Coca-Cola poderá exceder 4,1 milhões de toneladas de plástico por ano até 2030

38 Comentários

Um novo relatório indica um aumento do uso de plástico pela gigante das bebidas Coca-Cola, à medida que as preocupações relativamente à sua utilização ganham força.

Tampa presa à garrafa de plástico da Coca Cola

A Oceana, uma organização internacional de defesa dedicada exclusivamente à conservação dos oceanos, divulgou um novo relatório que projeta que a utilização de plástico pela The Coca-Cola Company excederá os 4,1 milhões de toneladas por ano até 2030, caso a empresa não altere as suas práticas.

Este número representaria um aumento de quase 40% relativamente ao uso de plástico relatado pela empresa em 2018 e um aumento de 20% relativamente ao uso de plástico relatado mais recentemente pela empresa em 2023.

O relatório estima, também, que até 602.000 toneladas métricas das embalagens de plástico que a Coca-Cola utiliza, anualmente, até 2030, entrarão nos cursos de água e oceanos do mundo, caso a empresa não mude a sua abordagem.

O futuro da Coca-Cola está atualmente ligado, como um albatroz à volta do seu pescoço, ao plástico de utilização única. Este é mau para os oceanos, para a saúde humana e para os negócios. A reciclagem não pode resolver o problema do plástico fora de controlo da empresa. A reutilização pode.

Afirmou Matt Littlejohn, vice-presidente sénior da Oceana.

 

Coca-Cola não estará focada na redução da sua pegada

Segundo a Oceana, se a Coca-Cola atingisse 26,4% de embalagens reutilizáveis até 2030 (em comparação com 10,2% em 2023), a empresa poderia “duplicar a sua curva de plástico”, reduzindo o seu uso anual abaixo dos níveis atuais.

Coca-Cola

As garrafas reutilizáveis podem ser utilizadas até 25 vezes, se forem feitas de plástico, e até 50 vezes, se forem feitas de vidro. Ou seja, uma garrafa reutilizável evita a produção e utilização de até 49 garrafas de utilização única adicionais, segundo o relatório da organização.

A utilização de plástico pela Coca-Cola Company e o seu estatuto de um dos mais famosos poluidores de plástico do mundo é um risco para o futuro da empresa, dos oceanos e do planeta.

Afirmou Littlejohn, acrescentando que a Coca-Cola “precisa de tomar medidas reais para resolver o seu problema do plástico agora, em vez de se concentrar em medidas que não reduzem significativamente a sua pegada de plástico de utilização única”.

Em dezembro de 2024, a Coca-Cola anunciou que tinha deixado de lado o seu objetivo de aumentar as embalagens reutilizáveis para 25% das vendas da empresa.

A empresa explicou que está concentrada em aumentar a utilização de conteúdo reciclado e na recolha das suas garrafas de plástico de utilização única para reciclagem.

Mais do que isso, revelou que tinha investido quase mil milhões de dólares para comprar plástico reciclado, em 2022, em vez de plástico virgem.

No entanto, a Oceana detalha que a recolha de plástico para reciclagem e a venda de embalagens de utilização única com conteúdo de plástico reciclado não reduzirão a pegada global de plástico da empresa.

As garrafas de plástico de utilização única feitas com conteúdo reciclado podem – tal como as garrafas feitas de plástico virgem – continuar a tornar-se poluição marinha e a prejudicar a vida nos oceanos.

Caso a empresa não esteja disposta a lidar com a sua pegada plástica, a Oceana recomendou, no mesmo relatório, que os legisladores considerem tomar medidas para garantir que o problema global de plástico da empresa seja resolvido.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson R
    Nelson R

    Os porcos são os consumidores, não os fabricantes. Se a motivação do povo é o dinheiro ainda não se percebeu muito bem porque motivo não se aplicam taxas de recolha de plásticos, ou seja as antigas taras. Se devolverem recebem X.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Muito bem dito.
      Isto da malta ter de reciclar e ainda ter de “pagar” para isso nunca vai dar em nada. Pelo contrário, com a quantidade de impostos que vem na factura da água até se fica a pensar que não é necessário reciclar porque alguém está a ser pago por nós para fazer isso.

