A NASA ignora estudo de Harvard sobre alegada nave extraterrestre: “é um cometa interestelar”

15 Comentários

A NASA diz ser um cometa interestelar, mas um professor de Harvard levanta a hipótese de estarmos perante tecnologia alienígena. O 3I/ATLAS divide a comunidade científica… e intriga o mundo.

Ilustração cometa interestelar captado pela NASA


O dia 1 de julho de 2025 ficará na história como o momento em que os astrónomos confirmaram a presença de um terceiro objeto interestelar no sistema solar.

O 3I/ATLAS é, segundo a NASA, um cometa vindo de outra estrela. No entanto, para o professor de Harvard Avi Loeb, poderá tratar-se de algo bem mais inquietante: uma peça de tecnologia extraterrestre, possivelmente hostil.

Uma hipótese ousada

Num conjunto de artigos e num estudo ainda não revisto por pares, Avi Loeb, conhecido pela sua polémica tese sobre o objeto interestelar ‘Oumuamua — volta a sugerir uma teoria que roça a ficção científica. Baseia-se em características que considera “anómalas” na trajetória e natureza do 3I/ATLAS.

Entre essas anomalias, destaca a trajetória retrógrada do objeto, inclinada apenas cinco graus em relação ao plano orbital da Terra, o que, segundo Loeb, teria apenas 0,2% de probabilidade de ocorrer por acaso. A órbita aproxima-se também, de forma pouco comum, de Vénus, Marte e Júpiter — ideal, argumenta, para uma sonda que quisesse observar os planetas interiores do sistema solar.

Além disso, salienta o seu tamanho estimado: cerca de 20 km de diâmetro. Segundo Loeb, por cada objeto deste tamanho, seria de esperar um milhão de objetos do tamanho de ‘Oumuamua (cerca de 100 metros).

Curiosamente, o seu ponto mais próximo do Sol (periélio) ocorrerá a 29 de outubro de 2025, altura em que ficará oculto pela própria estrela.

Hipótese do bosque escuro

Loeb sugere que essa “invisibilidade” não é acidental: o periélio seria ideal para executar uma manobra de travagem gravitacional (manobra de Oberth inversa), permitindo à sonda alienígena ficar presa ao sistema solar sem ser detetada.

Integra ainda esta ideia na chamada “hipótese do bosque escuro”, popularizada por Cixin Liu, segundo a qual civilizações avançadas optam pelo silêncio para não atraírem atenção de possíveis ameaças cósmicas.

A Hipótese da Floresta Negra é uma proposta que procura explicar o Paradoxo de Fermi, que questiona por que, apesar da alta probabilidade de existência de civilizações extraterrestres, ainda não tivemos contacto com nenhuma delas. Esta hipótese sugere que, no vasto universo, civilizações inteligentes optam por se manter em silêncio e ocultas para garantir a sua própria sobrevivência.

A resposta da ciência

A NASA, porém, mantém-se firme: trata-se de um cometa. Várias observações com telescópios, como o Gemini Norte e o Observatório Vera C. Rubin, revelam uma coma, a nuvem de gás e poeiras que envolve o núcleo gelado de um cometa, o que põe em causa o argumento do grande tamanho.

O próprio Loeb reconheceu mais tarde que a forma alongada se devia ao movimento do objeto durante a captação das imagens, e não à sua estrutura.

Quanto à ausência de gases típicos, astrónomos como Darryl Seligman explicam que o objeto estava ainda demasiado longe do Sol para produzir sinais claros de atividade cometária, algo que deverá mudar à medida que se aproxima.

Em resumo…

A hipótese de Loeb tem sido recebida com grande ceticismo. Chris Lintott, astrónomo de Oxford, afirmou à Live Science que se trata de “um disparate montado em andas” e um insulto ao trabalho sério em curso.

A razão principal? A evidência científica disponível aponta fortemente para uma explicação natural: 3I/ATLAS é um cometa interestelar, e, mesmo assim, um dos mais fascinantes alguma vez observados.

