Cientistas procuram “poderosos transmissores alienígenas” escondidos no espaço

27 Comentários

Apesar de alguns cientistas terem teorias onde concluem que a vida na Terra foi obra da sorte, a verdade é que até é egoísta para outros investigadores pensarmos que apenas o nosso planeta conseguiu desenvolver vida. Como tal, a procura de vida inteligente no universo recebe um grande impulso da iniciativa “Breakthrough Listen”, que leva a cabo esforços consideráveis para a descoberta de comunicações e tecnologias alienígenas.

Vamos perceber que iniciativa é esta e que poderosos sinais estão a ser procurados.

Ilustração de "poderosos transmissores alienígenas" escondidos no espaço


Há uma lista de locais que podem conter sinais de vida alienígena

De forma resumida, as iniciativas Breakthrough (Iniciativas Inovadoras) são um programa de 100 milhões de dólares, fundado em 2015 e financiado pelo multimilionário Yuri Milner. As investigações procuram evidências de inteligência extraterrestre ao longo de um período de pelo menos dez anos. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, é o outro diretor de iniciativas inovadoras. O programa é dividido em vários projetos.

A iniciativa está atualmente a sondar um milhão de estrelas dentro da nossa galáxia, a Via Láctea, à procura de sinais de civilizações alienígenas.

Agora, um par de cientistas demonstra que este enorme levantamento em curso pode, acidentalmente, captar sinais de alienígenas em locais ainda mais remotos, tais como galáxias que aparecem no fundo de imagens que estão focadas em estrelas na Via Láctea.

Estes objetos extragalácticos não são os alvos principais da iniciativa Breakthrough, mas poderão ajudar a limitar “a prevalência de transmissores extraterrestres muito poderosos”, de acordo com um novo estudo publicado no arxiv.

Penso que durante algum tempo percebemos que quando fazemos uma observação SETI com um radiotelescópio, somos sensíveis não só à estrela alvo no centro do campo, mas também a uma mancha de céu do tamanho da Lua, o que significa que podemos potencialmente detetar um sinal de outros objetos no campo.

Outros objetos no campo incluem estrelas em primeiro plano e estrelas de fundo na nossa própria Via Láctea. Até há pouco tempo, não sabíamos como fazer uso deste facto porque não sabíamos a distância a estas estrelas.

Felizmente, a Agência Espacial Europeia lançou um telescópio espacial chamado Gaia em 2013 que tem vindo a preencher rapidamente esta lacuna de informação crítica ao medir as posições, distâncias e movimentos de cerca de mil milhões de objetos astronómicos.

Disse o co-autor do estudo, Michael Garrett, professor de Astrofísica na Universidade de Manchester.

 

Missão Gaia da ESA: Estaremos a olhar com o devido cuidado para esta missão?

A missão Gaia permitiu-nos medir distâncias até alguns milhares de milhões de estrelas na Via Láctea, pelo que, quando olhamos para estes campos, conhecemos as distâncias até algumas estrelas que são o fundo e o primeiro plano para o alvo.

Garrett e Andrew Siemion, diretor do Berkeley SETI Research Center, foram co-autores de um estudo anterior que explorou a capacidade de Gaia para ajudar na procura de vida inteligente, incluindo sinais tecnológicos que podem originar muitos milhões de anos-luz para além das estrelas diretamente estudadas pela iniciativa.

Estes sinais são semelhantes a “fotobombas astronómicas“, ou Easter eggs, que poderiam ser ignorados nos dados porque não são os principais alvos de observação.

Para descobrir o potencial oculto destas paisagens escuras distantes, Garrett e a Siemion fizeram um “censo rudimentar de objetos extragalácticos que foram acidentalmente observados” com o Telescópio Robert C. Byrd Green Bank na Virgínia Ocidental, de acordo com o estudo.

Impressão artística do CHEOPS, o satélite ExOPlanet da ESA, em órbita acima da Terra.

Esta abordagem produziu 143.024 objetos, incluindo núcleos galácticos radiantes, galáxias em interação, e pelo menos uma região onde o tempo espacial é empenado no que é conhecido como uma lente gravitacional.

Essa riqueza de “exóticos astronómicos”, como a equipa a chama, pode conter traços de assinaturas tecnológicas alienígenas, que são sinais detetáveis ​​de civilizações avançadas.

