Alerta OMS: Registada uma propagação muito rápida da Ómicron

84 Comentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para a propagação muito rápida, a um ritmo sem precedentes, da variante Ómicron do coronavírus que causa a COVID-19.
Atualmente, 77 países confirmaram a circulação da nova estirpe. Em Portugal estão confirmados 69 casos.

Alerta OMS: Registada uma propagação muito rápida da Ómicron

OMS alertou para propagação muito rápida da Ómicron, a um ritmo sem precedentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a nova variante B.1.1.529, identificada pela primeira vez na província de Gauteng, na África do Sul, como variante “de preocupação” e designou-a pelo nome Ómicron, letra do alfabeto grego.

Hoje, na videoconferência de imprensa regular sobre a pandemia da COVID-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça, a OMS alertou para propagação muito rápida da Ómicron, a um ritmo sem precedentes.

Segundo a OMS, a vacinação, por si só, não vai evitar a propagação da nova estirpe, pelo que há que manter as medidas sanitárias e sociais, como o uso de máscaras, o distanciamento físico, a higienização das mãos e a ventilação dos espaços fechados.

Alerta OMS: Registada uma propagação muito rápida da Ómicron

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS referiu que…

A Ómicron está a propagar-se a um ritmo nunca antes visto com outra variante. [Esta nova estirpe] já se encontra provavelmente na maior parte dos países, mesmo que não tenha sido ainda detetada

Tedros Adhanom Ghebreyesus advertiu para o risco do aumento dos contágios fazer colapsar novamente os serviços de saúde menos capacitados.

Um investigadora, responsável pelo alerta sobre a nova variante do SARS-CoV-2, Ómicron, desenvolveu uma teoria acerca do seu surgimento. Na sua opinião, é provável que aquela se tenha formado depois de correr através do corpo de uma pessoa não vacinada, e positiva para o VIH.

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    quem é que ainda vai nas tretas da OMS ? será que não tem mais nada para fazer ? eles quando falam já é tarde.. quando tomam decisões arrependem-se ou são tarde… enfim

  2. Avatar de Bicho
    Bicho

    Estão a vender poucas e necessária mais uma estirpe, Acordem

    1. Avatar de Carolina Costa
      Carolina Costa

      a vender o quê ? ja aqui disse que só não ganhou dinheiro com as vacinas quem não quis.
      investisse nas empresas que as produziram antes de serem produzidas, vist oque foi bem sucedido valorizou, logo saía a ganhar… não falem só por falar, estudem um pouco e tentem perceber. olhem para os numeros do ano passado nesta altura e para os de deste ano… depois tirem conclusões.

      1. Avatar de Luis Rosalino
        Luis Rosalino

        Ola Carolina onde se pode investir nas farmaceuticas? Obrigado.

        1. Avatar de Carolina Costa
          Carolina Costa

          em qualquer corretora.

          1. Avatar de Luis Rosalino
            Luis Rosalino

            E como se chega as corretoras? sabe-me dizer, n percebo mesmo nada do assunto..
            Atraves do banco?
            Alguma app ou site?
            Obrigado pela resposta.

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            eToro, Degiro, talvez, nao fui confirmar

        2. Avatar de Memória
          Memória

          Isto são os esquemas “Get Rich Quick”.

          Se eu te disser que tenho uma farmaceutica para vender bem barato e mais ainda duas pontes sobre o Tejo em saldos tu também não acreditas?

