China encontrou vestígios de água na superfície da Lua

5 Comentários

Nos últimos anos têm sido feitas algumas descobertas muito interessantes para a humanidade. A mais recente descoberta tem a ver com a possibilidade da existência de água na Lua.

Um grupo de cientistas da China identificaram vestígios de água na Lua, alguns dos quais com origem lunar, segundo revelou a televisão estatal CGTN.

China encontrou vestígios de água na superfície da Lua


Cientistas conseguiram identificar pelo menos duas fontes de origem de água

Em janeiro o Pplware informava aqui que a Lua poderia mesmo ter água, segundo indicações de uma equipa de cientistas. Agora, os cientistas conseguiram identificar pelo menos duas fontes de origem: água trazida pelos ventos solares e outra autóctone.

Os especialistas basearam-se em informações recolhidas em amostras lunares e em imagens captadas pela missão Chang’e 5, tendo publicado as suas conclusões na revista científica Nature Communications.

A região onde a missão Chang’e 5 pousou continha minerais que apresentavam traços indígenas de hidroxilo, que, composto por um átomo de hidrogénio e um de oxigénio, é o principal ingrediente da água, revela a Lusa.

China encontrou vestígios de água na superfície da Lua

Os minerais recolhidos pela missão Chang’e 5 têm menos restos de cristal, que os especialistas associam aos ventos solares, uma das possíveis fontes de água na superfície da Lua.

De relembrar que um dos propósitos da missão Chang’e 5, cujo lançamento da primeira sonda aconteceu em 2007, foi justamente investigar a existência de água lunar, um elemento-chave para entender a formação e evolução do satélite natural da Terra.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    e não detetou peixes e baleias como a sonda indiana que caiu no Oceano Indico?

    1. Avatar de nuno
      nuno

      O pplware devia ter um sistema de classificação aos comentários. “Like/Concordo” – “Dislike/não concordo” e “Comentário Inútil/Não relevante”

      1. Avatar de Vítor M.

        Escreve, assim a tua opinião é mais credível.

        Cumps.

        1. Avatar de nuno
          nuno

          Vitor, mais uma vez não concordo. Escrever uma opinião não a transforma credível. Ter um comentário com muitos dislikes ou likes já faz diferença. Adoro os vossos artigos mas a secção dos comentários precisava ser classificada por todos nós.

          1. Avatar de Vítor M.

            Ter um símbolo não tem qualquer valor, não acrescenta nada. Preferimos, desde sempre, a vossa opinião. É como os likes no facebook… valem o quê? Nada. É preferível um comentário com a posição da pessoa. De forma educada, com conteúdo.

            Aliás, muitas vezes é no comentário do contraditório, com factos e opiniões bem sustentadas, que se aprende muito.