Estes transmissores extragalácticos teriam que ser muito poderosos para serem visíveis a distâncias tão enormes, mas Garrett e Siemion sugerem que algumas tecnologias especulativas podem resolver o problema. Por exemplo, alienígenas noutras galáxias poderiam ser vistos se usassem matrizes em fases com milhares de transmissores poderosos ou feixes de microondas para velas interestelares.

Em resumo, os sinais podem já lá estar. Contudo, é preciso novas abordagens, telescópios mais sensíveis e uma mente aberta para conseguirmos ver o que pode estar “mesmo à frente dos nossos olhos”, isto é, os tais sinais fortíssimos de vida alienígena.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno V
    Nuno V

    “cientistas terem teorias onde concluem que a vida na Terra foi obra da sorte”
    Poderiam indicar-me onde foi publicada tal teoria?

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Caro Vítor, existe uma diferença quando um cientista fala para os media e numa publicação científica. Por alguma razão, quando lês as publicações científicas de Toby Tyrrell em alguma parte este diz que foi sorte. Deu sim as probabilidades. E a palavra teoria na ciência têm um significado específico.

        1. Avatar de Vítor M.

          Tal e qual como está descrito, sem tirar nem pôr. Obrigado pelo sublinhado. Mas espero que o link te tenha enriquecido um pouco mais, já que desconhecias os dados apresentados.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Meu caro, eu já conhecia o estudo em questão, nomeadamente antes de teres feito o artigo em questão. E já eu sabia especificamente a que estudo te referias quando disseste neste artigo “teorias onde concluem que a vida na Terra foi obra da sorte”. Tal como disse o estudo não é uma teoria, mais uma vez, teoria na ciência têm um significado específico, segundo, tal como disse em parte alguma diz neste que foi sorte. Sabes Vítor, eu obtenho a minha informação científica nas publicações científicas, não em blogs ou notícias.

          2. Avatar de Vítor M.

            Tu? Obténs nada, ó, só conversa fiada. Sempre a mesma conversa fiada. Mas ok, eu faço de conta que acredito em ti 😉 abraço.

          3. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Xi, o Vítor não acredita em mim? Que irei eu fazer com a minha vida com esta desilusão. Até me apetece chorar quando uma pessoa sem formação relevante na área diz que é só conversa fiada.

          4. Avatar de Vítor M.

            Acredito, então não acredito. Claro que sim.

          5. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Fazes bem.

          6. Avatar de Vítor M.

            Bom fim de semana.

    1. Avatar de deeppurple
      deeppurple

      Chamam-lhe sorte porque simplesmente não conhecem a verdade.
      Tão típico como usar o argumento dos milhõõõõões de anos para tentar justificar tantas coisas para as quais também não encontraram resposta verdadeira.
      Até para esta afirmação: “A Terra tem vida há mais de 3 mil milhões de anos”, não há evidência científica irrefutável. Muitos cientistas não passam de teóricos e muita da ciência que se conhece é assente em premissas dubias, como por exemplo, vários métodos de datação usados.

      1. Avatar de Vítor M.

        Certo, e quais são as tuas bases para criticar as teorias dos cientistas? Zero credível, certo? 😉

        1. Avatar de José Bonifácio Boni.
          José Bonifácio Boni.

          Vítor M.;

          Responde aí:

          Por que tu impedes postagens da maioria dos meus comentários?

          Tu achas que os mesmos não fazem sentido algum?

          Ou seria porque pego pesado?

          1. Avatar de Vítor M.

            Porque é sempre a mesma ladainha. Sempre gigantes rezas em volta de um tema com desinformação. Eu já disse que não faz sentido. Um constante espiritualismo, com um toque paranoico “deus Marte da guerra”… não faz sentido, só junta ruído. Quer participar? Então seja pratico, sóbrio, eficaz, mesmo tendo o seu ponto de vista, mas repetir SEMPRE a mesma ladainha? Por favor…

          2. Avatar de José Bonifácio Boni.
            José Bonifácio Boni.

            Repetir inúmeras vezes, que o homem que limitado é até mesmo a pouquíssimas radiografias dentárias, pisou e ficou por horas no ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que estabiliza a rotação e ciclos das marés em nosso PLANETA… Estabilizador, que tu chamas primitivamente de LUA:

            Pode?

