Choques elétricos na Lua? Os astronautas que se preparem!

48 Comentários

Há muito tempo que não se falava tanto em exploração espacial. O Homem quer descobrir vida fora da Terra, quer explorar Marte e encontrar água na Lua.

Com a Lua aqui ao lado e planos para colocar lá o Homem novamente, há um medo para os astronautas, o perigo de serem eletrocutados pela superfície do satélite.

Choques elétricos na Lua? Os astronautas que se preparem!


Um cenário hipotético que está a deixar os astronautas em alerta

Alguns cientistas temem que a superfície carregada de energia e empoeirada da Lua possa provocar faísca em instrumentos ou roupas espaciais. Algo semelhante ao que na Terra sentimos com frequência quando, por exemplo, tocamos na porta do carro.

A superfície da Lua carrega uma enorme carga elétrica devido à exposição ao vento solar e fluxos de partículas carregadas (eletrões e iões) constantemente expelidas do sol. O campo magnético da Terra protege-nos dessas partículas altamente carregadas, mas a Lua carece de um campo magnético. Assim, esse fluxo livre de iões e eletrões faz com que a superfície da Lua seja um “terreno” carregado de energia elétrica.

Lua

Mas, além da carga elétrica, há também a poeira que compõe a camada superior da superfície da Lua. Essa poeira chega a todos os lugares e é irregular e abrasiva. Num fato espacial, a poeira pode atuar como um caminho para o fluxo de eletrões, o que poderia levar a um choque elétrico. Esta é uma conclusão de Joseph Wang, físico da University of Southern California.

Conclusões que chegam depois do Homem já ter estado na Lua

Wang e a sua equipa de investigação quer descobrir se a poeira lunar poderá ou não provocar risco de eletrocussão. No entanto, durante as missões Apollo, o Homem esteve na Lua durante vários dias nunca foram relatados problemas associados a choques elétricos.

Segundo o investigador, tal acontecimento deveu-se ao facto das missões Apollo ocorrerem em regiões banhadas por sol. O problema poderá está no lado escuro da Lua.

fato

É numa destas zonas obscuras do satélite que a NASA pretende localizar as suas próximas missões. Ao que tudo indica, a NASA quer alunar no polo sul da Lua, onde o sol atinge um ângulo baixo e as regiões permanentemente sombreadas retêm o gelo da água.

Nessa zona, os eletrões do vento solar dominam e há pouca luz solar para carregar positivamente a superfície. Como tal, de acordo com Wang, as regiões sombreadas da Lua acumulam grandes cargas negativas

Centenas a milhares de volts negativos

Preocupante ou não?

Jim Rice, cientista sénior do Planetary Science Institute in Arizona, considera, ainda assim que a eletrocussão dos astronautas não deva ser uma grande preocupação, com base nas experiências passadas dos astronautas na Lua. No entanto, admitiu que não é possível saber o que acontecerá se os astronautas chegarem à Lua com material de exploração mais avançado.

Durante a investigação de Joseph Wang, os fatos espaciais foram submetidos a testes com e sem partículas de regolito. Os testes revelaram que realmente, os fatos com partículas do solo lunar estavam mais vulneráveis a eletrocussão. Falta, no entanto, perceber se este risco poderá causar danos nos fatos ou não e, consequentemente, na vida dos astronautas.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gui
    gui

    Essa estória é muito bonitinha, mas talvez o Chapeuzinho Vermelho seja melhor.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      E para piorar as coisas estas histórias são sempre contadas por cientistas e pessoal de renome. Aos menos podiam ir buscar alguém de confiança com conhecimento.

      1. Avatar de luis borges
        luis borges

        lollllllllllllllllllllllllllllllll
        muito bom!

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se tivesse no YouTube o pessoal ainda podia acreditar. Mas estas coisas vão sempre para aqueles sites manhosos sempre ligados a Universidades.

          1. Avatar de luis borges
            luis borges

            lolllllllllllllllllllll
            overkill! 😀

          2. Avatar de David Santos
            David Santos

            Sim Toni lá porquê tu és um cervo das elites dominantes uma vítima da alianação não quer dizer que tu tenhas piada és só uma ovelha triste só isso um nerd sem alma .

      2. Avatar de David Santos
        David Santos

        Sim Toni lá porquê tu és um cervo das elites dominantes uma vítima da alianação não quer dizer que tu tenhas piada és só uma ovelha triste só isso um nerd sem alma .quem tem nome não tem alma acorda Boy.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Olha mais um doutorado do YouTube.
          Só por se ter capacidade cognitiva para visualizar vídeos não significa que se seja super dotado

        2. Avatar de Space Cowboy
          Space Cowboy

          Palavreado tipico dos flerfers imbecis que dao mais credito a videos do youtube criados por cientistas de poltrona que nem os atacadores dos sapatos sabem apertar, do que ao trabalho cientifico sobejamente revisto e certificado. Continua a acreditar que a Terra e plana. Vai ate ao extremo levar umas alfaces a tartaruga que a suporta. Mas cuidado, nao te aproximes demais da borda, podes cair.

