Carlsberg, provavelmente a melhor garrafa de cerveja em papel do mundo

26 Comentários

O mundo parece que já não quer o plástico e o vidro também pode não ser a opção de futuro. Um destes exemplos chega-nos da Carlsberg. A marca dinamarquesa lançou a primeira garrafa de cerveja em papel do mundo. Assim, para que a cerveja mantenha o paladar característico, esta garrafa é produzida com fibras de madeira sustentáveis e recicláveis.

A garrafa faz parte da iniciativa Together Towards Zero da Carlsberg, que inclui o compromisso de alcançar zero emissões de carbono e uma redução de 30% na sua “pegada de carbono total da cadeia de valor” até 2030.

Imagem garrafa de papel da cerveja carlsberg


Carlsberg apresentou dois protótipos de garrafa de papel

Conforme a informação disponibilizada, a Carlsberg revelou dois novos protótipos para a sua Garrafa de Fibra Verde. Ambos são feitos de fibras de madeira de origem sustentável, totalmente recicláveis e têm uma barreira interna que permite que as garrafas contenham cerveja. Assim, um protótipo utiliza uma barreira fina de película de polímero PET reciclado. Por sua vez, o outro usa uma barreira de película de polímero PEF 100% bio-baseada.

Estes protótipos serão usados para testar a tecnologia de contenção à medida que a Carlsberg procura uma solução para alcançar a sua ambição final. Dessa forma, a empresa quer ter uma garrafa 100% bio-baseada sem polímeros.

Continuamos a inovar em todos os nossos formatos de embalagem e, até agora, estamos satisfeitos com o progresso que fizemos na Garrafa de Fibra Verde. Embora ainda não estejamos completamente lá, os dois protótipos são um passo importante para a realização da nossa maior ambição de trazer esta inovação para o mercado. A inovação leva tempo e continuaremos a colaborar com especialistas líderes para superar os desafios técnicos remanescentes, tal como fizemos com o nosso Snap Pack de redução de plástico.

Explicou Myriam Shingleton, Vice Presidente de Desenvolvimento de Grupo do Grupo Carlsberg.

 

Garrafa de Fibra Verde – Projeto que teve início em 2015

A Carlsberg iniciou o projeto para desenvolver uma garrafa feita de fibras de madeira de fonte sustentável em 2015. Assim, juntaram-se também várias empresas e instituições. Estas estão a colaborar com a Carlsberg, em vários níveis. Entre essas instituições está, por exemplo, a Universidade Técnica da Dinamarca.

A cervejeira será agora acompanhada pela The Coca-Cola Company, The Absolut Company e L’Oréal numa comunidade de garrafas de papel. A comunidade une as principais empresas e especialistas globais com a visão de promover embalagens sustentáveis. Dessa forma, oferece produtos de alta qualidade com impacto ambiental reduzido.

 

Menos cerveja em embalagens com plástico

Inegavelmente, o foco da Carlsberg em inovações de embalagens sustentáveis não é novo. De acordo com a história, em 2018, a cervejeira dinamarquesa lançou uma série de inovações em embalagens, incluindo filme retrátil reciclado, tinta de rótulo mais verde e o inovador Snap Pack, que substitui a embalagem de plástico em torno das suas seis embalagens, por uma solução que cola as latas umas às outras.

Em suma, as melhorias nas embalagens da marca fazem parte do seu processo de longa data. Sempre mostraram melhoramentos e inovação, incluindo o desenvolvimento de descobertas científicas, como a levedura pura e a escala de pH.

 

Inteligência Artificial também já produz cerveja

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sebastiao F
    Sebastiao F

    Qual o propósito de uma garrafa de papel quando temos as de vidro que são 100% recicláveis já?

    1. Avatar de Mark
      Mark

      ia dizer o mesmo…

      1. Avatar de eu mesmo
        eu mesmo

        Porque o Vidro parte-se e pode aleijar… desta forma para alem de ser eco friendly não há problemas

    2. Avatar de nao digo
      nao digo

      possivelmente porque o vidro nao é biodegradavel

    3. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Porque não é biodegradável, embora “infinitamente” reciclável. O papel normalmente 6 a 7 vezes apenas.

    4. Avatar de gonsa
      gonsa

      Quantas e quantas garrafas de vidro vejo espalhadas pelas bermas da estrada e até atiradas ao rio.. material biodegradável é sempre benvindo.