  3. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Muito rápida na propagação e menos severa que as outras.. No país de origem as mortes pelo COVID começaram a descer com esta nova variante

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      E “Segundo a OMS, a vacinação, por si só, não vai evitar a propagação da nova estirpe…”, ou seja, é a evolução do vírus covid-19 assim como muitos outros vírus coronavírus no passado, o vírus vai se adaptando ao ser humano sem o matar sem o destruir. É a táctica da sobrevivência destes vírus para se manter e prosperarem, nos primeiros contactos com o ser humano foi um choque porque nem um nem outro se “conheciam” e agora vão se adaptando, e daqui a uns tempos o covid-19 será um vírus como todos os outros coronavírus resultando apenas em ligeiras constipações.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Exatamente, é o normal acontecer, os vírus preferem manter o paciente em estado dormente para poderem sobreviver melhor que é o que está a acontecer

  4. Avatar de Zé Cabra
    Zé Cabra

    Épá e a Gripe ? e o gás a quase o dobro do que em espanha ? e porque é que sempre chumbam a lei do enriquecimento ilícito ? e porque o nosso nível de vida continua a ser isto ? e porque os poderosos e afins continuam a passar entre os pingos da “justiça cega” ? e porque razão o povo continua a votar neles mesmo passando gerações em que as coisas mudam para que tudo fique na mesma, esta realmente é de desconfiar o porque do povo não ver… (Não apoio nenhum partido) é realmente impressionante ver as coisas a passarem por nós e perceber que somos comidos à descarada sem que uma justiça real se vislumbre… poderia ficar aqui mais umas 2 h a escrever …

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Podia jurar que antes do Covid tudo isso existia.

  5. Avatar de Apha
    Apha

    Medo… mais medo

    Mais uma razão para demonstrar a estupidez que é controlar uma pandemia seja com medidas estupidas como confinamentos e máscaras bem como vacinações massivas de população saudável.

    mas ainda precisam de mais erros para aprenderem…

    1. Avatar de Carolina Costa
      Carolina Costa

      se não fosse as mascaras e as vacinas te garanto que já teria morrido muito mas muito mais gente… mas enfim… estamos quase em 2022 e ainda ha que não saiba para que serve o cerebro

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Provas, por favor?

        Ou mesmo uma única prova

      2. Avatar de Memória
        Memória

        Já agora podes/podem dar uma vista de olhos em
        https://evm.min-saude.pt/#shiny-tab-em_total

        Façam as contas….

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          engraçado como há pessoas que tentam usar o número de mortes como argumento contra vacinas e máscaras quando foram políticas como as vacinas e máscaras que permitiram manter a propagação do virus controlada e manter o número de mortes pressão sobre os hospitais em níveis razoáveis. Engraçado também como a memória e os olhos dessas pessoas incrivelmente tentam ignorar o que se passou em Janeiro e Fevereiro deste ano depois das pessoas terem deixado de ter cuidado na forma como se juntavam com outras.

      3. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Carolinas refereste aqueles 1800 mortes que aconteceram antes das vacinas ? Realmente e avassalador, e um ceifar de vidas que ate arrepia. em 11 milhoes de habitantes vs 1800 mortes [que nem sabemos se sao verdadeiras ou nao) e agora as vacinas sao as verdadeiras vencedoras de evitar o terror que nunca existiu, o panico que nunca existiu, e o medo que nunca existiu, tudo fabricado apenas para usar a engenharia social e meter medo ao resto da populacao. E com isto tudo e um atropelo constante a Constituicao, e nao podemos fazer nada quanto a isso.

        1. Avatar de Camilo Lopes
          Camilo Lopes

          O pessoal parece que esquece que a gripe no inverno de 2014-2015 matou em Portugal mais de 8500 pessoas e não teve este alarido todo… é mesmo o medo implantado.

          É perigoso, sim, mas proteja-se os mais vulneráveis e deixem a maioria saudavel em paz…

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Claro… Toda a lógica… Quando se desconfina os casos descem e o número de mortos também, como é que possível alguém dizer que sobem, não é? Vacinas… a mesma coisa… quando ninguém estava vacinado é que era bom, havia menos mortes e as pessoas era felizes. E vacinar pessoas saudáveis… onde é que já se viu tal coisa… toda a gente sabe que as vacinas só se devem tomar depois de se ficar doente

      1. Avatar de Carolina Costa
        Carolina Costa

        errado, deves tomar antes de ficar doente, pelo menos a da gripe sempre foi assim, antes de teres a gripe e não quando tens a gripe. lool

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          estava a ser irónico!

