Alemanha poderá ser o segundo país da UE a legalizar a cannabis

61 Comentários

É tema fraturante e muito pouco consensual, por cá e pelo mundo. Apesar disso, há países a concretizar (significativas) mudanças. Caso disso é, por exemplo, a Alemanha, que está perto de aprovar um projeto de lei para legalizar a cannabis.

Cannabis

A Alemanha está em pleno debate: há um projeto de lei em cima da mesa sobre a legalização do uso recreativo da cannabis. Apresentado pelo governo e aprovado pelo Conselho de Ministros alemão, a nova lei permitirá que os adultos comprem e possuam pequenas quantidades da droga, prevendo que os cidadãos possam comprar um máximo de 50 gramas por mês, através de associações criadas para o efeito.

O projeto de lei será apresentado ao Parlamento, em setembro, e espera-se que seja aprovado antes do final do ano. Em caso de aprovação, a Alemanha tornar-se-á o segundo país da União Europeia (UE), depois de Malta, a regulamentar o consumo recreativo da cannabis.

Cannabis

O objetivo do governo é claro: reduzir o mercado negro, a criminalidade associada à droga e o número de consumidores.

Esta é uma lei importante que representa uma mudança a longo prazo na política de drogas, um conceito de legalização controlada. Ninguém deve interpretar mal a lei. O consumo de cannabis vai ser legalizado, mas continua a ser perigoso.

Explicou o ministro da saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, sublinhando que o consumo não está isento de riscos.

Segundo a lei alemã atual, é ilegal comprar cannabis, mas não consumi-la. De facto, conforme os dados do governo federal, 4,5 milhões de adultos no país consumiram-na pelo menos uma vez no ano passado.

Karl Lauterbach, ministro da saúde da Alemanha
Karl Lauterbach, ministro da saúde da Alemanha

Se o projeto de lei for aprovado, em setembro, a distribuição passará a ser permitida através da criação de associações privadas de cultivo com um limite de 500 membros. Estes poderão comprar até 25 gramas num determinado dia, mas com um limite de 50 gramas por mês. Além disso, poderão manter até três plantas em casa.

A lei começará por ser implementada em algumas cidades-piloto, sendo estendida a todo o país, eventualmente.

Cannabis

Apesar da legalização do uso recreativo da cannabis, a lei prevê-se restrita. Afinal, não haverá venda livre em estabelecimentos comerciais e o consumo será proibido nas imediações de escolas, jardins de infância e, durante o dia, em zonas pedonais. Além disso, os menores de 21 anos só poderão comprar um máximo de 30 gramas por mês.

Pelo país, será realizada uma campanha de sensibilização, que visa alertar para os riscos do consumo de cannabis.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    Pensava que na Holanda fosse legal, mas não é tolerada. Os maiores de 18 anos (a idade varia conforme as cidades) podem comprar num coffeeshop até 5g, por dia

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Falta uma vírgula. Pensava que na Holanda fosse legal, mas não, é tolerada.
      Não ter sido legalizada, implica que os coffeshop compram a cannabis no mercado paralelo. Desde 2017 o governo tem um projeto experimental para permitir o cultivo controlado para fins recreativos, com vista à sua legalização em 2023.
      A legalização prevista pelos alemães foge a isto – é legalizar a posse de até 30 gramas, o cultivo pessoal de até três plantas e o cultivo para venda ao público em “dispensários ou farmácias” licenciadas.
      Estando a UE contra, não sei como fica.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Alemanha é a UE

        1. Avatar de Aves
          Aves

          A Alemanha tem o seu Parlamento, Governo e Presidente. É um estado-membro da UE, que tem o seu Parlamento, Comissão e Conselho.
          Se queres dizer que a Alemanha manda na UE, não manda tanto como gostaria. Não é certo que não tenha que andar com os cavalos para trás neste projeto de lei.
          https://pt.euronews.com/my-europe/2023/01/27/alemanha-podera-adiar-a-legalizacao-da-canabis-prevista-para-2024

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Se não entendes o que disse não sabes nada de política internacional

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Nem de política internacional nem de qualquer outra coisa! A inteligência chegou toda aí e parou, ó Ze Sábio.
            Não anda por aqui ninguém a escrever comentários tão presunçosos 😉

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            That sounds like me

  2. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Sou totalmente contra a legalização, para mim é uma droga como qualquer outra.

