Chicxulub: Harvard tem nova teoria sobre o que provocou o extermínio dos dinossauros

43 Comentários

A cratera de Chicxulub, nome pelo qual ficou conhecida, foi obra de um asteroide ou cometa que atingiu a costa do México, há mais de 66 milhões de anos. Como sabemos, o seu impacto foi absolutamente devastador, provocando a extinção em massa dos dinossauros, bem como o fim de três quartos das espécies vegetais e animais que viviam então na Terra.

No ar, ficou sempre a incógnita quanto à origem do asteroide ou cometa e a forma como atingiu a Terra. Até agora… uma vez que uma equipa de investigadores de Harvard acredita ter a resposta.

dinossauros

Como é que o cometa que dizimou os dinossauros atingiu a Terra?

Que os antigos inquilinos da Terra foram os dinossauros já sabíamos. Que um asteroide ou cometa dizimaram as espécies, há milhões de anos, também já sabíamos. Contudo, a origem desse desastre era, para os cientistas, uma incógnita.

Através de análises estatísticas e simulações gravitacionais, Avi Loeb, professor de ciência em Harvard, e Amir Siraj, um astrofísico, chegaram a uma nova teoria que poderá explicar a origem e o destino do asteroide ou cometa que atingiu a Terra e formou a cratera Chicxulub .

Então, os cientistas dizem que uma fração significativa de uma espécie de cometa da nuvem Oort, uma esfera de detritos na borda do sistema solar, foi esmagada pelo campo gravitacional de Júpiter durante a sua órbita e enviada para perto do Sol, onde se partiu em pedaços.

cometa

Este tipo de evento aumenta a taxa de cometas como Chicxulub, porque os fragmentos atravessam a órbita da Terra e atingem o planeta uma vez a cada 250 a 730 milhões de anos, em média.

Basicamente, Júpiter atua como uma espécie de máquina de pinball. Ou seja, chuta estes cometas de longo período para órbitas que os aproximam muito do Sol.

Disse Siraj.

Além disso, acrescentou que é por esta razão que os cometas de longo período, que levam mais de 200 anos a orbitar o Sol, são chamados de grazers solares.

Quando se tem estes grazers solares, não é tanto o derretimento que continua, uma pequena fração relativamente à massa total, mas o cometa está tão próximo do Sol que a parte que está mais perto sente uma força gravitacional mais forte do que a parte que está mais afastada, causando uma onda de força.

Explicou Siraj.

Harvard: Entender a Chicxulub é crucial para possíveis eventos futuros

Então, é através deste processo que os cometas que se aproximam do Sol se dividem em objetos mais pequenos. Posteriormente, aquando a sua saída, há uma hipótese, estatisticamente calculada, que dita que estes possam atingir a Terra.

De acordo com Loeb e Siraj, os cálculos da sua teoria aumentam as hipóteses de cometas de longo período afetarem a Terra numa taxa de um em 10. Mais, mostram que cerca de 20 por cento dos cometas de longo período transforma-se em grazers solares.

Cratera Chicxulub

Além disso, a equipa de investigadores de Harvard afirma que a sua nova taxa de impactos coincide com a idade de Chicxulub. Desta forma, fornece uma explicação aceitável para a sua origem e de outros semelhantes.

O nosso documento fornece uma base para explicar a ocorrência deste evento. Estamos a sugerir que, de facto, se se partir um objeto à medida que ele se aproxima do Sol, este pode dar origem à taxa de evento apropriada e também ao tipo de impacto que matou os dinossauros.

Disse Loeb.

Conforme expuseram os investigadores de Harvard, a sua teoria pode ser testada através do estudo mais aprofundado de crateras como a Chicxulub. Além disso, entendem que perceber a sua origem é crucial, não só para resolver o mistério de alguns eventos na Terra, mas para futuras ameaças deste tipo.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    sabem lá eles se houve dinossauros ou se houve galinhas que voavam.. isso é o que eles dizem, mas nunca vão saber o que realmente aconteceu

    1. Avatar de scp
      scp

      Vai a um museu e informa-te. A não ser que os museus mintam à humanidade.

      Como é que sabes que existiram pessoas há 3000 anos? Porque descobrimos os seus esqueletos.

