Cientistas explicam como os extraterrestres farão o primeiro contacto com a humanidade

33 Comentários

Existem milhões de estrelas gravitadas por planetas vários. Existem na nossa galáxia milhares de milhões de planetas, e alguns seguramente terão condições para albergar vida tal como a conhecemos. Portanto, poderá ser egoísmo da nossa parte dizer que estamos sós no Universo. Partindo dessa premissa e da evolução da tecnologia, alguns cientistas já sabem como será o primeiro contacto dos extraterrestres com a humanidade.

Ilustração do rosto de um extraterrestre


O cientista diretor do comité internacional de Procura de Inteligência Extraterrestre explica como será a apresentação da Terra aos extraterrestres. Vamos então dar um salto ao futuro.

 

O segredo do Motor Warp

O ano é 2063 e o brilhante cientista Zefram Cochrane acaba de realizar o primeiro voo de teste bem sucedido de um Motor Warp (motor de dobra numa tradução para o português), desbloqueando as possibilidades aparentemente impossíveis de viagens mais rápidas do que a luz.

A assinatura warp é detetada por uma nave Vulcan próxima, cuja tripulação determina que a humanidade amadureceu finalmente o suficiente para o primeiro contacto. E é assim – no universo do Star Trek – que tomamos consciência da existência de alienígenas.

Não creio que se possa descartar tal cenário.

Qualquer civilização extraterrestre é suscetível de estar significativamente mais avançada do que nós. Podem estar camufladas.

Disse o Prof. Michael Garrett, diretor do Centro de Astrofísica do Banco Jodrell e atual presidente do Comité Permanente da Academia Internacional de Astronáutica de Procura de Inteligência Extraterrestre (IAA SETI).

A impressão de um artista de três tipos de planetas habitáveis: um principalmente de terra; um planeta com uma boa mistura de terra e mar, como a Terra; e um planeta oceânico com quase nenhuma terra. (Crédito da imagem: Europlanet 2024 RI/T. Roger.)

De acordo com Garrett, o nosso conhecimento da vida extraterrestre inteligente tem mais probabilidades de vir de um observatório que recebe um sinal extraterrestre do que da chegada repentina de uma nave.

Neste cenário, as organizações que aderiram ao SETI têm o seu próprio protocolo de primeiro contacto.

O primeiro passo é a verificação do sinal por um observatório independente.

Referiu Garrett, que explica que a descoberta deve ser mantida em segredo até que se realize uma verificação mais ampla.

O governo do país que descobre este acontecimento, e eventualmente as Nações Unidas, devem então ser informados, com a notícia do contacto anunciada ao público pouco tempo depois. É assim, pelo menos, que deve ser feito.

Se o protocolo seria realmente adotado, tenho algumas dúvidas. Se o sinal for rico em informação, por exemplo, penso que isso tem consequências muito maiores do que um sinal que apenas aponta para a existência de uma civilização inteligente algures por aí.

Terá um valor que se tornará compreendido pelos governos muito rapidamente. A algum nível, os cientistas têm de se proteger a si próprios. O que está escrito nos protocolos pode não ser o que acontece na prática.

Disse Garrett.

 

Se fossemos contactados, o que iríamos responder aos extraterrestres?

Dependendo da natureza do sinal alienígena, e se seríamos mesmo capazes de o compreender ou traduzir, há também a questão de saber se responderíamos.

É muito difícil impedir que as pessoas transmitam sinais para o espaço. E se tivéssemos uma civilização realmente avançada lá fora, talvez não fosse preciso muito para transmitir um sinal que eles pudessem detectar.

Teríamos sem dúvida pequenos grupos de entusiastas e amadores que enviariam sinais. Mas o que dá a qualquer grupo, indivíduo ou país o direito de enviar mensagens em nome de todo o planeta?

É aí que o envolvimento das Nações Unidas é importante, embora actualmente as Nações Unidas não tenham uma opinião sobre isto.

Explicou o diretor do Centro de Astrofísica do Banco Jodrell.

Na saga Star Trek, a revelação de que não estamos sozinhos, que a vida inteligente existe para além das estrelas, leva a uma profunda mudança na forma como a raça humana se vê a si própria. Torna-se mais esclarecida, mais unificada e, em última análise, mais motivada pela exploração do que pela guerra ou pela ganância. No entanto, resta saber se reagiríamos da mesma forma.

Penso que muito depende da distância. Se os alienígenas estão dentro do Sistema Solar, então penso que as pessoas ficarão preocupadas. Mas se eles estiverem do outro lado da Galáxia, penso que as pessoas ficariam entusiasmadas com isso.

Algumas organizações religiosas podem precisar de mudar as suas doutrinas, mas a maioria das religiões são bastante boas a acomodar as coisas à medida que estas surgem.

Gostaria de pensar que se encontrarmos outra civilização lá fora, isso aceleraria a nossa própria maturidade política, ética e moralidade. Mas esta é a beleza do Star Trek – dá-nos algo a que aspirar.

Concluiu Michael Garrett.

