Coronavírus: testes com vacina de Oxford são interrompidos após paciente ter “adoecido”

70 Comentários

Das dezenas de vacinas em produção, algumas estão já em fases adiantadas, com testes em humanos. A vacina que a Rússia produziu, está a ter bastante sucesso, segundo a revista científica britânica “The Lancet”. Já no caso de uma das primeiras promessas, a vacina de Oxford, os testes pararam porque um paciente que participa no estudo de imunidade adoeceu sem qualquer razão aparente.

Os números da pandemia estão galopantes. Segundo os dados disponíveis, ao dia de hoje já foram infetadas mais de 27 milhões de pessoas e aproximámo-nos de um milhão de mortes pela COVID-19.

Ilustração vacina de Oxford contra o coronavírusque está suspensa


Vacina contra o coronavírus de Oxford tem os testes interrompidos

Foi uma das primeiras a ser anunciada e nela foram depositadas muitas esperanças. Contudo, a farmacêutica anglo-sueca anunciou nesta terça-feira (8/9) que os ensaios clínicos com a vacina de Oxford (como ficou conhecida), foram suspensos após um participante do Reino Unido ter sofrido reações adversas.

Segundo uma nota da empresa, trata-se de uma pausa “de rotina” na produção de vacinas no caso de algum dos pacientes ter um “adoecimento sem explicação”:

É uma ação necessária sempre que houver um adoecimento sem explicação nalgum dos testes, enquanto é investigado, assegurando a manutenção da integridade das experiências.

Conforme revelou o Stat News, um site estrangeiro de notícias especializado em saúde, o paciente que adoeceu deverá recuperar sem mazelas.

Imagem paciente a ser vacinado com vacina contra a COVID-19

 

Etapas anteriores ultrapassadas sem casos de registo

Tendo em conta o que foi sendo revelado, a vacina passou com sucesso as fases 1 e 2 de testes. Agora, na etapa 3, são envolvidos milhares de pacientes e os testes podem durar vários anos. Neste caso, estavam a participar das experiências com o projeto da AstraZeneca-Oxford 30 mil pessoas nos Estados Unidos, Reino Unido, África do Sul e Brasil.

No Brasil, a instituição parceira da farmacêutica, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), comunicou em nota nesta terça-feira que “foi informada pela Astrazeneca sobre a suspensão dos testes clínicos em fase 3 e vai acompanhar os resultados das investigações sobre possível associação de efeito registado com a vacina para se pronunciar oficialmente”.

Imagem de vacinas produzidas para testes

 

Coronavírus continua a crescer no mundo. Falta a vacina

Apesar de haver cada vez mais esforços da comunidade científica, os dados recentes são cada vez mais preocupantes. No mundo, os números de pessoas infetadas cresce rapidamente para os 30 milhões e as mortes são já superiores a 900 mil. Assim, no dia de hoje, Portugal volta a mostrar uma situação preocupante. Segundo os dados da DGS para o dia 9 de setembro de 2020, Portugal regista mais 646 novos casos.

  • 61 541 novos casos (+646)
  • 1849 mortos (+3)
  • 391 internados (-1)
  • 52 em cuidados intensivos (+2)
  • 16.408 Casos Ativos (+505)
  • 35.151 contactos em vigilância

 

Leia também:

COVID-19: Vacina só chegará mesmo no início de 2021

 

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Penso saber que os testes são feitos com voluntários.
    A negociação entre governos e farmaceuticas dos lotes de vacinas em que base de segurança e responsabilidade de efeitos indesejáveis será feita?
    Que riscos serão tomados em conta entre ser ou não vacinado?
    A morbilidade da gripe é diariamente apresentado e atualizada, e dos possíveis efeitos secundários a curto e médio prazo quando será feito? Por quem? Pelo vendedor ou pelo comprador que aceite assumir os riscos?
    As possíveis vantagens ou riscos serão garantidamente de quem for vacinado, pela liberdade de decisão.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Sim, os testes são com voluntários que assinam um termo de responsabilidade.
      Quando houver vacina disponível, será como todos os demais produtos farmacêuticos, vão incluindo os efeitos secundários no folheto à medida que estes vão surgindo e o grupo farmacêutico fica sempre isento de responsabilidade sobre esses efeitos secundários.