      2. Avatar de Carolina Costa
        Carolina Costa

        assim como muitas outras que são feitas quando se nasce.. para prevenir..

        1. Avatar de Camilo Lopes
          Camilo Lopes

          Esse é um dos problemas levantados por vários especialistas, estamos a tratar toda a gente como umunodeprimidos. A grande maioria não precisa de vacinas para nada.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            comentário ignorante!
            Queria ver o que teria sido da tua vida se não tivesses tomado nenhuma das vacinas em criança. As vacinas são tomadas para aumentar a imunidade contra doenças com graves riscos para a saúde individual e para reduzir a propagação de doenças dentro da população.

          2. Avatar de Camilo Lopes
            Camilo Lopes

            @tadeu, ignorancia é não pensar…

            Sabes como funcionam as vacinas? Podes “ensinar” o teu corpo com uma vacina (virus atenuado, adenovirus, …) ou podes pegar o virus naturalmente. Chamas-se imunidade natural e ambas são válidas.

            O que alguns especialistas estão a tentar dizer (porque são calados) é que ao se vacinar massivamente toda a população,
            1. Estás a tratar todos como imunodepressivos, porque vacinas pesosas saudaveis que poderão nunca ficar doentes.
            2. ficas sem grupo de controle, porque não consegues comparar quem tomou a vacina com quem não tomou.

            Essa palermice de que os não vacinados é que espalham os virus e que criam as variantes, diz-me então:
            1. Se só vacinados podem viajar, como a omnicrom se propagou tão rápidamente?
            2. Andamos mais de um ano sem vacinas e sem variantes. Após vacinação já temos mais de 15 variantes que aparecem quase mensalmente?

            Vamos, mostra lá a ignorância…

          3. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Camilo Lopes, experimenta ganhar imunidade “natural” contra hepatite, contra a varíola, etc!!! Há uma razão para as pessoas serem vacinadas, é para poderem obter imunidade sem o risco de morrerem da doença, e assim quando ficarem infectadas terão maior probabilidade de sobrevivência.

            “2. Andamos mais de um ano sem vacinas e sem variantes.”
            claramente não prestaste atenção ao número de variantes qua apareceram antes das vacinas.
            “Se só vacinados podem viajar,”
            Isso é falso! Pessoas que façam um teste também podem viajar, sendo que um teste negativo 48 horas antes não é garantia de que não se fica infectado entretanto.
            2) Estar vacinado não é garantia de que não se fica infectado, mas reduz o risco de ficar infectado, e reduz ainda mais o risco de ter doença mais grave.

            Vives à custa de falácias…

          4. Avatar de Camilo Lopes
            Camilo Lopes

            @tadeu, andas distraído.
            1. A primeira variante a “alfa” apareceu à cerca de 1 ano (https://en.wikipedia.org/wiki/SARS-CoV-2_Alpha_variant)
            2. O risco de morrer da doença é uma decisão pessoal, assim como assumir os efeitos secundários da vacina ou de outro medicamento qualquer.
            3. A maioria dos paízes apenas aceitam a vacinação. O nº de pessoas que viajam sem a vacinação é mínima. Mas acreditas no que quizeres…

            Em relação ao viver em custa de falácias, não creio nisso, apenas vejo os dados, tomo cuidados adicionais, e tento proteger os mais vulneráveis à minha volta. Agora viver no medo e acreditar que a vacina é a única salvação, isso não, acredito. Aliás, nem as farmaceuticas, pois os testes “exaustivos” que eles fizeram nem detectaram que a protecção baixava após 6 meses… enfim…