            Acusar-me também também inveridicamente de ser espiritualista, logo eu que digo na apresentação do meu blogger:

            ” Tudo sempre foi é e sempre será, ENERGIA CRIADORA… Energias criadas… E energias procriadas. Até mesmo nossos corpos, compostos são por 7 OCTILHÕES DE ÁTOMOS, micros unidades energéticas atômicas termonucleares baixas que chamam equivocadamente de matéria, movidos por COMBOS ENERGÉTICOS DE EV = ENERGIAS VITAIS, compostos por 3 Energias Médias, EM = Energia Motriz… EI.D = Energia Inteligente Diferenciada… E ED.D = Energia Diferenciada De Discernimento, que nos diferem de subespécies. Combos Energéticos De EV = Energias Vitais, que chamam equivocadamente de ESPÍRITOS”

            Também pode?.

    2. Avatar de José Bonifácio Boni.
      José Bonifácio Boni.

      Nobre Nuno V;

      Para ti, basta que tenham publicado nas mesmas revistas científicas, que também publicaram que o homem pisou no ESTABILIZADOR que tu chamas de LUA, para tu aceitares de primeira, sem contestação alguma?

      Se tu solicitastes a fonte, é porque decerto, não concordastes com tudo.

      Nunca jogues na Euromillions mesmo que seja aposta mínima em probabilidade… Pra ver se tu ganhas alguma coisa!

      Logo tu cara, uma pessoa de considerável inteligência, vai logo engolindo?

      No dia que tu começares a questionar muita coisa pela incorrigível lógica, tu assustarás o mundo.

      Pensa nisso.

      1. Avatar de José Bonifácio Boni.
        José Bonifácio Boni.

        Gostei da contestação Nuno V.

        Não podemos mais aceitar tudo que publicam, mesmo quando achamos totalmente fora da lógica.

        Como pode a ciência que diz basear-se em exatas… Desprezar a lógica da probabilidade, fundamentando-se apenas, no que dizem ser sorte como princípio?

        Na verdade, desconhecem até mesmo o que seja VIDA, muito mais ainda, como tudo começou.

        É muito mais lógico o que digo, que tudo foi criado e projetado pela ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA… Já que tudo incontestavelmente, energia é.

        Continue assim Nuno V, honrando tua inestimável inteligência.

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Existe uma diferença entre publicação científica, principalmente se for revista por pares com a comunicação social. As publicações científicas têm as metodologias e resultados e tudo o que é necessário para repetir os resultados. O que tu afirmas é sem qualquer fundamento e verificação.

        1. Avatar de José Bonifácio Boni.
          José Bonifácio Boni.

          A mesma coisa, diz o Vítor M. de ti.
          Kkkkk.

          Eu pelo menos acho que mesmo sendo extremamente primitivo cientificamente, comparando-te ao antigo grego Demócrito… Tu sabes alguma coisa.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            O Vítor pode dizer o que quiser, tal como tu.

            Continuo a dizer quando conseguires demonstrar a tua verborreia falamos. todas as explicações científicas têm aplicações práticas, o que tu escreves não serve para absolutamente nada.

            Demócrito, embora extremamente avançado para o seu tempo, o seu conhecimento quando comparado com o atual é muito, mas mesmo muito, básico. O seu conceito de átomo era totalmente errado.

          2. Avatar de Vítor M.

            Uma coisa é certa… está aqui uma dupla incrível. Nunca acabem 😀

            Abraço a ambos.

            Bom fim de semana.

          3. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Alguém tem que corrigir as ineptitudes científicas dos leitores visto os autores serem incapazes de tal.

          4. Avatar de Vítor M.

            E para ti é o José Bonifácio que o faz? Deixa os cogumelos rapaz…

          5. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Quanto aprenderes matemática avançada, como por exemplo, cálculo tensorial, pode ser que consigas ler um papel científico. Até lé remete-te à tua ignorância.

  2. Avatar de gambuzino
    gambuzino

    Como se nós conseguisemos entender tecnologia com centenas ou milhares de anos de avanço em relação á nossa … ridiculo !
    Como o projecto SETI; andam á decadas á escuta de ondas de rádio, devem estar á espera de ouvir “a bola” do outro lado da galaxia :/

    1. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      Quem pode ter a resposta é o gajo da Tesla

  3. Avatar de Zezoca
    Zezoca

    Ele há cada um, que parecem dois…deixem vir mais maltinha desta para Portugal…isto já está um espetáculo…segundo os políticos o país ainda precisa de mais 250 mil destes ambrósios para colmatar a falta de mão de obra…estamos condenados!