Colonizar Marte: Elon Musk sabe como enviar 1 milhão de pessoas

39 Comentários

Terra e Marte estão separados, em média, por cerca de 225 milhões de km. Nesse sentido, com a tecnologia atual, que equipa as naves espaciais, seriam necessários cerca de 200 dias para lá chegar. Elon Musk já pensa em colonizar o planeta vermelho.

O magnata do setor espacial revelou no seu Twitter os planos para transportar um milhão de pessoas a Marte até 2050.


O espaço é um ambiente agreste para o ser humano e não se sabe ainda que efeitos terá nos astronautas uma viagem tão longa. Embora sejam muitas as dúvidas e muito poucas as certezas, há algumas empresas que estão a projetar essa missão.

Elon Musk e a SpaceX, estão já com ritmados para levar o homem a Marte. Como tal, Musk deu a conhecer o plano para enviar ao espaço, em 10 anos, mais de mil naves espaciais, desenvolvidas pela SpaceX.

 

10 anos para fazer 1000 naves para levar 1 milhão

Recorrendo à sua conta do Twitter, Elon Musk deu a conhecer as linhas mestras para colonizar numa primeira fase Marte.

Segundo Musk, é necessário construir 100 Starships por ano, 1000 naves em 10 anos. Além disso, o envio das pessoas, cerca de 100 mil, terá de aproveitar a sincronização orbital da Terra e de Marte.

Imagem dosolo de Marte que Elon Musk quer colonizar

 

Mas o que é a sincronização orbital da Terra e de Marte?

A sincronização orbital entre a Terra e Marte dá-se quando a distância entre os dois planetas é menor. Esse fenómeno ocorre durante 30 dias a cada 25 meses. Esta “boleia” permitiria a economia de combustível durante a viagem.

Conforme salientou, Musk disse que aproveitaria esta oportunidade para “carregar a frota de Marte na órbita da Terra” e enviar todos as mil naves em trajetória para Marte durante aquela janela de 30 dias a cada 26 meses.

Bom, neste último tweet, parece que o CEO se contradiz. No anterior revelou que a ideia era enviar mil naves por ano, neste último já serão mil naves a cada 26 meses. De qualquer forma, a SpaceX ainda tem um longo caminho a percorrer antes de atingir estes objetivos.

 

Protótipo de nave estelar pode ser lançado dentro de meses

Musk referiu que poderá ser lançado um novo protótipo da nave estelar antes do final de março.

Esperamos que o primeiro voo seja daqui a 2 a 3 meses.

Twittou Musk  em 27 de dezembro.

O desenvolvimento do protótipo atingiu atrasos após uma explosão acidental durante um teste de pressurização do tanque de combustível no dia20 de novembro, que explodiu o primeiro protótipo da nave espacial StarsX de 16 andares da SpaceX.

Imagem foguete Mk 1 da nave espacial SpaceX que irá a Marte
Um protótipo do foguete Mk1 da nave espacial SpaceX para voar até Marte.

A empresa poderá construir até 20 protótipos diferentes antes da escolha dos engenheiros e da adoção do design “1.0” para transportar cargas e pessoas.

O sistema completo de lançamento da nave estelar também incluirá um foguete de 22 andares chamado Super Heavy. Assim, quando tudo for combinado, a estrutura terá cerca de 118 metros de altura.

Imagem da nave espacial de Elon Musk para levar pessoas da Terra a Marte

Apesar de serem foguetões colossais, este hardware está a ser projetado para ser totalmente reutilizável.

Assim, se essa visão se concretizar, Musk estima que o custo de um único lançamento seria de apenas 2 milhões de dólares. Como resultado, estamos perante um valor centenas de vezes mais barato que o custo atual de lançar um número semelhante de pessoas e quantidade de carga no espaço.

 

Turismo espacial é o primeiro passo

Segundo as afirmações de Elon Musk em setembro passado, este quer enviar uma nave espacial à órbita da Terra até meados de 2020.

Gwynne Shotwell, presidente e diretora de operações da SpaceX, disse durante uma teleconferência da NASA que a empresa “pretendia deixar a nave estelar na superfície lunar em 2022” e levar o empresário e multimilionário japonês Yusaku Maezawa ao redor da lua em 2022, ou 2023.

No entanto, todas estas declarações vieram antes da explosão do protótipo da nave estelar. Além disso, a SpaceX também terá de resolver vários obstáculos impostos pelas entidades reguladoras.

 

Teste de segurança à Crew Dragon da SpaceX foi adiado para hoje devido à meteorologia

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RM
    RM

    Ratos a abandonar o barco que se está a afundar!

