China quer pisar a Lua até 2030 e trabalha a todo o vapor

15 Comentários

A Lua está no alvo dos americanos e dos chineses, pelo menos são os que estão a preparar as missões para voltar a colocar humanos no solo lunar. Se a missão Artemis da NASA está pensada para pousar no nosso satélite em 2025, a China aponta 2030. Os desenvolvimentos mostram que estão cada vez mais preparados para partir rumo ao espaço. Será que vão ultrapassar os americanos?

Imagem do foguetão que levará o ser humano à Lua


China está a todos o vapor a trabalhar na ida à Lua

A China continua a sua corrida para levar os seus taikonautas à Lua. Entre outros pormenores da missão, Pequim deu também a conhecer a data prevista: 2030.

Declarações recentes do responsável do programa espacial tripulado chinês, Zhou Jianping, divulgadas pela agência noticiosa Xinhua, revelaram novos pormenores sobre a futura missão chinesa à Lua.

A primeira missão, que levará astronautas chineses à superfície do nosso satélite, será, num aspeto, análoga à missão Artemis e diferente das missões Apollo: consistirá em dois lançamentos, um com a tripulação e outro com o veículo de aterragem lunar.

A cápsula com os taikonautas viajará para a órbita lunar, onde atracará com o veículo de aterragem para que a equipa pioneira possa tomar posse do seu novo veículo. Realizarão as suas atividades de descida e lunares antes de retomarem a viagem de regresso. Primeiro para a órbita lunar, onde regressarão à nave principal, e depois para a Terra.

Na declaração, Zhou também relativizou a missão, comparando-a com as missões que colocaram em órbita a estação espacial chinesa Tiangong: a carga útil que os foguetões terão de suportar será equivalente a mais de 130 toneladas na órbita terrestre baixa (LEO), a órbita onde se encontra a estação. Segundo Zhou, o aumento seria de 30 a 40%.

Estou muito confiante de que a China conseguirá atingir o objectivo de colocar pessoas na Lua até 2030 e enviá-las em segurança de volta à Terra.

Afirmou Zhou Jianping no comunicado.

Fotografia tirada no Centro de Controlo Aeroespacial de Pequim, em Pequim, a 3 de dezembro de 2020, mostra o aterrador da nave espacial Chang’e-5 a voar sobre a superfície lunar.(Xinhua/Jin Liwang)

 

Ainda há muitos mistérios por revelar, mas se os EUA adormecerem…

A China é um país que não partilha muitas informações sobre as suas missões espaciais. Portanto, os foguetões que irão transportar a equipa e os materiais para a Lua ainda são um mistério. A China está atualmente a trabalhar em dois veículos super-pesados, o Longa Marcha (Changzheng) 9 e 10.

O primeiro está em vantagem porque se encontra numa fase mais avançada de desenvolvimento e tem uma capacidade superior. O veículo poderia ser capaz de enviar 160 toneladas para a LEO (53 toneladas para o nosso satélite), o que, de acordo com os cálculos avançados de Zhou, seria suficiente para completar a missão.

O plano da China é ambicioso e torna-a uma séria candidata a tornar-se o primeiro país a desenvolver um programa lunar tripulado depois da Apollo, que colocou homens na Lua pela última vez há pouco mais de 50 anos.

Apesar de faltarem ainda 7 anos até à data estipulada, isso no que respeita a desenvolvimento aeroespacial, é muito pouco. Contudo, a data ainda está demasiado distante para nos aventurarmos a apostar qual a agência que vai conseguir pisar o pó da Lua. O foguetão SLS parece estar pronto para cumprir a sua missão após o seu voo inaugural no ano passado (um voo que não foi isento de problemas).

A Starship, a nave espacial em que se baseia o projeto do módulo lunar das primeiras missões Artemis, o HLS, ainda está na fase inicial de testes. A corrida ainda está em aberto.

Além disso, a Lua já não é o grande objetivo da nova corrida espacial. As agências espaciais já estão a trabalhar num outro grande objetivo: trazer amostras de solo marciano para a Terra. A longo prazo: o destino é enviar um ser humano para Marte.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Bonifácio Boni
    José Bonifácio Boni

    Já aprenderam a TRANSMUTAR seus corpos, de inferiores predominâncias elementares corpóreas ÁGUA, totalmente vulneráveis até mesmo a baixíssimos níveis de RADIAÇÃO TERMONUCLEAR, para superiores predominâncias elementares corpóreas AR?

    Se ainda não, nem daqui há 2.000 anos, no ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR que estabiliza a rotação e ciclos das marés do nosso PLANETA, que primitivamente chamam de LUA: pisarão.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Dude…Wut?

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Olha que para Bonifácio, até já consegues ler uma enciclopédia, viste?

  2. Avatar de Luís Rosa
    Luís Rosa

    Não, não vão ultrapassar os americanos; porque estes já chegaram antes. Mas quando os americanos voltarem a pisar a Lua, esta já estará cheia de lojas dos chineses.

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Quase 7 anos chegam e sobram para construir um estúdio de TV no meio do deserto com paisagens da lua em fundo.

    1. Avatar de KaPutnixZ
      KaPutnixZ

      A paisagem de fundo terá que ser da Terra em si.. 😉

  4. Avatar de jorman
    jorman

    com toda a tecnologia que exista hoje a china ainda está a tentar colocar um homem na lua, e os estados unidos há 53 anos atrás antes do primeiro microprocessador (4004) conseguiu colocar um homem na lua, será que a estória está bem contada???

    1. Avatar de toder
      toder

      ele dizem que conseguiram , mas depois destes 53, ainda tentam e nao o conseguem, so deixa mais questoes do que eles conseguiram ou nao conseguiram

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Nunca fomos a lua, não existe sequer lua. Somos todos manipulados para acreditar que existe algo la fora mas a verdade e que ja estamos no inferno, sim aquilo que chamamos de terra e o inferno. Por isso ha guerras, fome e tanta violencia…abram os olhos e despertem para a realidade

    1. Avatar de José Bonifácio Boni
      José Bonifácio Boni

      Nosso PLANETA-H3 e não TERRA já que TERRA sempre foi é e será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA:

      É um PLANETA ESTAÇÃO de breve passagem, habitado por SERES ELEMENTARES H3 e não humanos, com seus corpos predominantemente compostos por H²O, ÁGUA.

      Tanto é um PLANETA ESTAÇÃO DE BREVE PASSAGEM, que aqui se fica brevíssimo tempo, em média, só 70 anos.

      Inferno na verdade é o PLANETA-H2, que chamam primitivamente e indevidamente de VÉNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA… Quente 500 graus… Lamacento Borbulhante… Submundo… Fedorento a enxofre.

      Também chamado de PLANETA LUZ, que está mais: para morada de LÚCIFER.

  6. Avatar de Kush
    Kush

    Estão indo a busca do hidrogênio 3 para fusão nuclear, e os americanos nunca pisaram a lua, foi tudo feito em Hollywood

    1. Avatar de José Bonifácio Boni
      José Bonifácio Boni

      Verdade incontestável é, que indo em busca não, mas que estão querendo mesmo adquirir, Hidrogénio 3.

      E se conseguirem, os ESTADOS UNIDOS, estará ferrado.

  7. Avatar de Eu
    Eu

    A vapor não chegam lá, de certeza

  8. Avatar de jorge
    jorge

    De onde é que estes pokemons saíram?