CHEOPS: Satélite com tecnologia portuguesa é lançado amanhã

3 Comentários

Nos últimos anos Portugal tem tido um maior envolvimento no que diz respeito ao Espaço. Amanhã, o telescópio espacial CHEOPS, quem tem tecnologia portuguesa, irá ser lançado com a missão de analisar planetas.

Esta nave teve a participação de cientistas e três empresas portuguesas.

CHEOPS: Satélite com tecnologia portuguesa é lançado amanhã


Em 1995, os astrónomos Michel Mayor e Didier Queloz (Prêmio Nobel de Física em 2019) descobriram o primeiro exoplaneta. A descoberta de novos exoplanetas ajuda os astrónomos a entender melhor a formação e a própria existência destes mundos fora do sistema solar, além de ajudar também a explicar a formação de sistemas planetários como o nosso sistema solar. Desde então já foram descobertos 4 000 exoplanetas.

Cheops – O Satélite que vai estudar os Exoplanetas

Cheops, o Satélite Caracterizador de Exoplanetas, fará observações de estrelas que hospedam exoplanetas, para medir pequenas mudanças no seu brilho devido ao trânsito de um planeta através do disco da estrela.

CHEOPS: Satélite com tecnologia portuguesa é lançado amanhã

O CHEOPS vai deixar a Terra para nos ajudar a revelar esses mundos distantes. De acordo Sérgio Sousa, investigador do Instituto de Astrofísica (IA), do Porto, em declarações ao JN…

Esta é a primeira missão que não tem como objetivo detetar novos planetas e sim caracterizá-los da melhor maneira. Vamos medir trânsitos de planetas, nomeadamente quando estes passam em frente à sua estrela; quanto mais brilho retirarem à estrela, maiores são os planetas. Com estes dados conseguimos ter precisões muito altas sobre o tamanho dos planetas extras-solares que temos vindo a detetar

Segundo algumas informações, o CHEOPS será lançado às 8h45 (hora de Portugal Continental). O lançamento acontecerá na base espacial de Kourou, na Guiana Francesa, América do Sul. O satélite ficará posicionado na órbita terrestre, a uma altitude de 700 quilómetros.

A missão durará cerca de 3 anos e prevê-se que envie para a Terra 1,2 Gigas de dados por dia. A informação permitirá fazer medições precisas dos tamanhos dos planetas em órbita, em particular na faixa de massa entre a Terra e Neptuno: combinada com medições das massas do planeta, isto fornecerá uma estimativa da sua densidade média – um primeiro passo para caracterizar os planetas fora do nosso sistema solar.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AlceuRD
    AlceuRD

    Amigos……

    Se puderem, acompanhem a filmagem
    desde o lançamento do foguete
    até ser CORTADA lá pelos 10 km,
    passando para computação gráfica.

    Não vão mostrar que muda a trajetória vertical para horizontal e, depois, para descendente.

    MOTIVO :
    1.NUNCA ULTRAPASSARAM A ÓRBITA BAIXA – 120 km a 2.000 km.
    2. NÃO PODEM IR NA VERTICAL POIS COLIDIRIAM COM O DOMO E EXPLODIRIA ( vide Space-x ).

    “E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará!”
    João 8:23

    Operação Fishbowl – 1962

    Um abraço…
    Alceu

    1. Avatar de just saying
      just saying

      Será que esta gente que recebe sinal gps nos seus dispositivos móveis, que recebe sinal de tv na sua parabólica pensa que o sinal vem de onde? Instruam-se caramba! Na era da informação, onde toda a informação do mundo está às mãos de todos e cada vez há mais gente e desta.