  2. Avatar de Justino, o Justo
    Justino, o Justo

    Pura ficção. Não há qualquer hipótese. Na Terra nasceu o homem, na terra morrerá para sempre. Estouram-se milhões de USD sem sentido.

    1. Avatar de Tvlio Detritvs
      Tvlio Detritvs

      Parece-me por demais evidente que o ser humano mal possa viajar para outros planetas e a partir do momento em que encontre um que tenha condições para ser habitável, será logo tomado de assalto.
      É só haver a tecnologia necessária….

    2. Avatar de Vfl
      Vfl

      O futuro, ainda que longínquo, da Humanidade é fora do planeta. É um facto.

    3. Avatar de Luis
      Luis

      “A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre!”
      Konstantin Tsiolkovsky

      Isso diz tudo.

      1. Avatar de Justino, o Justo
        Justino, o Justo

        Não diz absolutamente nada.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Até o passarinho sai do berço (ninho). Você quer ficar dentro do ninho pra sempre?

          1. Avatar de Justino, o Justo
            Justino, o Justo

            Sim, claro. Onde se está melhor ?

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Pelo visto és pro-Zona de conforto. Precisas amadurecer. Vai ficar também morando com os pais pra todo sempre?

    4. Avatar de nelson mota
      nelson mota

      talvez os retornados devessem gastar os milhões de dolares numa conquinta , das cruzadas a musulmania, ou a te invadir a terra dos africanos para os escravizar, isso iria arruinar o turismo do algarve 🙂 vens directamente do seculo passado 🙂

      1. Avatar de Justino, o Justo
        Justino, o Justo

        Já tentei o Google Tradutor mas também não deu resultado.

    5. Avatar de Nao me Entales
      Nao me Entales

      O Velho do Restelo tinha um discurso muito semelhante. Felizmente o mundo avança com os visionários e não com os críticos

  3. Avatar de GM
    GM

    Se fosse só aritmética, acabava antes mesmo de ter começado o empreendimento!
    Não duvido que algum dia chegaremos a Marte, mas não com a densidade de população descrita pelo Elon Musk.

    1. Avatar de blablabla
      blablabla

      Já não estaremos cá para presenciar.

  4. Avatar de Mestre em direito
    Mestre em direito

    Enviar sabe, não sabe é como os manter lá.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      ora nem mais!
      E a fazer o quê?
      Marte tem matérias primas que possam interessar a Terra e/ou serem usadas localmente para construir outra sociedade?

  5. Avatar de Danilo
    Danilo

    1 milhão de pessoas para morrer sufocadas, com câncer devido a radiação, com recursos limitados, respirando um ar artificial, vivendo fechado em colonias, sem poder sair pro exterior sem trajes adequados.

    Uma bela prisão.

    1. Avatar de blablabla
      blablabla

      Ali na China o ar está bastante bom. Mude-se para lá.

      1. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Eu acho essa história de mandar os outros para lá ou para cá de uma mediocridade deplorável. É um atestado de boçalidade.
        Dito isso é interessante observar que por mais que esteja poluído, o ar no planeta Terra é incomparavelmente melhor que o ar em Marte. Primeiro porque MArte na prática nem ar tem, a pressão atmosférica marciana é três mil vezes menor que a terrestre ao nível do mar, mil vezes menor que a pressão atmosférica no topo do monte Everest, onde já é necessário suprimento de oxigênio para sobreviver. Praticamente não há atmosfera e o quase nada que tem e é principalmente de gás carbônico. Portanto por pior que seja o ar aqui, ainda será incomparavelmente melhor que em Marte.
        A radiação em Marte é maior do que a existente em Pripyat, a cidade que foi evacuada devido ao acidente de Chernobyl e onde não se pode ficar mais do que umas poucas horas sem expor-se a graves prejuízos à saúde. Viver em Pripyat, onde ninguém pode viver, é muito mais fácil que viver em Marte.
        E tudo isso para quê? Qual a vantagem de se viver em Marte. Se for como o alegado de manter uma colônia humana para sobreviver em caso de um cataclisma de extinção global, é bom que se saiba que muito mais fácil, barato e seguro seria um abrigo subterrâneo do que uma colônia em outro planeta.
        Eu sou um entusiasta da ciência astronômica e da astronáutica como ferramenta de pesquisa para avanças no conhecimento humano, mas acho que essa visão sensacionalista de ficção científica não contribui em nada para o conhecimento científico e serve apenas como golpe publicitário.

