1710331

            https://www.publico.pt/2018/11/22/sociedade/noticia/portugal-registou-maior-taxa-mortalidade-pneumonia-2015-1852017

            Se é demais para si perceber que não houve tanta transmissão do vírus da gripe por termos cuidados e porque é um vírus muito menos infecioso do que o covid não sei o que é quer que lhe responda. E como é óbvio houve casos de gripe, simplesmente foram residuais.

            https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/como-a-pandemia-quase-anulou-a-gripe-sazonal

        2. Avatar de Mike
          Mike

          @Chalupa pela verdade
          Visto a sua incapacidade de análise numérica e ter ficado “desnorteado” com os números de 2015 eu simplifico a coisa.

          1- As mortes de covid são contabilizadas desde finais de 2019, ou seja 22 meses, ou seja 17.000 mortos em 22 meses.

          2- Gripe 2015 matou cerca de 5500 pessoas durante 12 meses, a pneumonia 5700. Vamos arredondar para gripe+pneumonia 2015 cerca de 11.000 mortos durante 12 meses.

          3- Multiplicando os 11.000 por 22 meses dá cerca de 16500 óbitos, ou seja, em 22 meses covid matou 17.000 e a gripe+pneumonia 16.500.

          4- Não há covid+gride há sim covid-gripe. Alarido? Esse fazem pessoas como você, os arautos do medo e da SIC! Em 2015/2016 não me lembro de tal alarido e medidas.

          Claro que o requinte da gripe pode influenciar, pois esta tem regras, não gosta de desleixos 😉

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Ahahahahah

            Adoro. No seu comentário é um bom exemplo de uma pessoa que tenta manipular os dados a seu favor e nem isso consegue fazer bem.
            Vamos lá destruir esta teoria:

            1- Primeira mentira. São desde 15/03/2020. Ou seja cerca de 17 meses, está no registo da DGS, ou de qualquer site que vá ver que a primeira morte foi dia 19/03/2020. Negacionista checked

            2- Certo, factual.

            3 – Errado e mentira. Pegou num dos piores anos e multiplicou por dois. Junte o de 2014 ou de 2016 ou outro ano qualquer. Inventar dados não.

            4- Chame-lhe o que quiser. Eu mal vejo televisão portanto.. ao menos acho que ainda não chegaram ao ponto de irem para locais chamar assassinos a pais com estão preocupados com a saúde dos filhos. Mas esses é que são “normais”.

            Continue na burrice a pensar que é inteligente.. espero que um dia não seja apanhado e seja mais um dos burros que morre porque “era só uma gripe” e o pessoal fique com pena da sua idiotice.

            Já para não falar que o Covid matou 11 mil pessoas num inverno e já vai em 17000 sem outro inverno (que não deverá ser igual em termos de mortes devido à vacinação) com confinamentos e tudo o mais à mistura.

            Adoro como para tentar (apenas tentar porque nem isso consegue) manipular desvirtue números e faça comparações esem nexo.

            Factos: único inverno do Covid, Covid gripe, Covid chalupa o que lhe quiser chamar: 11 mil mortos (com cuidados)

            Pior ano de pneumonia/gripe: 11000 mortos durante um ano (sem cuidados)

            Tudo o resto que quiser vir acrescentar traga factos e não suposições e multiplicações que inventa para tentar provar alguma coisa.

            Dá pena.

      2. Avatar de Henrique
        Henrique

        Eu começo a suspeitar que a mim deram-me soro em vez da vacina. Toda a gente que eu conheço que levou a vacina da J&J, passaram mal, eu tirando a dor no braço não tive absolutamente nada.

        1. Avatar de Honorato
          Honorato

          Eu tive reacção a vacina no outro dia tava de cama com febre dores tonturas etc… Como muita gente
          Ter a vacina e não ter apanhamos o covid. Secalhar deram te soro por a ti e muita gente como na Alemanha deram as pessoas @chalupa pela verdade

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Isso na Alemanha foi uma enfermeira maluca (e negacionista) que fez isso..

            Se a mim foi soro fisiológico, deu-me sintomas que nunca tinha tido em outras tomas lol

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Eu também levei com a da J&J e nem dor no braço tive, varia de pessoa para pessoa, é normal

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Digo-lhe já que é preferível os efeitos da vacina, que depressa desaparecem, do que os efeitos do Covid-19.

    2. Avatar de XneloX
      XneloX

      João cartaxo, nem todos têm as tuas crenças, mas fica lá com as doses todas e diz aos outros que estás imune e não contagias ninguém, és um “limpo”

      1. Avatar de João Cartaxo
        João Cartaxo

        Que eu saiba a vacina não dá imunidade a ninguém. Não são crenças, mas para quem é vacinado há 3 anos todos os meses e vê resultados é normal que vá fazer uma segunda dose se for o caso. Há uns anos atrás eram vacinados sabem lá com quê e nunca se recusaram.
        Os laboratórios ganham e só não ganhou com eles quem não quiz. Tivessem feito como eu e muitos, comprar ações dessas empresas

        Se tem corrido mal eram milhões que se perdia e ninguém queria sabera mas como correu bem e ganhamos agora há os que só sabem criticar.

