Cientistas do MIT afirmam ter a chave para eletricidade ilimitada e barata

114 Comentários

Por muito que nos possa custar perceber, por trás deste tipo de guerras que vivenciamos está o poder e controlo da energia. Isto porque ela é escassa, cara e finita. Pelo menos aquela que mais usamos e que aquece as casas ou permite que as empresas laborem. Mas… e se existisse eletricidade ilimitada e barata?

Uma empresa do MIT quer transformar centrais térmicas em infinitas centrais de energia verde utilizando o magma da Terra como fonte de calor em qualquer parte do globo.

Ilustração da captação de energia através do magma da Terra


Magma da Terra poderá alimentar a humanidade durante milhões de anos

Uma spin-off do MIT afirma possuir a chave para uma eletricidade ilimitada, 100% verde e virtualmente gratuita. Não é nem fusão, nem fissão, nem renováveis, mas sim com recurso ao magma da Terra, que pode alimentar a civilização durante 20 milhões de anos utilizando apenas 0,1% do seu calor.

Esta potência só é utilizada em países como a Islândia porque, no resto do mundo, a energia geotérmica está fisicamente fora de alcance. Até agora.

Segundo a Quaise Energy, o nome de uma nova empresa fundada por engenheiros do Massachusetts Institute of Technology, hoje já existe tecnologia para qualquer país ter acesso a este recurso infinito de energia.

Conforme foi comunicado, os engenheiros da empresa afirmam que a sua nova perfuradora de energia direcionada atingirá facilmente profundidades até 20 quilómetros, uma distância totalmente impossível com perfuradoras mecânicas, como a antiga União Soviética provou após anos de perfuração perto da sua fronteira com a Noruega.

Kola superdeep shaft, o buraco mais profundo já feito pelo homem. O SG-3 atingiu 12 262 metros em 1989, tornando-se o mais profundo poço já perfurado e o ponto artificial mais profundo da Terra.

Na década de 1960, a URSS tentou alcançar esta profundidade de 20 quilómetros numa experiência chamada “Kola superdeep shaft”. No entanto, as operações tiveram de parar anos mais tarde a 12.262 metros, quando a baixa densidade e alta viscosidade da rocha aliada à temperatura excessiva tornaram impossível continuar com aquele buraco até ao inferno.

 

Energia geotérmica em qualquer lugar

O apelidado inferno ou o magma da Terra queima a 5.200 graus Celsius em torno de uma esfera sólida de níquel e ferro no centro do nosso planeta, mas não é preciso chegar lá para obter energia ilimitada.

Claro que se não estivermos em cima de uma fonte de magma próxima à superfície – como é o caso da Islândia, e vemos isso diariamente, onde 65% da energia consumida em 2016 foi geotérmica – teremos de perfurar até atingir cerca de 20 quilómetros de profundidade. Contudo, estamos a falar de uma tarefa que não é fácil. Aliás, é uma tarefa extremamente difícil!

Se conseguirmos realmente atingir esta profundidade em qualquer parte do mundo, teremos uma fonte de energia ilimitada 24 horas por dia a um custo muito baixo.

Os exemplos que existem hoje no planeta dizem-nos que a energia geotérmica eliminaria a necessidade de combustíveis fósseis de uma só vez. Todos os países seriam totalmente auto-suficientes.

Segundo refere a Quaise, num curto espaço de tempo, esta fonte de energia gratuita poderia fazer baixar as contas de eletricidade a preços ridiculamente baixos. A título de exemplo, na Islândia, a fatura energética média – incluindo eletricidade, aquecimento e água quente – é de cerca de 22 euros.

Agora imaginem como seria em Portugal, que tem um clima extremamente mais ameno. Eventualmente cada português gastaria metade deste valor mensal.

 

O ambiente agradecia menos poluição

A vantagem seria primeiro o custo direto ao bolso de cada um de nós, mas indiretamente, e possivelmente o mais importante, os custos ou a sua redução ao nível ambiental. Isto porque o acesso a um fornecimento praticamente ilimitado e constante de eletricidade também permitiria à humanidade continuar a avançar durante milhões de anos sem gerar CO2 ou gerar hidrogénio em qualquer lugar a um custo negligenciável.

Além disso, a Quaise assinala que já não estaríamos dependentes de energias renováveis intermitentes e poderíamos ver-nos livres de todas as plantas solares, hidrológicas, atómicas e eólicas que afetam a vida selvagem, recuperando esses espaços para a natureza.

Ilustração de como de transforma magma em energia infinita

Este esquema em cima mostra a plataforma de perfuração híbrida ultra-profunda da Quaise que combina a perfuração rotativa típica com a perfuração de energia dirigida por ondas de girotron, purgada por pressão com gasolina argon electromagneticamente transparente.