          1. Avatar de David Santos
            David Santos

            Mais uma que acredita nisto comercial Boy

        3. Avatar de Werg Serium
          Werg Serium

          Para quem diz “cervo”, tem cá uma sabedoria ahahahahaha. Mais um conspiracionista de meia tigela

          1. Avatar de David Santos
            David Santos

            Só nerd sem alma vírus… vivem na caverna não quero dizer veados …

  2. Avatar de Fábio
    Fábio

    Várias variáveis, diria Humberto Gessinger

  3. Avatar de Ó de Cócoras
    Ó de Cócoras

    Espero impacientemente o regresso de astronautas à Lua! Está difícil…

    1. Avatar de antonio lucas
      antonio lucas

      kkkkkkkk,nunca lá estiveram,pelo menos da maneira como foi noticiado e propagadeado…

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    «…Segundo o investigador, tal acontecimento deveu-se ao facto das missões Apollo ocorrerem em regiões banhadas por sol. O problema poderá está no lado escuro da Lua…» – in pplware

    Engraçado, da primeira vez em que os astronautas da missão Apollo 11 pisaram o solo lunar, ninguém foi violentamente electrocutado pela superfície do satélite, e a explicação (segundo a notícia) é que os malvados choques eléctricos que poderão vir a electrocutar os simpáticos astronautas se encontram eventualmente «…no lado escuro da Lua…»… uuuuhhhh que medo, o lado negro da Lua.

    Na minha opinião, considero que os cientistas estão a exagerar, isto porque desde a primeira e única vez que os Estados Unidos da América do Norte pisaram a Lua em 1969 do Século XX, continuam desde essa data até aos dias de hoje a necessitar de naves, foguetões, e tecnologia espacial Soviética/Russa, que é de alta-qualidade e não deixa nenhum estudo ou pormenor de fora, por tanto os próximos a irem lá pisar o solo da Lua podem ficar descansados.

    Porém não deixa de ser curioso. Os Norte-Americanos estiveram nesse Satélite em 1969 então porquê que não foram lá mais vezes? Porquê que astronautas de outros países ainda não pisaram o solo da Lua, visto que os Norte-Americanos têm meios para lá chegar como dizem que o fizeram em 1969?

    No entanto, a questão aqui é o tal medo que o sr. Wang tem da poeira e dos choques eléctricos na Lua, mas penso que pode ficar descansado; Stanley Kubrick não se queixou de tais ocorrências.

    E para terminar, quem não gostou muito da missão Apollo 11, que levou o Homem pela primeira vez à Lua, foram os familiares dos astronautas que embarcaram nessa expedição:

    – NASA astronauts were ‘KILLED to keep faked moon landings covered-up’
    https://www.dailystar.co.uk/news/weird-news/nasa-moon-landing-space-apollo-16778152

    1. Avatar de Space Cowboy
      Space Cowboy

      Meu caro, nao foi so uma missao que colocou astronautas na Lua, vai la ver isso melhor. E colocares aqui links de noticias sobre conspiratards nao as torna verdadeiras. Quanto a nao terem mandado mais ninguem a Lua, fazes alguma ideia do custo de cada missao? Depois de la terem ido seis vezes, os Americanos nao so cortaram os fundos da NASA, como perderam algum interesse em la voltar. A proxima ida e um degrau para ir a Maerte, senao acho que tao depressa nao voltaria la.

  5. Avatar de xoninhas
    xoninhas

    Mau, nas não estiveram já homens na lua ? Ou foi num estúdio de Hollywood montado na área 51

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      A Elsa trouxe trovoada dá nisto.

      1. Avatar de ovingadorortográfico
        ovingadorortográfico

        Oh pá ! Eu conheci uma Elsa que era fogo, não chuva e vento !

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Segundo o astronauta Don Pettit da NASA, não voltaram mais à Lua porque já não têm tecnologia para isso. Há outras afirmações do género doutros membros da NASA. Aqui fica o vídeo….
    https://www.youtube.com/watch?v=16MMZJlp_0Y

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Concorde foi feito nos 60. Actuamente não existem aviões supersônico comerciais. Muito provavelmente o concorde nunca existiu

    2. Avatar de Space Cowboy
      Space Cowboy

      Verdade. A maioria das fabricas dos componentes utilizados nas missoes ja nem existe. Mas a maior razao e politica e economica. Principalmente esta ultima, nao quelquer imbecilidade retirada fora de contexto por qualquer idiota conspiracionista.

  7. Avatar de André
    André

    Façam uma ligação á terra para efetuar as descargas … hehehe

    1. Avatar de Guilherme Lino
  8. Avatar de David Santos
    David Santos

    Fantasia infantil é juvenil.

