Cientistas descobrem que núcleo interno da Terra estará a parar e a inverter-se

28 Comentários

A “paralisação” do núcleo interno da Terra traz implicações na forma como o nosso planeta funciona. Segundo um estudo apresentado pelos sismólogos Yang e Song, esta alteração poderá significar mudanças nos campos gravitacionais e magnéticos da Terra e trazer consequências geofísicas mais amplas.

O artigo científico foi publicado pela revista “Nature Geoscience“, e o resultado foi uma surpresa para os próprios autores. A dupla de investigadores estuda o fenómeno desde 1995.


Rotação do núcleo interno da Terra pode estar a inverter-se?

O núcleo da Terra parou de girar mais rápido do que o próprio planeta e poderá mesmo estar a inverter o seu sentido. Este é o resultado apresentado num estudo feito a partir de dados de sismos, realizado por Yi Yang e Xiaodong Song, sismólogos da Universidade de Pequim. A descoberta aponta para que este abrandamento leve a alterações nos campos gravitacionais e magnéticos da Terra e trará consequências geofísicas mais amplas, como a alteração na duração de um dia completo nalgumas frações de segundo.

Isso porque a duração de um dia está diretamente ligada ao movimento de rotação da Terra em torno do próprio eixo (que dura 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos de segundo). Assim, a mudança na forma como o núcleo gira poderá estar a ter impacto no movimento de rotação em si e, consequentemente, na duração de um dia.

Outras possíveis alterações seriam relativamente ao nível do mar e à temperatura da Terra.

Nos últimos anos, os dias estão a ficar mais curtos e pode ser que haja relação com esta mudança [na forma como o núcleo gira].

A alteração na rotação também pode modificar o campo gravitacional como um todo e causar deformações na superfície, o que alteraria também o nível do mar e, por sua vez, a temperatura global do planeta.

Explicou Song numa entrevista ao jornal espanhol El País.

Ilustração das camadas da Terra

 

E como iremos perceber estas alterações no núcleo?

Numa entrevista à Nature, o John Vidale, sismólogo da Universidade da Carolina do Sul, refere que os potenciais impactos precisam de mais tempo para serem devidamente avaliados. Como tal, temos de esperar.

Para já, percebe-se que milhares de quilómetros abaixo dos nossos pés, o interior da Terra estará a preparar algo muito estranho. Mas ainda requer mais investigação para conhecer melhor o nosso planeta e as suas entranhas.

Só em 1936 é que foi descoberto o núcleo interno, após os investigadores estudarem a forma como as ondas sísmicas dos terramotos viajam pelo planeta. As mudanças na velocidade das ondas revelaram que o núcleo do planeta, que tem cerca de 7.000 quilómetros de largura, consiste num centro sólido, feito principalmente de ferro, dentro de uma casca de ferro líquido e outros elementos.

O núcleo externo, de 2.400 quilómetros de largura, separa o núcleo interno do restante do planeta. Era este isolamento que permitia que o núcleo interno pudesse girar num ritmo próprio.

Os autores concluem que esta oscilação na rotação do núcleo interno, coincidindo com mudanças periódicas no sistema de superfície da Terra, demonstra a interação entre as diferentes camadas da Terra.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Sempre fico sem rugas 🙂

  2. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Esse filme já teve no cinema, já sabemos como termina.

  3. Avatar de Miqueias
    Miqueias

    Teorias, Teorias
    Na verdade a terra é oca e la moram os dinossauros, o que deve está acontecendo é que os Tiranossauro-rex que todo ano fazem uma corrida em circulos para caçar estão mais velhos e mais lentos e novos Tiranossauro-rex kids estão começando a seguir os passos dos mais velhos e daqui a pouco vão começar a correr sozinhos e será detectado novamente uma grande massa girando em circulos.

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Então assim já sei onde o meu irmão se esconde cada vez que é preciso carregar pra garagem .

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Lenha

  4. Avatar de José Bonifácio Boni
    José Bonifácio Boni

    Há muito tempo que venho dizendo que o sentido de ROTAÇÃO do nosso PLANETA que é anti-horário, inverter-se-ia, e passaria a ser horário.

    Mas o responsável por isso, seria a inversão polar que ocorrerá no DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SOL, que não de forma interligada por primitivos sistemas de fios alimenta energeticamente nosso PLANETA, e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que se conhece, como WI-FI.

    Pergunto a todos os inteligentes desse conceituado site:

    O que ocorre, quando tu invertes pelo menos duas fazes de um motor trifásico?

    É só conferir nos meus blogs, pois neles eu já explicava também, o que resultaria disso.

    1. Avatar de Pteven
      Pteven

      Será que quis dizer fases. Dá para perceber que percebe muito de electricidade. Já agora deixe aí o link do seu blog para podermos ficar inteligentes como o Sr.

      1. Avatar de Só eu sei, porque não vou ao blog - hahahaha...
        Só eu sei, porque não vou ao blog – hahahaha…

        Também quero ser inteligente, mas com o I, carrega 😀 😀 😀

      2. Avatar de José Bonifácio Boni
        José Bonifácio Boni

        Nobre Pteven;

        Mesmo tendo descendência orgulhosa em geniais nobres portugueses, mesmo falando e escrevendo uma LÍNGUA CÓSMICA, que ninguém mais nesse PLANETA, conhece:

        Peço desculpas, por não dominar como os maestros CAMÕES e PESSOA, a importantíssima língua portuguesa.