    5. Avatar de david
      david

      Primeiro, a educação! para a aquisição de produtos só e apenas recicláveis ou 100%Bio degradáveis!
      As limpezas to que quer que seja, passeios, rios, etc etc… tem custos! contudo com tanta despesa que criamos par coisas fúteis, pq não centrar no que realmente interessa? ahhh não tem retorno aos grandes… ahhhh então não se faz!!! Faz mal ao planeta? uiii azar! basicamente é isso!
      Sim o vidro não é degradáveis, mas se fizermos por obrigação como as grandes superfícies o fazem que dão desconto para a devolução das garrafas, etc etc a população cria o habito de as devolver! e as grandes empresas de as encaminhar ao seu devido sitio!
      Hoje, já deveria ser proibido fazer garrafas de plástico! os sacos do Super tb já deveriam ser proibidos… desenvolver produtos com base em plásticos, só com base em plásticos reciclados, jamais novos plásticos! etc etc…

      Mas como não é rentável, está de difícil adoção… e vamos enrolando para as próximas gerações…. os que vem depois que se lixem… e continuamos com isso… um dia irão pagar bem caro, e nos culpar por isso… mas como já não estaremos lá para ver… não nos interessa! enfim…é assim que o mundo trabalha pensa… a vida não sorriu para todos! mas tb não ajudamos a que os que não podem sorrir, possam pelo menos nem que seja um dia sorrir…

      Uns fazem fila para comprar um telemóvel… outros para terem direito a um “pingo” de água!!! que se escassa a cada dia!!!!

    6. Avatar de Carlos Ribeiro
      Carlos Ribeiro

      Que ideia mais triste. O vidro é reciclável e é feito a partir de areia. já o papel vem de árvores.
      Quanto ao vidro não ser biodegradável, um pedaço de vidro que vá parar ao mar tem o mesmo efeito de pedra/rocha qualquer.

  2. Avatar de Victor
    Victor

    A solução está em tornar obrigatório dividir e reciclar os materiais. Claro que não é pelo sistema actual, mas sim porta-a-porta. Os projectos de construção devem incluir sistemas de sucçao com separação de lixo obrigatórias. Exige investimento, mas não há volta a dar.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Se fores aos paises nordicos ate ficas de queixo no chao
      eles pagam as pessoas que reciclam e deduzem o IRS dos mesmos…

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Não concordo em pagar porque vai criar mais burocracia. Obrigar sim e com multas, mas há que alterar muita coisa. Desde logo toda a construção nova só é legalizada com sistema de recolha e canalização de lixo.

  3. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    É caso para dizer que no final de uma ressaca fica tudo a saber a papel

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      se uma pessoa estiver bebada o suficiente ainda come a garrafa 😀

  4. Avatar de Antonio Carvalho
    Antonio Carvalho

    O problema também é a fabricação das garrafas de vidro que utiliza combustíveis fosseis

  5. Avatar de Quim
    Quim

    Que asneira enorme.
    Pior do que uma embalagem de plastico (mono material) é uma com dois materiais (plastico e papel), porque obrigam a usar quimicos para fazer a separacao e respectiva reciclagem!!!
    Vidro!!! As bebidas já têm a vida resolvida, podem usar vidro: mono material e reciclavel!!

    O problema sao os restantes alimentos onde não é possivel usar vidro.

  6. Avatar de Andre Moreno
    Andre Moreno

    Quando estive na Estónia e na Lituânia todos os supermercados tinham máquinas para as pessoas colocarem lá garrafas de plásticos, vidro e latas. Estas garrafas/latas tinham uma taxa que, em caso de serem recicladas eram novamente devolvidas em talão para usufruto no supermercado. Já é um belo começo. E havia muita adesão por parte das pessoas. Em Portugal já várias vezes se falou disto, mas até agora ainda nada se viu, pelo menos em grande escala.

    À quantidade de supermercados que temos em Portugal, além de estarmos a contribuir, estaríamos também a simplificar no que toca a recolha.

  7. Avatar de albino negro
    albino negro

    Isto resolve-se. Monta-se um pipeline de cerveja para casa de cada um…

    1. Avatar de Blackbit
    2. Avatar de Vítor M.

      A sair a 4ºC na coluna. 😀

  8. Avatar de Mauricio Carvalho
    Mauricio Carvalho

    E Quase que uma desculpa já que bio degradável, pode-se jogar em qualquer lugar.

  9. Avatar de Tuaregue
    Tuaregue

    Ainda sou do tempo em que se pagava a tara de uma garrafa. mas já estou como o Andre Moreno é colocar nos supermercado máquinas que nos dão talões com euros para se gastar no super. BTW, estas máquinas tb existem na Alemanha.

  10. Avatar de joao
    joao

    a solução das garrafas é tão simples, é só voltar atras no tempo, Todas as garrafas em vidro e com vasilhame a pagar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Já se começa de novo a ver vasilhame, nalguns casos pode ser uma solução, onde a logística seja simples.

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Dois pormenores:

    1º – Desde de 2015 que andam em testes e quatro volvidos sai este tipo de garrafas, certamente devem ter feitos testes a todos os níveis, seja na parte de ser biodegradavel, como manter a cerveja fresca, como se quer, sempre.

    2º – Se a cerveja não se manter fresca, e eles começarem a ver as vendas em garrafas a manter-se e essa a baixar, logo essa ideia vem por agua abaixo…sim, porque como qualquer empresa, têm que ter lucros…e se não tiverem… xau garrafa de papel!!

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E aqui está um excelente exemplo de GREEN WASHING. Porque não passa disso… de sustentável não tem absolutamente nada… Quantas árvores é que vão ter de abater para servir estas cervejas? ainda por cima por um produto que nem sequer é reciclável.. fantástico Carlsberg! (not)