Astrónomos captaram um sinal misterioso a partir do centro da galáxia

13 Comentários

Pela sua imensidão, há muita coisa a pairar pelo universo que os astrónomos desconhecem totalmente. Então, nem sempre reconhecem os fenómenos e precisam de aprofundar o seu estudo. Neste caso, captaram um sinal misterioso oriundo do centro da galáxia.

Segundo eles, poderá representar uma nova classe de objetos.

Australian Square Kilometre Array Pathfinder

Um grupo de astrónomos da University of Sydney descobriu uma fonte misteriosa de sinais de rádio. Embora permaneça desconhecida, de acordo com o Science Alert, os cientistas apelidaram-na de ASKAP J173608.2-321635.

Num artigo relacionado com o fenómeno, os astrónomos descrevem-na como “uma fonte de rádio altamente polarizada e variável, localizada perto do centro galáctico e sem uma clara contraparte multi-comprimento”. Segundo eles, a “ASKAP J173608.2-321635 pode representar parte de uma nova classe de objetos que estão a ser descobertos através de sondagens de imagem de rádio”. Além disso, é altamente variável, na medida em que emite ondas de rádio durante longos períodos de cada vez antes de desaparecer subitamente durante vários meses.

A misteriosa fonte de sinais de rádio foi descoberta por acaso, uma vez que os astrónomos estavam apenas a analisar dados do(ASKAP). Este que é um dos mais sensíveis radiotelescópios alguma vez construído, foi especificamente concebido para captar sinais de rádio a partir das profundezas do universo.

Centro da galáxia com ondas de rádio
Centro da galáxia com ondas de rádio, captado pelo MeerKAT.

A ASKAP J173608.2-32163 foi observada, pela primeira vez, em abril de 2019, quando o ASKAP a detetou aquando da procura de radiotransmissores. Entre essa data e agosto de 2020, o mesmo objeto foi detetado mais 13 vezes. Por sua vez, este ano, foi identificado pelo radiotelescópio MeerKAT, na África do Sul, em fevereiro, e pelo Australia Telescope Compact Array (ATCA), em abril.

A fonte não apareceu em nenhum raio-X, em observações infravermelhas, nem em arquivos de sinais de rádio antigos verificados pelos investigadores da University of Sydney. Ou seja, os astrónomos descartaram as possibilidades inicialmente consideradas: não é uma supernova, um pulsar, nem uma estrela em chamas.

Contudo, partilha algumas propriedades com sinais misteriosos outrora avistados perto do centro da galáxia, conhecidos como Galactic Center Radio Transients (GCRT). Três destes foram avistados no início dos anos 2000 e a comunidade científica ainda tem de encontrar uma explicação para os fenómenos.

Conforme adiantam os investigadores, as próximas observações da ASKAP J173608.2-32163 permitirão uma maior compreensão de como ela é realmente.

 

Cientistas descobrem que há estrelas como o Sol que ‘engolem’ os seus planetas

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    São os nossos vizinhos a dizerem que nos podem ajudar com o aquecimento global 😛

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Nós não iriamos aceitar a ajuda deles. Mesmo que eles fossem um milhão de vezes mais desenvolvidos que nós. LOL

      1. Avatar de Chacal
        Chacal

        Pois não, mas irias entrar em guerra com eles mesmo sem saber como desenvolvidos são.

        Nada de espanto, é a nossa natureza.

  2. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Mais um microondas….

    1. Avatar de NotMe
      NotMe

      era exatamente o que ía dizer…
      Ainda me lembro dessa…

  3. Avatar de Mitra
    Mitra

    Lá está o meu bisavó a fazer das suas ligou o raio da TV a válvulas já lhe tinha avisado que aquilo cria “Single High-level Impulse Noise” da ultima vez apareceram aqui uns tipos de preto a perguntar o que se passava 🙁

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      AhAhAh muito bom!!

  4. Avatar de Nuno Teixeira
    Nuno Teixeira

    ELES ANDEM AÍ!

  5. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    É o tilintar das Bitcoins.

  6. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Fui dar uma volta na nave espacial de uma extraterrestre jeitosa e aquilo deu sinal enquanto eu estava a pinocar com ela 😛

    1. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      Estás a passar por uma fase critica, wtf

      1. Avatar de Chacal
        Chacal

        Hahaha mesmo!

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Que informação fundamental para o meu dia a dia, e o de todas as outras pessoas do planeta. Ah! Esperem, estou só a brincar.