China: Laboratório deixa escapar bactéria da brucelose e infeta mais de 10 mil pessoas

36 Comentários

A COVID-19 ainda está por abrandar e há já outro problema reportado na China relacionado com uma doença. Segundo as autoridades chinesas, mais de 10.500 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, depois de a bactéria ter “escapado” de um laboratório biofarmacêutico.

O caso deu-se no noroeste da China, na cidade de Lanzhou, capital da província de Gansu.

Imagem da bactéria de brucelose da China que escapou de um laboratório


Foi há mais ou menos um ano que as autoridades de saúde chinesas detetaram um homem com uma doença misteriosa. O doente deu entrada no hospital de Wuhan, a capital da província da China central. Em pouco mais de 3 meses era decretada no mundo uma pandemia que, hoje, já fez milhões de vítimas.

Agora, a cidade de Lanzhou, detetou cerca de 10.528 pessoas que contraíram brucelose, uma doença de origem animal. Conforme referiram as autoridades, citadas pelo jornal oficial “Global Times“, a bactéria terá escapado de um laboratório biofarmacêutico.

No momento, as autoridades já testaram um total de 79.357 habitantes. Até hoje, 1604 pessoas foram tratadas para a doença.

Imagem da chinesa cidade de Lanzhou

 

Descuido, incúria ou azar?

Segundo o que está a ser veiculado, um laboratório público da cidade terá usado um desinfetante fora de prazo, no verão de 2019, na produção de vacinas anti-brucelose para animais. Como resultado, a esterilização ficou incompleta e as bactérias ainda estavam presentes nas emissões de gases da empresa, a Unidade Biofarmacêutica de Lanzhou.

Pelas chaminés do laboratório terá sido expelido o gás contaminado que rapidamente se espalhou pelo ar. Poucos meses após o ocorrido, no Instituto de Investigação Veterinária, foram infetadas quase 200 pessoas, em dezembro do mesmo ano. Conforme é referido pelas autoridades, os pacientes vão ser indemnizados e a autorização para produção de vacinas contra a brucelose foi retirada ao laboratório.

A brucelose é uma doença transmitida por gado ou produtos de origem animal. Os sintomas provocados por esta doença são febres, cansaço, suores noturnos, anorexia, dores de cabeça, costas e articulações, podendo levar a um envolvimento hepático. Estes sintomas podem durar semanas ou meses. Apesar da sua baixa mortalidade, a doença pode evoluir para um estado crónico. A duração da doença muda consoante o tempo de prevalência dos sintomas.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de macho latino
    macho latino

    vem no seguimento do covid nada fora de normal nesse lixo de pais

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Típica bacoquice, nada fora de normal nesse lixo de cabeça.

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        +1 comuna que vive na cave dos pais

  2. Avatar de MaduroFDP
    MaduroFDP

    MALDITOS CHINESES

  3. Avatar de cross
    cross

    os virus vêm dos animais. continuem a usar e abusar dos animais em condições miseráveis e isto não terá fim. até a gripe sasonal vem dos porcos, todos os anos.

    1. Avatar de badanas
      badanas

      Continuem a matar animais…depois admirem-se de andar outra doença por aí…

    2. Avatar de Daniel Paiva
      Daniel Paiva

      Se cada um fizer a sua parte vamos mudando o mundo aos poucos

    3. Avatar de ZéBoss
      ZéBoss

      deves ter uma energia…. eu tambem não engordo e não como “erva” como comida como gente normal…

      o trump é que os tinha no sitio para meter a china na ordem.. mas ainda ha quem diga que ele é maluco ..

  4. Avatar de lmpc
    lmpc

    Mais um triste consumidor que não sabe o que compra….

  5. Avatar de Nãosabesnada
    Nãosabesnada

    Relembra que produtos compras que sejam 100% europeus ou 100% americanos?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Bebés?
      Mármores de Ourém?
      Eucaliptos?
      Pasteis de Belém?

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais do mesmo, mais uns quantos médicos que vão desaparecer para encobrir a história.

  7. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Que produtos de Fabrico Europeu ou Americanos sao esses?

    1. Avatar de DB
      DB

      São produtos de Fabrico Europeu e Americano com fabricas na China.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Podes me dizer que produtos andas a comprar que não sejam feitos na China ou na Índia?