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      Apesar de não ser consumidor, sou a favor de qualquer tipo, cada um sabe de si tal como o tabaco, como o álcool ou como o consumo de qualquer coisa em excesso e acho que se ganharia milhões ao taxar essas transações, no caso de Portugal a 23%
      Para além disso legalizar essas transações (via Multibanco ou NIF) facilita apurar factos para deixar essas pessoas no fim da lista para situações de transplante, como já acontece com os fumadores

    2. Avatar de Elektro
      Elektro

      Para além disso o aumento dos preços iria acontecer, o que iria ser mais um motivo para não utilizar.

    3. Avatar de Aves
      Aves

      Como qualquer outra não é – há uma efetiva distinção entre drogas leves e duras. Não se pode comparar a cannabis, com, por exemplo, a cocaína (que não tem substituto efetivamente, houve quem recorresse à lobotomia, tornando-se um vegetal).
      O que se discute é se começar a consumir drogas leves é um primeiro passo para as drogas duras.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Coca não é droga pesada, só pesa na carteira, é uma droga socialmente aceite e talvez mais consumida em PT que a cannabis, pelo menos por adultos é garantido, é uma drugs funcional, deixa a pele mais bonita, ajuda a emagrecer e torna o cérebro mais atento como a ritalina

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Quantos conheces que se livraram dela?

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Coca não vicia nem deixa vestígios no organismo, provavelmente muita gente que conheces consome e nem sabes

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Mas estás a querer atirar poeira para os olhos de quem 😉
            Fico-me pelo que diz o Hospital da CUF:
            “Relativamente à capacidade para provocar dependência, a heroína, a cocaína e o álcool, são as mais perigosas. O tabaco, os canabinóides, o café, o ecstasy e o LSD são as que provocam dependências mais ligeiras.”
            https://www.cuf.pt/saude-a-z/dependencia-de-substancias

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Isso é informação pseudo médica, o que iam dizer?
            Informa-te ou experimenta, fiz ambos quando ainda era solteiro e bom rapaz e posso falar por experiência.
            Malta de finance/trading, até nas big4 é funcional devido a isso, é uma droga socialmente aceite.

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        A canabis não é uma droga inocente, e por isso para mim não ha drogas leves. são drogas ponto.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Mas queres-me fazer crer que nunca ouviste a malta jovem, universitária, a dizer que fumou uma passa? Ficas tão preocupado como se dissesse que chutou para a veia?

        2. Avatar de Jhonatan
          Jhonatan

          Claro que sim, como o Paracetamol, o ácido acetilsalicílico é tudo drogas. Será por isso que devem ser todos ilegais?

    4. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Álcool, tabaco…

    5. Avatar de EngPP
      EngPP

      Tipo café? Tabaco? Tik Tok e Reels?
      Acho que deverias informar-te melhor…

    6. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      As bebidas alcoólicas tb sao drogas.

    7. Avatar de bla bla
      bla bla

      É uma bela jogada dos governantes.
      É para ver se o povo relaxa e não se importa com as asneiras que eles cometem xD

    8. Avatar de darth
      darth

      alcool é uma droga, cafe é uma droga.se for por ai

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “…a nova lei permitirá que os adultos comprem e possuam pequenas quantidades da droga,…” Um mundo de drogados,de nojentos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Todos ganham mais que tu, por isso têm dinheiro para as drogas 😀

    2. Avatar de Jhonatan
      Jhonatan

      Toma um ben-u-ron, reza um pai nosso, faz um scroll numas reels e vê o benfica que isso passa…

  4. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    Depois desenvolvem problemas de saúde em particular mentais e quem mantém esta malta…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Mais drogas passadas pelo psiquiatra

    2. Avatar de AlexX
      AlexX

      Ainda mais que os problemas que já têm?
      Isto faz parte da agenda. A planta já foi geneticamente modificada há décadas e actualmente não tem rigorosamente nada a ver com aquilo que era até meados dos anos 80. O thc até pode manter-se inalterado mas isso não é tudo, aquilo que eram propriedades benéficas da planta foram removidas, perderam-se.
      Quem vai lucrar é o Estado, que tem todo o interesse em manter sob alguma forma o povo alienado. E esta será apenas mais uma forma. Se for necessário o Estado até oferece.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        É tudo uma grande conspiração, do Estado e das farmacêuticas 😉

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Não. É muitíssimo pior que isso 😀

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Claro, modificaram geneticamente as sementes e tudo

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Só nas comercializadas. É um pouco como tudo, qualidade existe mas não é posta ao alcance de todos. E deves saber muito bem quem controla todo o tráfico destas e outras coisas desde a sua produção.

