Astrónomo captou vídeo espetacular da passagem dos 60 satélites Starlink no céu

12 Comentários

Há dois dias, a SpaceX colocou no espaço os primeiros 60 satélites da rede Starlink. Conforme foi avançado, a rede, que irá fornecer internet a locais remotos, será composta por 12 mil. Depois do seu lançamento com sucesso, um astrónomo holandês captou imagens de vídeo mostrando uma sequência dos 60 satélites Starlink.

O vídeo mostra o “comboio” da Starlink a acelerar em linha reta enquanto orbitam ao redor da Terra.

Imagem captada por um astrónomo amador dos satélites Starlink


Satélites Starlink já gravitam a Terra

Um impressionante vídeo gravado por um astrónomo holandês captou uma série de aproximadamente 60 unidades Starlink a cruzar pelo céu noturno, um dia depois de serem lançados em órbita.

Surpreendentemente, podemos ver uma espécie de comboio de satélites alinhados em órbita da Terra.

 

Órbita estava a ser vigiada pelos astrónomos amadores

O astrónomo Marco Langbroek escreveu um post no seu blog que dava informações de onde deveriam ser procurados os satélites em órbita. Assim, este aficionado pela astronomia, descobriu quando e onde iriam passar. Desta forma, quando entrassem na área visível, estes seriam captados pela sua câmara.

Segundo o que foi disponibilizado por Langbroek, os dispositivos espaciais apareceram três minutos mais cedo do que era esperado.

Começou com dois objetos fracos e cintilantes a mover-se para o campo de visão. Então, algumas dezenas de segundos depois, o meu queixo caiu quando o ‘comboio’ entrou no campo de visão. Eu não pude deixar de gritar ‘OAAAAAH !!!!’ (seguido por alguns palavrões…).

Exclamou Langbroek.

Estes são ainda uma parte pequena do que será uma rede global de dispositivos espaciais para fornecer Internet. O projeto só deverá estar concluído no ano 2027.

 

SpaceX: Elon Musk mostra os primeiros satélites da Internet prontos para lançamento

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor Rodrigues (inf)
    Vitor Rodrigues (inf)

    Os extraterrestres quando virem isso vão pensar, mais lixo no espaço!

    1. Avatar de kan
      kan

      kkkkk concordo. mais lixo, nao basta so poluir os ocenos. agora o ESPAÇO realmente é a lixeira final..ops, fronteira.

    2. Avatar de João Medina
      João Medina

      Não se trata de lixo, trata-se de satélites que vão distribuir sinal de Internet, com qualidade e a preços baixos, em locais onde não havia. Além disso, a distância a que os satélites vão ficar – cerca de 550 Km, menos que a distância entre Faro e Chaves, p.ex. – não deve ser suficiente para que se encontrem extraterrestres.

      1. Avatar de Sara
        Sara

        João Medina

        Também você??!
        Já disse que não existem E. T. nenhuns!!!
        Idiotice!
        Inventam cá cada uma… ‍♀️

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Isso são várias falácias de raciocínio em muito poucas palavras.

          1 – Você disse. Sem qualquer evidência, não passa duma crença pessoal.
          2 – Extrapolar do seu exemplo particular de observação para o geral;
          3 – Uma negativa é algo extremamente difícil, se não impossível de provar. Nunca ter visto algo não significa que não exista.

          As áreas da ciência cobrem bem estas (e mais algumas) das falácias presentes em tão poucos parágrafos que deixou Sara.

          O máximo que você pode dizer é:
          “Nunca vi nenhum e não acredito que existam”.

          E não se entre na falácia de achar que por eu apontar isto, que estou a defender o inverso.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      ou secalhar vao pensar estes gajos inventaram uma maneira de distribuir internet rápida por todos o mundo sem ter de passar cabos por tudo o que era sitio. Genios!

    4. Avatar de Sara
      Sara

      Victor Rodrigues

      Não existem E. T. nenhuns!!
      Disparate

  2. Avatar de Marco
    Marco

    O nome da rede é Starlink ou Skynet? 😀

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      starlink, é uma rede de satélites que irá distribuir internet por todo o mundo sem ter de passar 700 milhões de cabos e cabinhos. Quanto ao skynet para alem de apenas terem duas letras igual no nome nao têm nada a ver uma coisa com a outra achar parecido uma rede de satélites que distribui internet com uma IA é de genio ou de pessoa que nao percebe patavina do que esta a dizer

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Pensei que o smiley iria dar a perceber que não estava a falar a sério…mas já que gostas de criticar os outros (de forma nada construtiva), se por acaso existisse uma nova raça de IA (como a skynet do filme) esta iria comunicar como? Dados da Vodafone? ou iria passar os tais cabos e cabinhos que falaste?
        Aprende a ver uma brincadeira…

      2. Avatar de Sara
        Sara

        Nuno

        Mas, já agora… Também te digo uma coisa…
        Assim que o Armageddon vier e rebentar, toda a Internet e TIC existentes deixarão simplesmente de funcionar, por isso, desengana – te se pensa que esta Internet especifica (este tipo de Internet sem fios ou cabos) é infalível, porque simplesmente não é, nem esta nem nenhuma.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Exceto se for trazido/provocado por estas mesmas tecnologias.

          É um pouco tendencioso deixar hipóteses fora da mesa.
          Assim como para o Nuno. Lá porque eles dizem o que é, não quer dizer que o seja simplesmente. Não faltam casos disso, portanto essa falta de ceticismo faz pouco sentido.