 

Como funcionaria o processo?

Se o processo descrito funcionar, até é de alguma forma irónico. Isto porque a Quaise teve origem no Centro de Ciências de Plasma e Fusão Nuclear do MIT, onde Paul Woskov – um dos co-fundadores do Quaise – criou este sistema de perfuração utilizando um girotron.

Em grosso modo, este dispositivo derivado de tubos de vácuo utiliza um feixe de eletrões que é amplificado numa cavidade de ressonância oca. No interior há um campo magnético que acelera estes eletrões a velocidades relativistas, amplificando radicalmente a energia de microondas.

O resultado é que o feixe de energia que sai da broca Woskov é capaz de vaporizar qualquer rocha imaginável.

Ilustração de equipamento que transforma rocha em magma

Segundo Carlos Araque – outro engenheiro do MIT que descobriu o trabalho de Woskov em 2017 e co-fundou a Quaise – a ideia é perfurar e construir a infraestrutura necessária para aceder diretamente às centrais térmicas tradicionais.

Uma vez construída a infraestrutura de conversão, as centrais passariam dos combustíveis fósseis para esta energia geotérmica. Para o fazer, utilizariam primeiro sistemas de perfuração tradicionais para atingir uma profundidade de cinco quilómetros, que é padrão na indústria de extração de combustíveis fósseis. Nessa altura, Quaise mudaria para o seu berbequim de energia dirigida.

Um girotron de 1-mw, 150-ghz utilizado para aquecer o plasma dentro da experiência de fusão de wendelstein 7-x stellarator na Alemanha

A empresa está convencida do seu sucesso. Outro dos seus fundadores, o geólogo Matthew Houde, diz que o seu modelo é perfeitamente viável. A natureza, diz ele, tem buracos estáveis que vão muito além dos 20 quilómetros: vulcões. E a Islândia mostra que ser independente da energia a um custo ridículo para o consumidor é possível.

Agora resta saber se a broca e as outras tecnologias do Quaise serão bem sucedidas.

 

Leia também:

Guerra na Ucrânia e os problemas energéticos: De onde vem a energia consumida em Portugal?

Comentários

114

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Isso já se utiliza nos Açores há muitos anos!

    1. Avatar de Camionagem
      Camionagem

      e usam para coisas melhores, uma feijoada à zè gonçalo que maravilha… de comer e repetir

      1. Avatar de Camionagem
        Camionagem

        nos vapores das furnas

        1. Avatar de Elton
          Elton

          Por acaso não são os vapores das Furnas, mas sim as centrais geotérmicas da Ribeira Grande a funcionar desde 1980. Para além disso, desde 1902 que se produz energia através da central hidroelétrica na Ribeira Grande.

    2. Avatar de Nuno Moura
      Nuno Moura

      Energia barata em Portugal, é para rir, o custo de produção até podia ser baixíssimo, e quanto dessa fatia os amigos das negociatas queria lucrar e os impostos? O que acontece com as bilhas de gás vendo o preço em Espanha? O caso do abastecimento de água que se paga muito caso o consumo seja baixo. Num País sem corrupção, mesmo com as fontes produtoras e tecnologia ue temos actualmente a energia podia ser no mínimo a metade do preço que as empresas e todos os portugueses pagam actualmente, já contando com a carga fiscal.

      1. Avatar de RC
        RC

        Votou nas ultimas eleições ?

        1. Avatar de Nuno Moura
          Nuno Moura

          Claro, voto sempre, e nunca votei nos partidos das clientelas, ou seja os seja os que já estiveram a governar-se, enquanto a prioridade nao for o povo nao passamos disto

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Então já fizeste o teu papel mais importante. A democracia funciona mesmo que todos não votem, embora o problema maior esteja mesmo naqueles que não o fazem.
            Agora penso poder garantir, que é apenas por culpa da grande maioria dos abstencionistas que isto não passa da cepa torta.

          2. Avatar de Nuno Moura
            Nuno Moura

            Concordo que o questão da abstenção não ajuda a resolver os males da nossa sociedade.
            Mas abstenção é um mal mais profundo e de difícil resolução, o típico abestecionista é desintresado e consequentemente pouco informdo e portanto é facilmente manipulável pelas máquinas partidárias de propaganda dos grandes partidos, portanto quando é chamado normalmente usa o seu direito mas contaminado, ver expressões ” ou é isto ou é o pântano, ou vêm ai o diabo, ai vamos votar nestes que vem ai os extremistas”, Também como nalguns casos vota-se sem racionalidade, como voto de protesto ou seja no partido que estiver a gritar mais. Estas últimas eleições são um bom exemplo.