          5. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            quem é que te disse que essa foi a primeira variante?
            Vai ver a lista de variantes e olha para as datas! E para além dessas houve muitas outras resultantes de pequenas mutações que pouco mudaram o virus.
            “O risco de morrer da doença é uma decisão pessoal”
            Cada parvoíce! Haver risco de morrer não é uma decisão pessoal, é algo sobre o qual não tens controlo… Tu quereres correr o risco de morrer não sendo vacinado é que é uma decisão pessoal.
            “3. A maioria dos paízes apenas aceitam a vacinação. O nº de pessoas que viajam sem a vacinação é mínima”
            Isso é falso! Nenhum país europeu exclui a entrada de pessoas não vacinadas…
            Não crês? Quase tudo o que atiraste para aqui ou são falácias ou informações erradas. Quem acha que pessoas saudáveis não devem ser vacinadas não faz a mínima ideia do que são vacinas e do perigo que é ser infectado com certos virus ou bactérias.

          6. Avatar de Camilo Lopes
            Camilo Lopes

            @tadeu, que grande nó vai nessa cabeça… bem, tens toda a razão… eu sou mesmo um falacias… fui…

          7. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            é o problema de não entenderes a diferença entre RISCO de morrer de algo (que existe sempre), e correr o risco associado a determinada opção!

          8. Avatar de TideMáquina
            TideMáquina

            @Tadeu …estás a gastar o teu tempo a responder a um iletrado que escreve “paízes”, como é que queres que o gajo entenda?

    3. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      As máscaras e todas as medidas de precaução serviram para que não houvesse entupimento nas urgências e as vacinas para preparar os organismos das pessoas para um possível primeiro contacto com o vírus. Quando todos estiverem vacinados, já não deverá haver grandes preocupações. Portugal com a maioria da população vacinada, já não deveria haver grande alarme, há que diferenciar morrer de covid, e morrer com covid.

  6. Avatar de diogo
    diogo

    A Palermia continua… “Vai ficar tudo bem!”

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Já estão registados 69 casos em Portugal ?? Ó meu amigo… 😐

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Esta variente é um presente de natal.
    Doença leve e muito transmissível.
    Ou seja vamos todos ficar imunizados por uma pequena constipação.
    A seleção natural nos virus é assim. Cada vez mais transmissível mas mais fraco.

    1. Avatar de rui
      rui

      “A seleção natural nos virus é assim. Cada vez mais transmissível mas mais fraco.”

      Isso, basta ver alguns exemplos: HIV, Hepatite, …..

      🙂

  9. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Uiiii, que medo. Venha lá mais 14 dias em casa.

  10. Avatar de Migas
    Migas

    Só para avisar os mais distraídos que em 2019 morria por dia 36 pessoas devido a doenças respiratórias.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Só para avisar os mais esquecidos que chegámos a ter mais de 200 mortes por dia durante 20 consecutivos por causa da COVID19, quando se deixou a doença espalhar descontroladamente na população.

      1. Avatar de Tempo ao tempo
        Tempo ao tempo

        Só para avisar que o João morreu de acidente de viação. Foi feito o teste e tinha COVID.
        Como foi contabilizada esta morte? Acidente de viação ou COVID?

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          uau! Quer dizer então que durante semanas a fio, e quando as pessoas até já estavam fechadas em casa, tivemos mais de 200 pessoas a morrer por dia em acidentes de aviação!? Enfim… há pessoas que nem pensam no que dizem

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            lol! quer dizer, lanças falácias e se alguém te demonstra o ridículo da tua falácia não te estão a responder!? enfim… quem será o bébé por aqui.

      2. Avatar de Tempo ao tempo
        Tempo ao tempo

        Só para avisar que se te vacinares já não contagias ninguém.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Meu caro, a vacinação reduz a probabilidade de contágio, pode não reduzir a zero, mas reduz.
          É um dos motivos porque se viu uma forte redução do número de casos e um dos motivos porque é que agora, apesar de termos muito menos restrições que no ano passado e testarmos muitos mais, o número de casos é mais reduzido do que no ano passado, e com muito menos pessoas a morrer e a ir parar ao hospital.

