A Terra está a ser afetada por forte tempestade geomagnética

27 Comentários

O nosso planeta está a ser atingido por uma forte tempestade geomagnética. Segundo os cientistas, a Terra tem-se debatido com este fenómeno desde o passado sábado.

Uma tempestade geomagnética ou solar é uma perturbação temporária da magnetosfera da Terra. Esta é causada por uma onda de choque do vento solar que interage com o campo magnético da Terra.

Imagem ilustrativa da tempestade geomagnética que está a atingir o planeta Terra

Campo magnético do vento solar interage com o campo magnético da Terra

Segundo as informações disponibilizadas pelos cientistas do laboratório de astronomia de raios-X do Instituto de Física da Academia de Ciências da Rússia, a tempestade alcançou rapidamente o nível de dois pontos na escala de 1 a 5. Esta escala foi estabelecida pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês).

Além disso, os especialistas também explicaram que a atual tempestade foi prevista com antecedência devido à aproximação de uma rápida corrente de vento solar da Terra. Contudo, o que pareceu ser uma surpresa foi a sua potência. O prognóstico contemplava apenas “uma tempestade de primeiro nível”, o que seria comum para esta época do ano.

O aumento da velocidade do vento solar, assim como a temperatura do plasma cósmico, também superaram os índices esperados.

 

Planeta poderá ser atingido de novo no final de setembro

Nos últimos dias, esta tempestade tem estado a diminuir gradualmente para os seus valores originais. No entanto, como podemos ver, a alta velocidade da corrente de vento solar e a situação estável do Sol sugiram que a situação se repita entre 27 e 28 de setembro.

Esta tempestade magnética é a segunda mais poderosa dos últimos oito meses, a primeira foi registada em maio, quando a magnitude passou de 3 para 5, o que afetou o bem-estar das pessoas.

 

Detetado um aumento das erupções no Sol. Estará a Terra em perigo?

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Jak
      Jak

      Agora vão cair os imans do frigorífico, vem de lá uma miúda careca Russa com poderes especiais do “outro lado”, um puto que não faz nada fica aterrorizado com umas visões, os seus amigos vão de bicicleta savar o mundo de um monstro e de repente é 1981 outra vez!
      Tirando isso… nada!

      1. Avatar de PTdoNorte
        PTdoNorte

        Andas a ver muito stranger thins
        haha

    2. Avatar de pauloj
      pauloj

      Deixa de usar copos de plástico e palhinhas de plástico,… ou o mundo acaba em 11 anos 4 meses 23 horas 59 minutos e 01 segundos,…
      Global warming,.. ate no espaco,.. homem sempre a fazer das suas,…

      1. Avatar de Chico Trevas
        Chico Trevas

        Verdade, o plástico não dá para reciclar, a única solução é descarta na natureza , para de ser doutrinado….o vidro desde sua concepção, extração de minério e fabricação já são mais poluentes do que o processo de fabricação do plástico, e quantos litros de água são covardemente poluídos por lavar esse s produtos” ecológico” prato de vidro/ copo de vidro….o plástico se fosse reciclado em todos os países do mesmo jeito que é descartado indevidamente… não seria um problema e sim um aliado a preservação das águas

        1. Avatar de SM
          SM

          Finalmente uma observação bastante sensata sobre a questão do plástico. Parece que toda a gente se esquece como eram a maioria dos utensilios há 100 anos atrás, metal ferrugento e chumbo por todo o lado. Devia ser óptimo para a saude do planeta.

          1. Avatar de conrado andrade
            conrado andrade

            Não se esqueçam que, para reciclar o plástico, é preciso lava-lo…

  1. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Espero que não influencie negativamente a velocidade da net, preciso de um Ping baixo para o Quake Champions

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Mais outro “pistoleiro” fanático… Enfim…

      1. Avatar de costa
        costa

        enfim para o teu comentario sandokan

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Isto é um sinal claro do fim do Mundo que se aproxima

    1. Avatar de Ron
      Ron

      Eu não quero saber do fim do Mundo, quero é saber do fim do mês que cada vez está mais curto.

  3. Avatar de censo
    censo

    A culpa é do Trump, do Bolsonaro e da Catarina Martins

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Temos muitas barragens !!! Lol

    2. Avatar de Ron
      Ron

      … falta ai o Costa, o Jerónimo, o Boris Johnson e o Putin.
      Ahh , e junta ai o dos animais, o das beatas…
      Para o mix ser completo 🙂

  4. Avatar de Maria
    Maria

    Misericórdia!!
    Falam, falam mas não sabe a data exata como devemos nos prevenir….
    É doze

    1. Avatar de José Pedro
      José Pedro

      Doze deste mês?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      É Doze, treze, quatorze

  5. Avatar de Ron
  6. Avatar de samira sena
    samira sena

    Meu Deus até onde o ser humano vai ‘-‘ ?

  7. Avatar de Diego
    Diego

    Os seres humanos serão salvo pelos seres extradimencional , eles tem a sabedoria de regeneração planetárias

  8. Avatar de Luis
    Luis

    orai muito mas sobretudo vejam se se conseguem vir com companhia, em vez de andarem por aí a gastar mão e dedo!

  9. Avatar de DrFrank
    DrFrank

    Agora venham ter aqui aos países nórdicos e venham desfrutar de auroras. Eu cá continuarei e de certeza vou continuar a apreciar.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    O fim do mundo é para os que morrem…

  11. Avatar de Castro
    Castro

    ejeção de massa coronal razoável, kp 4 no índice.
    Fonte:
    https://www.apolo11.com/atividade_solar.php

  12. Avatar de Francismario
    Francismario

    O povo quer adivinhar o fim do mundo

  13. Avatar de Anônimo
    Anônimo

    Inversão dos polos magnéticos da terra.
    Só especulações mas quando vier se preparem para as tempestades de plasma