      2. Avatar de Carolina Costa
        Carolina Costa

        se bem se sabe. não é preciso ser nenhum doutor, a vacina faz com que em caso de infeção os sintomas sejam ligeiros, acho que para uma pessoas como eu com problemas de respiração é só vantagens. e nao tive sintomas depois de 2 doses da phizes

    3. Avatar de Marco Duarte
      Marco Duarte

      @João Cartaxo tenho mais medo de pessoas como você que do próprio vírus, se lhe disserem que ao atirar se da ponte fica imortal você atira se LOL

      1. Avatar de João Cartaxo
        João Cartaxo

        Não. Não me atiro da ponte até porque tenho conhecimento suficiente para saber com o que é estou a lidar. Talvez mais que você, é normal que tenha medo de pessoas como eu.. Bem aja

        1. Avatar de Marco Duarte
          Marco Duarte

          Claro que sabe, nota se pelo post inicial que escreveu lol

        2. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Tens conhecimento suficiente? Ahahah que troll!!! Nem as próprias direções de saúde sabem bem o que é isto e tu é que sabes? Epah esconde-te

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não saber bem é diferente de não saber nada.
            A menos que saibas mais que os especialistas na área a tua opinião é meramente especulativa.

          2. Avatar de Luis
            Luis

            @Hugo não saber bem é a mesma coisa que não saber nada neste caso.. andamos numa zona cinzenta. Especialistas? Os tais que hoje é A e amanhã é B? Tu também és um bom artista que por aqui anda cheio de certezas e nada de dúvidas.. bem dizia o outro que o mundo ia ser tomado pelos burro*, porque esses andam cheios de certezas e os que realmente sabem andam cheios de dúvidas

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu não tenho certezas nenhumas, não tenho a culpa que assim o interpretem e não…saber pouco é diferente de não saber nada, ainda assim o que passou de A a B? As coisas têm-se adaptado aos poucos não adianta deturparem a realidade. Pouca coisa é certa nesta vida, isso todos sabemos, há que saber falhar e aprender, o que no vosso caso não acontece, pois ninguém falha nem ninguém aprende…apenas criticam as falhas dos outros na esperança de no dia de amanhã dizerem, mais uma vez em vão: “EU BEM DISSE”.

          4. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            @Hugo não tens certeza? Os teus comentários que por aqui andam são todos determinados de que és o rei da sabedoria (volto a dizer, nem os responsáveis da saúde sabem bem que surpresas vão aparecer). Viste-me a deturpar seja o que for? Há que aprender? Há que errar e aprender? Claro que há, mas não quando se joga com vidas humanas ainda mais quando estão no estado emergencial e as farmacêuticas não tem de assumir nenhuma responsabilidade.. eu lembro-me de alguém que fazia isso lá pela Alemanha, foram todos condenados por crime contra a humanidade

          5. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Quando alguém vem comparar estrelas e experiências cientificas cometidas por um regime que matou milhões de pessoas é quando se ultrapassa o limite entre pessoas negacionistas e ignorantes e pessoas com dúvidas normais e que tem receios com sintomas secundários ou o tempo de imunidade ou outra coisa qualquer.

            É normal haver receios e dúvidas e ser necessário esclarecer.

            Não é normal vir comparar genocídio em massa com uma vacina que está a salvar pessoas. Está só ao nível de chalupice e idiotice de um ser humano sem escrúpulos e que não tem noção do que se passou em campos de concentração para sequer fazer uma comparação com o que está a acontecer agora.

            Pessoas como tu são simplesmente asquerosas.

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            É como disse o chalupa…É triste mas nem tenho vontade de perder o tempo com pessoas assim.

          7. Avatar de Luis
            Luis

            Ohhh ficaram ofendidos os meninos.. tanto num como noutro são á base de andar apalpar terreno.. já agora estão os dois a chorar porque? Muitas das curas que existe hoje vieram da ciência que foi praticada durante a Alemanha nazi e agora? Vão chorar mais um pouco? Cambada de hipócritas

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            És tolo que dói miúdo…

          9. Avatar de Luis
            Luis

            Ainda choras?

          10. Avatar de Hugo
            Hugo

            Sim, estou ofendidissimo com o facto de seres ignorante que nem uma porta lol

          11. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Mais um para acrescentar à lista já composta pelo “enlatado”, pelo “cêsê” e pelo “Mikey”..

            Como o Hugo diz: dás pena.

        3. Avatar de Sardinha Enlatada
          Sardinha Enlatada

          Entao esclarece ai o pessoal, com o que e que estas a lidar ? Pelo menos iremos saber mais historias sobre o covid. Estamos sempre a aprender 😀 A nao ser que seja informacao classificada, ai e que e pior.

