Quer saber o barulho que o Sol faz? Um cientista revelou esse som

18 Comentários

Qual será o som que o Sol faz com toda a sua atividade? As explosões, as gigantes ejeções de massa coronal e a colossal energia libertada soam a quê?

Bill Chaplin, professor de Astrofísica na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, explica que os corpos celestes têm um barulho natural. Vamos conhecer o som que o Sol faz.

Imagem que ilustra o barulho que os Sol faz


O Sol também de faz ouvir

Seguramente já pensou que a atividade dos planetas e estrelas, como o Sol, por exemplo, gera barulho. Há um ruído característico que tem, em muitos casos, ajudado os cientistas na perceção de informações sobre estes corpos celestes. O som dá mais informações relacionadas com a “idade” do astro ou o tamanho, por exemplo.

Isso acontece na camada externa dos astros, e esse som fica preso, o que faz com que ele ressoe – como um instrumento musical

Refere o astrofísico.

O professor refere que é algo surpreendente, isto porque quanto maior a estrela, menor será a intensidade desse barulho.

Se temos uma estrela maior do que o Sol, esta vai inspirar e expirar mais lentamente. Assim, a intensidade da sua ressonância natural – e as suas oscilações – é mais baixa.

Afirma Chaplin.

No vídeo a seguir o cientista mostra como é o som feito pelo astro:

O professor deixou como exemplo uma estrela que a missão Kepler, da Nasa, observou, que é duas vezes maior que o Sol. Então refere que ao ser medidas as frequências, foram obtidas informações sobre o tamanho da estrela, mas, principalmente, sobre a sua idade.

A missão Kepler, da agência espacial americana, é coordenada por Chaplin e dedica-se a investigar estrelas do tipo solar.

Partilhar:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PTdoNorte
    PTdoNorte

    lá mais para o raio das legendas em brazucas incorporadas

    1. Avatar de Vítor M.
      Vítor M.

      Tal como está identificado, o vídeo foi adaptado, do original da NASA, pela BBC Brasil. Obviamente as legendas foram produzidas em português do Brasil.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        O acordo ortográfico foi feito para que só houvesse um português. Nós cumprimos, os brasileiros não.

        1. Avatar de André Fontes
          André Fontes

          Tu nunca vais conseguir uniformizar a língua e isso não tem a ver com o facto dos brasileiros não cumprirem algo, a única coisa que passou a ser a mesma é a escrita das palavras, esse é o objectivo do acordo ortográfico agora a forma como são usadas/aplicadas as palavras, a própria cultura linguística difere, mantém-se e não é o objectivo do acordosetConnectableSides

        2. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          Eu sou português e também não cumpro o acordo ortográfico.

          1. Avatar de mezzo
            mezzo

            Eu também não cumpro o acordo ortográfico…bem tenho de ir andando, vou à pharmacia

          2. Avatar de José Carlos da Silva
            José Carlos da Silva

            Típico argumento que revela falta de cultura.

          3. Avatar de Maria
            Maria

            Então sempre que escrever tem que informar (Sem acordo ortográfico)

  2. Avatar de Rui_Miguel82
    Rui_Miguel82

    fogo pah, vocês são demais, em vez de falarem do assunto da notícia/publicação, falam do acordo ortográfico, já não é a primeiro publicação em que vejo isto aqui no Pplware, alguém que fale de algo que nada tem a ver, gera uns 10 ou 15 comentários a seguir que não interessam a ninguém…

    1. Avatar de Vítor M.
      Vítor M.

      Pois, ainda por cima é tema que não há volta a dar, por muito que não concorde, tem de ser, como foi nos anteriores.

    2. Avatar de João
      João

      Pois, mas também é só sobre o (des)acordo que comentas…

    3. Avatar de André Fontes
      André Fontes

      *Diz o roto ao nu

  3. Avatar de Fireh
    Fireh

    Imaginem ouvir isso de perto tirando a parte de sermos assados!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Irias continuar sem ouvir. Ondas mecânicas não se propagam no vácuo, logo não consegues ouvir o som do sol. O som é criado via software através do estudo da astrosismologia.

  4. Avatar de Redin
    Redin

    É fácil. Retiram o som das ambulâncias e dos gritos de desespero das populações durante os incêndios de Tondela e já ficam com a ideia que o som do sol faz.

  5. Avatar de Maria
    Maria

    Fascina-me tudo o que envolve o espaço Adoro

  6. Avatar de Maria
    Maria

    Alguém leu a notícia do asteróide que vem em direção á Terra?