      1. Avatar de Artur Peralta
        Artur Peralta

        Um museu? Encontram um par de ossos e estrapulam todo o animal? Pele e tudo?!!

        Não tens nenhum esqueleto completo, por isso são teorias sim.

        1. Avatar de Pirata das Tabernas
          Pirata das Tabernas

          Estas completamente enganado. Existem esqueletos completos, tanto de dinossauros e seres humanos da pre historia.
          Ainda assim, não precisas de ter um esqueleto completo de um dinossauro para saberes que este existiu.

          1. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            fonte?

          2. Avatar de Pirata das Tabernas
            Pirata das Tabernas

            Vai a procura, lol, tens uma coisa interessante chamada Google que ajuda imenso a procurar por essas fontes, dou-te uma dica, escreve “Esqueletos completos de dinossauros”

          3. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            ahhha, grande resposta. Já te descreveste na perfeição.

          4. Avatar de Pirata das Tabernas
            Pirata das Tabernas

            Pois ja, que não sou teu professor e que não te tenho de estar para aqui a comprovar nada com fontes, lol. Queres te educar vai a procura de o fazeres por iniciativa própria. Queres fontes vai procura-las, hoje em dia é muito fácil encontrar a informação comprovada sobre os mais variados assuntos, basta procurar. A Universidade é tambem um bom meio para estudar estes aspetos científicos. Basta querer.
            Ah, quando falo em universidades, não estou a falar do Instituto Superior de Ciências do YouTube.

          5. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            Falaste tanto e não disseste nada. Eu apenas te perguntei por uma fonte. Falar o que se quer é fácil, quando se pergunta para provar o que se fala, manda-se este tipo de bocas que estás a fazer. Só me deste razão sem quereres…

            Em relação ao “Instituto Superior de Ciências do YouTube”, suponho então que o canal da nasa, national geographic, … no youtube é tudo fake, certo? É que estás a por tudo no mesmo “saco”.

            São esses tipos de falta de honestidade que corrompe todo o conhecimento e tu estás acabaste mais uma vez de te descrever!

            Eu estou no meio acadêmico/científico em vários países e sei bem como funcional as coisas e os estudos. A maioria são encomendados para dar aquela conclusão. Quem não toca ao som da música é “cancelado”

            Não precisas de responder, pois será mais do mesmo. Caso respondas, pode ser bom para outras pesosas, mas eu ignoro.

          6. Avatar de Maria
            Maria

            Oh Artur precisa de fonte para?
            Só há uma questão e essa é assumida, que são as cores atribuidas aos dinossauros, com base na similaridade e potenciais características dos ecossistemas.
            Agora… Fonte para esqueletos?

          7. Avatar de Pirata das Tabernas
            Pirata das Tabernas

            Estas??? Meu deus, então a tua comunidade cientifica é muito intrigante. É que eu tambem estou estou inserido nas comunidades cientificas, ate ja tive de comprovar varias teorias que foram criadas com a minha co-ajuda, e em lado nenhum li sobre a possibilidade de a terra ser plana, nem sequer faz o mínimo sentido em vários aspetos, que não vou mencionar aqui senão o comentário fica extenso.
            La esta, educa-te um bocado antes de falares barbaridades que claramente não percebes e o que vais tentando perceber é através do YouTube (e não, não falo dos canais da Nasa e outros canais realmente científicos e conceituados, sabes bem do que falo). Sabes qual é a ironia? É que eu próprio ja estudei uma dessas teorias “conspirativas” no sentido de provar que estava correta porque existia uma pequena possibilidade de terem acertado em algo interessante para outros estudos, no entanto esbarrei no “os facto não são teorias” (deves conhecer esta frase).
            Como te disse anteriormente, o mundo hoje em dia possui mesmo muita informação a mão de semear para todos, vai ler e foca-te em canais fiáveis, eu não sou um professor para te andar a ensinar, nem tu es o meu orientador para eu ter disponibilizar fontes.
            Quantos aos dinossauros, sim, existiram, existem esqueletos completos dos mesmo e dano são teorias, são factos 😉
            Pirata das Cabernas (Oficial), brother, trouxeste o Rum?

