Cientistas confirmam finalmente o que existe no interior da Lua

20 Comentários

A Terra tem sorte em ter a Lua como parte da sua existência cósmica. E isso leva-nos a querer saber mais sobre o nosso satélite natural. Como apareceu, de que matéria é feito e como é o seu interior? Apesar de haver ainda muitas respostas por dar, finalmente os cientistas descobriram o que existe no seu interior.

Cientistas confirmam finalmente o que existe no interior da Lua


Afinal, a Lua não é feita de queijo

Uma investigação minuciosa descobriu que o núcleo interior da Lua é, de facto, uma bola sólida com uma densidade semelhante à do ferro. Os investigadores esperam que isto ajude a resolver um longo debate sobre se o coração da Lua é sólido ou fundido, e que leve a uma compreensão mais exata da história da Lua – e, por extensão, do Sistema Solar.

Os nossos resultados questionam a evolução do campo magnético da Lua, graças à demonstração da existência de um núcleo interno, e apoiam um cenário global de reviravolta do manto que traz informações substanciais sobre a cronologia do bombardeamento lunar nos primeiros mil milhões de anos do Sistema Solar.

Explicou a equipa liderada pelo astrónomo Arthur Briaud, do Centro Nacional Francês de Investigação Científica, em França.

Imagem de astronauta Apollo 11 na Lua
O astronauta da Apollo 11, Buzz Aldrin, com a experiência sísmica. Os painéis solares foram colocados à esquerda e à direita e a antena está apontada para a Terra. Crédito: NASA

 

Dados recolhidos há 50 anos são fundamentais

A recolha de informação da composição interior dos objetos do Sistema Solar é mais eficazmente conseguida através de dados sísmicos. A forma como as ondas acústicas geradas pelos sismos se movem e refletir a partir do material no interior de um planeta ou lua, pode ajudar os cientistas a criar um mapa detalhado do interior do objeto.

Acontece que dispomos de dados sísmicos lunares recolhidos pela missão Apollo, mas a sua resolução é demasiado baixa para determinar com exatidão o estado do núcleo interno. Sabemos que existe um núcleo exterior fluido, mas o que este engloba continua a ser objeto de debate. Os modelos de um núcleo interno sólido e de um núcleo totalmente fluido funcionam igualmente bem com os dados da Apollo.

Contudo, para o descobrir de uma vez por todas o que intrigava a comunidade científica, Briaud e os seus colegas recolheram dados de missões espaciais e de experiências lunares de alcance laser para compilar um perfil de várias características lunares. Estas incluem o grau de deformação devido à sua interação gravitacional com a Terra, a variação da sua distância à Terra e a sua densidade.

De seguida, realizaram modelações com vários tipos de núcleos para encontrar o que mais se aproximava dos dados observacionais.

Lua de ferro

Em primeiro lugar, os modelos que mais se assemelhavam ao que sabemos sobre a Lua descrevem uma reviravolta ativa nas profundezas do manto lunar. Isto significa que o material mais denso no interior da Lua cai em direção ao centro e o material menos denso sobe.

Esta atividade tem sido proposta há muito tempo como uma forma de explicar a presença de certos elementos em regiões vulcânicas da Lua. A investigação da equipa acrescenta mais um ponto na contagem de provas “a favor”.

Os investigadores também descobriram que o núcleo lunar é muito semelhante ao da Terra – com uma camada exterior fluida e um núcleo interior sólido. De acordo com a sua modelação, o núcleo exterior tem um raio de cerca de 362 quilómetros e o núcleo interior tem um raio de cerca de 258 quilómetros. Isto corresponde a cerca de 15% do raio total da Lua.

A equipa descobriu que o núcleo interno também tem uma densidade de cerca de 7.822 quilogramas por metro cúbico. É um valor muito próximo da densidade do ferro.

Curiosamente, em 2011, uma equipa liderada pela cientista planetária Renee Weber, da NASA Marshall, encontrou um resultado semelhante, utilizando técnicas sismológicas de última geração em dados da Apollo para estudar o núcleo lunar. Encontraram provas de um núcleo interior sólido com um raio de cerca de 240 quilómetros e uma densidade de cerca de 8000 quilogramas por metro cúbico.