          3. Avatar de mlopes
            mlopes

            falando de eleições legislativas que são as que mais interessam.
            o que parece que ainda não perceberam é que com o sistema eleitoral português os eleitores só o são de nome.
            na prática um eleitor não elege ninguém nem contribui para essa eleição. apenas se limita a legitimar as “eleições” que os partidos políticos fazem dos seus membros ao ordená-los em listas. “eleições” essas no interior dos partidos que seguem apenas critérios de amiguismo e competência política, seja lá isso o que fôr.
            se considerarmos que os abstencionista seguiriam uma tendência de voto idêntica aos votantes, e nada aponta para que seja diferente, eliminar a abstenção não altera em nada quem é eleito e muito menos quem pode concorrer às eleições. aqui é que está a questão.
            não concordam? bom, montem um cenário utilizando as regras do sistema eleitoral atual e provem que o que eu digo está errado.
            aliás é fácil de perceber já que numa boa parte dos partidos todos os que ousaram falar em mudanças do sistema eleitoral foram afastados de imediato. o último caso público foi, tanto quanto me lembro, com o antónio josé seguro do ps.
            pelo contrário, a única coisa que faria com que algo mudasse de facto era uma abstenção gigantesca, utopicamente de 100%, já que seria impossível de ignorar.
            em países com sistemas eleitorais como o nosso não é possível fazer revoluções pelo voto, só por golpe de estado (que não defendo, óbviamente) ou pelo não voto.
            mas claro que toda a máquina política está desde 74 programada para vender a necessidade absoluta do voto e conta com isso com a máquina de propaganda dos media mainstream. só assim, o povinho votando, é possível manter o status quo daqueles que criaram, logo depois de 74, o sistema do qual se alimentam. a continuar assim dele se alimentarão ad aeternum e o povinho aguenta, claro que aguenta

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Tendo o senhor Nuno Moura respondido afirmativamente à sua questão, e tendo ele votado noutros partidos que não os do “costume” (assim como muita outras pessoas) e uma vez que questionou e obteve resposta afirmativa , qual a sua solução para a problemática – que se mantém positivamente verdadeira em TUDO o que o senhor Nuno referiu? Excluindo a pergunta idiota que fez e que é usada vezes e vezes sem conta por várias pessoas – mesmo sem conhecer a ideologia ou preferência e comportamento político da pessoa a quem faz a pergunta – qual a sua solução milagrosa? Sendo que a questão que faz parece – segundo a sua pessoa – ser central à mudança que parece querer dizer que acontece invariávelmente “se todas as pessoas votarem” – mesmo não tendo sido notoriamente a solução – e durante décadas já confirmado o mesmo.

          Menos hipocrisia e “achismos” dos outros para com pessoas que não s conhecem de lado nenhum “goes a long way.”

    3. Avatar de Nicolau
      Nicolau

      Mas a eletricidade dos Açores não é mais barata por causa disso…

  2. Avatar de e.t.
    e.t.

    pois, mas …

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Claro… vamos perfurar até 20 km de profundidade… o que é que (não) pode correr mal? Humanos a ser humanos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Vamos ver, de facto a ideia é muito interessante, mas vamos ver como se coloca em ação este plano “incrível”. Energia infinita e barata.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        LOL
        ” O que diz a segunda lei da termodinâmica?

        . . .A Segunda Lei da Termodinâmica trata da transferência de energia térmica. Isso quer dizer que ela indica as trocas de calor que têm tendência para igualar temperaturas diferentes (equilíbrio térmico), o que acontece de forma espontânea. . . .”

        1. Avatar de Vítor M.

          Basta ver o caso da Islândia, mas há mais. Funciona, a ideia teoricamente é boa, mas tem de ser acessível para ser viável.

          1. Avatar de RC
            RC

            Noruega também tem produção por geotérmica.

          2. Avatar de Vítor M.

            Vários, há várias nações que o têm. E é uma fonte limpa, inesgotável de energia. Nos Açores deveria ser mais explorado.

    2. Avatar de opah
      opah

      Tens noção que a islândia tem uma grande percentagem da energia gerada desta forma, certo?!

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        A Islândia perfurou 20 km? Não, foi a natureza a disponibilizar e eles aproveitam o recurso.

        1. Avatar de MARTINS DA SILVA Américo
          MARTINS DA SILVA Américo

          Com a mentalidade dos oligarcas portugueses, o objetivo não é encontrar soluções económicas para a população.
          Utilizando esta solução alternativa logo se inventariam taxas, taxinhas e taxonas.
          O carro elétrico já fica tão caro como os seus congéneres á custa das taxas.

          1. Avatar de RC
            RC

            Este anda obcecado por carros eléctricos, deixe se disso, arranje uma namorada e viva a vida.

