Afinal, porque explodiu a Starship SN10 da SpaceX? Elon Musk explica

13 Comentários

Num registo histórico, a SpaceX conseguiu aterrar com êxito a sua nave Starship há uns dias. A SN10 foi a terceira tentativa, e única de sucesso, de um conjunto de testes da SpaceX para controlar o foguete de forma a que pouse na posição vertical.

Apesar desse feito, passados alguns minutos, deu-se uma explosão. Mas qual terá sido o motivo? Elon Musk explica.

Afinal, porque explodiu a Starship SN10 da SpaceX? Elon Musk explica


Starship e o objetivo da SpaceX

O objetivo principal dos protótipos do foguete Starship da SpaceX é a realização de testes dos movimentos controlados para colocar o foguete em posição vertical e pousar. Ou seja, a manobra de bellyflop na qual o foguete vai da posição horizontal para a vertical.

A Starship consiste em dois elementos: uma nave espacial de 165 pés de altura (50 metros) chamada Starship e um foguete gigante conhecido como Super Heavy, ambos projetados para serem total e rapidamente reutilizáveis. Ambos serão movidos pelos motores Raptor de próxima geração da SpaceX – seis para a Starship e cerca de 30 para Super Heavy, revelou Elon Musk.

Além disso, o grande objetivo passa levar carga pesada e passageiros humanos para lá da órbita terrestre.

Nos três testes já realizados apenas o último, com o foguete SN10 é que a aterragem foi concluída com sucesso. Nas anteriores, ao chegar ao solo, os foguetes SN8 e SN9 explodiram logo no momento da aterragem.

Porém, passados poucos minutos de um registo histórico, encarado pela empresa como um verdadeiro sucesso, também a SN10 acabou por explodir.

Elon Musk explicou o que aconteceu à Starship SN10

As causas para tal acontecimento ainda não eram conhecidas, mas agora, depois da avaliação técnica, Elon Musk usou as redes sociais para falar um pouco do problema, que será corrigido já no próximo protótipo.

Segundo refere, a explosão aconteceu porque o motor do Starship SN10 estava com baixo impulso e que, provavelmente, devido à ingestão parcial de hélio do tanque de combustível. Com o embate, as pernas e a saia do foguete ficaram esmagadas, provocando então a explosão.

Entretanto, esse problema já está a ser corrigido no protótipo Starship SN11.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Quantos SN virão???

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Os que forem necessários.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Muitos, isto ainda são voo suborbitais, voos orbitais previstos para o final do ano eles estao a fazer um prototipo a cada 2 semanas

  2. Avatar de GM
    GM

    Os suficientes para validarem o conceito :). É a fórmula tentativa-erro, até dar certo.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Não é bem tentativa erro ahah tentativa erro é quando não sabes bem e vais tentando ahah eles estão constantemente a melhorar os prototipos este foi o primeiro a aterrar apenas à 3º tentativa

  3. Avatar de ALC
    ALC

    O próximo a descolar é o 11.
    O 15 está a ser construído.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Já são explosões a mais.É muito estranho… 😐

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      explosões a mais ?? em prototipos ? ahah conseguir aterrar isto apenas à 3º tentativa é que é incrivel

  5. Avatar de EU
    EU

    Ainda que rebentem mil, ficarão certamente mais baratas a longo prazo que os brinquedos da NASA.

  6. Avatar de raulleal
    raulleal

    na minha opinião ainda nada se compara com os Vaivéns da NASA! super práticos e reutilizáveis! apenas tinham de arranjar maneira de melhorar o meio de os levarem la pra cima (cortar custos). Porque nao, simplesmente voar ate ao espaço? ja deve haver tecnologia de escudos térmicos e de combustão que possibilitassem isto.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      O problema do shuttle é que reutilização era muito fogo de vista porque na realidade grande parte do escudo termico tinha que se trocar os motores tinham que ser todos retirados e mudar uma carrada de peças no final das contas o ganho era muito residual e no caso do SRB até fiacava o mesmo preço que fazer novo isso e o facto de ter morto 14 pessoas tambem nao ajudou para a decisao do fim do programa.O dificil não é ir para cima o dificil é a velocidade horizontal

  7. Avatar de jon
    jon

    Continuo a achar um monte de lata a tentar voar. com todo o respeito pelo Elon.

  8. Avatar de Muleta
    Muleta

    Em vez de gastarem milhões atras de milhões para ir ver marcianos e outros, gastassem na pobreza,doenças, nas alterações climatéricas etc é que fazia sentido