Céu laranja? São poeiras do Saara que estão a atingir a Península Ibérica

20 Comentários

Certamente que já se apercebeu que o céu está diferente hoje. A cor está meia alaranjada e são muitos que questionam o que se passa.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as poeiras oriundas do norte de África vão manter-se no território da Península Ibérica até à próxima quinta-feira.

Céu laranja? São poeiras do Saara que estão a atingir a Península Ibérica


Nuvens de poeira vindas do Norte de África vão atravessar os céus de Portugal continental e o resto da Península Ibérica até ao fim do dia de quinta-feira. O anunciou foi hoje realizado pelo IPMA que afirma que o rumo das poeiras se deve a “um fluxo de sul induzido pela depressão Célia” e aponta a “alteração da cor do céu” como o efeito mais visível.

Ainda seguindo o IPMA, “as poeiras estão normalmente acima da superfície”, mas salienta que concentrações maiores poderão levá-las para níveis mais baixos da atmosfera, onde têm “implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde”.

Céu laranja? São poeiras do Saara que estão a atingir a Península Ibérica

No sul do país, prevê-se chuva hoje e na quarta-feira, pelo que é “possível ocorrer a deposição das poeiras”.

A concentração maior verifica-se agora nas regiões norte e centro do Continente, mas há poeiras a passar também sobre França e Argélia.

A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET) já tinha informado que a poeira do Saara, que, nos últimos dias, atinge a a região espanhola de Múrcia, no sudeste do país, deveria espalhar-se pela Península Ibérica e pela zona ocidental do Mediterrâneo e que pode até atingir algumas áreas do norte da Europa.

DGS alerta que crianças e idosos devem ficar em casa por causa das poeiras

Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações. Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde recomenda:

  • A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
  • Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas:
    • Crianças;
    • Idosos;
    • Doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma;
    • Doentes do foro cardiovascular.
  • Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
  • Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Confirmo, o céu esta com um aspecto estranho, parecido ao que segue um incêndio de verão.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Exactamente. Até os carros já estão todos “sujos”…

  2. Avatar de PovoManso
    PovoManso

    Os marroquinos andam a fumar muita shisha!

  3. Avatar de °0°
    °0°

    É pena não vir da Colômbia.

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Se ao menos houvesse forma de sair à rua e respirar em segurança (máscaras de protecção).

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Quais? Aquelas que “supostamente” nos iam proteger duma certa “pandemia”??? :mrgreen:

      1. Avatar de Manso
        Manso

        Exacto aquelas que REALMENTE TE PROTEGEM de uma certa pandemia que já matou milhões, excepto para aqueles que “fizeram a própria pesquisa”, que deve ser o teu (triste) caso.

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          É melhor fazeres o TPC antes de vires mandar bocas “infelizes” já que não sabes o que dizes…

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Really?

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Sim, é melhor confiar no senhor especialista ElectroescadaS que faz pesquisas no Google e acredita em toda a treta

  5. Avatar de o outro
    o outro

    em vez de mandarem o fumo, enviem mas é o “produto” 😛

  6. Avatar de André Silva
    André Silva

    A culpa é do socialismo. Se fosse o il que tivesse no governo, as poeiras eram liberalizadas.

    1. Avatar de Asilva
      Asilva

      É bom ver todo esse ataque (promoção) ao IL, é sinal que são uma força política a ter em conta e não uns insignificantes quaisquer. Ainda bem que o IL nunca foi governo em todos estes anos de democracia em Portugal, já imaginaste o horror de deixarmos de estar na cauda da europa….

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        Já imaginaste o horror de pagares até para respirar?
        Privatizar bens essenciais como a água.
        Tudo menos Estado até estarem com os tomates apertados? E aí o Estado já serve.

        1. Avatar de o outro
          o outro

          em muitos municípios a água já está concessionada a entidades privadas … informe-se !!!

          1. Avatar de André Silva
            André Silva

            Eu vivo num desses municipios… pago tanto sozinho como uma familia de 3 pessoas no centro do país.

  7. Avatar de Ricardo Nunes
    Ricardo Nunes

    Para quem mora na Madeira (e nas Canárias) não é estranha esta situação (ou não estivessem estes arquipélagos próximos da Costa marroquina). Mais frequentes no verão, mas já tem acontecido no inverno. Até me lembro (aproximadamente há 14 anos) por esta altura o vento leste ter trazido gafanhotos…

  8. Avatar de honey
    honey

    de certeza isto deve ser um ataque quimico a europa antes do ataque final 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      N ofundo no fundo, tudo se reduz à química, lá isso tens razão 😉 até a areia

  9. Avatar de ferreira arcozelo
    ferreira arcozelo

    meus amigos deixem-se de comentários loucos e respeitem a natureza, um bem haja a todos.