  2. Avatar de recondicionado
    recondicionado

    O coronav-19, tb conhecido por sars-corona-2, veio para ficar por muuuuuito
    tempo. Resolve muitos problemas: acagaça as populações subempregadas –
    os escravos do séc. 21 – acabou com os coletes amarelos – Macron, esse grande Timoneiro, já pode dormir 9 horas seguidas – e como experiência social a nível mundial no controlo e manipulação das mentalidades tem sido um total sucesso. É ver os italianos presos nas suas casas, com um medo irracional duma alegada doença, mal amanhada em todas as bocas
    ligadas à medicina, e cujas informações chegam pelos fake media todos muito bem sincronizadimhos.
    Boris Johnsson apanhou – alegadamente andou ás beijocas aos alegados covidados – o cv-19, mas está mais reluzente que nunca. E sem ventilador!
    Um bom hajj a todos, aqui deste estado/regime – mete água de – Luso.

    1. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Duvido muito que os chefes de estado estejam contentes com vírus. Não só parou a economia em vários sectores, como dividiu ainda mais certas populações (e.g. ver EUA com as eleições a tenderem para Biden. Sem o vírus, muito provavelmente Trump não estaria tão à rasca).

      Sobre Boris Johnson. No início, ele queria todos fora de suas casa para o país ganhar imunidade de grupo. Rapidamente viu que era um caminho perigoso e avisou a população para ficar em casa. Até mesmo há pouco tempo, tinha Portugal na lista negra para se viajar. Se ele achasse mesmo que o vírus era uma brincadeira, não estaria a colocar novas regras: https://www.bbc.com/news/uk-54081131

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Pesquisa por nova ordem mundial. Tens muito que aprender…

        Poder é conhecimentos é um deles.

        1. Avatar de Hélio Musco
          Hélio Musco

          Teorias da conspiração. Existem tantas e para todos os gostos, e a nova ordem mundial é uma delas. Diria que está a taco a taco com o 5G em termos de comédia.

          Nem o G8 consegue encontrar um consenso em certos temas quanto mais uma nova ordem mundial com tanta polaridade entre os vários líderes mundiais.
          Quando houver imagens do Trump, Putin e Xi Jinping de mãos dada (à lá conferência de Yalta), aí sim podes começar a sonhar mais a sério com essa teoria. Até lá, podes dormir descansado.

          1. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            No club de Bilderberg não se discutem tendências políticas de esquerda ou direita, há marionetes para todas as cores. A questão é poder económico e controlo mental.

      2. Avatar de TJ
        TJ

        todos esquecem a Suecia que c&%$u para confinamentos e olhem que nao esta pior que ninguem.

        1. Avatar de Hélio Musco
          Hélio Musco

          A Suécia comparada com os seus vizinhos (Finlândia, Noruega e Dinamarca) está muito mas mesmo muito pior.
          Portugal comparado com Espanha está muito melhor.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Estes tretas das teorias da conspiração são extraordinários. Nunca se prova nada do que dizem, todos os factos os desmentem, nenhuma das suas alegações beneficia alguém, mas no entanto conseguem tapar os olhos a eles próprios com uma eficiência notável. Conseguem viver naquele seu universo paralelo de fantasias durante uma vida inteira. Deve ser precisamente isso que a frase “a ignorância é uma benção” significa.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Várias disso que chamas “teorias da conspiração” não são teoria.
        Ignorante não é aquele que desconhece. É aquele que recusa conhecer e prefere ficar na sua zona de conforto vivendo a mentira onde tudo é belo, os passarinhos cantam e o céu é azul. Por isso a ignorância é uma bênção. A verdade pode ser cruel e levar pessoas à depressão. Tens um diálogo muito famoso que reflete isso na perfeição entre as personagens de Jack Nicholson e Tom Cruise num tribunal, e que está considerado entre as 50 melhores cenas de sempre no cinema. Não é por acaso, até porque a representação em si não é nada de especial. É pela mensagem que passa e poucos, uma imensa minoria, compreende.