      3. Avatar de Drógado
        Drógado

        Portanto, tetrahidrocanabinol que por si é um composto químico da planta Canábis sativa foi alterado ou é alterado pelas farmacêuticas e estado?

        https://www.cibdol.pt/enciclopedia-cbd/qual-e-a-diferenca-entre-o-cbd-e-o-thc

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Cannabis não é e nunca foi criada pela natureza para ser usada como droga recreativa, os indígenas entendem muito bem isso desde há milénios. E quem acreditou que precisa de drogas para se divertir caiu noutra ilusão. É considerada uma planta “milagreira” pelos muitos benefícios que pode trazer ao ser humano contudo “diversão” não está entre eles. Como os humanóides foram programados para usar mal a planta (como tantas outras coisas), a maioria desses benefícios foram removidos por modificações na planta. Deixaram a parte que dá moka porque 99,9999% dos consumidores nem querem saber de mais nada. E se ficam satisfeitos com porcaria, pois então faça-se-lhes a vontade e dê-se-lhes porcaria que ficam felizes.
          Tens no final deste artigo referências a muitos estudos feitos com a planta e provavelmente faltarão outros tantos que nem conhecemos:
          https://www.herbonaut.com/benefits-of-marijuana/

    3. Avatar de Jhonatan
      Jhonatan

      Da mesma forma que se mantem todos os outros viciados em tantas outras coisas. Tabaco, Alcool, antidepressivos etc.

  5. Avatar de Vitorino
    Vitorino

    E o vinho, principalmente o feito “a martelo”, quando consumido em excesso? E outras bebidas espirituais altamente alcoólicas? E muitos medicamentos, chamados remédios (para remediar)? e… muito mais? Não podem ser consideradas drogas? As interpretações são tendenciosas, políticas, religiosas e históricas! Parece que vem “O Carmo” e a “Trindade” abaixo quando um país legaliza o que está apelidado de DROGA!
    Pessoalmente considero que o batismo e chavão de certas substâncias deve ser baseado em estudos científicos e não em crendices, muitas vezes disparatadas. Aliás, a “canábis” está cientificamente aprovada numa série de medicamentos, com provas dadas.
    Claro que o uso recreativo, como em tudo na vida, deve ser moderado, para quem quiser experimentar ou usar. Creio que será uma droga menor e mais recreativa que que essa panóplia de “drogas” disfarçadas!

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Nada como ter os drogados a chegar a posição de influenciar a política, depois é ladeira abaixo na produtividade e a miséria vem.

    Imaginem o que é ter malta a tomar psicotrópicos porque sim, é uma boa maneira de dar cabo do povo. Começa-se pequeno e leve e depois é sempre é sempre a descer rumo ao abismo. E não se enganem, até pequeno e leve já faz mal.

    Qual é o problema de tudo isto? É que leva as pessoas de forma não natural (é induzido) para planos de existência vibracionais para os quais as pessoas não iriam em circunstâncias normais, e expõem-se a experiências que não são adequadas ao seu nível de desenvolvimento interior, e com isso tende a se prejudicar e a tornarem-se menos úteis à sociedade ou até a prejudicar a mesma com ideias erradas ou comportamentos errados que por vezes originam-se de tais experiências com tais produtos.

    1. Avatar de JP
      JP

      Sem dúvida. Mais uma porta aberta à divisão da sociedade, que já existe e tende a piorar

  7. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    “ planos de existência vibracionais” = paranóia e delírio induzidos pela droga… não lhe dêmos nomes bonitos mas que nada significam, quando se fala de potenciais lesões neurológicas graves.

    1. Avatar de Entusiasta
      Entusiasta

      Por mim abolia toda e qualquer droga. Incluindo o álcool e o tabaco. O mal que fazem às pessoas e à sociedade no geral é bem pior a longo prazo do que os pequenos momentos de prazer que proporcionam.