          1. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            aquela informação “classificada” que vá-se lá saber como vem sempre cá para fora em documentos manhosos que os negacionistas conseguem sempre apanhar. perdão, conspiracionistas para não ser uma sheep que segue os nomes que a tv escolhe

    4. Avatar de Marco Duarte
      Marco Duarte

      @@João Cartaxo e antes que diga o que nao sabe, eu acredito no vírus, e tenho as minhas vacinas em dia portanto…

      1. Avatar de Mike
        Mike

        E faz muito bem, a maioria das vacinas é para doenças com alta percentagem de mortalidade e danos graves.
        A da gripe deveria ser para quem necessita, não para quem dá dois espirros.

        O mesmo para covid, deveria ser para quem necessita, não faz sentido uma pessoa que apenas sabe que tem covid por acaso levar vacina.
        Tuberculose, tetano, hepatite b, etc….ninguém descobre que tem por acaso.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Burro alert

  3. Avatar de Buddyips
    Buddyips

    Venha ela. Se é para me ajudar..

    Ah e.. podem mandar patacuadas e conspirações da p!ça.. Apenas se estiverem vacinados! 😀

    Agradecido.

    1. Avatar de Jorge Pato
      Jorge Pato

      Acho bem que todos os anos haja uma nova dose e obriguem a certificados digitais covid. So uma pergunta, os refugiados afegaos que vem sao vacinados e com certificados digitais ou não precisam disso? E que la ninguem anda de mascara

      1. Avatar de Adeus
        Adeus

        Não acha que estes não estão a sofrer o suficiente? Vão buscar um certificado digital onde? É lógico que se vierem vão ser vacinados no nosso país. Sinceramente estou cansado de tanta ignorância e insensibilidade.

      2. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Burro alert. Vão ter que ficar em quarentena e tal como o resto das pessoas vão ter que cumprir as regras de cada país.

      3. Avatar de fsrgio
        fsrgio

        Respeito quem tem vacina e quem não queira levar a vacina mas não vou conseguir compreender é como é que o povo aceita usar um certificado para tudo. É a maior estupidez que existe e o povo aceita como se nada fosse. Os capitães de Abril devem estar a dar voltas no caixão ao ver como o povo ficou tão manso com o passar do tempo.

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Então já estamos mansos faz tempo.. não pode ir para a escola se não tiver algumas vacinas. Se quiser pode andar com o boletim de vacinas e pedir para carimbarem a de covid, assim pode andar como antigamente e aí é que eramos duros

          1. Avatar de fsrgio
            fsrgio

            As escolas pedem o boletim de vacinas mas não podem barrar ninguém de frequentar por não ter as vacinas. E sim já somos um povo manso a muito tempo.

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Estás enganado, já somos “mansos” faz tempo. Ups e pelos vistos o tribunal europeu vai dar razão aos países que queiram implementar a vacinação obrigatória em todas as vacinas que considerem imprescindíveis.

            “Para fazer a matrícula num estabelecimento de ensino precisa das vacinas atualizadas contra a difteria e o tétano.
            Para realizar um exame num estabelecimento de ensino também precisa de ter as vacinas atualizadas contra a difteria e o tétano.”

            https://eportugal.gov.pt/cidadaos-europeus-viajar-viver-e-fazer-negocios-em-portugal/cuidados-de-saude-em-portugal/saude-preventiva-em-portugal-vacinas-e-programas-de-rastreio

            https://expresso.pt/sociedade/2021-04-09-Vacinacao-infantil-e-obrigatoria-e-necessaria-em-sociedades-democraticas-diz-Tribunal-Europeu.-Que-tem-isto-que-ver-com-covid-19–6fef0b61

          3. Avatar de C.S.
            C.S.

            Não há vacinas obrigatórias em Portugal.
            A da covid não pode ser obrigatória por causa das possíveis indemnizações.
            É assim tão difícil perceber?

          4. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Existe, é assim tão difícil de ler o que está num link?

            Difteria e o tétano são obrigatórias para entrar na escola, a menos que tenha dinheiro para meter os filhos numa escola privada que passe por cima da lei.

            “O cumprimento da toma das vacinas do Programa Nacional de Vacinação, na generalidade, não é obrigatório. Contudo, existem exceções como a vacina contra a difteria e o tétano, que se aplicam nos seguintes casos:

            Para fazer a matrícula num estabelecimento de ensino precisa das vacinas atualizadas contra a difteria e o tétano.
            Para realizar um exame num estabelecimento de ensino também precisa de ter as vacinas atualizadas contra a difteria e o tétano.”

            https://eportugal.gov.pt/cidadaos-europeus-viajar-viver-e-fazer-negocios-em-portugal/cuidados-de-saude-em-portugal/saude-preventiva-em-portugal-vacinas-e-programas-de-rastreio

          5. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            A minha ou a tua experiência são irrelevantes.

            No link de um site governamental está explícito que é obrigatório apresentar estas duas vacinas.