      2. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Esses tipos das teorias da conspiração são uns chatos. Muitos deles até tiraram cursos científicos, podiam ter vivido do sistema, mas não. Temos mesmo que os censurar. É a nossa profissão.

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Pois, quando os “conspiradores” fazem ondas demais há que tirar-lhes a razão A Bem Da Nossa Civilização, como cantou Jorge Palma. O azar dos defensores da narrativa oficial é que são cada vez mais aqueles a abrir os olhos para o mundo em que estão.
          Podemos tentar salvar os “anti-conspirações” da dor, da verdade e da escolha, pedindo-lhes que voltem a dormir como cantou Maynard J Keenan A Perfect Circle – counting bodies like sheep to the rhythm of the war drums

      3. Avatar de Petrus
        Petrus

        Normalmente são bem construídas e obedecem a uma lógica imaculada, mas… partem de uma premissa dogmaticamente aceite como verdadeira e, não raras vezes, impossível (ou muito difícil) de provar. Outras são completamente ridículas, claro!

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          É tudo um show. Entertenimento. Ninguém nesta vida vai contar toda a verdade… Cabe a cada um descobri-la e resolvê-la, a verdade não anda lá fora (muito menos na tv), vem de dentro 🙂

  3. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Tiraste esses números de onde?
    Hoje em dia, todos são especialistas em vacinas…

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      tirou do fígado ou do rim… com uns pózinhos pelo meio

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    A OMS estimou que só para o fim de 2022 é que existirá uma vacina para todos. Eu penso que será mais 3 anos a usar mascara e que vou ganhar uma doença respiratória devido a mascara, sufoca tento que parece que tenho uma fita a tapar a boca e nariz.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Se és obrigado a usar máscara no teu posto de trabalho e acreditas que tens um sistema imunitário que é útil e serve para algo, usa uma máscara em algodão bem poroso. Pede que te façam várias a partir duma t-shirt velha por ex, e troca a cada 4 ou 6h máximo.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Temos que levar com elas Samuel, o que fico mais naquela e que, o vírus e porteiro? Será que pertence a uma empresa de segurança?
        E que quando vou a pastelarias e restaurantes só na porta e que tens que usar máscara, lá dentro e na boa!

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          A lei não prevê uma norma quanto à máscara a usar. Podes também escolher um tecido de cor igual à máscara cirúrgica e fazer cópias, inclusive marcar as pregas com um ferro de engomar. Ninguém nota a diferença a não ser que te apalpa a máscara. Claro que o Samuel tem razão, os níveis de oxigénio inspirado estão no nível crítico para o ser humano com uma máscara cirúrgica e isso é mensurável. Usá-la 7 ou 8h por dia é envenenarem-se lentamente. Tentar correr 10km com ela é quase pela certa cair morto pelo caminho.
          Nem duvido que a máscara passe a ser obrigatória em muitos locais mesmo após a vacina. Andaram meses a repetir a expressão “nova normalidade” para que o programa fosse instalado com sucesso. Em todos os idiomas, por todo o mundo. O mesmo que dizer que muito dessa “nova normalidade” veio para ficar, pelo menos nos grandes centros.

    2. Avatar de ZéBoss
      ZéBoss

      o que a OMS diz não se escreve.. aliás.. não se lê..