      1. Avatar de Nelson R
        Nelson R

        Há países europeus a aplicar as máquinas de recolha de recicláveis em troca de valores para compras. Se aqui fizessem o mesmo acho que até ao lixo o povo ía vasculhar para ganhar mais trocos ao final do mês. No passado havia nas lojas Continente umas máquinas para as latas, deitávamos as latas para lá e depois trocávamos por coisas. Lembro-me de ter ido ao cinema várias vezes porque dava para trocar por bilhetes de cinema.
        Se tivessemos a oportunidade de entregar uma revista ou um jornal em troca de outro com uma redução de 10/20% no preço do novo seria mais uma medida interessante. E mais haverão.

        1. Avatar de Toninho
          Toninho

          Se fores a alguns supermercados LIDL aqui em Portugal, tens essas máquinas disponíveis

  2. Avatar de X
    X

    Viva o boicote aos produtos americanos! andamos mais saudáveis e o clima agradece.
    Make america poor again!

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      incomoda te que a América seja rica???? Se fosses inteligente estavas a criticar o teu governo e não os outros… És msm o tipico zé povinho que tanto falo, é do tipo eu não tenho então os outros também não podem ter certo????

      Que têm feito o teu governo ultimamente para incentivar a produção/consumo de produtos nacionais???

      1. Avatar de X
        X

        O policia tem que estar dentro da cabeça de cada um, o governo não tem que incentivar consumo de produtos nacionais mas sim o cidadão informado e consciente onde gasta o dinheiro e o que anda a suportar por detrás. A America já fez danos suficientes ao planeta, Humanidade e mais propriamente à juventude, chega! Se são ricos ou não tanto me faz, são rascas e infelizes.

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Então porquê que o estado nos obriga a descontar? Pela tua mentalidade era um free for all, cada 1 descontava o que achava que deveria descontar.

          A América já fez danos suficientes????

          https://www.careourearth.com/the-list-of-countries-ranked-by-co2-emissions-per-square-kilometer/

          https://www.u-earth.eu/it/post/the-world-s-most-and-least-polluted-countries

          Hmnnn pelos vistos há bem piores!

          1. Avatar de jotabê
            jotabê

            co2 por km2 é uma péssima métrica(e desonesta)… há cidades por esse mundo fora que são maiores que singapura

          2. Avatar de X
            X

            Infelizmente temos psicopatas e gente irresponsável entre nós que não percebem que não existe nada individual e é necessário organizarmo-nos para termos uma vida segurança e de qualidade, vais organizar milhões de pessoas sem governo? boa sorte, talvez com a religião. Mais vale termos bom senso e visão de futuro com o policia dentro de nós e metade do trabalho fica feito.
            Os danos além da poluição é tambem as mentalidades e drogas e a indiferença em relação ao sofrimento de outros, basicamente o capitalismo é psicopata, destroi a parte empática e isola as pessoas, e isto é só a ponta do iceberg que está à vista de todos agora.

          3. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            @jotabê tens razão, é sim senhora uma métrica não tão accurate mas injusto é dizerem que um pais polui mais só pela totalidade de co2 emitido, podes ter muitos habitantes e esforçares-te para seres mais verde e mesmo assim és apontado como um mau da fita, por outro lado podes ter poucos habitantes mas seres o que mais se está nas tintas para o co2.

            @X ahhh espera, se for para incentivar a consumo nacional é errado, as pessoas é que têm que ser auto conscientes, mas o resto já é preciso o governo (facepalm).

            Então vamos virar todos anarquistas????

            E diz-me se não for o capitalismo, quem te vai limpar as ruas? quem te vai repor a comida nos supermercados? Quem te vai plantar as batatas ou criar a vaca?

          4. Avatar de X
            X

            36.71Hz o capitalismo dará lugar a outro sistema, com tecnologia e ordenados dignos e respeito pelo trabalhador as coisas se fazem, queres um sistema que vive de escravos já vi… não será este o nosso destino final.

          5. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            És um poço de contradição amigo…. E um sonhador nato.

        2. Avatar de Anung
          Anung

          Pareces mesmo aqueles lambões invejosos de Leiria!

          1. Avatar de X
            X

            Inveja dos americanos!? isso é para rir só pode!
            Jingle para meditares:
            https://www.youtube.com/watch?v=j6WvLbt4ZlI

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Se fosse só dos americanos estavamos bem, mas tens inveja até de quem tem coisas compradas com trabalho honesto.

          3. Avatar de X
            X

            Não Anung, continuas nas tuas fantasias, a mensagem seria mais assim: Não precisas de muito para seres feliz e ainda poupas o planeta e não escravizas a Humanidade.