          1. Avatar de Asdrubal
            Asdrubal

            Creio que a vacina apenas reduziu o efeito do vírus num primeiro contacto com o organismo. O vírus continua a prosperar a progredir e a evoluir, e nas condições favoráveis como tempo frio e menos luz solar, progride mais rapidamente, pelo que “Segundo a OMS, a vacinação, por si só, não vai evitar a propagação da nova estirpe…”.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Asdrubal, não! Estás a confundir a não ausência de risco de contágio com ter o mesmo risco de contágio sem vacina. Basta comparar o número de casos deste ano com os do ano passado, mesmo havendo muito menos restrições este ano.
            Aliás é pensar um pouco, se pessoas vacinadas têm menos riscos de desenvolver formas mais graves de doença quer dizer também que em média esse grupo de pessoas tem o virus durante menos tempo. Menos tempo com o virus, menos tempo para propagar, menos risco de contagiar outros.
            O problema aqui é que as novas variantes que entretanto apareceram reduziram a eficácia das vacinas que foram desenvolvidas, e o grau de contágio dessas variantes também aumentou significativamente. Isto tem fortes implicações no nível de vacinação da população e no nível de eficácia da vacina, necessários para controlar a propagação só com a vacina.

          3. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Tempo ao tempo, desafias? essa boa, um ignorante com a lata de vir desafiar.
            O número reportado da eficácia da vacina contra se ser infectado com a variante omnicron é de 35%! E dado que és ignorante, vou-me dar ao trabalho de explicar que eficácia é uma medida da redução de número de casos face a não vacinação! Logo se há alguma eficácia contra se ser infectado, há menor risco duma pessoa vacinada infectar outras por logo à partida uma pessoa vacinada ter menor risco de estar infectada para sequer infectar outras..
            A somar a isso pessoas vacinadas que fiquem infectadas ficam em média menos tempo doentes, ora menos tempo de doença implica menos tempo em que podem infectar outras, logo menos risco para infectar outras.

          4. Avatar de rui
            rui

            Tempo ao Tempo
            Deves gostar pouco de coalas deves!
            Mostram um fact Check (entre varios) e em vez de leres o que falam sobre o vosso site maravilha (onde conseguem ir buscar atletas mortos ANTES da pandemia) vens mandar bocas e o quanto gostas de coalas.
            Eu deve estar a fazer algo de bem, pois a tua raiva sentiu se logo.
            Conselho: toma R E N N I E ( e escrevi devagar para perceberes)
            🙂

          5. Avatar de Asdrubal
            Asdrubal

            Sim, Tadeu. Faltou isso, sim. Com a vacina, o risco de contágio é menor, uma vez que o infectado já vacinado, ou, infectado anteriormente, o vírus permanece menos tempo no indivíduo e em menor quantidade. Agora, sinceramente, mais vacinas só se forem para as pessoas que estiverem em maior risco de saúde, que de resto, as pessoas mais saudáveis deve ser indiferente mais vacina ou menos vacina, desde que já tenham uma, mesmo que os anticorpos desçam em quantidade, parece haver “células memória” que conseguem recuperar os anticorpos mais rapidamente.

      3. Avatar de Tempo ao tempo
        Tempo ao tempo

        Só para avisar que quando atingirmos um número elevado de vacinações, a nossa vida volta ao normal. Por isso, todos a vacinarem-se sff.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Só para avisar que apareceram novas variantes do virus… Se não entenderes o que isso implica sempre podes pagar por uma explicação!

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Quer dizer que tu apresentas argumentos científicos? onde?
            O risco duma miocardite pela vacina é bem mais reduzido do que as complicações por ficares infectado pelo virus, mesmo que sejas jovem e saudável.
            Onde é que disse que a subida no número de casos vem duma nova variante? As novas variantes que apareceram no inicio do ano é que reduziram a eficácia das vacinas, logo as afirmações feitas no início do ano sobre conseguir voltar a uma vida completamente normal só com esta vacina deixaram de ser possíveis… Tens aqui mais uma explicação gratuita… aproveita…

          2. Avatar de rui
            rui

            @ Tadeu
            Não ligues ao tempo ao tempo, pois ele manda para o ar, mas provas …. ZERO.
            Ele viu no site negacionista e por isso é verdade.
            Quando se mostra que não é, vens com (tentativas) ofensas e que o site dele é que esta certo.