        1. Avatar de Abreu
          Abreu

          Os morcegos tem imunidade de grupo porquê? Gostava de saber

  5. Avatar de Petrus
    Petrus

    Também não me sinto muito disposto a levar essa vacina. Ninguém faz qualquer ideia do que poderão ser os seus efeitos a longo prazo. Talvez seja altura de se olhar mais atentamente para a Sputnik V sem preconceitos políticos. Ou esperar pelos resultados dos testes da sua fase III que deverão estar disponíveis até novembro próximo.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Ora aí está… Além de que estás a por uma vacina que vai alterar genericamente como o teu sistema age perante um vírus e/ou proteína..

      Não sabem os efeitos e claro que nunca iriam afirmar que não é segura.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Ou seja, preferes uma vacina que só foi testada em 78 pessoas, todas elas militares pagos pelo governo, uma vacina que nem sequer fez a fase final de testes, do que uma vacina feita com todas as fases, testada em dezenas e dezenas de milhares de pessoas em três continentes e que é monitorizada ao ponto de ser suspensa temporariamente para analisar um eventual problema?

      Ok, faz todo o sentido, sem dúvida.

  6. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    60% ? Não são 63% ?
    Já agora, não queres adivinhar também os números do Euromilhões?

  7. Avatar de art
    art

    hehehehe….acho que já deves ter começado a ter falhas ,, mas mentais…..

    1. Avatar de art
      art

      mas dizes algo verdadeiro …se todos , ou quase todos , se vacinarem, e as vacinas forem eficazes…quase de certeza que não precisas de tomar nada …para estares protegido….ainda estou a pensar que rumo seguir….

      1. Avatar de Hélio Musco
        Hélio Musco

        Coloca-te nos extremos. Se todos tomarem a vacina, fica tudo bem. Se ninguém tomar a vacina (porque partilham da tua ideia), continua tudo na mesma. Preferes ser parte da solução ou continuar a ser parte do problema?

  8. Avatar de Jotas
    Jotas

    Porque refere que a vacina vai provocar problemas renais, hepáticos ou cancro? As vacinas estimulam o sistema imunitário através da indução da produção de anticorpos específicos para, neste caso, o vírus COVID-19. Como isso vai provocar cancro ou mau funcionamento do rim ou do fígado?

    1. Avatar de Jotas
      Jotas

      Se não tiver conhecimentos de Biologia, pode sempre consultar o site https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/vacinas/ onde encontra uma explicação simples, mas precisa, acerca do processo de vacinação.

      1. Avatar de Jotas
        Jotas

        As vacinas podem realmente causar problemas que tem a ver com a produção ou com os excipientes usados, como pode ser observado em https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/vacinas/#Pacientes_alergicos_aos_componentes_das_vacinas.

      2. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Posso até ter algum conhecimento de biologia, mas, principalmente saber mais que o que me querem ensinar. Assim, tratei de saber como foram criadas as vacinas, sua história e aceitação pelos médicos da altura, com quem foram testadas e resultados, material coadjuvante das vacinas, queixas em tribunal nos EUA pelos efeitos indesejáveis provocados, testes em campanhas de vacinação em países subsidiados economicamente. Um pouco de leitura da muita documentação publicada por médicos que vão além da teoria microbiana de Pasteur. Como sugestão o Dr. Enric Costa Vercher.

        1. Avatar de Jotas
          Jotas

          Para o iDroid – Relativamente ao modelo explicativo do funcionamento das vacinas, houve evolução significativa do conhecimento científico relativamente ao mecanismo molecular, aprofundando ainda mais o modelo referido, como pode verificar no site da DGS. Logo o meu conhecimento não está errado, pois o modelo geral em que se baseia a vacinação (reação antígene-anticorpo) continua válido. Em Biologia, não há assim tantas alterações nos modelos gerais. Em regra, os existentes são aprofundados com novos conhecimentos.

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Hahaha jotas jotas… Segues as tendências.

      Meu caro todas as alterações por vacinas são perigosas. Para o ser humano. Nunca se sabe os efeitos a longo prazo.

      1. Avatar de Jotas
        Jotas

        Não sigo tendências.E conhecimento científico, aprendido na faculdade há mais de 25 anos.