            Se depois eles conseguem lá chegar através de outros meios não sei. Já não me recordo do que tive que dar quando entrei na faculdade

          6. Avatar de fsrgio
            fsrgio

            Certo e estas correto que no site está escrito que é obrigatório, mas atualmente em Portugal a vacinação não é obrigatória. É recomendada mas não obrigatória, já a educação essa sim é obrigatória e como tal não pode ser negado o acesso ao ensino.

            https ://www.e-konomista.pt/vacinas-obrigatorias/#:~:text=As%20vacinas%20que%20constam%20no%20Programa%20Nacional%20de,cuja%20toma%20est%C3%A1%20prevista%20para%20a%20idade%20adulta.

            https://dre.pt/pesquisa/-/search/230891/details/maximized

          7. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Se é obrigatório para seres matriculado a menos que os teus filhos não vão para a escola ou vás para um privado e lá fechem os olhos acaba por ser obrigatório dares essas vacinas de uma maneira ou outra.

            E mesmo assim se te quiseres inscrever para realizar um exame (porque para fazeres quer o ensino secundário ou básico tens que realizar exame) tens que ter essas duas vacinas.

            Concluindo a menos que te queiras quase excluir da sociedade essas duas são obrigatórias.

          8. Avatar de fsrgio
            fsrgio

            Tens os links em cima (retira o . do final do link em cima) agora retira tu as tuas conclusões e acredita no que quiseres.

          9. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Se são cumpridos ou não é outra coisa. Também existe muitas pessoas que deviam pagar impostos e arranjam maneira de fugir. É por isso que deixam de ser obrigatórios?

    2. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      So defendes isto porque a segunda dose vai ser anal.

      1. Avatar de Marco Duarte
        Marco Duarte

        @PORTUGAL E pimba mesmo no alvo HAHAHA

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Homofobia alert

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Mais um macho inseguro.

      3. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Não me digas que saíste do armário e o teu pai bateu-te e ficaste com traumas?

  4. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Vamos lá ver o que acham os especialistas aqui dos comentários…

    1. Avatar de C.V.
      C.V.

      Deves estar a referir-te ao especialista que recomendava as lentes que eliminavam o covid, de certeza.
      Aliás os especialistas que vão à televisão é que são bons, os outros é que são totós e não percebem nada de vírus.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Repetires muitas vezes o mesmo não vale porra nenhuma 🙂

      2. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Não são bons, é cada burro que lá passa.. a maior especialista então e defensora dos conspiracionistas JAD antes dizia que quem não tivesse as vacinas em dia não devia poder ir à escola ou trabalhar e agora já diz que só falta a estrela na camisola. é a típica burrice

    2. Avatar de XneloX
      XneloX

      Pior que o covid são os croissants nas escolas!!

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Tens razão, conseguiram mesmo eliminar os croissants, terá sido a vacina?

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Deixa lá, que as pastelarias junto às escolas vão reforçar os stocks de croissants.

    3. Avatar de HOS
      HOS

      Sao especialistas ou peritos??? as vezes ate vejo matematicos na TV hahahaha

    4. Avatar de Marco Duarte
      Marco Duarte

      @ToFerreira vamos ver o que os Dr´s vão responder e mostrar a sua sabedoria .

  5. Avatar de Ruca
    Ruca

    Como é que uma farmacêutica não há querer vender um produto aos milhões com rendimento certo e margem brutal? Se os efeitos secundários são mínimos e a eficácia compensa nem que seja no papel.

  6. Avatar de paulo
    paulo

    dizem que sim!!!! aí nao! guito a entras e ate era melhor levarem ja a 3!

  7. Avatar de XneloX
    XneloX

    Já acenderam a fogueira?

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Calma, não estás na inquisição, e também já não é a gás. Agora é por microondas, parece que é mais rápido.

  8. Avatar de Michael
    Michael

    Entretanto o experimento irá continuar alegre e contente, independentemente das quase 20.200 mortes apenas na europa que estas têm gerado ao longo destes 8 meses. Gado com fartura sem dúvida não faltará.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Burro e Mentiroso alert.

      1. Avatar de Michael
        Michael

        Pensares pela tua própria cabeça e deduzires depois qualquer coisa, para ti deve ser difícil senão impossível, mas vá lá, faz um esfoçozito, pede lá ao Tico para dar a mão ao Teco e aventura-te:
        (As tuas amigas estão na Letra C em COVID, alambuza-te)
        https://www.adrreports.eu/pt/search_subst.html#

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          Então.. estás a dizer me para pensar pela minha cabeça e vais buscar relatórios manhosos? Não devias estar a pensar pela tua cabeça?

          Ui ui cheira me a falta de coerência. Que surpresa

        2. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          “informações incluídas neste sítio da internet não refletem qualquer confirmação de uma potencial relação entre o medicamento e o(s) efeito(s) observado(s).”

          Fds ainda é mais ignorante que pensava

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    A da gripe é de ano a ano, está já se fala em 6 meses ou 8 meses, isto é que vai ser faturar.

  10. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Por acaso ia perguntar isso. Alguem por acaso ja se questionou da toma da vacina se eles decidirem que tem de ser necessario todos os anos levar a vacina do covid. Como vai ser ? Voces vao continuar a levar ou ficam por estas doses ? Mais uma pergunta sem resposta ou com comentarios ocos.