Num planeta com guerras, desprezo pela própria vida, com uma pandemia ainda por resolver e os países chamados super potências em conflito de interesses, seria esta uma boa altura para sermos contactados por alienígenas?

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Farão!? No futuro?
    Nunca ouviram falar dos Antigos Sumérios e dos Anunnaki? Nem de Jesus Cristo, o híbrido judeu-extraterrestre mais conhecido no planeta Terra?

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Conspiracionist alert.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mais tabaco!!!

    3. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Ia dizer que concordo com o que o “jorge santos” disse mas ainda me chamam de lunático.Mas não faz mal. 🙂

    4. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Cientistas não comprados pela Nato ou a Nova ordem mundial especulam que que os aliens são, na verdade, seres humanos altamente avançados vindos do futuro. De acordo com esta teoria, os humanos no futuro tornaram-se tão avançados que conseguiram viajar no tempo.

      (((Eles))) que agora vivem entre nós assumiram a forma de lagartos e conseguiram se esconder à vista de todos usando tecnologia avançada de mudança de forma e agora ocupam posições de poder e influência em vários campos, desde a política até o entretenimento.

      O mais conhecido exemplo é o Mark Zuckerberg mas há também provas que Jesus Cristo era, na verdade, um lagarto humano do futuro que voltou no tempo para espalhar sua mensagem. O que explica como foi capaz de realizar os milagres através da tecnologia avançada.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Tendo em conta que extra-terrestre é todo aquele cuja origem é de fora deste planeta, então isto aplica-se a todos os humanos e animais sem excepção.

    Seja do paraíso espiritual de onde provém os núcleos espirituais dos seres humanos, ou seja do paraíso enteal logo abaixo, de onde provém as almas dos animais.

    É pena que estes cientistas não consigam ver para além dos “seus umbigos”.

    1. Avatar de RicM
      RicM

      “núcleos espirituais dos seres humanos”
      Onde conseguem os cientistas obter provas desta existência?

      E, considerando válidas as teorias da Evolução das Espécies e a Seleção Natural, em que altura a espécie humana passou do “paraíso enteal” para o “paraíso espiritual”? Por certo que há 10 milhões de anos não existiam seres humanos. Ou os cientistas paleontologos também não veem nada?

  3. Avatar de Trident canela
    Trident canela

    Os Extraterrestres são grandes empreendedores capitalistas que virão explorar-nos como mais um recurso, mais propriamente vão retirar-nos o cerebro para fazerem pastilha elástica alien, nem os nossos génios servirão para mais que isto.

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      ahahahah. muito bom

  4. Avatar de Zeca
    Zeca

    Pensava que o canabys era apenas para fins medicinais…

  5. Avatar de Fumar Mata
    Fumar Mata

    E pensar é como fumar.

  6. Avatar de António Martins
    António Martins

    Nós não aturamos 5 minutos sem estarmos em guerras ou a destruir o único planeta que conhecemos, os extraterrestes já se foram embora aborrecidos de ver tanta me/&$a e burrice junta num só planeta.

  7. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    “alguns cientistas já sabem como será o primeiro contacto dos extraterrestres com a humanidade”

    Isto é que é, ciência no seu melhor. LOL

    1. Avatar de Vítor M.

      Estarão errados? 😉 conta à gente o que sabes 😀

      1. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        Então agora já usas a conjugação do verbo no futuro?
        O que escreveste no artigo é que “já sabem”.
        Deu-me vontade de rir. 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          E bem, sorrir faz bem e não compromete com palavras.

          1. Avatar de deepturtle
            deepturtle

            Eu disse “rir”.

    2. Avatar de tastas
      tastas

      Futurologia também é uma ciência ¯\_(ツ)_/¯

      1. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        Não, não é. É uma pseudociência.

      2. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        Mas a burrice e a chico-espertice, essas sim deviam ser ciências a considerar. LOL

  8. Avatar de Génesis
    Génesis

    A prova que existe vida extra terreste inteligente é que não tentam sequer contactar-nos.

    1. Avatar de MIMI
      MIMI

      Dos melhores comentários que li!

  9. Avatar de Kush
    Kush

    Uma nave já passou por cá em 2017 ou 2018 o oumuamua

  10. Avatar de Fernando Teixeira
    Fernando Teixeira

    Das “duas três”: ou já cá estão entre nós e ninguém nos diz, ou não têm para já qualquer interesse em nós devido ao nosso perfil, ou ainda, quando chegarem vai ser como quando os europeus chegaram às Américas: massacre, genocídio, doenças e vírus que nós desconhecemos…Ou como é que acham que apareceu o COVID e a SIDA????

  11. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    já cá estão e um deles “lizard” criou o facebook!

  12. Avatar de Filipe
    Filipe

    Uma das coisas curiosas é que se existirem seres semelhantes a nós e estivessem a “observar” para a terra com um telescópio indentico ao Hubble ou o James Webb eles iriam ver um planeta com dinossauros ou sem nada dependendo da distância que estariam a observar.

    1. Avatar de Dark
      Dark

      Tal e qual. Só se fizessem a viagem até nós, ai já viam os dias de hoje.

