Cientista sugere que variante Ómicron resultou de uma colisão entre a COVID-19 e o VIH

62 Comentários

Como é normal, ao longo do tempo, os vírus vão sofrendo alterações, tornando-se mais complicados. Depois da problemática Delta, o mundo está a conhecer a variante Ómicron. De acordo com um cientista, esta poderá ter surgido da colisão entre o VIH (vírus da imunodeficiência humana) e a COVID-19.

A teoria surge do cientista que alertou o mundo para a existência da nova variante.

Variante Ómicron

O cientista responsável pelo alerta sobre a nova variante do SARS-CoV-2, Ómicron, desenvolveu uma teoria acerca do seu surgimento. Na sua opinião, é provável que aquela se tenha formado depois de correr através do corpo de uma pessoa não vacinada, e positiva para o VIH.

Conforme adianta o Los Angeles Times, o bioinformático Tulio de Oliveira tem estado atento às novas estirpes da COVID-19 e à probabilidade de essas se espalharem e infetarem a população.

Em junho, um estudo conduzido pelo cientista e alguns colegas centrou-se numa única doente com VIH que se manteve positiva à COVID-19 durante 216 dias. Nesse período, os cientistas detetaram um total de 13 mutações do vírus a partir das suas amostras.

Apesar de a paciente ter sido hospitalizada logo após o seu teste positivo inicial, nunca ficou gravemente doente com a COVID-19.

Tulio de Oliveira, cientista sul-africano responsável pelo alerta sobre a nova variante do SARS-CoV-2, Ómicron
Tulio de Oliveira, cientista responsável pelo alerta sobre a nova variante do SARS-CoV-2, Ómicron

Para o cientista, a Ómicron poderá ter surgido através do encontro da COVID-19 e do VIH

O estudo contínuo das bioamostragens da doente revelou um total de 30 alterações genéticas, incluindo algumas que poderiam afetar a forma como o vírus responde às vacinas ou aos tratamentos.

Então, o cientista que alertou a Organização Mundial de Saúde para a existência da nova variante na África de Sul – agora também detetada na Europa e nos Estados Unidos da América – está a perceber um padrão semelhante com a Ómicron.

Antes do estudo de junho, os virologistas não pareciam acreditar que as pessoas com VIH podiam ter piores resultados. Por sua vez, o estudo de Tulio de Oliveira sugere que, embora as pessoas com VIH não corram um risco muito maior de doença grave do que outras pessoas, podem, em situações como a de África do Sul, onde muita gente está infetada com VIH não detetado ou não controlado, ser hospedeiras de mutações e variantes. Isto, porque o vírus pode sobreviver mais tempo nos seus corpos, pelo sistema imunitário fragilizado.

Apesar da teoria, muitas questões permanecem no ar, quer sobre a variante Ómicron, quer sobre a possibilidade de ter surgido da colisão da COVID-19 com o VIH.

 

Leia também:

COVID-19: Agende o seu teste online numa farmácia portuguesa

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    atenção, quer dizer que a sida pode pega-se pelo ar. Tudo a vacinar-se

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      santa ignorância…

      1. Avatar de Str
        Str

        O Luís estava a ser irónico

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Até poderia estar a ser irónico, não deixa de ser uma ideia ignorante…

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Ignorance (e radar de ironia avariado ou inexistente) is bliss!

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Santo analfabetismo.

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Concordo e espero que seja um reforço de 5 a 6 doses de uma vez para os vax-covideiros!

  2. Avatar de Abilio Martinho
    Abilio Martinho

    Se houve colisão a culpa é do motorista.

    1. Avatar de J.C.Lopes
      J.C.Lopes

      coitado do passageiro!

  3. Avatar de pinoquio
    pinoquio

    ja desconfiava que tinha havido uma parceria entre COVID-19 e o VIH acho com essa parceria ninguem vai escapar seremos todos contaminados

  4. Avatar de Antonio
    Antonio

    Que coincidência: as teorias da conspiração afirmam que o VIH foi criado em laboratório e que alguma coisa correu mal quando foi testado em África.
    Agora o Ómicron surgiu desta colisão? Poderá haver alguma verdade. Que grande encontro!

  5. Avatar de R
    R

    Mais um à procura de fama.