        1. Avatar de Vítor M.

          Há uma necessidade de criar ansiedade de colonizar. Isso está mais do que à vista. Agora o propósito é que ainda não está bem bem bem esmiuçado. Do ponto de vista tecnológico e cientifico, é algo fabuloso perceber como se conjuga a realidade de agora com a possibilidade do futuro.

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Concordo, na verdade, acredito que as luas de Júpiter e Saturno são lugares melhores para se habitar que os próprios planetas. O problema é chegar lá com nossas latas velhas espaciais.
          As pessoas superestimam em demasia Marte e esquecem d’outras opções.

          1. Avatar de Vítor M.

            Não é esquecer. Tem a ver com muitos fatores, entre eles a “facilidade” maior em lá chegar. Depois o facto de ter atmosfera e água. Além disso, é o planeta, a seguir ao nosso, que melhor conhecemos, por isso é o mais indicado para o homem lá chegar. Todos os outros são muito desconhecidos, nunca receberam um objeto da Terra no seu solo.

          2. Avatar de Luis
            Luis

            A atmosfera de Marte é rala, quase um vácuo. 1% da nossa. Não vale o esforço. A superfície é lavada por radiação.
            O ideal é modernizarmos nossas latas velhas e investir em tecnologia para chegarmos mais rápidos as luas de Júpiter e Saturno.
            Titã por exemplo tem atmosfera duas vezes maior que a Terra, evitaria trajes pressurizados.
            Titão já recebeu uma sonda espacial na superfície. E a próxima sonda que irá pra lá, voará. Será um drone espacial.

        3. Avatar de Justino, o Justo
          Justino, o Justo

          E angariar mais dinheiro para ir rebentando aqui e ali !

  6. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Antes de mandar pessoas em massa é preciso passar por um longo caminho de exploração. O Elon Musk gosta de fazer tudo para ontem

  7. Avatar de nelson mota
    nelson mota

    isto é um mau negocio para portugal , e para o algarve , é que o turismo vai sofrer uma crise , com pessoas a querer visitar marte, não vão querer passar o verão no algarve nem o inverno na serra da estrela, acho que portugal ira ter, que se desenrascar com outra actividade , que nem o turismo

    1. Avatar de nelson mota
      nelson mota

      e portugal o rei dos descobrimentos , vai ficar por descobir os descobrimentos

      1. Avatar de Justino, o Justo
        Justino, o Justo

        De certeza que andas a dormir pouco.

        1. Avatar de nelson mota
          nelson mota

          tou a brincar não leves tão a peito ,um gajo tem que gozar com a crise,para a crise não gozar conosco

          1. Avatar de Justino, o Justo
            Justino, o Justo

            E só tu podes brincar ?

  8. Avatar de Godlike
    Godlike

    Esse fantoche a única coisa que sabe fazer é enviar Urânio 1 dos E.U.A. para a Rússia a mando dos seus mestres globalistas na esperança que eles se destruam em guerras nucleares, mas para o azar dele, agora os americanos finalmente têm um patriota na Sala Oval e os seus dias estão contados, vamos a ver se ele consegue fugir para Marte a tempo.

  9. Avatar de antonio lucas
    antonio lucas

    isto virou mesmo uma anedota…

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Sem dúvida.

  10. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Lá vem o vendedor de banha da cobra atirar bitaites para o Twitter… Já não há paciência.
    Mais uma corrida espacial que vai terminar como a outra. Só serve para ganharem dinheiro. A outra tinha propósitos políticos, nesta é o dinheiro e política.
    Não vale a pena falar em ir aqui ou ali nos próximos 30 anos. Primeiro é preciso resolver vários problemas…Mas este palhaçito mete o carro à frente dos bois, arranja a cenoura para colocar à frente do burrinho para ele ir andando.

  11. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Esta frase diz tudo…
    “Helping to pay for this is why I’m accumulating assets on Earth.”E.Musk
    LOL Nós sabemos, caro amigo, nós sabemos…

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Espero que ele dê o exemplo e seja o primeiro a meter lá os pés.

    1. Avatar de Fiu
      Fiu

      Vinha dizer isso. Mas como ele não deverá ir, se não é bom para ele não é bom para mim.

  13. Avatar de Jair Oliveira
    Jair Oliveira

    Só há uma chance de uma exploração à marte: A mineração.

    Se não for para minerar grande jazidas de material utilíssimo e caríssimo aqui na terra,
    nada fará sentido ir a marte colonizar para a sobrevivência humana.

    Tem que ser sustentável essa colonização do ponto de vista econômico também.