Vacina da Johnson & Johnson produziu forte resposta imunológica

26 Comentários

No mundo são vários os laboratórios que estão a trabalhar intensamente numa vacina para a COVID-19. Os resultados ainda não são os esperados, mas tem havido algumas boas novidades. Uma das vacinas que se tem alguma esperança é na Ad26.COV2.S da Johnson & Johnson.

De acordo com o que foi revelado recentemente, a vacina produziu resultados positivos com apenas uma dose em 98% dos voluntários.

Ad26.COV2.S: Vacina da Johnson & Johnson produziu forte resposta imunológica


Uma vacina é uma preparação de antigénios (partículas estranhas ao organismo), que é administrada a um indivíduo, provocando uma resposta imunitária protetora específica de um ou mais agentes infecciosos. Os antigénios das vacinas podem ser vírus ou bactérias inteiros, mortos ou atenuados, ou fragmentos desses microorganismos. O antigénio escolhido para uma vacina deve ser “imunogénico”, ou seja, deve desencadear uma reação imunitária e não provocar a doença.

As vacinas são consideradas medicamentos, mas apresentam várias diferenças assinaláveis relativamente aos medicamentos clássicos.

Para uma vacina ser utilizada, é necessário um extenso processo, com diferentes fases ao longo de m período longo:

  • fase inicial: investigação em laboratório e em animais
  • fase de ensaio em humanos: duram normalmente vários anos e são constituídas por 3 etapas, em que, de acordo com os princípios éticos rigorosos, segurança e eficácia, as vacinas candidatas vão sendo progressivamente aplicadas a um maior número de pessoas
    • Fase I – Os cientistas começam por testar o antivírus num grupo pequeno de pessoas;
    • Fase II – A vacina é aplicada a centenas de pessoas, desde crianças a idosos, permitindo testar de que forma reagem os diferentes grupos etários
    • Fase III – Vacinas serão aplicadas em milhares de pessoas até se verificar quantas irão ficar infetadas em comparação com voluntários que receberão um placebo. 
  • fase após a introdução da vacina na comunidade: vigilância estreita da eficácia a longo prazo e do eventual aparecimento de reações adversas

Ad26.COV2.S: Vacina da Johnson & Johnson produziu forte resposta imunológica

Vacina da Johnson & Johnson com bons resultados mas…

A Ad26.COV2.S, a vacina da Johnson & Johnson produziu bons resultados apenas uma dose. No entanto, não está provado que seja eficaz a proteger a população mais idosa. De relembrar que os mais idosos são o grupo mais vulnerável à infeção pelo Sars-CoV-2.

Segundo o DN, ensaio clínico  englobou 1.000 adultos saudáveis. O desenvolvimento da vacina é apoiado pelo governo dos EUA, e começou logo após os primeiros testes, em julho, terem demonstrado uma forte proteção em macacos que também receberam apenas uma única dose. De acordo com a Reuters, na quarta-feira a empresa começou uma nova fase de testes, desta vez num universo de 60.000 pessoas (fase III), o que pode abrir caminho para um pedido de aprovação.

Os resultados da fase III deverão apenas surgir no final deste ano ou no início do próximo ano.

 

Leia também…

COVID-19: Cada boletim epidemiológico custa cerca de 400 euros

 

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rei David
    Rei David

    Sim sim e efeitos secundarios ninguem fala. Deem as primeiras doses aos africanos e depois logo se ve.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Como assim deem as primeiras doses aos africanos?

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Que pobres pessoas vocês.

        @pplware – 2 comentários a desejar a morte de pessoas, não dão direito a mais qualquer coisinha que apenas a eliminação do comentário?

        1. Avatar de RM
          RM

          O meu comentário, não foi +1, mas sim -1, ou seja, não gostei!

