Windows 10: Edge é melhor que Chrome e Firefox

51 Comentários

Não é a primeira vez que a Microsoft tenta dar destaque ao seu novo browser, o Edge, referindo que é melhor que o Chrome ou o Firefox. No ano passado a empresa de Redmond referiu que o Edge batia a concorrência ao nível dos consumos de energia e agora, com o lançamento do Windows 10 Creators Update, a empresa afirma que o Edge está ainda melhor a esse nível.


A Microsoft disponibilizou hoje um novo vídeo que mostra que o browser Edge é melhor que o Chrome e Firefox ao nível da eficiência energética. De acordo com os testes realizados pela própria Microsoft, realizados em três dispositivos idênticos com Windows 10, o Edge garantiu uma autonomia 35% superior ao Chrome 57 e 77% superior ao Mozilla Firefox, isto fazendo streaming de vídeo através da plataforma Vimeo em Full Screen.

Em termos de autonomia propriamente dita, a máquina com Microsoft Edge aguentou 12 horas e 31 minutos, enquanto a máquina com Google Chrome apenas aguentou 9 horas e 17 minutos. A máquina que tinha em execução o Mozilla Firefox apenas se aguentou 7 horas e 4 minutos.

Veja o vídeo criado pela Microsoft

https://www.youtube.com/watch?v=2wOz9MuwERs

De referir que o teste foi feito em três Surface Book com CPU Intel Core i5-6300U (a 2.4GHz), 8GB de RAM e GPU Intel HD Graphics 520, com o Microsoft Edge 40.15063.0.0, Google Chrome 57.0.2987.133 (64-bits) e Firefox 52.0.1 (32-bits).

Para o teste, o nível de luminosidade das máquinas foi ajustada nos 75%, a funcionalidade Quiet Hours ativada (isto é, sistema de notificações desativo), assim com o Bluetooth e serviços de localização foram desligados entre mais alguns ajustes.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de barf
    barf

    Outra vez arroz? xD
    Amanhã sai um com o opera a destronar os 3? xD

  2. Avatar de Gustavo Garcia
    Gustavo Garcia

    Portanto a Microsoft diz que o seu browser é melhor que os outros quando corre no seu sistema operativo e nas suas máquinas… E então?
    A relevância disto é zero.
    É curioso que tenham usado uma versão de 32 bits do Firefox quando existe a de 64 e a versão 57 do Chrome quando este já vai na versão 59.
    Muito imparcial, este teste. Muito fiável. Nem é um exercício de publicidade nem nada…
    Todas as marcas dizem sempre que os seus produtos são os melhores… Nem todas fazem testes fajutos como este par o demonstrar, é verdade.
    Será que a ideia da “notícia” é mostrar que a Microsoft aldraba na sua publicidade? Acho que já toda a gente sabia…

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Desde que o Satya está no trono que isso acabou.
      Mas é fácil, em vez de criticares, pegas e fazes tu os testes.

      P.S.: Querias que testassem o Edge em que SO?

    2. Avatar de Silva
      Silva

      Como conseguiste a versão 59 do Chrome? Eu apenas tenho 57 (64 bit) e sempre que vou ao separador “Acerca de” diz que o Google Chrome está atualizado.

      1. Avatar de boxexas
        boxexas

        “Versão 58.0.3029.68 beta (64-bit)
        O Google Chrome está atualizado.”

        Chamam-se versões beta! A estável é a 57.
        Para o teste podiam ter usado a 58

        1. Avatar de barf
          barf

          59.0.3047 Current Dev channel ou 59.0.3054 Current Canary channel

        2. Avatar de luis
          luis

          Usar uma beta para um teste de performance? Kek

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Quando não temos nada para dizer devemos ficar calados.
        Não quero seguir o (mau) exemplo, quero apenas deixar o link para as várias versões do Chrome (Chrome Release Channels) – https://www.chromium.org/getting-involved/dev-channel

    3. Avatar de Dorf
      Dorf

      O Gustavo tem razão. É um teste à Microsoft. Vale o que vale. A versão 59 é a de desenvolvimento. Antes de criticarem à toa é melhor pesquisar 😉 É o mesmo que dizerem que o Firefox apenas vai na versão 52.

    4. Avatar de Gustavo Garia
      Gustavo Garia

      Mas está tudo louco?
      Sim, existem versões de Chrome mais recentes que a usada nos testes.
      São versões beta. E depois? O Vimeo não aparece lá correctamente?
      Quem vai ser o esperto que vai defender que se tenha usado uma versão 32 bits num sistema de 64? Ninguém? É só o que falta…

  3. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Grande diferença.