    1. Avatar de Space Cowboy
      Space Cowboy

      Calado es um poeta!

      1. Avatar de David Santos
        David Santos

        Não tem alma este cowboy ou só cow mesmo.

        1. Avatar de Space Cowboy
          Space Cowboy

          Nao que opinioes de nescios com mais dentes que neuronios interessem muito, mas apresenta la provas de que a NASA nao colocou astronautas na Lua. Nao te apresses, eu espero, moleque!

      2. Avatar de David Santos
        David Santos

        Pastor segue na tua.

  9. Avatar de Alfie
    Alfie

    Epá basta ligar o polo sul à terra (gnd) com um fio tal como fazemos na instalação eléctrica de casa!
    E já agora onde é o lado escuro da lua? Só conheço o oculto.

    1. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      O lado oculto ou o lado escuro são designações para o mesmo.

      1. Avatar de Armindo Oliveira
        Armindo Oliveira

        Não existe lado escuro da lua. A lua gira em torno do seu próprio eixo. Para os terráqueos existe um lado oculto simplesmente porque esse giro completa uma rotação no exato momento em que completa uma translação em torno da terra.
        O artigo parece-me impreciso. Cumps.

        1. Avatar de Vítor M.

          “…NASA wants to land humans on the Moon’s south pole, where the sunlight hits at a low angle and permanently shadowed regions hold water ice”.

          O artigo está certo, segundo o que é dito pela NASA.

          1. Avatar de Armindo Oliveira
            Armindo Oliveira

            Boas Vitor.
            O artigo está certo.
            “where the sunlight hits at a low angle” portanto, os raios solares batem lá, mas é uma região com maior penumbra, ou “sombreada” segundo o artigo, devido ao baixo ângulo dessa incidência. Tal acontece também na terra.
            Entendo escuro como total ausência de incidência de luz, o que não ocorre de forma permanente em parte alguma da superfície da lua.
            A ideia errada da existência de um “lado escuro da lua”, com permanente ausência de luz natural, vem do fenômeno que descrevi e que se deve a influência do campo magnético da terra sobre o centro de massa da lua.
            Cumps.

          2. Avatar de Vítor M.

            Boas. Escuro não é ausência de luz, é uma zona sombria com pouca luz. Onde existe o tal gelo ambicionado pelas empresas que querem alunar. Por isso vão escolher essas zonas escuras da lua, onde, como referem, podem ocorrer esses eventos elétricos.

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Enquanto houver incautos, as fantochadas vão continuar

    1. Avatar de Space Cowboy
      Space Cowboy

      Calado es um poeta!

  11. Avatar de Caganotas
    Caganotas

    A lua é plana como a terra.

    1. Avatar de Armindo Oliveira
      Armindo Oliveira

      Claro! É, mais ou menos, uma bolacha gigante. E existe lá um monstro que de vez em quando lhe dá umas dentadas. Aliás, esse animal já foi um célebre personagem da famosa série “Rua Sésamo”. Cumps.

    2. Avatar de Abreu
      Abreu

      Então como não há fotos reais do globo? Photoshop made um nasa

      1. Avatar de Space Cowboy
        Space Cowboy

        Sim, porque todas as agencias espaciais estao metidas na conspiracao, entre todas sao bilioes de dolares anuais so para enganar a maioria da populacao da Terra. Felizmente existem uns iluminados que passam a vida no youtube a quem nada lhes escapa, e sabem perfeitamente que a Terra e plana, astronautas nunca pisaram a Lua, ja que esta e uma luminaria, e o espaco nao existe. Como diz Gabriel, o Pensador, “E p’ra rir ou p’ra chorar?”

        1. Avatar de Davidson
          Davidson

          Sim tudo está metido no sistema acorda

          1. Avatar de Space Cowboy
            Space Cowboy

            ROFL!

  12. Avatar de Júlio Gomes
    Júlio Gomes

    Não sei onde está a novidade! Todos os dias são “eletrocutados” milhões de pessoas no lado negro da terra e ninguém se parece importar muito! Deixem por algum tempo a lua em paz e resolvam os problemas deste planeta!

  13. Avatar de Luiz Gustavo
    Luiz Gustavo

    Achei que tinha perdido a tecnologia

  14. Avatar de Space Cowboy
    Space Cowboy

    Andas a passar demasiado tempo no youtube. Sempre que algum de vcs afirma que nunca foram astronautas a Lua e vos sao pedidas provas, segue-se um chorrilho de imbecilidades que so demonstram a vossa ignorancia. Agora gostava de saber que provas tens para substanciar a tua declaracao de que nunca astronautas pisaram a Lua. Nao te apresses, eu espero.

    1. Avatar de Space Cowboy
      Space Cowboy

      Estava a responder ao Antonio Lucas e este comentario aparece aqui fora do alinhamento. O comentario e para ti, toninho luquinhas, mostra la as tuas provas.