Astrónomos detetam em quasar fonte de emissão de ondas de rádio

5 Comentários

Nos últimos anos têm sido várias as descobertas por parte dos cientistas ligados ao Universo. A mais recente descoberta está relacionada com a descoberta de uma fonte de emissão de ondas de rádio.

Segundo o que foi revelado, os astrónomos detetaram, pela primeira vez, num quasar pistas sobre os primórdios do Universo.


Quasar P172+18 formado quando o Universo tinha 780M de anos

Um quasar é objeto muito brilhante no centro de galáxias e é neste objetivo que foi descoberta uma fonte de emissão de ondas de rádio. O quasar P172+18, foi formado quando o Universo tinha 780 milhões de anos. Atualmente o Universo terá 13,8 mil milhões de anos.

O P172+18 não é o mais distante dos quasares descobertos, mas a novidade, segundo o Observatório Europeu do Sul (OES), que opera um dos telescópios com que foram feitas as observações em detalhe do objeto, é que é “a primeira vez que os astrónomos conseguiram identificar jatos sinais rádio num quasar tão primordial”.

Apenas cerca de 10% dos quasares — os que emitem fortes ondas de rádio — têm jatos que brilham intensamente nas frequências rádio

Os quasares são alimentados por buracos negros (corpos que não refletem luz) com massa muito superior à do Sol. À medida que consomem o gás que os rodeia, os buracos negros libertam energia, permitindo assim aos astrónomos detetá-los, revelou o OES.

A título de curiosidade, o P172+18 é alimentado por um buraco negro que replica 300 milhões vezes a massa do Sol.

Astrónomos detetam no quasar P172+18 fonte de emissão de ondas de rádio

Segundo o que foi revelado, os astrónomos consideram que “existe uma ligação entre o rápido crescimento de buracos negros supermassivos e jatos rádio poderosos descobertos em quasares como o P172+18”.

De acordo com o Observatório Europeu do Sul, a forte emissão de ondas de rádio dos quasares pode “fornecer pistas importantes sobre como é que os buracos negros no Universo primordial cresceram tão rapidamente para tamanhos supermassivos após o Big Bang” (teoria da formação do Universo).

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Não sou astrónomo, mas só pelo nome Quasar (quasi-stellar radio source), diria que o título da notícia não me trouxe uma grande surpresa.

    1. Avatar de Lirin
      Lirin

      Eles descobriram ontem a energia negra, é normal.

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        loll…. top foi mesmo ontem!

  2. Avatar de F Gomes
    F Gomes

    Fonte: ESO – https://www.eso.org/public/portugal/news/eso2103/?lang (também recebo estas informações)