  4. Avatar de Antunes
    Antunes

    É o mais lento 😀 Se eu andar a 30kh só gasto 3L/100!

    1. Avatar de Hugo Duarte
      Hugo Duarte

      Também não é o mais lento, é, para mim, o melhor browser neste momento. Depois de usar o Chrome durante muitos anos, decidi dar uma vista de olhos ao Edge. No inicio não conseguia pois este não tinha suporte para extensões. Depois passou a ter, mas ainda não era rápido. Agora (à cerca de 1-2 meses) é o browser que uso porque é de longe o mais rápido com o w10, tem as extensões que já usava no Chrome e gasta MUITO menos bateria, e isso é um fator importante para mim pois uso diariamente o meu portátil fora de casa e andar a arrastar o carregador não é agradável.

      1. Avatar de AcmSeBr
        AcmSeBr

        +1. Eu fazia o mesmo.

        Hoje eu confirmo que esta melhor no computador e fone.

        😀

      2. Avatar de Ramed Ahcor
        Ramed Ahcor

        Agora, HÁ cerca de dois minutos, apareceu À minha frente uma mensagem com erros de ortografia…

        1. Avatar de Hugo Duarte
          Hugo Duarte

          Muito bom senhor professor, espero que ganhe muito visto ser um sábio no que diz respeito à lingua portuguesa! Um génio, e que também nunca cometeu nenhum erro.

    2. Avatar de Arcanjo_Gabriel
      Arcanjo_Gabriel

      Acabas a gastar mais que a 90km/h. Lol

  5. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Esta manhã actualizei para a nova versão 1703 do Windows 10. Assim que terminou a actualização abre o Edge para mostrar as novidades desta actualização pomposamente chamada “Creators Update” e assim que clico na primeira novidade mostrada, a página crasha, depois recarrega, depois aparece “impossível carregar esta página”… Espero que seja só sobrecarga de muitos acessos hoje 😛

  6. Avatar de Idk
    Idk

    Um verdadeiro teste é abrirem 50 abas e voltarem a fechar de 2 em 2 minutos (dá para automatizar facilmente). Usamos o navegador para varias funções além de ver um vídeo.. enfim xD

  7. Avatar de travessak
    travessak

    só se for mesmo em energia, porque em rapidez deixa muito a desejar (acabei de fazer o teste)

    1. Avatar de José
      José

      Nos meus computadores é mesmo o mais rápido, mas sem sombra de dúvidas. Apenas mantenho o Firefox por hábito e por ter ainda penas coisas que ainda chao que fazem falta no Edge, como a busca imediata no separador ou aba seguintes. De resto é um tiro, mas em todos os sitios. Só num pc mais antigo denoto algum atraso.

  8. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Humm será que não estão a usar um software alemão do tipo VW? lol

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas quem atualizou para nova versao do windows 1703 teve algum problema com
    concentrador raiz usb (usb 3.0)….
    é que quando faço ejetar esse concentrador , aparece me logo que removi o depositivo intel(R) usb 3.1 extensible host controller – 1.0 ( microsoft) …..
    gostava de saber se alguem tem o mesmo problema?

    1. Avatar de aloh
      aloh

      não mas tive um problema de rede e do browser chrome. O de rede às vezes a net fica lenta e o browser às vezes nao abre. solução desinstalar drivers da placa de rede e o browser e instalar tudo de novo penso eu?

  10. Avatar de J. Frazão
    J. Frazão

    Já agora só uma duvida relativamente a este Edge: no site dos arquivos da RTP ( https://arquivos.rtp.pt ) este Edge não me reproduz qualquer vídeo. Fica a carregar mas o vídeo nunca têm início. Alguém pode confirmar se está com o mesmo problema? Com outros browser abre na boa.

    1. Avatar de André
      André

      Confirmo, também não consigo reproduzir com o Edge

    2. Avatar de jorgeazevedo1
      jorgeazevedo1

      Esse é um bug que apareceu com a Creators. Para ver o video passa nas defeniçoes para o IE. Penso que eles vão corrigir.

  11. Avatar de Nitro
    Nitro

    Móss! Outra vez peixe frito?!
    Esta gentinha não se cansa!
    Acho que têm um software incluído para detetar quando estão a fazer este tipo de testes, do tipo “pílulas de longa duração”, software que deve ser da cor do nosso planeta.