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Há quem ponha em causa que a terra é redonda mas por em causa a existência dos dinossauros compete ao mesmo nível do ridículo, mas em todos os assuntos tem de haver sempre um gajo que acha que só ele é que está certo e os outros é que estão todos a delirar com teorias da conspiração de ordem mundial.

      2. Avatar de Pirata das Cavernas ( Oficial )
        Pirata das Cavernas ( Oficial )

        eu nao sei de nada, sou ouvi falar…

    2. Avatar de int21h
      int21h

      looooooooooool mete mais tabaco nisso troll

    3. Avatar de Abreu
      1. Avatar de Artur Peralta
        Artur Peralta

        Essa da terra plana já é um pouco infantil… Todo o pensamento diferente do que “aceite” é terra plana?

        Não sou terra planista, mas gosto de ouvir e entender todas as partes, e uma coisa que eles estão bem à frente é que falam de coisas observáveis e experimentáveis, e se a “ciência moderna” quisesse acabar a discussão, faria o mesmo, mas tudo que apresenta são teorias e mais teorias…

        1. Avatar de Pirata das Tabernas
          Pirata das Tabernas

          falam de coisas observáveis e experimentáveis tipo o que? Que de um avião de baixa altitude não observam a curvatura da Terra?

          1. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            Planicidade das águas do mar. Visão de coisas que deveriam estar escondidas pela curvatura do mar. O giro das estrelas no ceu, …

          2. Avatar de Pirata das Tabernas
            Pirata das Tabernas

            Para já, não sei se sabes, há uma “coisa” chamada gravidade. Depois, proponho-te a seguinte experiência para tirares essas duvidas da cabeça, arranja um amigo com um barco e vão os dois para a praia, o teu amigo zarpa com o barco em direção ao horizonte e tu ficas na praia na mesma posição sempre a olhar para o barco, dependendo da velocidade do barco pode demorar muito ou pouco tempo ate este desaparecer do teu horizonte, desta forma simples, comprovas a existência da curvatura do mar/ terra. Se esta não existisse tu irias conseguir observar o barco sempre. Ah, utiliza uns binóculos ou telecospio se achares necessário. Quanto ao giro das estrelas, epa, estou a rezar para não ser o que estou a pensar, se for, epa, vais estudar um bocado, começa com álgebra e é só seguires o caminho que te leva ao estudo de rotação da terra.

          3. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            Não tens memso noção… enfim…

          4. Avatar de Pirata das Tabernas
            Pirata das Tabernas

            Não tenho? Então elucida-nos.

          5. Avatar de Artur Peralta
            Artur Peralta

            Como dizia um outro senhor… “Não sou teu professor”.

    4. Avatar de Pirata das Tabernas
      Pirata das Tabernas

      Os acontecimentos são validados com uma data de variáveis tendo em conta o que conhecemos até agora, podendo existir erros de calculo, mas por norma esses erros são pequenos.
      Quanto à existência de dinossauros ou outros animais no passado, isso não possui probabilidade de erro devido ao facto de existirem fosseis para o comprovar.

      1. Avatar de Artur Peralta
        Artur Peralta

        Existem um par de ossos para comprovar, tudo resto é especulação e teorias

        1. Avatar de Pirata das Tabernas
          Pirata das Tabernas

          Não existe so um par de ossos. Ainda assim, é possível determinar vários aspectos de um ser so com meia dúzia de ossos do mesmo.

    5. Avatar de LuisBorges
      LuisBorges

      Claro… Havard, premios Nobel, so’ gente inculta, coitadinhos… Dizem a primeira coisa que lhes passa pela cabeca! 😀

  2. Avatar de Manuel Paulo
    Manuel Paulo

    “Nova teoria”, really?

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    “Como sabemos, o seu impacto foi absolutamente devastador, provocando a extinção em massa dos dinossauros”

    Quem é que sabe?
    Essa é uma das teorias, mas não é a única.

    1. Avatar de Pirata das Tabernas
      Pirata das Tabernas

      É a teoria mais aceite na comunidade científica.
      Uma teoria científica tem de ser comprovada.

  4. Avatar de L
    L

    Pela 3 vez, questiono o pplware, se não é possível atualizar a aplicação para Android 11, afim de poder ler e escrever comentários!