          2. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Já fica tão caro?!? Está mal informado concerteza. Os carros electricos sempre foram bem mais caros (no momento da compra), que os carros equivalentes a petroleo, isto porque fica bem mais barato fazer um motor que uma bateria. E nos ultimos anos até baixaram bastante, como é normal pois a disponibilidade de baterias é maior.

        2. Avatar de RC
          RC

          Também foi a natureza que perfurou os poços de petróleo ?

          1. Avatar de Carlo
            Carlo

            Senhor Nicolau eu li a notícia .
            Mas fiquei com bastantes dúvidas por isso comentei coisa que raramente faço por saber que as pessoas não aceitao a ignorância dos outro em caso algum estou me referindo ao senhor mas sim a maior parte da população. Mas pra chegar ao ponto gostaria que me explica-se como a broca será ,os electrões acelerados seram Desperados da superfície,e como seram removidos os resíduos do buraco? porque também esses estariam a altas temperaturas penso eu ,mas como anterior mente mencionei são só as dúvidas de alguém que só saber que nada sabe

        3. Avatar de Carlo
          Carlo

          Claro! como e que a broca deles vai perfurar a temperaturas a cima dos 500 graus celsius e ainda pra mais a 20 kilometros de prefundidade

          1. Avatar de Nicolau
            Nicolau

            Se lesse a notícia percebia que não é uma “broca” convencional com partes móveis.

          2. Avatar de Eu
            Eu

            resposta típica de “treinador de bancada”.

          3. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Broca?! Anda a sonhar com brocas? A broca vai até aos 5km, depois vai outra coisa, mas para saber tem de ler, opinar sem ler dá nisto.

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    20 kms e qualquer coisita. Nao deve ser tarefa facil

    1. Avatar de cK
      cK

      É onde o Putin devia estar

  5. Avatar de ilda
    ilda

    furar 20km …
    nada vai correr mal?
    o equilíbrio do planeta com todos os países a furar está garantido?

    bem…

    1. Avatar de FAR
      FAR

      O fim está perto!

      /sarcasmo

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Pois, é melhor tapar os vulcões para garantir o equilibrio do planeta

  6. Avatar de Atento
    Atento

    Quanto custa e durante quanto tempo é que um buraco com 20km de profundidade é estável ?
    Do que tenho lido, nos Açores, a geotérmica obriga a sucessivas perfurações por perda de rendimento (lá, os furos não necessitam de grande profundidade).

  7. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Pois mas o problema é que na Islândia devido á injecção de águas no buraco tem vindo a verificar uma avalanche de tremores de terra nessa instalações ….
    https://www.geothermal-energy.org/pdf/IGAstandard/WGC/2015/23013.pdf

    1. Avatar de Manso
      Manso

      Isso acontece devido ao movimento da placas tectonnicas…

  8. Avatar de opah
    opah

    Resta saber os grandes lobbys, vão deixar isto ser gratuito. Quero ver quem paga ao pessoal da manutenção e infrastruturas.

    1. Avatar de RC
      RC

      É isso, quando quiser meter o almoço na minha mesa de jantar está à vontade e ainda dou um obrigado.

    2. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Ninguém disse que era gratuito, nada é gratuito. Poderá ser é mais barato e sustentável do que as outras fontes existentes agora.

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Bahhh, para quê complicar ou inventar coisas novas para tentar ainda salvar o planeta… vamos continuar a utilizar petroleo e que se lixe a sobrevivencia.

  9. Avatar de Redin
    Redin

    Pronto, aqui vamos nós.
    Não se pode falar de evolução mesmo sendo um plano para que apareçam num “piscar de olhos” os velhos do restelo. Os sábios. Os engenheiros do sofá. Os iluminados. Os que só acreditam no seu próprio umbigo. Os… bom… acabaram-se-me as palavras.
    Façam um favor a vocês mesmo e as vossas famílias futuras.
    Não neguem à partida uma ciência que desconhecem. Respirem fundo num tempo tão conturbado.
    O mundo precisa de esperança e tal como já dizia o outro. “Para não fazer asneira, basta que não façam nada.”

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Ninguem tem certeza de nada, e obvio que seria uma mais valia mas esta solucao deveria ser melhor estudada, porque se e para ter energia em todos os paises teriam de abrir varios buracos e de facto nao sei se a natureza nao reagiria da pior maneira a essa alteracao planetaria. Se isso for um erro relembrem-se que nao se pode apagar com borracha. O Buraco ja esta la feito e ainda mais com 20kms, nao sao 2kms.

      1. Avatar de RC
        RC

        Estranho, nunca vi ninguém preocupado com os furos que fazem para extrair petróleo e gás .