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Ora, se ao fim de três meses os anticorpos caem abruptamente, quer dizer que por ano precisamos de…é só fazer as contas.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Afinal ainda há esperança para ti. Ainda há poucos dias eram vacinas experimentais e tal…agora de repente já fazes facilmente as contas para chegar a uma conclusão. Pode não ser nada mas vamos acreditar que estás a evoluir 😀

      2. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Eu sei de mim, eu nao percebo muito de medicina mas de certeza que andar a levar vacinas a torto e a direito de 8 em 8 meses ou whatever nao deve fazer bem ao nosso corpo. Digo eu. E ainda nao consegui entender porque a maioria do pessoal se entrega as vacinas e nao arrisca com a sua imunidade natural, uma vez que ja se percebeu atraves do numero de mortes que este virus nao e assim tao perigoso, mas pronto ha sempre pessoal que vive no mundo dele e acha isto uma catastrofe so porque a comunicacao social assim o diz. E ainda dizem que nao sao as pªtas da comunicacao social, ha pois nao.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Rapaz, estás obcecado com a comunicação social, relaxa.
          Sabes quantas vacinas leva um bebé no primeiro ano de vida? Adivinha…
          (para te ajudar…um ano tem 12 meses)
          E o que tem isto a ver com as vacinas em questão? Absolutamente nada mas para o teu argumento é suficiente.

          1. Avatar de HOS
            HOS

            Hugo, por mim podes continuar a falar….. fala homem 🙂

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Estás indignado com uma conversa que não era contigo? Diz lá o que precisas.

        2. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Quando souberes da vacina anual da gripe vais para o lado…
          Porque não arriscas tu com a imunidade natural, mas sem recorrer a hospitais, que os outros não têm de ficar sem uma vaga so porque tu gostas de arriscar.

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            ToFerreira mas estas com medo do que afinal ? Portanto o numero de mortos actual sao 17.182 o numero de recuperados sao 852.269. Essa tua dramatizacao nao ajuda em nada. Parece o fim do mundo mas olha afinal nao e, os numeros falam por si. Sendo verdadeiros ou nao. Quer dizer que afinal nem todos os que apanham covid vao ficar internados ou a beira da morte. Aconselhava-te deixares de ver tanta televisao, existe um estudo que diz que comeca a queimar neuronios aos poucos.

          2. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Ou seja cerca de 2 % morreram, pouca coisa. Se não tomássemos vacina e não usássemos máscara e tivéssemos os hospitais entupidos deveria ser mais um bocado do que 2%.

            Mas 2% *10 000 000 de portugueses seriam 200 mil por baixo a morrerem. Pouca coisa realmente.

            Fora os que ficaram com mazelas que tu aqui te esqueces de referir. Conheço um caso pessoal que teve em coma mais de um mês e continua com dificuldades em andar após quase 6 meses e a fazer fisio. Mas isso já não interessa, já que sobreviveu não é?

          3. Avatar de Luis
            Luis

            Eu gostava que também dissesses “porque não arrisca também o estado a devolver-me todos os impostos que paguei para que acéfalos como tu tenham direito á saúde”?

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Desenvolve Luis. O ToFerreira mostrou efectivamente um ponto, qual é o teu? O SNS aguenta bem, é isso?

          5. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Sardinha, abre a pestana, pá! Países com os sistemas de saúde em rutura, olha para o Brasil, Portugal também não esteve longe, com um hospital onde o fluxo de oxigénio deixou de ser suficiente, com os hospitais a pararem tudo para conseguirem dar resposta a todos os casos covid, a obrigar os profissionais a ficarem sem folgas, sem férias, sem poderem rescindir contratos e a trabalharem em áreas que não a sua, como as uci. Isto, mesmo com medidas draconianas, é tu ainda querias mais drama?! Que é que era preciso? Já sei, acontecer-te uma desgraça a ti ou à alguém próximo, porque enquanto é nos outros, “vamos arriscar, malta!”.
            O teu umbigo é mesmo bonito, não é?

          6. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            ToFerreira es engracado, es o papagaio de servico da comunicacao social ? Esses problemas do SNS nao sao de agora, se o covid veio agravar mais ate pode ser ou nao, mas isso nao tem nada a ver com a pandemia em questao. A verdade e que tu e muitos como tu sao uns autentico profetas da desgraca e vampiros, sim mas a mim nao me afecta. Agora pega nesses tais 18000 numeros de mortes e os relaciona com 11 milhoes de habitantes de Portugueses (outros paises nao me interessam, so estou a falar do caso de Portugal) consegues ver a percentagem que isso da ? E so fazer a regra de 3 simples. Portanto nao podes inventar mais do que os numeros que sao. Se mesmo assim nao consegues innterpretar esses numeros com olhos de ver, estamos perante um caso de fatuis provocares. Use the force Luke.