    1. Avatar de AP
      AP

      mais um que em vez de estudar andou na borga e agora diz mal dos que estudaram…

  6. Avatar de Tony
    Tony

    Mais um enriquecimento cultural a assombrar a Europa.

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    O VIH era como o outro… “era um mero passageiro…” 🙂

  8. Avatar de Memória
    Memória

    Como foi descoberta a variante Omicron

    How South African scientists discovered Omicron and set off a global chain reaction
    https://edition.cnn.com/2021/12/02/world/south-africa-omicron-origins-covid-cmd-intl/index.html

  9. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    O que aconteceu, isto de fonte segura ( Lusa), é que o vírus do covid 19 e do HlV tiveram um affair de uma noite e vai daí nasceu o rebento Omicron uns meses depois.
    Ora digam me lá que não é a hipótese mais plausível…

  10. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    A variante Ómicron já foi detetada em 40 países.
    Fatalidades associadas: zero.

    “O Público”:
    “A Ómicron lançou o pânico? Nos políticos e nos mercados, sim, nos cidadãos nem por isso”
    “Alguns administradores de empresas de biotecnologia fizeram declarações alarmadas – ou alarmistas – dizendo-se convencidos de que as mutações desta variante vão afectar a eficácia das suas vacinas ou tratamentos para a covid-19. Houve tombos nas bolsas, os cidadãos sofrem mais medidas de controlo e restrições de viagens impostas pelos governos – mas era inevitável esta reacção?”

    Já só faltava mesmo alguém inventar o “encontro” com o HIV.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      A teoria é apenas sobre haver pessoas em que o virus do Covid persiste mais tempo, não tem nada a ver com o virus do Covid “misturar-se” com o virus do HIV.

      1. Avatar de Tempo ao tempo
        Tempo ao tempo

        Sabes ler? Se sim, sabes interpretar uma frase com mais de 3 palavras?
        “O cientista responsável pelo alerta sobre a nova variante do SARS-CoV-2, Ómicron, desenvolveu uma teoria acerca do seu surgimento. Na sua opinião, é provável que aquela se tenha formado depois de correr através do corpo de uma pessoa não vacinada, e positiva para o VIH.”

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Saberás tu interpretar, investigar, ler os links?
          O que o cientista fala é que nalgumas pessoas com SIDA (a doença), o virus do COVID persiste mais tempo por estarem imunodeprimidas. A teoria é que persistindo mais tempo no corpo o virus do COVID pode sofrer mais mutações.
          Não há misturas entre virus, até porque os virus atacam células diferentes, e um é um virus de RNA e o outro de DNA o que dificulta ainda mais qualquer mistura de material genético.

          1. Avatar de Tempo ao tempo
            Tempo ao tempo

            “Na sua opinião, é provável que aquela se tenha formado depois de correr através do corpo de uma pessoa não vacinada, e positiva para o VIH.”

            Lê a frase com calma. Como é que se deu a formação? (De acordo com a teoria do cientista)?

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Tempo ao tempo,
            se calhar deverias tu ler com calma o que eu disse, e ires ver os links para ler a citação na língua original, e assim desfazias essa tua confusão, até porque a frase que usas não diz o que queres. A teoria do cientista é aquela que apresentei.

    2. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Até se podem combinar várias teorias – a variante Ómicron desenvolveu-se na África do Sul numa pessoas com HIV e com gripe.
      A questão é por que é se foi pegar no que diz o cientista, há meses, e se foi buscar, agora, juntando a Ómícron ao vírus da Sida? Para aumentar o sentimento de ameaça da Ómicron, obviamente.
      Diz o mesmo artigo d’ “O Público”:
      “Este sentimento de que há uma nova ameaça não é completamente negativo, quando estamos no meio de uma pandemia. “Se reparar, nos últimos dias anda mais gente de máscara na rua. Não podemos dizer que isto seja uma coisa boa, mas esta apreensão perante a novidade tem um efeito benéfico nas pessoas que as levou a ter mais medo e a ter mais cuidado”, sublinha Américo Baptista. “O desconhecimento perante a novidade desencadeia as reacções de medo, de ansiedade, mas tem um efeito positivo de aumentar os comportamentos de protecção.”
      No mesmo artigo também é dito que, em termos de comunicação era, preferível: “dizer claramente quem são as pessoas que estão a morrer com a covid-19 hoje em dia. “Se formos olhar quem está a morrer, são pessoas com co-morbilidades, o que afecta mais as idades avançadas, e pessoas que não foram vacinadas. Ponto final. As proporções são completamente desiguais nestes grupos. Era importante transmitir isso às pessoas, porque promovia a vacinação”, explica Osvaldo Santos”.

