Aquamação: uma alternativa aos métodos funerários comuns mais amiga do ambiente

29 Comentários

Aquando da morte de uma pessoa, os restos mortais são, normalmente, enterrados ou cremados. Contudo, existe uma outra alternativa chamada aquamação que pressupõe a decomposição desses na água.

O processo é também conhecido como biocremação, ressomação e cremação com água.

Aquamação

As cinzas do líder anti-apartheid Desmond Tutu, de 90 anos, foram enterradas no início deste ano, resultado de um pedido feito pelo próprio. De acordo com o Público, o arcebispo não queria um funeral ostensivo e, em vez de cremado, pediu que o seu corpo fosse submetido a aquamação – cujo nome técnico é hidrólise alcalina.

Embora este seja um método que existe desde os anos 1880, não é muito comum e, aliás, ainda não chegou à Europa.

 

O que é a aquamação?

Existem algumas alternativas disponíveis ao destino dos restos mortais de uma pessoa. As mais comuns são o enterro e a cremação, sendo que todos os leitores devem estar familiarizados quanto ao processo de cada uma. Ainda assim, esta última trata-se do método de queima do cadáver.

Embora seja muitas vezes considerada uma alternativa mais amiga do ambiente relativamente aos enterros tradicionais, a queima dos restos mortais implica um enorme gasto de energia, por forma a alimentar o fogo, e emite milhões de toneladas de dióxido de carbono, anualmente.

Aquamação

Assim sendo, existe uma outra opção chamada aquamação – ou biocremação, ressomação, ou cremação com água – que revela ser ainda melhor para o ambiente do que a cremação. Esta utiliza uma solução alcalina aquecida, por forma a decompor o corpo, deixando apenas o esqueleto.

Durante o processo, o corpo é colocado dentro de um recipiente pressurizado cheio com uma mistura de água e dióxido de potássio aquecida a cerca de 90 – 150º Celsius. À medida que a pressão dentro do recipiente aumenta, a solução quebra suavemente a matéria orgânica, em vez de ferver, durante várias horas.

Uma vez que o processo de aquamação não decompõe os ossos, estes são, posteriormente, secos no forno e transformados em pó. Assim como acontece com a cremação, o que resta é entregue aos familiares, depois de colocado numa urna.

[O processo utiliza] 90% menos energia que a cremação por chama e não emite quaisquer gases nocivos de efeito de estufa.

Esclareceu a Bio-Response Solutions, uma empresa americana especializada em aquamação.

A mistura utilizada durante o processo pode ser utilizada como fertilizante ou libertada em cursos de água.

 

Leia também:

Histórico! Primeiro coração de porco transplantado para um humano

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    A forma mais ecológica é o enterro.

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Com que então ecológico:
    – Consumo de água
    – Consumo de químicos
    – Consumo de energia para pressurização e quecimento
    – O que fazem com a água resultante?
    – Ossos decompostos numa incineradora…

    1. Avatar de Jose Guimas
      Jose Guimas

      As respostas a essa pergunta estão todas no artigo!

    2. Avatar de Jon
      Jon

      A Agua restante é lançada ao ambiente pá beber outra vez E Mais engraçado

      1. Avatar de Sem Nome
        Sem Nome

        Jon, XD a realidade indireta é e será essa

    3. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
      Luis Henrique Santos Silva

      Não lestes o artigo pois não??
      A mistura dos químicos no processo pode ser usada como fertilizante ou lançado no decurso de água.

      Quanto ao custo energético para aquecer a água , penso já haver soluções de baixo consumo…..por isso nem vou por ai

      1. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        Se no final tem de cremar os ossos porque não fazer tudo de rajada? A carne queima facilmente. Desculpem lá mas isto é daquelas tecnologias que alguém criou só porque sim e para vender diz que é ecológico. É como os impostos verdes. Como é verde já ninguém protesta.

  3. Avatar de Str
    Str

    O mais ecológico e com alguma dignidade era enrolar num pano e enterrar, mais ecológico ainda só enterrado como se veio ao mundo eheheh

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Mais ecológico que enterrar num caixão inteiramente de madeira? É só deitar umas madeiras abaixo e plantar outra árvore no lugar.

  4. Avatar de Joao Martins
    Joao Martins

    Engana-se. O enterro pode afetar a potabilidade dos lençóis freáticos.

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Por isso é que não são construídos cemitérios em qualquer lugar sem antes se fazerem estudos sobre o local.