        2. Avatar de Infinity
          Infinity

          Entao porque não fizeram autópsias as pessoas que morreram do “Covid” após terem sido vacinadas? Aposto que a maioria foi consequencia da vacina

      4. Avatar de Tempo ao tempo
        Tempo ao tempo

        Só para avisar que as máscaras dão uma falsa sensação de segurar.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Se houvesse imposto sobre a ignorância terias sérios problemas… A função primária da máscara é proteger os outros, reduzir o número de partículas que uma possível pessoa infectada possa transmitir para o meio envolvente. Uma função secundária é reduzir o risco para o próprio, mas se queres mesmo reduzir esse risco terás que usar máscaras melhores.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Tempo ao tempo, tanta ignorância que nem sequer é capaz de interpretar o que escrevem…

          2. Avatar de Memória
            Memória

            Infelizmente a Graça Freitas estava até a Covid chegar a Portugal quase nada procupada, ou antes, estava mais preocupada com a epidemia da tosse dos camelos

          3. Avatar de Memória
            Memória

            O link:
            https ://tvi24.iol.pt/sociedade/coronavirus/pneumonia-da-china-em-portugal-nao-temos-de-estar-alarmados-e-preciso-estarmos-atentos

        2. Avatar de Ze das Quintas
          Ze das Quintas

          Só para avisar que tas vivo porque tens um plano de vacinação eficaz, cagar nisso e tar prai a falar estupidamente em teorias inventadas por anti-vaxers faz me pensar que nem devias tar vivo!

          1. Avatar de rui
            rui

            A selecção natural que ele tanto prega FALHOU redondamente no caso dele.
            🙂

          2. Avatar de Memória
            Memória

            Também falhou no caso dos coalas, excepto pela capacidade de viver de veneno, os que os faz incomestíveis

            Is This The Most Stupid Animal in The World?
            https://www.youtube.com/watch?v=5diQgv20ewg

          3. Avatar de Rui
            Rui

            @memoria

            Apenas para continuar:
            Sendo que os coalas vivem de veneno e nao comestiveis, não têm predadores.
            Diz lá se não são espertos?
            Mais do que tu com certeza….
            🙂

  11. Avatar de Memória
    Memória

    O que se sabe já sobre a Omicron e o que é razoável esperar

    Dr. John Campbell
    UK, 50% omicron now
    https://www.youtube.com/watch?v=XzrG3Odgf28

  12. Avatar de Zed
    Zed

    Ainda bem que se propaga rapidamente, porque é uma variante com sintomas geralmente mais leves.

  13. Avatar de Tempo ao tempo
    Tempo ao tempo

    Eu só tomarei a sputnik. Enquanto não for aprovada não tomo nenhuma vacina. 😉
    Tanto tempo para aprovarem esta!

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Há tempos li, já não sei onde, que estavem a desenvolver dezenas de vacinas.
      A pergunta que coloco é a seguinte: onde estão as vacinas e as farmacêuticas que as estão a desenvolver?
      Onde está a nossa, Portuguesa?
      Só existe Pfizer? Que grande lobby!

      1. Avatar de meister
        meister

        “Onde está a nossa, Portuguesa?”
        https ://www.jn.pt/nacional/vacina-portuguesa-a-espera-de-apoio-estatal-para-avancar-com-ensaios-clinicos-14079749.html

        Onde esta a da novavax?
        https ://www.dn.pt/sociedade/-ema-avalia-pedido-para-comercializacao-da-vacina-da-novavax-14326561.html

        Esperemos pela aprovação( se é que vai ter)…

          1. Avatar de meister
            meister

            @Rui
            “Não aprovou as outras porque (penso eu) não as considera tão seguras e/ou adequadas.”