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        Meu caro. Quem está para aqui a combinar teorias e a criar medos serás tu, que ficas assustado por ouvir HIV antes sequer de ler o que o homem diz.
        O que o cientista disse é uma observação válida para as autoridades tomarem prestarem atenção a alguns grupos de risco, algo que ele repetiu agora! Não foram os jornais que foram rebuscar o que ele disse no passado.
        Quanto a quem morre, não deixam de ser pessoas só porque têm co-morbilidades, e as pessoas morrem porque existe elevada transmissão entre pessoas, algo que pessoas vacinadas também podem fazer, assim como há pessoas vacinadas que podem morrer pelos mais diversos motivos! Aqui a questão é de se poder tomar medidas equilibradas de protecção de saúde pública, todos temos que fazer a nossa parte.

        1. Avatar de Eu sei lá
          Eu sei lá

          Meu caro, vai-te catar.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            grande argumento.

  11. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Acredito! Porque o IVH não usa camisinha 🙂

  12. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Com esta variante fica provado que anda a fazer cocegas as pessoas, e que alguem anda a brincar com isto e a ganhar dinheiro. Mais do mesmo. Novidades ? Para quando o terminar desta palhacada ? NUNCA ? A fala serio.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Podes sempre apresentar uma solução em vez de perderes tempo, sem acrescentar nada de relevante.

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Marisa solucao e simples. E pedir a comunicacao social que deixe de falar de covid que ele desaparece em tres tempos. Agora se nao gostas da solucao essa e outra questao.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Já reparaste que falas tu tanto ou mais também? E não é por deixar de se falar de uma coisa que ela desaparece. lol. Onde aprendeste esse truque de magia?

          1. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Marisa isto nao e um forum publico ? Nao sou eu que estou a ser julgado. E engracado como voces arranjam argumentos quando nao os teem. Foi mentira o que falei ? Muitos certamente que concordam comigo. Mas tambem nao ando a procura de seguidores. Cada um sabe de si Deus de todos. Agora e mesmo facto, a comunicacao social deixar de falar destas tretas ja ajudava muito na vida das pessoas.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Sim é um fórum público e ninguém te proibiu de falar. Mas a minha liberdade de expressão também me dá direito de comentar os teus comentários públicos. E sim, 99% das coisas que aqui tens escrito sobre este tema são faltas. Portanto, para ti vai continuar a ser treta mas na realidade continua a ser verdade. Logo, como disse, não acrescentas nada que possa alterar isso. O conselho é não perderes então tempo, que certamente deve ser precioso e necessário à tua contribuição fundamental no mundo e na evolução humana, nestes assuntos.

            Bom domingo.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Incrível sardinha. O tempo passa e a ignorância evolui ficando cada vez mais crónica.

          4. Avatar de Memória
            Memória

            Não vejo qualquer vantagem em fazer “desaparecer” o Covid por não falarmos dele.

            É necessário apurar as responsabilidades do aparecimento do virus, (laboratórios?) e da forma errada como a ele se reagiu do ponto de vista científico/médico e do ponto de vista político e social na sua generalidade.

            Covid abriu os olhos a muita gente que pensava viver num regime democrático e liberal, num Estado de Direito,
            Quando as consequências catastróficas da resposta totalitária – vacinação universal e obrigatória – se tornarem ainda mais evidentes então toda a humanidade vai perceber que tem vivido numa inacreditável , inaceitável, ilusão.

            Eu vivi em Portugal nos últimos tempos de Salazar e nos tempos do Marcelo Caetano e da Guerra Colonial.