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Faz-te falta frequentar mais hospitais sardinha. Quem sabe fazer voluntariado. Ver a agonia na cara das enfermeiras e dar o valor a quem não se limita a trabalhar das 9h as 17h. Equipas inteiras em isolamento e outras tantas a trabalhar o dobro ou o triplo, a assistir aos últimos suspiros dos pacientes e transportar os corpos para os contentores. Faz-te falta perder alguns amigos ou familiares para dares mais valor aos “baixos números” ou quem sabe caíres numa cama à espera do ventilador que ninguém prometeu. És ignorante, é um facto mas pior que isso é teres essa mentalidade egoísta e arrogante. Continua com os teus números e as tuas teorias, sentado, à espera que os problemas apareçam resolvidos, como tens feito, na ignorância profunda e a fazer parte do problema.

          8. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Este Hugo tambem e outro profeta da desgraca. Nao tentem isso em casa. Por acaso tu trabalhas nalgum hospital ? E so por acaso todos os doentes que la estao sao de covid ? E so por acaso trocas-te todo Hugo. Vai la por as ideias em ordem. So por acaso para quem diz que nao devem andar a espalhar desinformacao. So por acaso tu andas. E uma vez mais so por acaso nao entendeste nada dos numeros claro esta. Deves ter reprovado a matematica, so por acaso, e morreu aqui o assunto para ti.

          9. Avatar de Hugo
            Hugo

            8 linhas e não disseste nada, parece que tu é que ficaste desorientado rapaz.

      3. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Será que se for fazer testes aos anticorpos da hepatite ainda estão lá passado 5 anos? Será que se for fazer testes aos anticorpos do Sarampo ainda estão lá passado 20 anos? Porque é que não me mandam mais vacinas para tomar?

        Espera lá.. será que é que é.. não não pode ser.. já sei EUREKA! As células ficam com um registo do que fazer quando aparecer estes vírus! Fogo será que descobri a pólvora?

        meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeh

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Já.
      Não sei.
      Talvez continue a levar.

      Como podes concluir…as tuas questões são uma real bosta.

    3. Avatar de Adeus
      Adeus

      Em vez você perder tempo a escrever este tipo de comentários, que basicamente saiu da sua cabeça, vá estudar o assunto recorrendo a fontes credíveis(livros numa biblioteca por exemplo).

  11. Avatar de CRP
    CRP

    Sou vacinado, mas não tenho nenhuma consideração por alguns vacinados que acham que são os senhores da verdade.
    Tudo bem, querem ser assim optimo para vocês, eu na minha pessoa aceito todas as opiniões e consigo viver com elas, porque tenho inteligencia suficiente para descartar o que considero menos verdadeiro, tal como descartei isto (youtube.com/watch?v=r1wc9AHqaKw), ou não.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Acho que o que o caro CRP não percebe é que existem pessoas menos iluminadas que o senhor e depois à custa dos discursos desta gentalha não são vacinados e muitos acabam por ter mortes estúpidas e facilmente evitáveis.

  12. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Quase 18.000 pessoas já morreram devido a esta pandemia.18.000 pessoas,vejam bem.E ainda chamam de “assassino” a quem muito faz por nós,em prol de nos vacinarmos para também não irmos nós de vela.Há coisas incompreensíveis. 😐

  13. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Isto do negacionismo tem algo haver com a teoria da Terra ser plana? Se tiver então está tudo explicado!!

  14. Avatar de meister
    meister

    Artigo interessante assinado por Peter Doshi para quem quiser ler:

    https://blogs.bmj.com/bmj/2021/08/23/does-the-fda-think-these-data-justify-the-first-full-approval-of-a-covid-19-vaccine/

    p.s:
    Peter Doshi é editor associado do BMJ e professor assistente de serviços de saúde farmacêutica na Universidade de Maryland. Sua pesquisa se concentra em políticas relacionadas à segurança de medicamentos e avaliação da eficácia no contexto da regulamentação e síntese de evidências. Ele é um defensor de um maior acesso público aos dados de ensaios clínicos. Dr. Doshi também tem grande interesse em jornalismo como um veículo para encorajar melhores práticas e melhorar o empreendimento de pesquisa. Desde 2009, o Dr. Doshi trabalhou com uma equipe que examinou cerca de 150.000 páginas de documentos internos da empresa para avaliar a segurança e a eficácia de medicamentos anti-influenza como o Tamiflu.

    1. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Ou seja lendo por alto este texto, o maior receio dele é o facto da imunidade poder não durar o tempo previsto. Algo que está a ser estudado para verificar se é necessário mais doses ou não… Isto é algo que ninguém assumiu que iria ser vários anos ou menos, está em estudo.

      Não põem em causa se realmente resulta (seja durante 3 meses ou 1 ano) nem que isto é tudo uma conspiração para nos matar com a vacina.

      O que é que querias mesmo chegar? Acho que já é conhecimento geral que a imunidade da vacina não é conhecida a médio/ longo prazo. Daí provavelmente ser necessário dar 3ª doses a pessoas de risco, já que provavelmente a % de proteção nas pessoas “normais” registada vai ser suficiente.

      Tal e qual como na vacina da gripe após ser criada imunidade de grupo ou proteção em mais pessoas.

      1. Avatar de meister
        meister

        “O que é que querias mesmo chegar?”