  5. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Prefiro ressuscitar ao 3º dia 🙂

  6. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Porque não atirar a um vulcão? ah ok. os restos têm de voltar para a família….

    1. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
      Luis Henrique Santos Silva

      Isso resolvia-se dava um pó qualquer parecido e ninguém saberia :D.
      Para rir um pouco…..

      1. Avatar de Sem Nome
        Sem Nome

        O meu pó seria tão tóxico que seria impossível qualquer um respirá-lo, a menos que morresse XD

  7. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
    Luis Henrique Santos Silva

    A única coisa que me põe em dúvida é ser um processo demorado, leva várias horas a concluir, primeiro decompor que é o que leva maior parte do tempo e ainda depois leva-se os ossos ao forno….hmmm não sei não….

  8. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    Podiam aproveitar a proteína . Para disfarçar punham um corante verde .

    1. Avatar de Tretas
      Tretas

      E chamar-lhe “Soylent green”

  9. Avatar de zakarias
    zakarias

    O mais ecologico é meter o gajo no cimo de um monte pra ser comido por abutres 🙂

  10. Avatar de Carlos Santi
    Carlos Santi

    Nojice, então metem o corpo num liquidificador e posteriormente, é misturado em cursos de água e ou terrenos (agrícolas, quintais, hortícolas), basicamente vejo aqui uma forma de canibalismo, para além provavelmente de venderem o fertilizante como um produto “ecológico amigo da natureza”. Quem quer engolir esta mistela e de que forma, espero que coloquem no rótulo”fertilizante com restos humanos e restos de estupidez humana”. Podem sempre optar por venderem como bebida, iogurtes, qq coisa serve… “lá está como diz em cima proteína”, possivelmente com este processo conseguem minerar umas moedinhas . Pequenas ideias grandes negócios,
    Todos sabem que a forma mais correta é a cremação independentemente da religião ou credo…
    Cá para mim vão aumentar os internamentos

    1. Avatar de Luciano
      Luciano

      Agora e tudo normal nessas vacinas para o Civic tem restos de fetos humanos e me desculpe mas a forma cristã e enterrar e não cremar na Bíblia não fala nada de cremação

      1. Avatar de Sem Nome
        Sem Nome

        dsclp-me, mas 1. precisa estar mais informado e 2. a Bíblia não fala de leis nem princípios de enterro cristãs, que eu saiba. cada um decide.

    2. Avatar de Sem Nome
      Sem Nome

      Nojice não : )

      Repare: todos nós somos feitos do msm: moléculas e átomos. Somos formados por uma ordem nas moléculas e átomos que fazem com que haja as células> tecidos… Mas todos tbm somos constituídos com vitaminas e nutrientes.

      Quando morremos, as células morrem e começam a decompor-se, pela ação de bactérias, químicos e outros. As vitaminas e nutrientes ficam “libres” (por assim dizer) na terra. Depois, as plantas e árvores utilizam tais resíduos para crescerem.

      Eu não sou especialista : / por isso é só uma questão de profunda pesquisa em sites confiáveis. E vai descobrir que, na realidade, estas formas não são nada mais que tbm naturais. O corpo ir para esta máquina ou ser atirado para o mar acaba por ser “igual”.

  11. Avatar de Luciano
    Luciano

    Os EUA usaram muito esse sistema para decompor os corpos dos mortos por Covid e não aparecer os milhares de corpos como foi no amazonas com aquelas filmagens de pás carregadeira abrindo covas coletivas . Esse resíduo que e tóxico vai ser utilizados em plantações e jogados nos rios e mares a teoria e linda mas o resultado da ( hidrólise alcalina )

  12. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Isto é mais negócio do que ecológico.
    E depois para onde vai a água com químicos e partículas decompostas do corpo?

  13. Avatar de Sem Nome
    Sem Nome

    Está decidido! Eu quero morrer assim e quero que a água que sobre seja usada para rega : )

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      e os ossos para os cães.

  14. Avatar de Abreu
    Abreu

    O mais ecológico e a morte a budista no Tibete, o corpo e cortado aos bocados, e serve de alimento aos seres dos céus ( abutres)

  15. Avatar de Fantasma
    Fantasma

    Bem puxadinho dava para fazer combustível para veículos amigos do ambiente…
    3 corpos e meio 1000kms de autonomia…
    Versão aditivada com pó de ossos, permite fazer mais 50 KMS.