            Havia muito que podia ser discutido, mas a Guerra era Tabú. Por vezes apareciam nas páginas internas dos jornais entre os reclames de “remédios para os calos” ou “cadela bonita oferece-se” pequeníssimas notícias, de Mortos ao Serviço da Pátria, nunca mais de uma dúzia de casos. e por vezes nem se dizia onde.
            A televisão passava por vezes curtíssimos filmes de propanda heróica e vitoriosa

            Devemos fazer todo o possível para evitar que esses tempos voltem, mas agora numa escala mundial

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          Falaste de deus no teu comentário. Acabaste de perder toda a credibilidade. Volta para dentro da lata que é onde estás bem. Ou em cima de uma fatia de pão.

        3. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Será que deixarmos de falar de Sardinhas elas também desaparecem?
          Será que se não ouvirmos uma árvore a cair ela não caiu?

        4. Avatar de Sardinha Enlatada
          Sardinha Enlatada

          Marisa queres ficar bem na fotografia nao e ? Entao responde-me la a isto se conseguires, porque eu acho que deves ser alergica a determinadas perguntas que sao feitas. Entao porque e que com 18000 e poucas mortes ao longo de 2 anos( e isto e importante frizar, dois anos) isso foi considerado uma pandemia a nivel nacional ? Responde com argumentos validos ou factos e nao historias da carochinha. Se nao responderes e obvio que ja respondeste e fica definida a tua posicao.

          1. Avatar de Vítor M.

            Não ataques quem te respondeu educadamente, isso é sinal que ficaste sem argumentos. Como foi já muitas vezes dito, perdes tempo a tentares enganar-te a ti próprio, porque não apresentas ideia nenhuma sobre como resolver a pandemia. Meter a cabeça na areia não é resolver o problema, é fugir dele.

          2. Avatar de Sardinha Enlatada
            Sardinha Enlatada

            Vitor tambem tu ? Responder as perguntas e que nada. Eu ja apresentei uma solucao, e a mais viavel posssivel. Porque isto de pandemia nao tem nada. Pensei que alguns de voces ja tivessem percebido a forma como comento. Nao comento sobre ciencia porque entendo pouco, apenas comento sobre a manipulacao do covid na comunicacao social e como prejudica a vida das pessoas apenas isso. E outra forma de abordar o assunto. Todas as opinioes sao validas certo ? A pergunta fica tambem para ti Vitor se quizeres responder, mas tambem deves ser alergico. E nao fiques ofendido por dizer isto ok ? Nao te tratei mal.

          3. Avatar de Vítor M.

            Eu? Mais que responder deixei muita informação sobre o tema, e não procuro teorias de conspiração, textos truncados e falta de rigor científico. Devias fazer o mesmo.

          4. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            ainda nao vi resposta À questão de porque querem vacinar as crianças para evitar trasnmissao mas agora nos voos nada de testes Às crianças

  13. Avatar de Tempo ao tempo
    Tempo ao tempo

    Em 2022 poderemos, caso não martelem os números considerando todos os que morram com COVID terem morrido de COVID, comparar o número de mortos por morte súbita e por AVC com os anos anteriores.
    Claro que a causa da morte nunca poderá ser a vacina contra a covid. Os crentes dirão sempre que não, até começarem a ver familiares ou amigos a tombar.

    Testes de imunidade não? Nada? Não servem o propósito?
    Até à vacinação em massa quantos mortos abaixo de 60 anos houve? E após a vacinação em massa? Porque motivo estes dados não são públicos? De que têm medo as autoridades?

    1. Avatar de Memória
      Memória

      Excelentes perguntas.

      Na Holanda temos tido um aumento inexplicável de mortes em relação à media multi-anual antes da Covid p.ex. no mês de Novembro 3.500 mais do que a média, enquanto que oficialmente por Covid (ou com Covid) não foram de certeza mais que 1.500.
      Numa província do Sul da Holanda (Limburgo) o excesso de mortes foi de quase 50%.

      Estes números foram dicutidos no Parlamento e deram origem a aguerridas discussões, e agressões, por enquanto apenas verbais.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        um homem foi atropelado e morreu. Tinha cancro. O evento terminal foi o peso do carro sobre o seu corpo frágil… Deverá ser declarado como morte oncológica.

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Alguns “Graphics and Maps” estão em
      https://www.euromomo.eu/graphs-and-maps#excess-mortality

      Muitos destes gráficos não são de leitura fácil 🙁

      1. Avatar de Tempo ao tempo
        Tempo ao tempo

        A dgs, até determinada data, colocava o número de mortos por escalão etário com os dados exatos, com números, ao invés do gráfico, que não permite uma análise exata dos dados.