  9. Avatar de FM
    FM

    Nada de novo, brucelose existe todos os anos na China, talvez fruto de grandes explorações pecuárias sem controlo de qualidade em conjunto com más praticas de higiene.

    https://in.reuters.com/article/us-health-brucellosis-china-explainer-idINKBN27M0JM

    https://edition.cnn.com/2020/09/17/asia/china-brucellosis-outbreak-intl-hnk/index.html

  10. Avatar de Dário
    Dário

    O virus não vem dos aparelhos electrónicos…

  11. Avatar de Coiso
    Coiso

    covid 19 – season update …

    1. Avatar de sandrosfc
      sandrosfc

      kk bem essa.

  12. Avatar de Zé dos Azeites
    Zé dos Azeites

    Nunca vai deixar de existir novas doenças com a criação de animais.

  13. Avatar de luis
    luis

    a ditadura, a pobreza e a falta de direitos no trabalho provoca isto

    aprendam

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Sim mas falta ainda mencionar a falta de medidas de controlo de qualidade e respeito pela propriedade intelectual.

  14. Avatar de AD9
    AD9

    Sinceramente, estando num dos locais que o surto de Legionella atingiu, só posso dizer se até aqui acontece disso o que fará num pais muito mais industrial e em que as regras com os animais são a festa que são

  15. Avatar de Jon@s
    Jon@s

    Esses FP estão a trabalhar numa pandemia global para nos colocarem de joelhos economicamente. Naquela bosta de país mesmo que morram uns bons milhões passa despercebido. Eles deveriam pagar a fatura da crise económica que nos causaram!!!

    1. Avatar de Luisão
      Luisão

      Ninguém quer responsabilizar a China, com medo de represálias… tem bons aliados Rússia, Coreia do Norte e Irão. Não tenho provas nem evidências, mas claramente andaram a esconder informações importantes sobre o vírus. Há muitas perguntas por fazer há China. E sim concordo que eles deveriam de pagar a fatura. Desde já, Portugal tirava os vistos gold aos chineses, as lojas chinesas começavam a pagar impostos como os outros e implementação 5G qualquer um menos Huawei.
      Se isto não é uma guerra “química” não sei o que será…

  16. Avatar de Roberto
    Roberto

    Ainda vão dizer que a culpa é do Bolsonaro.

    1. Avatar de Alan
      Alan

      Por aqui…boa parte é dele sim.

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Acabou o pão com mortadela. Agora é só pão com língua. kkkkkk Alana

  17. Avatar de Urias
    Urias

    Ei que exagero, se não fosse o mundo estar de olhos postos na China e isto nem chagava cá.
    Sendo de Vila do Conde, realmente também tive recentemente de me preocupar com a Legionella, coisas que infelizmente acontecem ainda.
    Quanto ao covid, já sei que é uma opinião impopular mas sinceramente os chineses são tão culpados, quanto os mexicanos sao da gripe A ou os espanhóis são da gripe a que deram o nome. E vamos fazer o quê fechar as fronteiras a meio mundo?

  18. Avatar de Rafael
    Rafael

    Vindo da China esperar o que? “deixa escapar” = solta

  19. Avatar de Jr
    Jr

    Eu digo o mesmo e afirmo que foram eles que fizeram o vírus covid19 em laboratório e que levou a esta pandemia Mundial digo ainda que se fosse presidente dos EUA ou Rússia e quando os chineses tivessem todos ou quase todos a durmir dava ordem para disparar 30 míssil nuclear para destruir aquilo tudo sem dó nem piedade

    1. Avatar de AD9
      AD9

      Nossa senhora e ao final deste tempo todo ainda ninguém tinha percebido? Os americanos ainda não tinham percebido isso? Com a luta entre os 2 países já tinham anunciado isso há muito se houvesse hipótese de ser verdade. Agora foi um infeliz acaso, como foi no caso do México e a gripe das aves.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Acredito naquilo que dizes. Com certeza que és um erudito pelo que escreves a começar em durmir

  20. Avatar de Instrutor
    Instrutor

    Parece que a China quer mesmo acabar com tudo!!

  21. Avatar de Rafa
    Rafa

    É tudo uma questão económica. A China lança o virus (que se aplica ao COVID ou a outro qualquer), toda a informação sobre o mesmo é incubada, profissionais de saúde são silenciados na eventualidade de notificar os media, Governo apresenta face de desconhecimento do tema, evita fechar fronteiras com o sentido de propagar o virus extra fronteiras, passado meses, tentam denegrir os efeitos nocivos do virus no imediato e longo prazo, apresentam nova teoria de surgimento do virus, entretanto com as suas leis de silenciamento da sociedade, apresentam um falso sentimento de segurança para que sejam a primeira potencia economica a recuperar da crise economica que instalaram no planeta. Considerado terrorismo bio-quimico do novo milenio e até agora, sem qualquer represalia nem devida investigação por organização independente.