    2. Avatar de Memória
      Memória

      O Velho do Restelo tinha razão, e era de facto o *único* sábio na totalidade dos Lusíadas.

      Se os portugueses tivessem cuidado de si próprios e do seu país em vez de se dedicarem às ‘gloriosas’ actividades de apostolização, rapina e esclavagismo estariam hoje (e ao longo da sua História) muitíssimo melhor.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Pode não estar melhor é para o teu padrão de vida e mesmo arriscando dizer que não viveste antes de 74, poderás então ir dizer o mesmo a quem passava fome, não tinha educação, não tinha oportunidades de crescimento tanto intelectual como financeiro, não tinha meios de se deslocar, não conhecia as capitais de distrito, não tinha sequer possibilidade de imaginar como seria o mar, … ou seja. Vale mesmo a pena dizer que.
        Pimenta no cu dos outros para ti é refresco.

        1. Avatar de Memória
          Memória

          Lol, Lol, Lol.
          Enganas-te porque sou um dos anos 50, e por ter tido sempre a consciência de ter sido muito privilegiado em muitas formas a minha vida formou-se no apoio (e suas consequências) aos que não o foram.
          Continuo a pensar que o Velho do Restelo era um sábio, e penso que Camões nos seus últimos dias também deve ter pensado o mesmo.

          1. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            Tens noção daquilo que dizes?
            Se não fosse a valentia e a coragem dos Portugueses quem seria afinal Camões? Provavelmente seria alguém como tu, um velho do restelo deprimido sem futuro e sem passado.

          2. Avatar de Memória
            Memória

            . . .
            Não vás a terras alheias
            Lançar sementes de morte
            É na terra do teu pão
            Que se joga a tua sorte.
            . . .
            (Urbano Tavares Rodrigo)

          3. Avatar de Memória
            Memória

            Urbano Tavares *Rodrigues*

    3. Avatar de Carlo
      Carlo

      Amigo a ciências e isso mesmo tem de ser sempre questionada só assim avança

      1. Avatar de RC
        RC

        E está, pelo menos por aqueles que pescam do assunto, o mundo avança sempre, porque os céticos têm a mesma limitação que todos os outros.

  10. Avatar de RUY ACQUAVIVA
    RUY ACQUAVIVA

    A energia geotérmica é talvez a mais limpa e abundante que existe. Infelizmente ela só está disponível em poucos lugares justamente porque não temos tecnologia para fazer poços profundos o suficiente para chegar à camadas com temperatura alta o bastante para aproveitamento comercial na maior parte do planeta.
    Nesse sentido a tecnologia apresentada poderia ser uma solução espetacular para a crise de energia atual e para a questão do efeito estufa.
    Porém o desafio é gigantesco. Eu realmente desejo muito que essa empresa possa cumprir o que promete mas mantenho cuidado pata não me entusiasmar demais porque há muitas empresas que apresentam soluções espetaculares que acabam não se concretizando.
    A conferir.

  11. Avatar de iDroid
    iDroid

    Quem diria que a explicação “científica” do filme The Core viria a tornar-se realidade…

    1. Avatar de Alphie
      Alphie

      Também pensei o mesmo.

  12. Avatar de Araujo
    Araujo

    O planeta Terra tem um equilíbrio.
    As fontes não são infinitas.

    Desiquilíbrando a natureza, the shits happens.

    1. Avatar de RC
      RC

      São, por exemplo o Sol, apesar de ter um fim, dura mais que o próprio planeta, logo é infinito.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Nada é infinito, nem mesmo o universo, claro que para este caso teremos energia que se pode considerar infinita pois quando a energia do sol terminar já cá não está o planeta há que tempos, porém já podemos viver perto de outra estrela e assistir à morte do sol, nunca se sabe…

  13. Avatar de Qualquer
    Qualquer

    “A título de exemplo, na Islândia, a fatura energética média – incluindo eletricidade, aquecimento e água quente – é de cerca de 22 euros.”
    ??? POR MÊS? POR ANO?

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom dia. Se ler o texto todo, logo o parágrafo a seguir, percebe que é mensal.

  14. Avatar de Jon
    Jon

    A EDP n vai gostar nada dessa ideia

    1. Avatar de Nicolau
      Nicolau

      Cá nada. Nos Açores há furos geotérmicos, a eletricidade é gerida pela EDA e é cara na mesma. Se a EDP tiver o monopólio dessas centrais produz a baixo preço e mete o preço que quiser ao consumidor.

  15. Avatar de Nuno Moura
    Nuno Moura

    Num país onde se destrói floresta e campos agricultáveis para instalar painéis solares ignorando os militares de metros de superfícies das coberturas dos edifícios e que instale com o seu investimento ainda têm de oferecer o eixesso de produção está tudo dito.