        “Quem está a morrer em Portugal com covid-19? A pergunta tem sido feita por especialistas e não só. Mas os dados concretos, disponibilizados diariamente pelas autoridades de saúde, só permitem perceber em que faixas etárias é que se morre mais. O bastonário dos médicos já pediu publicamente à Direção-Geral da Saúde (DGS) que divulgue a informação com mais detalhes (por exemplo, se estas pessoas estavam ou não vacinadas e há quanto tempo ou se sofriam de outras doenças), até para apoiar a comunidade científica na análise da evolução da doença. Mas isso não tem acontecido. O problema é que a esta questão juntam-se outras, como em que idades está a ocorrer o maior número de casos, quem está a chegar aos hospitais para internamento em enfermarias e nas unidades de cuidados intensivos? Quantos dos infetados e internados estavam ou não vacinados e há quanto tempo? O DN também enviou estas perguntas à DGS , mas a resposta que chegou foi que tais dados só são atualizados mensalmente, devendo ser conhecidos na sexta-feira.”

        Fonte dn 18nov2021

        O número de RAM graves por vacinação COVID em idades abaixo dos 60 anos está muito mas muito acima do número de óbitos que havia ocorrido nesse escalão etário. Ou seja, pessoas que dificilmente iriam ter repercussões caso fossem infetadas pelo vírus, tiveram reações adversas graves pela toma da vacina.
        Em relação ao escalão etário dos 12 aos 20 anos ainda mais absurdo é vacinar essa gente. Os benefícios não superam os riscos.

        1. Avatar de Mico
          Mico

          Bem, só encontrei dados de maio, onde. de forma global
          para 3.943.979 de vacinas dadas na altura, os RAM foram 0,1156% e destes 40,9% foram graves (27).
          Os RAM incluem vermelhidão no local da vacina, febre etc…. Uma toma de vacina pode incluir várias RAM conexos, portante o número de RAM contabilizado é superior ao n.º de casos de RAM contabilizados.
          fonte: Relatório de farmacovigilância de junho de 2021 do Infarmed

  14. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Isto é treta, já surgiu identificação que foi da colisão com o simples vírus da gripe por isso esta variante poderá ser mais infecciosa e mais resistente às vacinas actuais mas no entanto é a mais fraca até agora detectada, ainda nao existem mortes associadas à mesma e os sintomas são mais ligeiros.

  15. Avatar de Petrus
    Petrus

    Não é verdade! A variante Ómurcon já existia no Porto há muito tempo.

  16. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Quem é aqui a cientista que julga quando uma opinião ou afirmação é treta?

    1. Avatar de Memória
      Memória

      Alguma ciência (impressionante):

      How The Immune System ACTUALLY Works – IMMUNE
      https://www.youtube.com/watch?v=lXfEK8G8CUI

  17. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    A ciência reconhecida oficialmente pelos meios de comunicação subsidiados sabe calcular, com precisão, qual a redução de gravidade de sintomas em quem tomou a vacina e SE… não a tivesse tomado.

  18. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Tomar e não tomar são sinônimos na gramática Covid.O importante é alimentar o medo e confusão.

  19. Avatar de Memória
    Memória

    *. . .O Sistema vai inevitávelmente colapsar . . .*

    Geert Vanden Bossche sends a message to people of Austria

    The only fight you should have, is the fight for your health
    https://rumble.com/vpzaet-the-only-fight-you-should-have-is-the-fight-for-your-health.html

  20. Avatar de jack
    jack

    E se algum dos nossos sábios políticos se lembra de cobrar imposto sobre a ignorância?

  21. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Não lembres isso. A Comissão de avaliação já está criada pelos meios de comunicação subsidiada e da verdade única e inquestionável.

  22. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    (Fev 2020) Cientistas indianos encontram partes de VIH no covid, forçados a remover os estudo por corroborar a teoria de origem num laboratório
    https://www.opindia.com/2021/06/indian-scientists-had-found-unique-insertions-in-covid-19-virus-genome/

    (Dec 2020) Vacina australiana para covid-19 gerou resultados falso-positivos para HIV
    https://exame.com/ciencia/vacina-australiana-para-covid-19-gerou-resultados-falso-positivos-para-hiv/