O seu estudo poderá revelar muito sobre a formação de sistemas planetários noutras partes da galáxia.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    O Loeb tem dito, o mesmo, sobre todos os objectos, que, possivelmente, venham de fora do sistema solar.
    Nada de estranho. Se já vendeu, a mesma ideia, com 2 outros, porque não iria procurar este? Há é pormenores que são desmontados facilmente: A passagem, próxima, de planetas, num ângulo que representa 0,0000000016% (atenção a este número!!! Loeb usa-o, várias vezes), dos ângulos possíveis. São 360 graus, divididos em 888902703 unidades, para algo com 20km de diâmetro. Se descobrimos 1, podem existir triliões de triliões, deles, que ainda não os vimos.
    Alguém se lembra que a “IA”, disse que há 99,999999999912%, de certezas que há um planeta 500 a 980000 vezes, maior que Júpiter, até 383000 milhões de unidades astronómicas (distância, média, Terra- Sol), numa órbita de 387000 anos, até 5433000 anos. Já descobrimos asteróides com 12km… ainda não há nada, sobre esse super gigante.

    1. Avatar de José Bonifácio Boni.
      José Bonifácio Boni.

      Nobre Manuel Rocha;

      Algo muito sinistro, ocorreu esta semana, numa transmissão da TV RECORD BRASIL.

      Por um grande tempo, a programação da TV foi interrompida, entrando uma mensagem enigmática, e até o momento, ninguém sabe de onde veio tal mensagem.

      Analisem a mensagem abaixo, e vejam se vocês chegarão, a mesma conclusão que cheguei.

      https://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/transmiss%C3%A3o-da-record-%C3%A9-interrompida-por-mensagens-enigm%C3%A1ticas/vi-AA1JzQGr?ocid=msedgntp&pc=DCTE&cvid=2f19f5ba7c174a42adc361afea21ce8f&ei=13

      A mensagem acima, afirma que veremos coisas maravilhosas.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        De sinistro não tem nada. A emissão foi interrompida por Hackers. Nada de mais.

  2. Avatar de X
    X

    Enquanto as teorias dos aliens gerarem muito dinheiro a muita gente nunca vamos saber a verdade, há muito barulho e pouco estudo sério e o sério diz não se passa nada.

  3. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    Cá para mim…quando vierem..só dão por ela quando tiverem a corda no pescoço 🙂 Com tantas hipóteses científicas levantadas e discutidas a conclusão chegará tarde demais 🙂

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mas qual ciência? Tudo no universo praticamente é desconhecido e baseado em suposições.

  5. Avatar de José Bonifácio Boni.
    José Bonifácio Boni.

    Alguém está chegando. Sabem quem são?

    Acho que sei.

  6. Avatar de José Bonifácio Boni.
    José Bonifácio Boni.

    Alguns responderão:

    D. Sebastião e tripulação.

  7. Avatar de pixel
    pixel

    Na minha opinião, não existem «alienígenas» e afins. Estas e outras afirmações são para justificar o dinheiro que recebem. Deviam gastar dinheiro, mas era em desenvolver tecnologia que permita desviar do Planeta objetos perigosos vindos do espaço. Isto sim, era dinheiro bem gasto.

  8. Avatar de Mário
    Mário

    Ele bem quer acreditar que não estamos sozinhos, mas ainda não foi desta.

  9. Avatar de Antônio João
    Antônio João

    Vou fugir

  10. Avatar de Bilder
    Bilder

    Atenção que em 2027(2 de Agosto) vai acontecer um eclipse solar de mais de 6 minutos, tempo suficiente para esse cometa alienigena sair de trás do Sol e esconder-se atrás da lua. Mais no blog Imagens aqui no sapo.

  11. Avatar de V@
    V@

    Já preparei os photon torpedoes e os feixes de protões.

  12. Avatar de B@tm@n
    B@tm@n

    Já não há alunos inteligentes como antigamente.

  13. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Cá para mim é o Predador que vem aí…
    Tem todos os aspectos disso.