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Assumi que estavas a dizer -1 africano, sendo assim retiro-te do que disse✌️

    2. Avatar de Maria
      Maria

      Podiam experimentá-la em ti.
      O Trump odeia latinos e como és um deles (não te esqueças) não se perdia nada.
      Bem, há mentes frágeis que adoram o Trump quando ele as considera lixo. Eh eh eh

      1. Avatar de A.F.
        A.F.

        Se você eu, e isto não é ser racista, começava por testar as vacinas no Países onde há maior numero de casos. África, Índia, Brasil, e todos Americanos infectados e não infectados, a começar no Trombas.

        1. Avatar de Dc
          Dc

          Não é ser racista mas é ser muito desinformado, porque África é o continente com menos casos a seguir a Oceania.

          1. Avatar de A.F.
            A.F.

            Então estas bem informado quanto a África, para saberes os valores exactos de infectados nos musseques e nas sanzalas, ou achas que nestes locais tem sequer tecnologia de ponta para a informação chegar aos meios comunicação mundial. Tens duas opções ou vais viver para lá ou não fales daquilo que não sabes.
            Eu sou considerado branco de segunda porque nasci em Angola, mas não me incomoda de ser tratado assim, pois sei o meu valor.

          2. Avatar de Dc
            Dc

            Err…eu também sou angolano… E quanto ao ser “branco de segunda” ou negro ou amarelo ou cor-de-rosa não tem nada a ver com o assunto.
            Sei perfeitamente que os números não são reais, que são muito mais altos que os oficiais mas ainda assim acredito que os valores estejam abaixo do resto do mundo muito em conta por causa do clima.
            Quanto a Angola em específico eu sei por fontes concretas que as coisas estão-se a encaminhar na medida do possível e tendo em conta o panorama mundial poderiam estar piores, não querendo dizer com isto que as coisas estejam boas.

          3. Avatar de A.F.
            A.F.

            Ok ganhaste, fica com a bicicleta que eu fico com o triciclo.
            Já enviei a medalha por correio.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          E escrever em bom português, não é necessário?

    3. Avatar de MegaDrive
      MegaDrive

      Eras um poeta se estivesses calado…

  2. Avatar de Jamaral
    Jamaral

    E aí vem o maluquinho sem nada que fazer na vida…

    3… 2… 1… – C.S.!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não foste tu o primeiro?

  3. Avatar de C.S.
    C.S.

    Jamaral estavas com saudades minhas ou a covid já te está a comer o cérebro?

  4. Avatar de Soldier
    Soldier

    Será que a vacina também não Causa Lágrimas?

  5. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Os mais idosos NÃO são o grupo mais vulnerável.

    São os idosos, juntamente com grávidas e indivíduos com condições médicas adjacentes.

    Mais precisão se faz favor.

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “• fase de ensaio em humanos: duram normalmente vários anos…” Parei de ler por aqui.Fiquei logo totalmente desanimado.Ó pá,não me digam que vamos ficar encalhados nesta porra de vida durante mais uns anos ?? Já ninguém aguenta. 🙁

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nunca foi necessário qualquer vacina para a constipação.
    Anda tuda a correr pelo dollar!

  8. Avatar de The Crow
    The Crow

    O moderador devia ter obliterado o 1º comentário, na hora

  9. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Johnson & Johnson parece um nome bastante apelativo. Vai encantar muitos governos.

  10. Avatar de CDKU
    CDKU

    medicamentos sem efeito secundários …. só no pais das maravilhas. todos os medicamentos a venda tem efeitos secundarios mesmo que grande parte não os sinta mas não existe esse unicornio medicinal de 100% sem efeitos secundarios adversos… todas as pessoas são diferentes e haverá sempre um pequeno grupo de pessoas na população que nascem com pequenissimas differenças geneticamente que se traduz em reações diferentes a medicamentos ou outras coisas do qual a vasta maioria não sente. Não existe medicamento perfeito….

  11. Avatar de Carol coelho
    Carol coelho

    Uauu adorei o conteúdo, vou voltar mais vezes com
    certeza!