    1. Avatar de RC
      RC

      Ai não me admiro, quem é que quer hoje cultivar terrenos, trabalhar para aquecer ? tá quieto.

  16. Avatar de João
    João

    De alguem que estudou produção de energia geotérmica na sua formação:
    Este método provoca aquecimento global, tal como a energia nuclear. É energia limpa, não liberta gases nocivos, porém liberta toneladas de vapor de água, este aquece o ambiente de uma forma brutal. Mas de qualquer maneira, é mais seguro e mais barato, por varios motivos.

    1. Avatar de RC
      RC

      Ok, então o hidrogénio também não é um método de ter energia limpa.

      1. Avatar de Carlo
        Carlo

        O problema do hidrogênio e o preço

        1. Avatar de RC
          RC

          Só isso ? bolas, o que não faltam são problemas ao hidrogénio.

      2. Avatar de Carlo
        Carlo

        O problema do hidrogênio e o preço

    2. Avatar de RUY ACQUAVIVA
      RUY ACQUAVIVA

      Absolutamente errado! Nem a energia geotérmica nem a energia nuclear afetam o efeito estufa. A eliminação de vapor na atmosfera não produz efeito estufa. Pelo contrário, a formação de nuvens aumenta a reflexão dos raios solares que atingem a Terra. Porém a quantidade de vapor lançada na atmosfera por usinas nucleares ou geotérmica é insuficiente para ter um efeito significativo, se tivesse seria um efeito positivo, jamais negativo.

      1. Avatar de Emilio
        Emilio

        Vou responder a si porque vejo que tem conhecimentos de termodinâmica: tanto a geotérmica como a nuclear introduzem calor na atmosfera porque a fonte quente é o reactor (ou o interior da terra), e a fonte fria é a atmosfera. Como se sabe, na produção térmica, há sempre “entrega” de calor na fonte fria que é a atmosfera (a menos que esteja no zero absoluto). Assim, não é só uma questão de vapor de água.

    3. Avatar de Memória
      Memória

      Eu gostaria muito de saber como é que energia “infinita e barata” não resultaria
      num consumo “infinito e insuportável”, – insuportável mesmo sem ter em conta
      as leis básicas da termodinâmica, sobretudo a chamada Segunda Lei da Termodinâmica
      a que já me referi.

  17. Avatar de A Mota
    A Mota

    “Electricidade ilimitada e barata”. Acho isso engraçado. Ou querem tapar os olhos aos desinformados ou são mesmo incultos. Já ouviram falar de Nikola Tesla? Ele tinha planos e projectos em que todas as pessoas teriam acesso gratuito á electricidade. Mas electricidade mais barata é que é vantajoso. Aliás. Se assim não fosse como é que se enriquecia os bolsos aos empresários de “sucesso”…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não feches a mente meu caro. Não te fiques pelo “ouvi dizer no Facebook”. Existem hoje países que já usam energia geotérmica. E é muito mais barata. Esta que mostramos hoje é um passo avante, e que um dia poderá de facto ser a solução. Portanto, abre a mente, lê, percebe o conceito e não mistures as coisas. A tecnologia é uma fonte de impossibilidades possíveis.

      Abr.

    2. Avatar de RC
      RC

      LOOOL, afinal quem é desinformado ? Nikola Tesla fez muita coisa pela sociedade, mas esse projeto é uma falha dele, não tinha nem tem como funcionar. E sim, pode ter eletricidade praticamente gratuita, desde que seja você a produzi-la.

    3. Avatar de António Fonseca
      António Fonseca

      Senhor Mota, para ser informado e poder ter opiniões sustentadas e interessantes não basta repetir o que se houve nos canais conspiracionistas do YouTube!
      A ideia de Tesla para a electricidade gratuita foi um flop imenso da sua brilhante mente.
      O principio implicava a transmissão da electricidade sem fios através de radiação electromagnética. Para além dos efeitos nefastos que hoje sabemos advirem de fortes campos magnéticos teríamos também de ponderar a gigantesca ineficiencia da transmissão em todas as direcções que resultaria em mais percas do que proveitos já que a maioria da radiação passaria entre os receptores e nunca seria aproveitada. Basta ver a relacção entra a potência de emissão de um transmissor FM ou de TV com o a potência total capatada em cada antena receptora. A perca é gigantesca!!!
      Mas a maior falha de Tesla não está em nenhum dos pontos apresentados. Está em que nunca considerou quem iria suportar o custo de produção dessa electricidade a transmitir! A ideia de electricidade gratuita ficava pelo contexto da sua transmissão e nunca da sua produção!

  18. Avatar de secaya
    secaya

    A única coisa infinita é a estupidez humana.