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom dia. Sim, estamos a desenvolver uma nova app que chega em breve para resolver esse é outros problemas. Estará disponível dentro de pouco tempo.

  5. Avatar de JLS
    JLS

    Gosto da forma como o Amir Siraj aparou as sobrancelhas, parece que estão alinhadas com os aros dos óculos…

    1. Avatar de MARCO
      MARCO

      Foco no que é importante do vídeo 🙂

  6. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    “foi esmagada pelo campo gravitacional de Júpiter durante a sua órbita e enviada para perto do Sol, onde se partiu em pedaços.”
    Foi o que aconteceu com o cometa Shoemaker-Levy em 1994
    https://youtu.be/CiLNxZbpP20

  7. Avatar de spyvspyaeon
    spyvspyaeon

    Eu só vim ler os comentários hahahahaha. Melhor que ir a um stand up comedy.

    Humor tuga que acha que sabe tudo é demais. Aqui nem pago bilhete 😛

  8. Avatar de AlexX
    AlexX

    Ainda existem dinossauros, na ilha ou continente do King Kong. Os outros encolheram e viraram galinhas, tartarugas, iguanas, camaleões, dragões de comodo, lagostas, etc… Imaginemos que há gaziliões de anos não existiam oceanos nem desertos e a vegetação abundava por todo lado. Temos o dinossauro como sendo um bitxo de grande porte que precisava comer no mínimo duas dúzias de kilos de vegetação ou outros animais por dia, mas os maiores precisavam comer umas toneladas por dia, que fossem duas toneladas. Com milhões de dinossauros povoando isto, esgotaram todos os recursos num ápice e não havia crédito nem sequer alimentação geneticamente modificada. Pobre da Ti Lucy Macaca quase ficava sem bananas! Que seria de nós se anos mais tarde não tivesse caído outro calhau enorme do céu carregado de sementes de girassol que se transformaram em macieiras, laranjeiras, kiwis, cenouras, tomates…… Quanto aos ossos de dinossauro em museu, quem acredita que um osso, por grande que seja, ou um dente que é mais resistente, aguenta 60 milhões de anos enterrado na terra, mais lhe vale acreditar também que os cavalos são descendentes de unicórnios voadores que pousaram cá para descansar durante uma migração intergaláctica…

    1. Avatar de Malamen
      Malamen

      Ah pois é… Tu dá-lhes pá!

      Não perdoes nada…

  9. Avatar de informado
    informado

    porque raio falam tanto destas coisas neste site ? Há algum tipo aí a escrever que é vidrado por coisas destas ? Eu detesto estas coisas .

  10. Avatar de nmma
    nmma

    Ok, isto aqui vais uma confusão…..
    digamos que cada um tem um certa razão…. Porquê?!

    1°) Já alguém ouvir falar no DESCAIMENTO RADIOATIVO , por exemplo , DO URÂNIO-238?!
    Este serve para medir a idade de uma rocha…. imaginemos uma garrafa de água de 500ml cheia de Urânio-238.
    A meia idade do Urânio-238 tem 4.5 bilhões de anos , ou seja 250ml da nossa garrafa de água… não vou explicar senão nunca mais saio daqui… Mas matematicamente a TERRA não tem mais que 6000 ou 8000 anos. Uma questão. Como estes “cientistas modernos” chegaram a 66 Milhões de anos que NÓS todos aprendemos na escola?!

    2°) Na chamada ERA DOURADA havia mais oxigénio na TERRA, logo as plantas eram maiores, os animais eram maiores e, sim os humanos eram miores…. Vejamos por exemplo um esqueleto de mamute encontrado na Rússia à uns anos. Este pertence à última geração dos grandes animais. Ele já era 1/4 maior que o actual elefante…. Outro exeplo dissio são os monumentos encontrados em Petra, a cidade sagrada dos beduínos, entre outros…. Mas na escola NÃO nos contam as coisas todas, E pr experiência própria digo que a mior parte dos professores não sabem….

    3°) Sim são teorias, projectos e não passa disso mesmo. Na realidade NÃO há factos.

  11. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Um Mundo Infestado de Demónios
    Carl Sagan
    Gradiva

    Crio que não valerá a pena a recomendação… mas fica a sugestão, de qualquer modo.