            Se assim for aplaudo de pé a decisão de não aprovação.
            O problema é que não sei se será mesmo essa a razão, mais uma vez cheira-me a politica.
            https://www.abrilabril.pt/internacional/os-registos-perdidos-de-ursula-von-der-leyen

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          Eu sei, mas até à aprovação de comercialização condicional … se houver?
          A Portuguesa, por este andar, não vai sair do “papel”.
          O que pretendi dizer é que parece que só existe Pfizer. A Moderna, AstraZeneca e Janssen, onde estão? Toda a gente que conheço está a levar 3ª dose (reforço) com Pfizer.
          Por isso a Pfizer é um grande lobby.

          1. Avatar de meister
            meister

            “Por isso a Pfizer é um grande lobby.”
            Concordo…

          2. Avatar de rui
            rui

            Ou seja :
            a EMA faz o trabalho dela e só aprovou estas vacinas.
            Não aprovou as outras porque (penso eu) não as considera tão seguras e/ou adequadas.
            E agora vêm criticar a EMA porque só aprovou estas?

          3. Avatar de meister
            meister

            @Rui
            Dupliquei o post porque respondi no local errado,no telemovel dá destas coisas.

            “Não aprovou as outras porque (penso eu) não as considera tão seguras e/ou adequadas.”

            Se assim for aplaudo de pé a decisão de não aprovação.
            O problema é que não sei se será mesmo essa a razão, mais uma vez cheira-me a politica.
            https://www.abrilabril.pt/internacional/os-registos-perdidos-de-ursula-von-der-leyen

          4. Avatar de rui
            rui

            @ Meister

            Eu já afirmei antes, eu confio na EMA, pois conheço bem quem trabalha directamente com a EMA e são muito “piquinhas”.
            Acredito que as outras vacinas não foram aprovadas por erros nos testes/falhas em alguma etapa, ou coisa assim, ou até mesmo falta de entrega de provas dos testes e resultados (por exemplo a sputnik, sabendo com a russia trabalha….)

            Cumps

  14. Avatar de Ze das Quintas
    Ze das Quintas

    Não tarda mostras o tratado de Nuremberga e bla bla bla de que é tudo um atentado contra os direitos humanos, meu vocês são uma MINORIA agora a vossa voz não interessa para nada, vai te vacinar de uma vez!

    1. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      Ze e precisamente essa atitude que esses “Senhores” querem que tu tomes, agredir os outros so porque sim. E eles de poltrona a verem o espectaculo. Obrigado pelo teu bom senso, e sensibilidade perante os outros. Eu por acaso pergunto se ajudas os velhotes na rua ou so te interessa o teu umbigo ? Pois e quando a suposta “morte fabricada” chega a todos, toda a gente fica com as cuecas multicolor. Se fosses bem educado nem falavas assim para as pessoas. O terror continua e sem fim a vista. Ano novo vida nova, estirpes novas, e para continuar, estou a avisar. Vai ficar tudo bem ? So quando “eles” quizerem.

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Há pessoas que perderam os neurónios, não se sabe, se antes ou depois da vacina! 🙂

      1. Avatar de (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)
        (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)

        “António” eu repondo a essa afirmação com uma pergunta.
        Os vacinados já tinham poucos neurónios, depois de vacinarem achas que ficaram com mais?

  15. Avatar de Emanuel D.
    Emanuel D.

    Nem é preciso ir muito longe, respirar dioxido de carbono todo o dia reduzindo os niveis de oxigenio nas celulas deve ser melhor com certeza. Enfraquecimento das celulas = enfraquecimento do corpo. Para nao falar das particulas que contem as mascaras, inaladas ajudam bastante o nosso sistema imunologico.

  16. Avatar de (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)
    (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)

    Vou-me repetir mais uma vez.

    Se Portugal viesse a ter um Ditador, teria a vida bem facilitada, ninguém questiona, ninguém se opõe, ninguém exige provas, etc., graças a mentalidade de palas nos olhos de alguns Tugas.