53 anos depois, antiga nave espacial soviética despenha-se na Terra

6 Comentários

O resto de uma antiga nave espacial da era soviética despenhou-se na Terra, no sábado, 53 anos após esta ter sido lançada. Concebida para aterrar em Vénus, a Kosmos 482 foi lançada a 31 de março de 1972, estando a orbitar a Terra desde então.

Objeto, que poderá ser um satélite, a reentrar na atmofesra da Terra

Conforme previsto, uma parte de uma nave espacial de meia tonelada da era soviética caiu na Terra, no sábado, 53 anos depois de um lançamento falhado rumo a Vénus.

Lançada em 1972 pela União Soviética, a nave espacial de nome Kosmos 482 fazia parte de uma série de missões com destino ao planeta.

Na altura, após um lançamento bem-sucedido para uma órbita temporária em torno da Terra, um problema num temporizador fez com que a ignição de um motor terminasse prematuramente, deixando-a retida durante mais de meio século.

A reentrada descontrolada da Kosmos 482 foi confirmada pela Roscosmos, a agência espacial da Rússia e pela EU Space Surveillance and Tracking.

O Venera-4, da era soviética, tem um design semelhante ao da Kosmos 482. Crédito: Rave/Wikimedia via The Guardian

Apesar de os russos terem informado que se despenhou sobre o Oceano Índico, alguns especialistas não tinham a certeza da localização exata, segundo a imprensa, que divulgou que o gabinete de detritos espaciais da Agência Espacial Europeia seguiu, também, o rasto da queda da nave.

 

Por que motivo esta missão recebeu tanta atenção dos cientistas?

Grande parte da nave espacial caiu na Terra uma década após o lançamento falhado. Sem capacidade para resistir à força da gravidade, à medida que a sua órbita diminuía, o módulo esférico de aterragem – com cerca de 1 metro de diâmetro – foi a última parte da nave espacial a cair.

Segundo os especialistas, que não conseguiram determinar com antecedência quando ou onde os detritos poderiam cair, o módulo de aterragem estava revestido de titânio e pesava mais de 495 kg.

Os destroços que sobreviverem pertencerão à Rússia, de acordo com um tratado das Nações Unidas, citado pela imprensa.

Embora dezenas de reentradas sejam monitorizadas regularmente todos os meses, a Kosmos 482 recebeu especial atenção de observadores espaciais governamentais e privados, pelas probabilidades de sobreviver à reentrada, segundo as autoridades.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Fortes
    Paulo Fortes

    A russia a mostrar todo o seu poder e nos europeus borradinhos, a russia nao quer dominar o mundo nem tem populacao para isso. Sao so eternos piratas que roubam o ocidente e criam problemas apenas para equilibrar as forcas da Terra….se fossem os arabes ou chineses os maiores eles seriam nossos aliados para os derrubar

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Amigo , escreve com acentuação / Maiúsculas e com Sentido .

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Linda história.
      Agora tenta escrever isso em português que se entenda.

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Sei bem onde ela devia de cair, é caso para dizer caia que nem uma luva, lá para os lados de Moscovo. 🙂 🙂

  3. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Devia cair na tola laranja do Trump.

  4. Avatar de Vitor P
    Vitor P

    Afinal não iam cair em Paris?
    Havia até a hipótse de cair na tola do Maricon, mas pelos vistos algumas das previsões estavam correctas, ao cair no pacifico..foi uma pena, pois perdeu-se uma grande oportunidade..