Cientistas cultivaram plantas em solo lunar, pela primeira vez

9 Comentários

Para que as estadias fora da Terra possam ser mais prolongadas, garantindo a saúde dos astronautas, é importante que seja possível cultivar plantas, de alguma forma. Pela primeira vez, um grupo de cientistas conseguiu fazê-lo em solo lunar.

Tornando-se numa possibilidade poderá ser um elemento importante em futuras missões.

Plantas cultivadas em solo lunar

Um grupo de cientistas da University of Florida cultivou uma planta em solo lunar, pela primeira vez. Uma vez que não voaram até à Lua, a NASA trouxe a Lua até eles, fornecendo-lhes amostras do solo lunar recolhidas em diferentes locais, durante três missões Apollo, há cinco décadas.

Esta investigação é fundamental para os objetivos de exploração humana a longo prazo da NASA, pois precisaremos de utilizar recursos encontrados na Lua e em Marte para desenvolver fontes alimentares para os futuros astronautas que vivem e operam no espaço profundo.

Esta investigação fundamental sobre o crescimento de plantas é também um exemplo chave de como a NASA está a trabalhar para desbloquear inovações agrícolas que nos poderiam ajudar a compreender como as plantas podem ultrapassar condições stressantes em áreas com escassez de alimentos aqui na Terra.

Disse o chefe da NASA Bill Nelson.

 

Estudar possibilidades de cultivo é importante para as futuras missões lunares

Os cientistas colocaram sementes da planta Arabidopsis em pequenas amostras do solo lunar pobre em nutrientes e esperaram para ver se algo acontecia. Embora tenham começado a nascer rebentos, cerca de dois dias depois do cultivo, os cientistas perceberam, depois do sexto dia, que as plantas não eram tão saudáveis como seriam caso tivessem sido plantadas na Terra.

Após o 20.º dia, pouco antes das plantas começarem a florescer, a equipa colheu-as, moeu-as e estudou o seu RNA (ácido ribonucleico). Este é um ácido nucleico presente em todas as células vivas, que apresenta semelhanças estruturais com o ADN.

Cientistas Rob Ferl, à esquerda, e Anna-Lisa Paul, à direita
Cientistas Rob Ferl, à esquerda, e Anna-Lisa Paul, à direita

Os resultados desse estudo confirmaram que as plantas tinham experimentado stress e tinham respondido de forma semelhante àquela que a planta Arabidopsis responde noutros ambientes hostis – exemplo disso são solos com abundância de sal ou metais pesados. Além disso, os cientistas perceberam que a qualidade do solo lunar varia, uma vez que uma amostra produziu resultados de crescimento mais pobres do que as outras.

Posto isto, a equipa pretende utilizar as amostras do solo lunar para cultivar mais sementes e perceber, efetivamente, as suas potencialidades.

Os resultados deste e de outros estudos semelhantes poderão ter implicações significativas nas futuras missões espaciais de longa duração, uma vez que possibilitará que os astronautas consumam alimentos mais frescos do que aqueles a que têm acesso agora.

 

Leia também:

Rússia vai cultivar vegetais numa estufa espacial

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    Se especialistas já admitiram que é possível colher batatas em Marte, como feito no filme The Martian (Perdido em Marte), é lógico que seria possível na Lua também.
    https://olhardigital.com.br/2017/03/09/ciencia-e-espaco/pesquisadores-indicam-que-e-possivel-plantar-batatas-em-marte/#:~:text=No%20filme%20%E2%80%9CPerdido%20em%20Marte,em%20Marte%20ap%C3%B3s%20plantar%20batatas.

    1. Avatar de NMMA
      NMMA

      Negativo! A Nasa nunca teve na lua, muito menos nos dias de hoje onde as coisas seriam mais possíveis tioricamente…..

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        e tens provas disso?

      2. Avatar de Ruiz
        Ruiz

        A Nasa nunca teve nem tem nada na lua, mas já lá esteve! E também, “tioricamente” a terra é redonda e não plana….

  2. Avatar de Grunho
    Grunho

    A próxima etapa é abrir uma banca de legumes numa feira ou mercado lunar. A propósito, qual será a moeda que lá corre?

  3. Avatar de Profeta
    Profeta

    Deve ser verdade.

  4. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    A ser verdade (o que duvido muito) lá vamos nós destruir a lua, já destruímos o planeta Terra o próximo passo é destruir outros planetas.

  5. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Então eles não estariam à espera que alguém resolvesse o problema do pó e mau cheiro natural do satelite ?

    Bem, espero que eles primeiro mandem um robo-plantador e só depois acredite em algo parecido …

  6. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Adoro estes ‘especialistas’ que duvidam de tudo o que não percebem peva e dizem que é tudo uma mentira.
    Cambada de tristes…