        Grato pela observação.

        1. Avatar de Ab
          Ab

          Manda o link do blog

    2. Avatar de aiaiai
      aiaiai

      A nossa ciência ‘primitiva’ já conhece este fenómeno há alguns anos…
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Invers%C3%A3o_geomagn%C3%A9tica

  5. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Fake …. a terra é plana logo não tem núcleo! LOL

  6. Avatar de ElChapo
    ElChapo

    como assim ? a terra nao é plana ?

  7. Avatar de José Bonifácio Boni
    José Bonifácio Boni

    Quando tu invertes pelo menos duas fazes alimentadoras de um motor trifásico, tu invertes também, o sentido de rotação.

    Qualquer um que tenha em sua casa um VENTILADOR TRIFÁSICO, pode fazer essa experiência, colocando o cabo alimentador negativo no lugar do positivo, e verificar que o sentido de rotação do motor, também muda.

    Há uma necessidade premente de REVOLUÇÃO CIENTÍFICA, fazendo com todos compreendam que o que chamam primitivamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, na verdade é UM MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR PI, não interligado por primitivos sistemas de fios, e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que se conhece, como WI-FI.

    Assim sendo, nosso DEAT – DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR = SOL, recebe ENERGIA CÓSMICA ELETROMAGNÉTICA pulsada por nossa GALÁXIA… E repulsa essa ENERGIA para todos os PLANETAS, incluindo o nosso.

    Devemos louvar esses dois cientistas, também esse conceituado site PPLWARE, por ainda há tempo, confirmarem a INVERSÃO DE ROTAÇÃO do nosso PLANETA, que inevitavelmente ocorrerá, e não demorará.

    Porém admoestando, que todos devem desapegar-se de uma visão científica totalmente primitiva, ainda do tempo da PRIMITIVA ALQUIMIA, em chamar o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR existente no centro do nosso PLANETA, como NÚCLEO DE FOGO.

    TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR, que recebe a ENERGIA CÓSMICA ELETROMAGNÉTICA pulsada pelo DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR chamado primitivamente de SOL… Transforma essa ENERGIA CÓSMICA em ENERGIA TÉRMICA… Repulsa… Aquecendo o fundo dos OCEANOS, MARES, RIOS e LAGOS… Transformando ÁGUA SÓLIDA EM LÍQUIDA… E LÍQUIDA EM VAPOR DE ÁGUA.

    Devemos compreender também, que habitando esse MACRO SISTEMA, tudo que ocorre no mesmo, directamente nos afecta.

    1. Avatar de Wagner Albuquerque
      Wagner Albuquerque

      Qual o link do teu blog/site?

    2. Avatar de Pteven
      Pteven

      Negativo e positivo em corrente alterna?

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Modernices…

      2. Avatar de José Bonifácio Boni
        José Bonifácio Boni

        Alternada, conforme o genial NIKOLA TESLA.

        1. Avatar de Profeta
          Profeta

          Essa mudanca de rotacao que tu dizes que ira acontecer (atencao nao estou a duvidar de ti nem dar certeza apenas a questionar) vai alterar alguma coisa na vida tal como ela e ? Todos os seres se irao tornar mais espirituais e humanos e o mal ira desaparecer aos poucos ? Apenas uma pergunta. Pode ser estupida ou nao mas e apenas uma curiosidade minha.

          1. Avatar de José Bonifácio Boni
            José Bonifácio Boni

            Nobre Profeta.

            Vai alterar tudo.

            Para teus questionamentos:

            “Todos os seres se irão tornar mais espirituais e humanos e o mal ira desaparecer aos poucos” ?

            Nem todos.

            E o mal diminuirá apenas para alguns, que de facto merecerem.

        2. Avatar de Pteven
          Pteven

          Alterna ou alternada é o mesmo…

  8. Avatar de Tt
    Tt

    Contem isso a um político e ele vai já dizer que são as alterações climáticas

  9. Avatar de Helder
    Helder

    Malta, antes que o mundo acabe, comprem criptomoedas. Vão ser ricos. Eu sei, sou inteligente

  10. Avatar de secalharya
    secalharya

    A Terra é plana por isso está tudo bem.

  11. Avatar de Walbert fernandes
    Walbert fernandes

    Estamos vivendo a era do ferro e quando o clima terminar de lixiviar o solo e os dobramentos modernos dominarem o planeta , aí estaremos na era das máquinas se alimentando de tudo que existe hoje . Nos seremos o alimento das máquinas…

    1. Avatar de José Bonifácio Boni
      José Bonifácio Boni

      Nobre Walbert fernandes;

      Nós não estamos vivendo o finalzinho da ERA DO FERRO, e sim até mesmo pela PREDOMINÂNCIA ATÓMICA MOLECULAR DE NOSSOS CORPOS que é H²O, o finalzinho da 3° ERA ÁGUA.

      Assim sendo, observando a classificação correta das ERAS,

      1º ERA FOGO.
      2º ERA TERRA.
      3º ERA ÁGUA.
      4º ERA AR.
      5º ERA EC:

      Não por acaso habitando também a 3ª ÓRBITA, e como atómicos, atuando no final do 3º ATO… Brevemente será encerrada a 3ª ERA ÁGUA que ainda vivemos, e iniciada a 4º ERA AR.

      Para os que de facto merecerem, + OXIGÉNIO + VIDA… Deixando de viver em média inexpressivos só 70 anos, e passando a viver MILÉNIOS.