CEO da Pfizer diz que poderá vir a ser necessária uma terceira dose da vacina

24 Comentários

Todas as vacinas que estão para já disponíveis foram desenvolvidas tendo em conta uma variante do vírus que provoca a COVID-19. Embora algumas delas sejam eficazes contra novas estirpes, essa confirmação exige mais testes e mais investigação. De acordo com o CEO da Pfizer, uma das empresas responsáveis por uma das vacinas a ser atualmente administrada no nosso país, é provável que venha a ser necessária uma terceira dose da vacina.

As novas estirpes, que surgem com mutações, desempenharão um papel fundamental na concretização desta probabilidade.


Estará uma terceira dose à vista?

A eficácia das vacinas a ser administradas pelo mundo na proteção total dos utentes contra a COVID-19 a longo prazo tem sido questionada e muito debatida. Além da variante mais comum, existem outras que vão surgindo pelo mundo e são representadas por um vírus que sofreu mutações e, por isso, poderá não estar abrangido na proteção que as vacinas atuais garantem.

Neste momento, por se tratar de um vírus e de uma infeção muito recentes para a ciência, ainda não está claro por quanto tempo é que a vacina garante proteção. De acordo com um estudo levado a cabo pela Pfizer-BioNTech que envolveu 12.000 participantes, a vacina registou uma eficácia de mais de 91% e mais de 95% em casos graves da infeção, até seis meses após a segunda dose.

Todavia, ainda não há certeza sobre o que acontece ao escudo protetor após esses seis meses.

À CNBC, Albert Bourla, CEO da Pfizer, disse que as pessoas precisarão “provavelmente” de uma terceira dose da vacina entre seis e 12 meses após a vacinação. De exemplo, o CEO estabelece uma diferença entre a vacina da poliomielite e a vacina da gripe. A primeira precisa apenas de uma dose, enquanto que a segunda exige ser tomada todos os anos.

O vírus que provoca a Covid assemelha-se mais ao vírus da gripe do que ao vírus da poliomielite.

Esclarece Bourla.

Vacina Pfizer-BioNTech

CEO da Pfizer coloca revacinação anual em cima da mesa

Na conceção de uma vacina, a proteção contra as variantes tem de ser considerada. Nesse sentido, em fevereiro, a Pfizer e a BioNTech anunciaram que estão a trabalhar numa terceira dose da vacina para combater eficazmente as variantes.

Além da conceção da vacina, os desenvolvimentos dos próximos tempos em relação ao avanço da infeção e das variantes do vírus que a causa, bem como a reação das pessoas às vacinas, ditará como será o processo de vacinação e se será efetivamente necessária uma terceira dose.

Precisamos de ver qual será a sequência, e com que frequência precisamos de o fazer, isso ainda está por ver. Um cenário provável é que haverá provavelmente uma necessidade de uma terceira dose, algures entre seis e 12 meses e, a partir daí, haverá uma revacinação anual, mas tudo isso precisa de ser confirmado.

Disse Bourla sobre uma revacinação anual.

 

Leia também:

Pessoas vacinadas não disseminam a COVID-19, diz estudo

 

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TugaMen
    TugaMen

    Já arredondava por cima e dizia 5 vezes assim ganham mais dinheiro então…

    1. Avatar de pinho
      pinho

      Top. Talvez tenham mesque que recomenda dez vacinas por pessoa para cumprir as estimativas dadas aos acionistas, dado que o número de voluntários diminui de dia para dia.

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Já avisaram que a toma deve de 6 em 6 meses ou de 12 em 12. Pior que a da gripe. Isto é que vai ser faturar, pena não ter investido numas accoes da Pfizer.

  2. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Grande negócio para as fermaceuticas ! Já estavam nos maiores patamares do mundo,agora vão chegar ao pódio..

  3. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    Estão mesmo a pedir a quebra de patentes …

  4. Avatar de Gil
    Gil

    ¢€€€€€€€€¢€€€€€€€_€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€

    1. Avatar de darksantacruz
  5. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    As pessoas e empresas sempre foram assim, vao atras do lucro sem escrupulos, o que interessa e ter aquele valor estabelecido, se algumas pessoas morrerem pelo caminho, eles devem dizer que sao efeitos colaterais, infelizmente e assim e sempre sera. Primeiro o dinheiro depois as pessoas.

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Revacinação anual ?? Nós estamos desgraçados. 😐

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      sim existe uma nova vacina da gripe todos os anos. Com o covid nao sera diferente

  7. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Estes especialistas dos comentários ainda não descobriram que a doença rende mais que a saúde (com a vacina)? Tanto conspiracionista que fala do que não sabe…

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Já se sabia que o mais provavel é que viesse a acontecer que a vacina tivesse que ser tomada todos os anos… mas ainda agora começamos, muitos deles nem levaram a 2ª dose e já estão a falar de uma 3ª dose?

    Depois admirem-se que os fanaticos contra as vacinas não tenham razão ou mais teorias da conspiração para contar…

  9. Avatar de dqdq
    dqdq

    três chips no corpo? depois claro que não há semicondutores

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    Pronto, mais lucro, menos humanidade.

  11. Avatar de miguel
    miguel

    Mas qual é a novidade?
    É como a gripe, veio para ficar todos os anos quem quiser toma nada de novo.

    1. Avatar de Aux
      Aux

      Provavelmente …

  12. Avatar de robin
    robin

    Um verdadeiro apreciador , pagam-lhe em vacinas .

  13. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Cá me cheira que vai ser um pouco como a vacina da gripe: veio para fica.
    Infelizmente! Mas vamos ter de viver com esta nova normalidade.
    Quem está bem com isso são os negacionistas: vão continuar a negar e a não tomar. Até que apanhem o bicho. Depois, provavelmente mudam de ideias. Se não for demasiado tarde…!

  14. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    Para os que estão comparando com a vacina da gripe eu pergunto: Quantas doses da vacina da gripe vocês tomam por ano? Então não, 03 doses não torna esse programa de vacinação contra a covid na mesma coisa que a vacina da gripe, pois serão 03 doses todos os anos? Isso se realmente pararem nas 03 doses. É a velha e boa ganância das oligarquias. Assistam Saving Capitalism na Netflix e entenderão como o esquema funciona.

    1. Avatar de rui
      rui

      Não é bem assim. O que foi dito é que provavelmente será necessário fazer um reforço anual da vacina.
      Ou seja não são 3 doses anuais.

  15. Avatar de Jamaral
    Jamaral

    Conhecido negacionista norueguês morre infectado com covid-19.

    Fonte: https://tvi24.iol.pt/internacional/hans-kristian-gaarder/negacionista-proeminente-morre-infetado-com-covid-19

    Este morreu por ser BURRO!

    1. Avatar de rui
      rui

      Negou até ao final