        Dar a conhecer a quem não conhece artigos sobre o tema.
        Conclusões? Cada um que tire as que quiser…

        “Ou seja lendo por alto este texto”

        Não devemos ler textos por alto, ao ler por alto podemos retirar desses mesmo textos conclusões precipitadas.
        Tu próprio defendes isso em outros post´s que aqui fizeste.

        “o maior receio dele é o facto da imunidade poder não durar o tempo previsto”

        E verdade, mas tem mais…

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Ler por alto o texto é diferente de ler apenas o título e tirar daí conclusões erradas 😉

      Podes resumir então, caso tenha dúvidas vou lá confirmar

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Então deve ser mentira que a tecnologia RNA vem sido reprovada á vários anos e que só aprovada por meio de acordo devido a emergência mundial.

        Incrível como em menos de um ano resolveram um problema que durava á vários anos.

    3. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Só isto:
      ” professor assistente de serviços de saúde farmacêutica na Universidade de Maryland”
      Deita tudo o que ele diz por terra

      1. Avatar de meister
        meister

        Pois é…lá está.
        Quando já se tem uma ideia pré-concebida não é preciso ler.
        Nem interessa saber quem mais assina o documento ou mesmo quantas mais pessoas partilham da opinião.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ah bom, o número de pessoas com a mesma opinião é relevante???
          Então olha para os números de vacinados. Pronto. Assunto encerrado.

          1. Avatar de meister
            meister

            “o número de pessoas com a mesma opinião é relevante???”

            Claro que não. Agora que são as pessoas que partilham da mesma opinião esse sim, pode ou não ser relevante, depende do ponto de vista ou do que queremos que seja relevante.

            “Assunto encerrado”

            Dá minha parte concordo.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Lá está, o mal aqui é quererem que o vosso ponto de vista seja mais relevante que os factos. Isso é um problema. Acho bem questionar as coisas mas desacreditar algo ou alguém não deve ser feito de qualquer maneira.

          3. Avatar de meister
            meister

            @Hugo.

            “Acho bem questionar as coisas mas desacreditar algo ou alguém não deve ser feito de qualquer maneira.”

            Quem é que eu desacreditei?

            o Samuel MG pelo que me pareceu não leu sequer o que estava no artigo.
            ficou-se pelo ” professor assistente de serviços de saúde farmacêutica na Universidade de Maryland”.
            O que tu consideras factos não quer dizer que o sejam…
            Assim como o que eu possa considerar factos também não.
            Os factos de hoje podem não ser os de amanha.
            A própria diretora geral de saúde ontem em entrevista disse:

            “Quem comanda a dinâmica do que acontece a seguir é o próprio vírus”.

            Por isso acho que é importante ler e partilhar opiniões que foi simplesmente o que fiz.

            Mas ok…já fizeste entender.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Já li sobre muita coisa e inevitavelmente chego sempre a um ponto em que são falados em “números” duvidosos ou sem fonte oficial que os comprove.
            A OMS pode omitir muita coisa mas acho que qualquer pessoa minimamente inteligente optará por acreditar em alguém que possa omitir informação do que noutra entidade que efectivamente adultera informação.
            Por exemplo o que disseram aqui algures “quem toma a vacina só se está a defender em teoria de efeitos mais graves do covid, de resto tem a mesma propensão de infeção e contágio”. Isto é mentira. Não há fonte credível que o prove. Até pode ser verdade mas até ver não há razões para acreditar em tal. Se amanhã se chegar a essa conclusão eu serei o primeiro a acreditar que é verdade enquanto que os negacionistas serão os primeiros a vir aqui dizer que “afinal tínhamos razão”. Eu não ando à procura de aprovação de ninguém…

          5. Avatar de meister
            meister

            Hugo.

            Antes de mais , penso que é mais ou menos do consenso geral que o bjm e credível.

            Agora:

            “A OMS pode omitir muita coisa mas acho que qualquer pessoa minimamente inteligente optará por acreditar em alguém que possa omitir informação do que noutra entidade que efectivamente adultera informação.”

            concordo, mas achas que atualmente existe algum pais que rege as suas politicas de gestão de pandemia pelo que a OMS diz?

            Olha este artigo de ontem no expresso:

            https ://expresso.pt/coronavirus/2021-08-25-Covid-19.-No-dia-em-que-a-DGS-admitiu-a-3-dose-em-Portugal-OMS-diz-que-e-imoral-e-tecnicamente-errado-dar-doses-adicionais-de-vacinas-29d581ec

            Neste artigo tem uma parte onde é referido:

            “O dirigente da OMS relembrou que ainda não há “dados conclusivos” sobre os “benefícios e segurança” da toma de doses adicionais de vacinas contra a covid-19.”

            Achas que algum pais neste momento quer saber?

            Claro que não.