  13. Avatar de AlexX
    AlexX

    Não era por acaso que filmes como Star Trek e restantes em que a acção se desenrolava essencialmente no Espaço, eram catalogados como sendo filmes de Ficção Científica. Se a acção decorresse na Terra mas num futuro imaginado como por ex Westworld ou A Fuga de Logan, eram catalogados como filme Futurista. Isto não podia ser mais explícito.
    “Qualquer civilização extraterrestre é suscetível de estar significativamente mais avançada do que nós. Podem estar camufladas.” Aqui, também Garrett não podia ter sido mais explícito, apesar que só aparentemente está colocando hipóteses. Extraterrestres sempre estiveram entre nós, vivem como Garrett bem disse, camuflados. Outros vivem em cidades no fundo do mar, outros em cidades subterrâneas. Uns são bons, outros são maus. Já ninguém lembra o que disse Gary McKinnon quando hackeou a NASA e revelou uma folha de militares cujo cargo era o diálogo e serviços trocados com espécies extraterrestres? Ou provavelmente acreditaram que ele estaria mentindo, dado que ninguém de fonte oficial confirmou e jamais iria confirmar tal coisa. The Show Must Go On.
    Ninguém vem de Marte, da lua Titan ou de Vulcan, isso é a parte ficcionista. Podem talvez chegar de outros mundos aqui bem perto de forma instantânea, usando portais quando tal for possível, mundos esses que apesar de perto não temos tecnologia para lá chegar ou poderíamos não ser bem vindos pelos motivos óbvios. Então estamos todos aqui presos num cantinho. E aquilo que chamam de extraterrestres revelar-se-ão um dia a todos apenas e só caso achem que o devam fazer.

  14. Avatar de Fenando
    Fenando

    Segundo uma afirmação do americano e industrial da aviação, Robert Bigelow, “imaginem só… tudo o que viram nos filmes de ficção cientifica (Star Trek, Star Wars, BTTF, etc) já existe e já temos cá na Terra!!” Parece é, que os governos a nível mundial não querem é por razões políticas e economicistas aplicar na prática

  15. Avatar de José Bonifácio Boni
    José Bonifácio Boni

    Tais contactos já ocorreram há milhares de anos, e pela incapacidade de entendimento científico, foram interpretados, como sendo espirituais.

    Vocês acham que SERES EVOLUÍDOS que apareceram e desapareceram para ABRAÃO, utilizando micros canais energéticos = portais energéticos:

    Eram dessa 3º DIMENSÃO e desse PLANETA-H3, que chamam primitivamente de TERRA?

    Óbvio que não.

    Eram extra-planetários, com conhecimentos avançados de TRANSMUTAÇÃO CORPÓREA, capazes de ganharem, a forma que quisessem.

    Quem já leu a bíblia hebraica, percebeu que no início de cada livro profético, citam o nome do profeta, e citam também, o nome de seu pai.

    Exemplo:

    Isaías, filho de Amós.

    Mas quando chega em Elias, citam apenas Elias o tisbita de Tisbe, lugarejo… Onde ele simplesmente apareceu.

    E todos sabem que ELIAS subiu numa CARRUAGEM DE FOGO descrita pela visão antiga de ELISEU… Mas que na verdade era uma NAVE IMPULSIONADA POR UM FOGUETÃO a combustão fumacento… Como esses utilizados, nos dias atuais.

    NAVE IMPULSIONADA POR UM FOGUETÃO que o deixou em Tisbe, e que também veio buscá-lo.

    Ou seja:

    Contactos houve, há e haverá.

    Só que os primitivos científicos desse PLANETA, continuam interpretando como sendo, contactos espirituais.

  16. Avatar de J.Lima
    J.Lima

    … se existem extraterrestres, eles estão camuflados, se passando por humanos, observando e passando informações à sua turma… para chegarem até aqui, é claro que, superaram nossos conhecimentos… e o planeta de onde vieram está inviável continuarem lá… teremos conflitos de civilizações, por espaços no planeta, que ainda comporta vidas saudáveis… evoluiram, mas destruiram seu planeta de morada, que vai gastar muito tempo, para recuperar de outra forma!!!…

  17. Avatar de Dervo Domiciano
    Dervo Domiciano

    Evolução
    1) seres vivos sencientes em um
    planeta

    2) seres vivos sencientes
    controlando o planeta que
    vivem

    3) seres vivos sencientes
    controlando o sistema solar
    que vivem

    4) seres vivos sencientes
    controlando o setor galáctico
    Que vivem

    5) seres vivos sencientes
    controlando a galáxia que
    vivem

    6) seres vivos sencientes
    controlando o universo que
    vivem
    Diferença entre os diferentes níveis tão grande que aqueles de um nível concideram os de um nível acima Deuses

    Condições para evoluir
    Um perfeito equilíbrio entre
    Tecnologia e moral (espiritualidade)

    Conclusão jamais haverá uma invasão ou nos invadiremos outra civilização
    Isto é o perfeito equilíbrio universal