        1. Avatar de pois
          pois

          Irónico dizer isso numa notícia que fala de como as vacinas podem causar problemas.

          Pior ainda que a ignorância é a presunção que alguns têm quando apenas possuem conhecimento incompleto.

        2. Avatar de iDroid
          iDroid

          Os conhecimentos científicos mudam profundamente em 10 anos, o que falar de 25 anos…

      2. Avatar de Jotas
        Jotas

        A descoberta da imunidade por vacinação remonta ao final do século XVIII quando Edward Jenner descobriu o modo de evitar a infeção pela rubéola (que hoje já quase não existe devido precisamente à vacinação) como pode ser consultado em https://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Jenner. As vezes é importante conhecer um pouco da história da ciência para dar opiniões pessoais desajustadas!

        1. Avatar de Jotas
          Jotas

          *lapso – a doença tratada foi a varíola e não a rubéola.

  9. Avatar de Spoky
    Spoky

    Hahaha é agora teorias da conspiração é? E não fica por aqui, esperem até aparecer pessoas com problemas mais graves e doenças autoimunes

    Teorias da conspiração!!
    TIC TOC Tic toc….

    1. Avatar de OutravezTeoriaDaConspiracao
      OutravezTeoriaDaConspiracao

      Mais grave que o teu problema não deve de haver. Foste vacinado em criança e os efeitos colaterais foi ficares assim tolinho? Guarda lá a tua sabedoria para ti ó iluminado, aqui ninguém compra o que andas a vender porque todos acabaram a 4ª classe…

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Dei umas valentes gargalhadas, geralmente quem comenta a vida dos outros ou usa como “argumento” problemas mentais, escolaridade no fundo no fundo estão se a descrever a si próprios, ou neste caso alguem próximo de si.

        Não posso negar, o facto de muito concretamente teres feito, por sua vez e devido ao teu grau de complexidade, expressão polivalente neste mesmo instante, posso afirmar que as gargalhadas não foram poupadas.

        1. Avatar de OutravezTeoriaDaConspiracao
          OutravezTeoriaDaConspiracao

          Tanta faladura e não disseste nada. Nem usares palavras caras para o teu discurso parecer mais importante do que aquilo que realmente é, disfarçou o facto de nem uma frase saberes construir. Mas partilha lá conosco meros mortais, quais são as tuas fontes de informação sobre medicamentos, farmacêuticas, empresas, governos, conspirações de grupos secretos, telecomunicações como meio de dominar as massas, etc. Certamente não serão pesquisas no Google feitas no computador que tens no sotão da casa dos teus pais a que chamas quarto. Alguém tão influente como tu, de certeza que tem insiders infiltrados por tudo o que é sítio importante, e a tua vida deve de ser um verdadeiro corropio, sempre a viajar de lado para o outro para confirmares junto das tuas fontes toda a informação top secret que recebes. Aliás, deves de estar tão ocupado que de certeza não vais dizer nada sobre isso e me vais mandar pesquisar eu, que não estás para “fazer o trabalho de casa” por mim, ou vais-te limitar a postar 3 ou 4 links de sites obscuros com informação totalmente especulativa e não confirmada, como prova de como o que dizes é inegável. Mas não te dês ao trabalho: como disse, ninguém quer saber das tuas teorias pá. Agora vai lá que a tua mãe está-te a chamar para o almoço…

  10. Avatar de Spoky
    Spoky

    Eu não vou tomar vacina nenhuma. É ridiculo. O corpo é meu, quem decide sou eu.

    1. Avatar de Jotas
      Jotas

      Com a vacina consegue-se a famigerada “imunidade de grupo” sem a população ficar doente. Pode não tomar a vacina, não correndo o risco de ficar doente, se 60 a 80% da população tomar a decisão contrária à sua. É uma opção…

    2. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Não é bem assim. O corpo pode ser teu mas existe uma responsabilidade que tens de ter para com a sociedade. O mesmo quando vais, agora, a espaços públicos é obrigatório usar máscara para proteger a ti e aos outros.