      É uma desgraça para o Estado ter que pagar tratamentos a pessoas com cancros e doenças mentais que se tornam incapazes de trabalhar. Pior ainda é uma desgraça para essas pessoas e suas famílias. Quantos jovens não perdem uma vida por causa de uma snifadela inocente?

      1. Avatar de Jhonatan
        Jhonatan

        É claro, por ti viviamos todos no Brave New World, livres de perigo e… felizes?!

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Todas as drogas deveriam ser legalizadas e permitidas a partir dos 18/20 anos.

    Acabava a maioria dos furtos, roubos e até homicídios.
    Muito mandrião teria de começar a vergar a mola e a trabalhar.
    As prisões ficavam às moscas.
    Os tribunais ficavam desatafulhados de processos inúteis.
    As “(ex) forças de autoridade” deixavam de fazer a figura triste de prender ladrões para o sacana do juiz os libertar no dia a seguir.
    (*) Acabava a maior parte de lavagem de dinheiro que envolve políticos, dirigentes de futebol, empresários mediáticos de fachada.

    (*) esta é a razão pela qual nunca vai ser legalizada.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ainda gostava de saber o que mudava para terminar isso tudo.. quanto muito acabava o tráfico ilegal, o resto mantinha-se

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Muita coisa mudava sendo um negócio de biliões. Vendida legalmente cada grama levava com o respectivo imposto que convertia para os cofres do estado. Depois o numero de postos de trabalho que ia criar, produção, distribuição e venda ao consumidor, certamente uns milhares de postos de trabalho, ou seja, mais pessoal a descontar, menos desemprego e por aí fora. Chegamos à parte da policia, sendo legal o tráfico praticamente acaba logo parte da policia que combate o tráfico pode ser deslocada para outros crimes, enfim, uma série de benefícios mas está visto como o povo pensa.

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      O único problema de legalizarem as drogas é porque vai estragar o fundo de rendimento a muitas pessoas “importantes” . em termos de consumo vai ser igual, facilmente se encontra qualquer tipo de droga em Portugal. Concordo com muitos dos seus pontos, só iria trazer benefícios, iria criar bastantes postos de trabalho, bastante dinheiro em impostos e o melhor, o consumidor iria sempre ter acesso a um produto de qualidade sem qualquer tipo de aditivos como se encontra em drogas vendidas na rua o resto é conversa. O ilegal só trás crime e mais crime e enche os bolsos a alguns, aos anos que é assim.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não vejo onde isso iria alterar os dependentes, e caso não saibas não é a PSP que tem destacadas equipas para investigação de tráfico

  9. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Sendo Portugal dos maiores produtores de cannabis na Europa, não creio fácil desmontar este negócio. Sobre o poder medicinal há muitos estudos em buscadores médicos. A ciência a reboque do lucro. Não me admira que na Alemanha venha a ser legal. Há e exemplo da estevia. São um grande produtor de produtos farmacêuticos e dos maiores consumidores de produtos biológicos.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Produtores de cannabis para fins medicinais, com licença anual do Infarmed. Não é cultivo de cannabis para consumo.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        De cannabis para fins recreativos não me pronuncio, porque não tenho conhecimentos. Para uso medicinal há que recorrer dos meios legais que cada país tem para ter acesso ao cannabis que melhor se adapta ao fim medicinal. Na legislação não há diferenças, envia o fornecimento de cannabis medicinal para os lucros da indústria farmacêutica.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        A planta é a mesma

  10. Avatar de 420TechFriend
    420TechFriend

    Oxalá que na Alemanha avancem, e mais países sigam os mesmos passos. Existem elas “drogas legais” que matam mais que a cannabis ou derivados da cannabis. Contudo, é preciso existir equilíbrio e saber que também não é brincadeira se exagerado o consumo, mas nunca chegará ao nível de gravidade por exemplo do álcool.
    Proibição só gera mais problemas, por isso é necessário que comece a informar bem as pessoas com estudos científicos, factos sobre o consumo, não só se focarem no lado negativo das coisas porque também existem benefícios a diversos níveis. O que não se pode fazer é continuar a disseminar ideias e mitos absurdos sobre a cannabis!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Cannabis nao é MJ

      1. Avatar de Drógado
        Drógado

        Não, a MJ é a namorada do Spider-Man é uma pessoa e Canábis é uma planta.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Deves ser fa de super skank

  11. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    O tabaco faz pior.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O tabaco mata