Os investigadores referem que sabemos que pouco tempo depois da sua formação, a Lua tinha um poderoso campo magnético, que começou a diminuir há cerca de 3,2 mil milhões de anos. Esse campo magnético é gerado pelo movimento e convecção no núcleo, pelo que a composição do núcleo lunar é profundamente relevante para saber como e porquê o campo magnético desapareceu.

Dada a esperança da humanidade de regressar à Lua num prazo relativamente curto, talvez não tenhamos de esperar muito tempo pela verificação sísmica destas descobertas.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Na lua nunca haverá geólogos.

    1. Avatar de JCLopes
      JCLopes

      Porquê?

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Ainda que supostamente algum cientista pusesse pé na lua, não era para fazer GEO-logia. Quando muito lunologia. A Geologia é a ciência é a ciência que estuda a terra, não a ciência que estuda a lua.

  2. Avatar de Fagundo
    Fagundo

    A lua é como os melões, é preciso abrir para perceber como está por dentro.

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Mais uma para o homem destruir

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Sosseguem, porque o homem nunca lá foi. Foi tudo filmado num estúdio no meio do deserto.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Tal e qual… Comeram gelados com a testa. Nunca ninguém lá pós os pés. A grande farsa da humanidade.

        2. Avatar de Maria
          Maria

          Uma coisa não invalida a outra.
          O filmar um alegado filme no deserto nãobinvalida a ida à Lua.
          Mas isso é para quem sabe pensar, não para quem passa a vida a comentar o que outros fazem.

      2. Avatar de Rrrrrrr
        Rrrrrrr

        Quedando-me uma mulher desta vez…

      3. Avatar de Rrrrrrr
        Rrrrrrr

        Que mandem uma mulher desta vez…

  3. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Se não tem petróleo não interessa….próximo!!!

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Melhor q os cientistas, só mesmo o ultra s23.

  5. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Já disseram que era água, agora é ferro…Para quando vinho?

  6. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    A lua não é um holograma?

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Também há relatos de na China,não sei bem quando,mas foi há centenas de anos,de se ter visto 2 luas no céu.Pode crer que eu li isso.Há registos desse acontecimento.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não sabes onde viste nem sabes quem relatou, mas sabes que há registos do acontecimento? lolol
        Eu já ouvi relatos na primeira pessoa de raptos alienígenas…

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Aqui há tempos li(nem sei bem onde),que num certo vôo espacial(não sei qual seria,infelizmente),que uma das suas missões foi deixar lá um dispositivo.Sabem o que se sucedeu ?? Acho que detonaram o dispositivo na lua e sabem o que aconteceu ?? Aquilo na lua vibrou durante horas e horas a fio.Agora eu pergunto ?? Seria possível ?? Como é que um satélite “natural”(vejam porque ponho aspas em natural),conseguiria assim vibrar ?? Não conseguiria.Por isso muitos disseram que a lua era sim um satélite,mas um satélite artificial.Porque ela é oca.Tudo indica que “alguém” a “pôs” lá.Porque é que desde 1972,ou seja,desde há 51 anos,que o homem não volta à lua ?? Porquê ?? Ao que sei o último vôo foi o da missão espacial da Apollo 17.Desde Dezembro de 1972 até aos dias de hoje NUNCA(vejam se entendam este caps lock),mais lá fomos !! Porquê ?? Há “algo” ou “alguém” que nos impede de lá ir ?? Passados 51 anos e não temos hoje em dia a tecnologia para saber tudo sobre a lua ?? Fica ao vosso critério este meu comentário. 😉

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Agora é que o Vítor Martins vai dizer que eu pifei de vez.Kkkk… 🙂

    1. Avatar de LuisBorges
      LuisBorges

      Parece-me que será apenas o efeito Dunning-Kruger, o que é bastante normal. Nada a criticar.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Olhe,guarde a “sabedoria dos idiotas” para si mesmo.Só me faltava agora esta. ಠ⁠_⁠ಠ