  11. Avatar de Carlos Sousa
    Carlos Sousa

    Testes em 30 mil pessoas e adoece um e pararam os testes?
    Só mesmo por maldade é que não continuam. Os russos testaram 42 pessoas e já têm a vacina à venda.

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Talvez não parem, a indústria farmacêutica, não tem maldade. Se o desejares talvez te ofereçam vacina grátis, já sem efeitos secundários.
      Efeitos secundários que para mim são primários porque não os desejo e não são saudáveis.

      1. Avatar de Hélio Musco
        Hélio Musco

        Recomendo a não leres nenhuma bula de nenhum medicamento, pois ouvi dizer que até uma aspirinazinha tem efeitos secundários terríveis!

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          O melhor é não tomar, evitar ao máximo meter químicos e toxinas dentro do nosso corpo. Não obrigado.

          1. Avatar de Hélio Musco
            Hélio Musco

            As farmacêuticas não vão gostar de ouvir-te, mas as agências funerárias agradecem.

        2. Avatar de Joaquim Sobreiro
          Joaquim Sobreiro

          Medicamento que cura não é rentável.
          É dos efeitos não desejáveis e dos “para toda a vida” que existe a relação de mercado, procura-oferta.
          Iatrogenia é uma das maiores causas de morte.
          Ter uma vida saudável fisica e mentalmente deveria ser o estado natural do ser humano.
          Os medicamentos para estados pontuais de urgência são uma medida eficaz.
          Para ser rentável patentar um medicamento tem que já haver muitos clientes/doentes e não ser demasiado acessível. Ex. Medicamentos órfãos e o tal produto químico que não pode ser nomeado, nem estudado pela indústria farmacêutica ou pelo poder que a alimenta.

          1. Avatar de Hélio Musco
            Hélio Musco

            Depende da doença. É claro que não existe um medicamento que cure a depressão só com um comprimido.
            Mas tens “medicamentos” que curam certas doenças, como é o caso das vacinas (e.g. Hepatite B).
            Também hoje em dia, com a tecnologia que tem vindo a ser desenvolvida (e.g. CRISPR), cada vez mais vais ter curas disponíveis.

            A wikipédia indica que morreram 142,000 pessoas no ano 2013 em todo mundo devido à iatrogenia . Um número bastante abaixo quando comparado com o top10 (ou seja, não é uma das maiores causas de morte): https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/the-top-10-causes-of-death

    2. Avatar de paulo
      paulo

      pode ser por causa das eleicoes do trump ou ensaios sabotados para outra empresa passar a frente! ja nao digo nada!

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Foram 78 pessoas e não está à venda. Aliás só compraria aquela vacina quem fosse doente mental.
      E qto ao facto de pararem os testes? Se não sabes qual o principio e razões subjacentes então nem sequer tens nível de conhecimento suficiente para comentar seja o que for sobre este assunto.

  12. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Alguém pode confirmar se foi com mielite transversa que adoeceu?

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Ninguem daqui pode confirmar uma coisa dessas, espera que a confirmacao seja publica e nao boatos es especulacoes…

    2. Avatar de Vítor M.

      A mulher voluntária no Reino Unido sofreu sintomas consistentes com uma rara mas grave inflamação da coluna. Diagnóstico não foi ainda confirmado, mas participante nos ensaios clínicos da AstraZeneca está a recuperar e deverá ter alta do hospital ainda esta quarta-feira.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Desde quando ter alta é um sinal positivo? Quantos pacientes saem de la com alta com doenças autoimunes? Não quer dizer nada Vitor.

        Eu gosto de ver comentários de pessoas a tentar levar a vacina para os lados “positivos” sabendo que existe RISCOS a longo PRAZO que não são estudados e podem provocar doenças ou efeitos adversos, nos quais nunca ninguém irá responsabilizado sendo provocado pela Vacina 🙂

        Já agora, poderias dizer-me se a longo prazo um paciente após levar a Vacina ter efeitos adversos ou ter criado uma doença auto-imune se alguém é responsável? Vamos pensar que a causa é a Vacina, quem se responsabiliza?