  12. Avatar de Joaquim Pedro
    Joaquim Pedro

    Sou Bloguer, utilizo a plataforma WordPress.org e a *.com também, mas refiro-me à *.org que é aquela onde se podem instalar plugins, scripts e o que nos apeteça. Desde há umas 4 versões atrás do Firefox (tenho a 52.0.2) a esta última, tive de deixar de o utilizar sempre que pretendia trabalhar no Blogue dado que começou a dar erro quando entrava na página de administração e bloqueava. Passei para o Edge, sem qualquer problema, rápido, sem crashes, impecável. Contudo, continuo a usar o Firefox e o Waterfox em tudo o resto. O porquê desta paranóia, desconheço…

  13. Avatar de Kan
    Kan

    mas eu nao uso meu browser so para ver streaming

    1. Avatar de luis
      luis

      O teste tem que se basear em algumas premissas.. you know…

  14. Avatar de vitor
    vitor

    Vá haters. Falem mal….falem que é testes falsos…. Incrível o ódio que pp tem a certas marcas sem saberem porquê….

    1. Avatar de Filipe V
      Filipe V

      Qualquer comentário é valido, a favor ou contra, agora se você não aceita e vem com posts deste género mostra realmente uma enorme quantidade de ….criâncisse

  15. Avatar de Kabuki
    Kabuki

    O Edge é o que menos me cativa, se tivesse uma versão Android, sim, era outra conversa. Prefiro Chrome, Firefox, Opera, Yandex, todos eles permitem trabalhar em casa e continuar no smartphone e vice versa (Android).

  16. Avatar de Ramed Ahcir
    Ramed Ahcir

    Que grande mentira!
    O Edge pode ser mais rápido do que o Firefox. Talvez igual ao Chrome. Mas não chega, em tudo, aos calcanhares do OPERA. Que, sabe-se lá porquê, nem sequer é referido na análise.
    O tal Edge nem sequer permite arrastar para o ambiente de trabalho as URLS dos sites abertos, para se criarem atalhos (como em todos os outros browsers).

    1. Avatar de mgiuyug
      mgiuyug

      Chama-se “quota de mercado”. E contra mim falo, porque uso o Vivaldi, que tem uma quota inferior ainda ao Opera!

    2. Avatar de mgiuyug
      mgiuyug

      Chama-se “quota de mercado”. E contra mim falo, porque uso o Vivaldi, que tem uma quota inferior ainda ao Opera!

  17. Avatar de Luis
    Luis

    Só não uso o Edge porque não tem a extensão Xmarks Bookmark Sync

    1. Avatar de Ántónio
      Ántónio

      O que faz muitos utilizadores não usarem o Edge e faltarem extensões, e compatibilidade

  18. Avatar de Ricardo Pedroso
    Ricardo Pedroso

    É o melhor? Pois então façam todos muito bom proveito com o Edge e agradeçam a publicidade enganosa à Microsoft.

    1. Avatar de Vítor M.

      Qual publicidade? Lê o artigo. Raios parta a mania de fazer de tudo um clube. Lê homem, Lê.

      Percebe o que está escrito, esforça-te para ler além do título.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Menos…MUITO MENOS…

  19. Avatar de cenas
    cenas

    “De referir que o teste foi feito em três Surface Book com CPU Intel Core i5-6300U (a 2.4GHz), 8GB de RAM e GPU Intel HD Graphics 520, com o Microsoft Edge 40.15063.0.0, Google Chrome 57.0.2987.133 (64-bits) e Firefox 52.0.1 (32-bits).” não custa muito ler..

  20. Avatar de eachtime
    eachtime

    agora de questões de segurança já n falam eles depois do massacre que levaram recentemente ahahah

  21. Avatar de Luís M
    Luís M

    Acho EDGE pouco robusto nos separadores, por tudo e por nada salta o separador para uma página independente.

  22. Avatar de Ántónio
    Ántónio

    A Microsoft só usa aquilo em que o Edge é bom, na bateria, mas esquecem-se da compatibilidade, apresentação do browser

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      A ideia é mesmo essa, para ser mais seguro e mais performante e mais eficiente foi preciso despi-lo de muita coisa e começar do zero, por isso ainda existe o IE para questões de compatibilidade.
      É preciso dar tempo ao tempo.

  23. Avatar de Vitor Almeida
    Vitor Almeida

    Tão bom que não foi possível lançar o IRS.

    1. Avatar de João de Medeiros
      João de Medeiros

      O IE11 faz isso na boa, aliás é o melhor para tratar da declaração do IRS. A minha está feita por lá faz tempo. Quanto ao Edge está bem melhor, e o problema dos vídeos que comentei nos recentes posts deste update, parece que agora está melhor, após um ou dois reinícios. Quanto à notícia do Edge ter levado forte abada em termos de segurança, não esquecer que adoram malhar em cima da Microsoft, não foi esta nova versão e não sei se estavam a testar com o Windows Defender e SmartScreen. É só a minha opinião!

    2. Avatar de Marco
      Marco

      assim como não é possível no Chrome nem no firefox.