          4. Avatar de X
            X

            Porta-te bem Anung senão ainda recebes uma carta de amor minha e ficas tramado!
            https://www.youtube.com/watch?v=1f1Dz75ovSg&t=11s

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Não puxes por ele senão o rapazito ainda tem uma overdose de inveja mesmo antes de trabalhar!

        1. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Literalmente vês a olho nu que ele é um anarquista que pensa que isto é tudo cor de rosa.

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        A riqueza é como o poder. Quando está nos bolsos de uns não está nos bolsos de outros. Os recursos naturais são limitados e cada vez mais escassos. E o dinheiro não estica. Em última análise, os ganhos de uns – os dos USA – são as perdas de outros – os do resto do mundo.

        1. Avatar de X
          X

          O capitalismo está na fase de autofagia, a USA quer comer o futuro do planeta e das gerações vindouras.

          1. Avatar de 36.71Hz
            36.71Hz

            Diz-me então porquê, sustenta lá essa afirmação, desafio-te.

        2. Avatar de 36.71Hz
          36.71Hz

          Damn, não diria melhor… Basicamente é isso mesmo.

  3. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Por muito f***** que tal seja, vamos analisar a coisa bem analisada: por muito chato que o plástico seja para o planeta, para transportar coca cola não há outra solução… lembrem se que antigamente as garrafas eram em vidro!!! Em termos de logística era um inferno!!! Vidro é muito pesado, coitadas das carrinhas de transporte de bebidas, no caso de quebra é um estardalhaço… plástico é barato, limpo, leve… a poluição, pois!!!
    Das duas uma: ou deixamos de beber coca cola ou então é deixar andar… voltar ao vidro não faz sentido…

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Qualquer dia tens que levar o termo de casa para encher no supermercado LOOOL

  4. Avatar de Factos
    Factos

    As tampinhas da europa são o futuro.

  5. Avatar de Olha dei um pum
    Olha dei um pum

    Nunca reciclarei….vai tudo no mesmo saco que se lixem looool

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Um prémio a este homem, que comentário genial….. foi tudo da tua cabeça ou copiaste?

  6. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Só faz mal à saúde. Bebam água!

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Isso faz sapinhos na barriga xD

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      maioria dos plasticos são de água, achas que a cocacola só produz cocacola?

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Falta dizer aí que o negócio da água engarrafada nos USA – e no resto do mundo não será muito diferente – está praticamente todo nas mãos da coca-cola.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não é verdade, cola-cola, PepsiCo e Nestlé.
          Em Portugal não temos problemas, 95% da água é de nascente e com marcas próprias e algumas com furos próprios

  7. Avatar de AlexS
    AlexS

    O que a propaganda faz estas cabeças.
    Hoje é o plástico. Amanhã “descobrem” que o ferro enferruja, que a tinta cai das paredes e respiram as suas partículas. etc…

    O objectivo é sempre o mesmo : ataque puritano a quem produz e ao consumidor, aumento exponencial do poder politico, burocrático e da economia associada á politica.

    “Research led by Charité–Universitätsmedizin Berlin has found that metal particles from artificial joint implants can enter the central nervous system and accumulate in cerebrospinal fluid, raising concerns about potential neurological effects.

    Joint replacement surgery has transformed orthopedic care, improving mobility and quality of life for millions of people. Modern implants, made from combinations of metals, are designed for durability and biocompatibility.

    Over time, wear and corrosion of these materials can release microscopic particles into surrounding tissue. These byproducts have been linked to problems near the implant site, including inflammation, tissue damage, and loosening of the joint.” (…)

    via medicalxexpress

  8. Avatar de AlexS
    AlexS

    O vice-presidente sénior da Oceana quer mais mortes por infecções?

  9. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    valerá a pena lembrar que uma das marcas de água mais vendidas no mundo (Dasani) é da coca-cola.
    também a smartwater (popular nos USA offices) e a bodyarmor (popular nos ginasios dos USA) são da coca-cola.
    tudo águas extraídas de lençois freaticos poluídos, e que posteriormente passaram por um processo de descontaminação através de a transformarem em água desionizada e posteriormente introduzirem minerais.
    engraçado é que a exploração destes lençois freaticos é a custo zero porque em teoria estão a ajudar a extrair agua contaminada dos solos, mas depois vendem a água às mesmas populações pelo mesmo preço que no supermercado

    nota de rodapé: igual fazem a nestle e a pepsico

  10. Avatar de yamahia
    yamahia

    Desde que andem de carro elektro está tudo bem.