    1. Avatar de RC
      RC

      Boa, ainda bem que admite. lol

  19. Avatar de Nicolau
    Nicolau

    Pergunta talvez um bocado parva: o magma não vai subir por essa chaminé artificial?

    1. Avatar de Carlo
      Carlo

      Sim claro mas mesmo assim a temperatura a 20 kilometros vai ser elevadíssima por tanto o matérial recolhido também na minha fertil imaginação poderá levar a danos em equipamentos caríssimos que por outro lado elevará o preço da energia produzida .
      E claro que como está na notícia já existen buracos naturais superiores a 20 kilometros eu acho que se calhar deveriam partir por aí até terem mais incentivos financeiros do estado e de outras formas tambem

  20. Avatar de TroubledMind
    TroubledMind

    Acho muito bem a alternativa, muitos parabéns ao MIT pela solução “out of the box”.
    No entanto, relativamente a esta, existe algo que me intriga:
    Num evento de aumento de pressão magmática na área (que é variável devido movimento do magma no interior da Terra), a pressão tenderá a ser libertada/aliviada pela zona que apresentar menos resistência, certo?
    Será que esse “buraco/furo” de +20km de profundidade não irá ser um “ponto fraco” que nos poderá pôr em risco?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Andas a ver muitos filmes da era ice Age e transportas tudo para qualquer buraco que vês.
      https://youtu.be/qYQMaSbvspw?t=84

  21. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Aquele filme de ficção científica com uma tripulação a descer ao centro da terra para voltar a activar o campo magnético da terra e salvar a humanidade, os gajos usam está tecnologia ou uma parecida. A ver se passa a realidade.

    https://www.imdb.com/title/tt0298814/

  22. Avatar de jp
    jp

    ‘Did someone say DIG? I’m calling Brandon!’ – Dragon

  23. Avatar de Antonio Toscano
    Antonio Toscano

    Quem já jogou no Final Fantasy VII, sabe sobre Shinra xD será que MIT/Quaise jogam esse jogo e querem fazer igual?

  24. Avatar de LUIS
    LUIS

    Pode ser já amanhã! Mas primeiro demitam a voz de bagaço do “ministro do ambiente”.

  25. Avatar de geniodalampada
    geniodalampada

    A solução que não vi ainda investigar é:
    Colocar uma serpentina no quintal a 2 ou 3 m de profundidade com ligação à casa e junto à serpentina (abaixo do solo) colocar um reator de calor simples e barato: uma misturadora de baixo débito de soda cástica+agua ou cal+agua. A reação química liberta calor, aquece a serpentina que leva calor à casa. Durante o inverno basta colocar a cal ou s.caustica num reservatório e vai consumindo a pouco e pouco.

    1. Avatar de RC
      RC

      Pois, o que quer dizer que a energia que vai usar é da soda caustica, depois da reação acabou o calor.

    2. Avatar de António Fonseca
      António Fonseca

      E porquê enterrar isso no quintal!?

  26. Avatar de Lucas P. G Oliveira
    Lucas P. G Oliveira

    Se fosse possível cobrar o Ar, nós estaríamos sendo cobrados. Enquanto estes recursos naturais caírem nas mãos de companhias privadas, nunca teremos distribuição barata para toda população. Então o barato e disponível se torna apenas uma utopia para poucos.

    1. Avatar de RC
      RC

      Sempre a mania da conspiração. loool

    2. Avatar de RC
      RC

      Já pensou em instalar paineis solares ??? já tenho há anos e nunca ninguém cobrou…

  27. Avatar de jani
    jani

    e os efeitos colaterais quais são ? nao fala, na minha ignorância isso nao poderia ajuda o magma da terra a resfriar mais rápido, oq significa o fim da vida no planeta ?

  28. Avatar de N_E_O
    N_E_O

    “pressão com gasolina argon” Será que querem dizer “com gás Árgon”?

  29. Avatar de João Rainha
    João Rainha

    to num mundo de herois

    1. Avatar de Memória
      Memória

      És tu e o Fernando Pessoa (Álvaro de Campos).

      Não sei se conheces o “Poema Em Linha Reta”
      https://www.pensador.com/frase/MjYzMjY0/

  30. Avatar de Nelson Reis
    Nelson Reis

    Bom por um lado. Por outro, é preciso avaliar as consequências a longo prazo de drenar o calor do núcleo do planeta que, assim como o meio ambiente, NÃO É UM RECURSO FINITO, por mais que sua vida útil seja muito longa. Já sabemos as catástrofes que 1 ou 2 graus de aquecimento no planeta, mesmo parecendo pouco, podem gerar. O resfriamento do núcleo, mesmo em percentuais baixíssimos do núcleo pode abalar o equilíbrio geotérmico de milhões de anos, responsável entre outras coisas pela rotação do planeta e principalmente pelo campo magnético que envolve e protege a Terra dos raios UV do Sol.