  15. Avatar de XneloX
    XneloX

    Só para desanuviar, quem toma a vacina só se está a defender em teoria de efeitos mais graves do covid, de resto tem a mesma propensão de infeção e contágio. Vejo pessoas aqui a dizerem que conhecem alguém que ficou com problemas graves devido ao covid, se tivesse a vacina podia estar melhor. Bem, eu conheço muita mais gente que morreu de cancro e está com problemas de saúde devido a acidentes. Acho que estão a imputar todos os problemas do mundo no covid e este é só mais um vírus como qualquer outro. A minha opinião sobre quer quer tomar e quem não quer tomar é a mesma de quem quer usar capacete na Mota ou cinto de segurança, ou se sou a favor da eutanásia ou aborto…estou me nas tintas para as decisões que cada um quer tomar para a sua segurança ou vontade

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      “de resto tem a mesma propensão de infeção e contágio” NÃO. É MENTIRA PORRA.
      Não podem deturpar a realidade. Duvidem, eu também duvido mas não sejam mais uns patos a espalhar desinformação.
      “estou me nas tintas para as decisões que cada um quer tomar para a sua segurança ou vontade” O problema é que as tuas decisões podem influenciar terceiros. Entendes ou queres um desenho? è uma questão de saúde pública, não estamos a brincar à roleta russa com amigos.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Não sejas totó. Tens a tua opinião e os outros também têm, qual é o problema?
        Além disso afirmas com toda a certeza os números da covid. Como é que sabes que morreram de covid? Fizeram autópsias a todos foi?
        Deixa de ser anormal e respeita as opiniões dos outros se queres que respeitem as tuas.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Eu respeito as opiniões. Já o disse aqui a várias pessoas que não tomaram a vacina e têm um discurso coerente. Falsas informações não é opinião..é ignorância. É provável que não percebas mas não desistas.

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            São tão falsas como as tuas, ou só as tuas é que são verdadeiras.
            Deixa de ser totó e deixa de falar daquilo que não conheces.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não são minhas e não não são tão falsas como as dos especialistas a menos que apresentem argumentos válidos. É assim que funciona a ciência e não com simples “achismos”. Como eu disse, não esperava que compreendesses afinal talvez ainda nem saibas como se transmite o HIV ahahah és um cromo raro

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Qualquer dia os putos recebem uma negativa na escola, começam a questionar a matéria dada e são considerados inteligentes. Cura-te. O que acredito pode estar errado mas o que defendes não vale nada, para já. Dá as voltas que quiseres mas no fim do dia a única coisa que poderás afirmar é apenas: “eu não confio na vacina”e quanto a isso não tenho nada a dizer.

          4. Avatar de Chalupa pela verdade
            Chalupa pela verdade

            Este C.S é um dos burros que anda aqui. Vir dizer que uma opinião baseada em fatos é tão falsa como uma baseada em nada é de quem deve ter batido com a cabeça na parede várias vezes quando era criança

  16. Avatar de Antonio F.
    Antonio F.

    “O problema é que as tuas decisões podem influenciar terceiros.”
    @Hugo, não querendo prevalecer a minha opinião.
    As tuas decisões também não estão a influenciar terceiros?
    Porque que achas que estas certo e os outros errados, eu continuo na duvida se a vacina vai fazer-me bem ou mal.
    Se acredito na eficácia da vacina? Talvez sim, talvez não, ainda estou na duvida.
    1 em 1 milhão a vacina pode matar, e se eu sou esse 1, vou arriscar.
    Eu não digo que estas errado mas também não posso dizer com toda a certeza que estas certo.
    Continuo numa postura que aceito todos e todas opiniões, até ter uma certeza.
    Agradeço a tua compreensão, pela minha postura.
    Espero um dia pagar-te um copo (se assim o desejares) e termos uma amena conversa sobre a aventura destes anos marafados.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      1 em 1 milhão? lol
      Que eu saiba em 1B de vacinas tiveste zero mortes directamente associadas à mesma, tiveste alguns raros casos de efeitos secundários, todos tratados.
      Acho engraçado, o pessoal não quer ser vacinado só porque é medricas.. lol
      Fazem lembrar as crianças que têm de ser arrastadas para levar a pica.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Quero ver como é que vais justificar quando houver países com três doses de vacinas, com o mesmo número de mortos, que países em que a vacinação é residual ou nula.
        A OMS já alertou para não darem a terceira dose antes dos outros países terem uma vacinação razoável, não sei não, vamos aguardar.

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Como é que é?? Não há mortes associada a vacina? Andas muito mal informado amigo

      3. Avatar de Michael
        Michael

        A tua iliteracia nestes termos é abismal, infelizmente também normal na grande maioria nos tempos que correm.
        Verifica mais abaixo, na Letra C e depois em COVID-19. Em mortes associadas directamente com as tuas amigas ascendem as 20.000 vitimas. Quanto aos casos Graves e não Resolvidos, são de dezenas de milhares. Confere e deixa de ser “Negacionista”.
        https://www.adrreports.eu/pt/search_subst.html#

        1. Avatar de Chalupa pela verdade
          Chalupa pela verdade

          informações incluídas neste sítio da internet não refletem qualquer confirmação de uma potencial relação entre o medicamento e o(s) efeito(s) observado(s).

          Então o que é que isto quer dizer mesmo?

          1. Avatar de Michael
            Michael

            Não acredito que possas ser assim tão ingénuo, mas enfim…