        Todos cruzam os braços, encolhem-se quando o problema sobe a tona e dizem “não sei” “não sabemos”

        Pensa um pouco, sei que existe aqui pessoas que são A FAVOR das Vacinas, mas será que é assim tão benéficas? E já que és uma pessoa de livre arbítrio, poderias equacionar ler este livro https://amzn.to/2DPHpoq 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois, mas isso tens de perguntar aos médicos que a estão a acompanhar. São eles que lhe vão dar alta. Se os médicos e os cientistas que a estão a acompanhar não sabem, quem vai saber? Não achas? Vamos esperara para ver, as coisas pelo menos não estão paradas, tudo é conhecimento acrescentado.

        2. Avatar de joka
          joka

          Há estudos validados cientificamente que confirmem a relação das vacinas com doenças auto-imunes ou outras relacionadas?
          As vacinas são usadas massivamente há dezenas de anos…

        3. Avatar de PTO
          PTO

          “E já que és uma pessoa de livre arbítrio, poderias equacionar ler este livro https://amzn.to/2DPHpoq

          Claro, é que é já a seguir. É mesmo de levar em conta a opinião de um jornalista que quer é vender livros a rodos em vez da experiência de milhares de cientistas no ultimo século.

          Venha quem vier as vacinas já salvaram e continuam a salvar a vida a inúmeros milhões de pessoas todos os anos. E afirmar o contrário só demonstra a ignorância gigantesca de quem o diz.

  13. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Voces recordam-se da gripe A ? Nao sabemos bem como surgiu a vacina para essa gripe mas li uma noticia que alguem falou que a OMS alertaram para uma falsa pandemia (e ate concordo) pode-se dizer que este covid e a versao 2 da gripe A. Alem disso tambem falaram que essas vacinas foram fabricadas com celulas cancerigenas. Bom se isso e verdade ou nao nao sei, mas tambem quem quer saber o que a comunicacao social fala ? Nesta altura do campeonato ja descredibilizou para mim.

    1. Avatar de Algo
      Algo

      É verdade, eles trazem uma pandemia de 10 a 10 anos, um ano antes da década seguinte.

      Tudo isto por dinheiro pois os banqueiros e bilionários lucram com o caos e têm mais controlo sobre as massas.

      Antigamente isto se fazia com as guerras, mas em tempos modernos eles adotam estas gripes , o que coincidentemente leva as nações em recessão.

      É aqui que os banqueiros riem.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Uma pandemia de 10 em 10 anos? É curiosa essa tua afirmação.
        Já passaram muitos ciclos de 10 anos na minha vida e esta é a primeirissima pandemia que me apareceu.
        Querem ver que nem me apercebi das outras todas anteriores? Estranho.

    2. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Da gripe A denunciou a dra. e religiosaTeresa Forcades, tornando público como foi tratada pelas farmacêutica. Recordar as encomendas de Tamiflu que não tiveram utilização.
      Depois disto a OMS alterou os parâmetros para a definição de pandemia.
      Será que agora com a/s vacina/s para o covid se passará o mesmo?
      A falta de confiança na vacina é tão grande que os que se pretendem vacinar não se sentem suficientemente protegidos pela vacinação e receiam o contágio dos que não queiram ser vacinados.

  14. Avatar de recondicionado
    recondicionado

    Ui… o Macron, numa sala cheia de estudantes mascarados, tira a máscara, entrega a máscara a um mascarado, e recebe dele uma taça de água, bebe, devolve a taça, tosse violentamente para o punho, estica o braço com a mão
    atafulhada de perdigotos e recebe a máscara, sempre do mesmo mascarado.
    Põe a máscara, no fuci* – na cara, na cara – e … pronto.