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Achas mesmo? A única coisa que ia acontecer seria haver menos pressão do magma nas aberturas já feitas, que são basicamente os vulcões, o que era bom pois terias menos erupções e menos violentas, no entanto acho que mesmo que furassem 1000 buracos destes a diferença para os vulcões existentes era basicamente zero.

  31. Avatar de Marco
    Marco

    A Madeira tem uma central geotérmica e fatura da luz continua ridiculamente alta, por isso a fatura será mais baixa se os governos quiserem!

  32. Avatar de Nuno Moura
    Nuno Moura

    So quando nos tornarmos produtores e com capacidade de armazenamento da energia é que a mama acaba. Não compensa ainda ter baterias para armazenar a energia produzida em excesso, sim ainda não compensa, mas só o prazer de deixar de contribuir para os lucros destas empresas oportunistas compensa o investimento.

    1. Avatar de RC
      RC

      Compensa sim, eu tenho e pago o investimento em 5 anos.

      1. Avatar de Nuno Moura
        Nuno Moura

        Para quem tenha viaturas elétricas e as carregue em casa com a sua energia produzida acredito que ainda consiga recupere mais rapidamente o investimento, é prazer enorme de deixar de pagar as taxas e taxinhas que constam na fatura de energia elétrica. do gás e dos combustíveisdas viaturas, acaba por ser um ganho triplo.
        Mas atenção que os “donos” do capital e os seus mandatários diga-se político andam a estudar a formar de taxar o Sol e vento “absorvido” pelos nossos equipamentos de produção elétrica “caseiros.” Não acredito que quem queira ser autossuficiente energeticamente, nem que seja só porque sim, não vá ser altamente taxado e já num futuro próximo. As petrolíferas juntamente com os governos já fazem contas do quanto perdem em cada ano por cada carro novo elétrico que entra em circulação, assim como as empresas elétricas por cada consumidor que se torna autossuficiente energeticamente, ou seja, as ambições ecológicas necessárias só vão ser validas se os mesmo de sempre manterem a parte de leão.

        1. Avatar de RC
          RC

          Tem a certeza que sabe como funciona a economia ?

          Então uma pessoa que tem uma casa auto-suficiente não paga impostos na mesma nos produtos que compra ?

          Mostre aí provas de que a malta do petróleo anda a fazer contas ao que andam a perder ? Até porque na minha opinião estão a ganha é mais, se venderem menos a um preço mais alto ganham mais.

  33. Avatar de Nuno Moura
    Nuno Moura

    Para quem tenha viaturas elétricas e as carregue em casa com a sua energia produzida acredito que ainda consiga recupere mais rapidamente o investimento, é prazer enorme de deixar de pagar as taxas e taxinhas que constam na fatura de energia elétrica. do gás e dos combustíveis utilizado nas viaturas, acaba por ser um ganho triplo.
    Mas atenção que os “donos” do capital e os seus mandatários diga-se políticos continuam a estudar a formar de taxar o Sol e vento “absorvido” pelos nossos equipamentos de produção elétrica “caseiros.” Não acredito que quem queira ser autossuficiente energeticamente, nem que seja só porque sim, não vá ser altamente taxado e já num futuro próximo. As petrolíferas juntamente com os governos já fazem contas do quanto €uros perdem em cada ano e por cada carro novo elétrico que entra em circulação, assim como as empresas elétricas que suspiram por cada consumidor que se torna autossuficiente energeticamente, ou seja, as ambições ecológicas necessárias só vão ser validas se os mesmo de sempre mantiverem os seus rendimentos garantidos.

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      BINGO!

      Quem não entende esta premissa básica está longe de perceber a conjetura REAL do que pode vir.

      Tão simples quanto isto.

      1. Avatar de RC
        RC

        Qual permissa ? De não entenderem como funcionam as economias ?

        1. Avatar de Ricardo Silva
          Ricardo Silva

          Não. De não entenderem como funcionam os bolsos fundos e acreditarem em unicórnios.

          1. Avatar de RC
            RC

            A sério ? Então mostrem me números de quanto ganha Portugal com a exploração de petróleo em território nacional ou ultramarino ?

  34. Avatar de José Castro
    José Castro

    Os políticos e governantes irão criar tributos e impostos sobre essas nova fonte. Eles jamais irão reduzir a carga tributária o povo que se dane, esse é lema deles.

    1. Avatar de RC
      RC

      Claro que sim, como quer que o governo invista em infra-estruturas e se mantenha um país a funcionar sem impostos?

      É difícil de entender isto ?