China e Rússia estão a trabalhar em conjunto numa estação lunar e já há detalhes

17 Comentários

Cientistas da China revelaram os principais objetivos do projeto da estação lunar co-proposto pela China e Rússia. Este projeto conjunto visa estudar a evolução da Lua e “procurar outro planeta adequado para os seres humanos”.


A Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS) é um megaprojeto espacial proposto em conjunto pelas agências espaciais nacionais da China e da Rússia que deve tornar-se operacional até 2035.

Já foram avançados os cinco objetivos científicos e de aplicação primários, incluindo aprender sobre a evolução da lua e pesquisar outro planeta habitável para a humanidade, revelou Zou Yongliao, chefe da divisão de exploração lunar e do espaço profundo da Academia Chinesa de Ciências (CAS).

A revisão e o estudo sobre o projeto da ILRS ainda não foram concluídos, mas um progresso gradual foi alcançado, com cientistas apresentando objetivos específicos para ciência e as suas aplicações

Segundo Zou Yongliao, tais objetivos são o resultado de análises de dois anos de cientistas importantes da China e da Rússia, e os cientistas chineses desempenharam um papel fundamental ao propo-los.

Sendo a Lua o “principal campo” para a exploração espacial, a construção de uma Estação Internacional de Pesquisa Lunar é vista como uma grande necessidade.

Os grandes objetivos da Estação Internacional de Pesquisa Lunar

Os principais objetivos da ILRS passarão primeiro por estudar a evolução da lua, para que os cientistas possam construir um módulo estrutural detalhado do interior lunar num plano chamado “lua transparente”.

Será também realizada a exploração da formação e atividade estelar, com o objetivo de procurar planetas habitáveis ​​para a humanidade no espaço e tentarão responder à pergunta se estamos sozinhos no universo.

Outros objetivos, segundo o cientista, incluem observar o sol e a Terra a partir da lua e conduzir experiências lunares em ciência básica, citando estudos sobre “crescimento e desenvolvimento de plantas no ambiente lunar”, por exemplo.

Os cientistas do ILRS também tentarão fazer uso dos recursos lunares, incluindo minerais e energia solar.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando Martins
    Fernando Martins

    Se fosse so este acordo! Outro mais abrangente está em curso que começou com a Covid e depois desta as manifestação veiculada por todos os paises democráticos.
    Creio que deveria a estes paises autocraticos serem condicionados no aspeto negocial e de representação em paises democraticos

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      As pessoas no ocidente não tem noção disso, mas o resto do mundo fora os tais “países democráticos” são 87% da população mundial. Desde que os imperialistas ganharam a guerra fria não pararam de meter nojo ao mundo, com a invasão do Iraque, Afeganistão, Palestina por interpostos comparsas, etc, etc.. Até na Europa ocidental os detestam, com excepção óbvia dos capitalistas e seus fan boys.

      1. Avatar de Repara
        Repara

        Na Europa? Acho que é mais o PZP e pessoal admirador de Putin e de Trump.
        Por falar em Trump, ele pediu aos seus apaniguados para se concentrarem frente à Procuradoria do Estado de Nova Iorque, porque ia ser preso e algemado. Já estão disponíveis imagens da detenção: https://twitter.com/EliotHiggins/status/1637927681734987777?

      2. Avatar de José
        José

        Consulte um psiquiatra urgentemente!

      3. Avatar de UnhuZpt
        UnhuZpt

        Voce devia ir a escola para aprender as nocões e conceitos básicos para compreender o mundo em que vive.

      4. Avatar de denunciante
        denunciante

        Tens toda a razão: todos detestam os “imperialistas” e os “capitalistas”.
        É o que tenho ensinado nas aulas…

  2. Avatar de Joao miguel
    Joao miguel

    O objectivo da china e russia e dominar o mundo. E vao usar as burocracias e o comportamento correcto do ocidente como fraquezas exploradas. So falta juntar a India e temos metade do mundo contra outra metade. A India ja comecou a ser comprada pela russia, e um pais com potencial maior que a china mas não tem historicamente ideias de conquista. A china sempre foi o maior perigo mundial e a russia atua como uma especie de saruman ao sabor do vento

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      os objectivo Americano no ultimo sec foi qual?
      Bondade?!

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        É fácil: foi substituir a Madre Teresa e as irmãzinhas da caridade.

      2. Avatar de UnhuZpt
        UnhuZpt

        Mais uma vez alguém que precisa de ir a escola para compreender o mundo em que vive.

    2. Avatar de Repara
      Repara

      Vamos lá ver, a China é uma grande potência, à escala global, e a Rússia é uma média potência, à escala regional. A aliança que se está a consolidar entre os dois, é de uma baleia a engolir um bacalhau seco.
      Não sei de onde foste tirar essa que a Índia se lhes ia juntar. A Rússia não compra a Índia, vende-lhe material militar e petróleo, barato (tal como à China) dado que a Europa compra menos.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não é metade do mundo contra outra metade. Os imperialistas + Canadá + países europeus alinhados com eles + Austrália + Japão e Coreia do Sul dão, tudo junto, menos de 20% da população mundial. E estão em declínio: a China tem o quíntuplo da população dos USA, com um QI médio superior.

      1. Avatar de denunciante
        denunciante

        É verdade: os “imperialistas” e os “alinhados lda” estão em declínio e o QI médio é inferior.
        Com o tempo vão desaparecer sem deixar rasto…

  3. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Atençao ao pormenor, é a China e a Rússia…. China 1º e a Rússia 2º….. China “Patrão”, Russia “Empregado”

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      China e Rússia completam-se na perfeição. Uma tem a maior indústria de bens de consumo do mundo, outra tem o maior arsenal nuclear e as maiores reservas de energia (e outros recursos naturais) do mundo. Além disso, a China vai precisar da tecnologia dos mísseis hipersónicos russos e vai tê-la. Vão trabalhar (discretamente) em conjunto e acabar com a hegemonia dos imperialistas.

      1. Avatar de denunciante
        denunciante

        Concordo inteiramente: trabalhar para acabar de vez com a hegemonia dos “imperialistas”. Os mísseis hipersónicos servirão para erradicar de vez com a praga dos “imperialistas” e dos “capitalistas”. O Mundo pertence aos Maoistas, aos Marxistas-Leninistas e aos Estalinistas. Uma salva de palmas à “China + Rússia” porque são o futuro da civilização…

  4. Avatar de PJA
    PJA

    Raios, mas vocês têm que meter a política em tudo? Espero que o projecto tenha sucesso, e mais que as nações se unem neste e outros projectos e afastem as divergências entre elas. Conquistar o Espaço é um desafio para a Humanidade não para países, e digo-vos as dificuldades são colossais.