Alerta: SNS altera datas para a segunda dose da vacina AstraZeneca

10 Comentários

O processo de vacinação continua a bom ritmo em Portugal e ainda hoje a Task Force informou que há “Casa aberta” para maiores de 45 tomarem a vacina sem qualquer tipo de agendamento.

De acordo com uma publicação do Serviço Nacional de Saúde, as datas para a segunda dose da vacina AstraZeneca foram antecipadas.

Alerta: SNS altera datas para a segunda dose da vacina AstraZeneca


Novas datas para toma da segunda dose da AstraZeneca

O Governo já acelerou o processo de antecipação da tomada da segunda dose da vacina da AstraZeneca (Vaxzevria).

Assim, os utentes que foram vacinados com a primeira dose da vacina da AstraZeneca, devem tomar a segunda dose da seguinte forma:

  • Os utentes que tomaram a 1.ª dose da vacina até 25 de abril devem tomar a 2.ª dose na semana de 28 de junho a 4 de julho.
  • Os utentes que tomaram a 1.ª dose da vacina de 26 de abril a 16 de maio devem tomar a 2.ª dose na semana de 5 a 11 de julho.
  • Os utentes que tomaram a 1.ª dose da vacina após 17 a 23 de maio devem tomar a 2.ª dose a partir de 12 de julho.

Os utentes devem apresentar-se no Centro de Vacinação COVID-19 (CVC) onde tomaram a primeira dose. Consulte o horário de funcionamento do seu CVC aqui.

De relembrar que as duas doses das diversas vacinas devem ser administradas no mesmo centro de vacinação. O plano de vacinação contra a COVID-19 está em curso. A vacina tem vindo a ser administrada de acordo com as prioridades definidas.

Leia também…

Vacina da Johnson & Johnson é eficaz contra a variante Delta

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    É suposto as pessoas serem contactadas ou é só aparecer?

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Aparecer.

      Abc

        1. Avatar de Eu sei lá
          Eu sei lá

          É só aparecer uma m****
          E qualquer vacina é “da boa”. Deixa-te de m*****

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso vai dar imensos problemas. Muitas pessoas vão desconhecer isso, e vão ficar à espera de contacto. Nem toda a gente passa a vida a ver notícias, existem pessoas que simplesmente são alienadas. E tão poucos dias de vacinação, vai causar enchentes, ainda por cima sem agendamento.

    3. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      É suposto ser contactado – local e hora, por SMS ou por telefone.
      Pode falhar a confirmação.
      Mas também já vi pessoas, porque a marcação foi com muita antecedência, esperara um reconfirmação – o que não faz sentido, a menos que houvesse uma alteração.
      Quanto ao “é só aprecer, sem marcação”, é a partir de certas idades – e a partir de certa hora.

  2. Avatar de Patinhas The Third
  3. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Não entendo, abriram as marcações para as faixas etárias dos 30 anos, na minha área de residência existem 3 sítios onde é possível fazer a vacinação, em nenhum é possível marcar e tem de se ficar em espera sem qualquer previsão, como é que podem ter a opção de outras faixas etárias só aparecerem e serem vacinados? Sou só eu que acha que isso não faz qualquer sentido?

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Se calhar. Experimentaste fazer a marcação pelo site do SNS, como toda a gente?

      Abrir as marcações à faixa etária a partir dos 30 não quer dizer que se comecem logo a vacinar , porque a vacinação de faixas etárias abertas anteriormente (com idades superiores) ainda não está concluída – mas a dada altura ,já se começará a misturar a vacinação das faixas etárias anteriores com a dos 30 anos, para não interromper a vacinação. Também depende do número de pessoas a vacinar, da capacidade do centro de vacinação e da existência de vacinas.
      Há centros em que a vacinação de idades mais baixas começa mais cedo.

      Tem calma, os militares tomaram conta do processo, com uma falha ou outra a vacinação está a correr bem

  4. Avatar de Victor
    Victor

    A toma da 2ª doze tem que ser no mesmo posto de vacinação da 1ª ou pode ser em qualquer posto