What’s That Preference? – Perceba o que Firefox esconde

13 Comentários

Já por diversas vezes vos apresentámos pequenas dicas que permitem alterações ou optimizações no Firefox. A maioria delas implica efectuar alterações debaixo do que a vista normal deste browser expõe. Remetemos sempre para o about:config, que é uma espécie de registo de variáveis que o Firefox usa e que servem

Na maior parte das vezes os leitores que aí mexem fazem-no de forma cega e sem saber o que estão a mexer e de que forma isso pode afectar o seu browser. Pois agora esse problema deixa de existir com o add-on What’s That Preference.

Este add-on o que vai trazer a todos os seus utilizadores é a capacidade de verem na Knowledge Base da MozillaZine a que se refere cada uma das entradas que vão estar a mexer sempre que acederem ao registo do Firefox, via about:config. Desta forma vão saber com precisão a que se refere o valor que estão a alterar e que impacto vão ter com essa alteração.

A Knowledge Base da MozillaZine, para quem não conhece, disponibiliza a todos os seus visitantes informação detalhada sobre os diversos produtos da Mozilla e é escrita pela vasta comunidade de utilizadores destes produtos.

A forma de utilização do What’s That Preference? é muito simples. Depois de instalada e sempre que acederem ao about:config, vão passar a ter mais uma opção no menu de contexto de cada entrada. Essa opção é acessível através da entrada MozillaZine reference e ao ser seleccionada vai abrir um novo separador com a informação disponível sobre essa mesma entrada.

Coloquem então o rato sobre uma determinada entrada, tipicamente aquela sobre a qual pretendem obter informações e cliquem com o botão direito do rato. Vai estar então disponível a opção MozillaZine reference. O separador que vai ser aberto dará informação útil sobre essa entrada.

Esta é um excelente add-on para todos os que gostam de mexer um pouco no seu Firefox, mas que pretendem saber ao certo em que locais estão a mexer. A sua utilização é muito simples e a informação disponibilizada é muito útil.

O What’s That Preference? pode ser usado em qualquer uma das mais recentes versões do Firefox, desde a 4.0 até à mais recente 6.0a1.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Caro amigo aparece o post inteiro na pagina inicial do pplware.

    Abraço

  2. Avatar de ViajantE
    ViajantE

    Boas

    Tenho o firefox 3.6.16 e a extensão não está a funcionar, está instalada apesar de dizer que não é compativel mas está activada mas no about:config a nova opção da MozillaZine não me aparece.
    Alguém com o mesmo problema?

    1. Avatar de ViajantE
      ViajantE

      Deve ser mesmo só apartir da versão 4.0, mas ainda estou a gostar mais da 3.6.
      Acho que vou esperar pela 5.0 🙂

      1. Avatar de Say
        Say

        O 5.0 vai ser praticamente igual ao 4.0, portanto…

        Já agora, para todos os utilizadores do 3.6, a ideia é descontinuá-lo no próximo outono, portanto convém que se vão mentalizando em fazer o update, ou então a mudar de browser se não gostam do Firefox 4.0.

        1. Avatar de Rogério
          Rogério

          Dizes bem “praticamente”, mas não igual…
          O Firefox 5.0 é como se fosse uma versão de raiz, mas que por sua vez, só vem trazer melhorias (melhor estabilidade, melhores velocidades, compatibilidade com mais addons e até no próprio aspecto do browser).

          O Firefox 4.0 como já foi dito, até pela própria Mozilla, é só a primeira versão do maior browser da Mozilla, a versão completa do browser só se virá quando sair a versão 7.0 (no final deste ano).

          Quem sabe que este mecanismo de ajuda das variáveis já não venha incluído de origem.

          1. Avatar de Say
            Say

            Pá, eu não te quero ofender, mas tu não percebes mesmo nada de como a Mozilla funciona… O Firefox 5.0 não vai trazer features nenhumas novas, só cenas para os developers, estabilidade, sim, e coisas menores, porque a partir de agora vai sair uma versão major nova todos os 3 meses ou lá o que é, o que estiver pronto está, o que não estiver pronto não está. Firefox 7.0 pode ter muita coisa, mas pode ter pouca também. Account Manager, se estiver pronto sai, se não estiver não sai. Home Tab a mesma coisa. In-content UI a mesma coisa. E por aí fora.

            O que falta mesmo ao Firefox 4.0 é polir as coisas que foram postas novas (doorhangers não estão em todo o lado, por exemplo), meter aquilo que acabou por não ser incluído no Firefox 4.0 e continuar a desenvolver, como se tem desenvolvido até aqui. É como, por exemplo, a separação das tabs e da interface em processos diferentes. Há pessoal a dizer que vai sair no 7.0. Sai se estiver pronto, se não só sai depois.

        2. Avatar de Viajante
          Viajante

          Bom verdade seja dita que só muda quem quiser porque se me apetecer manter o 3.6 mantenho-o e pronto, ok as novas features como por exemplo muito do fantástico HTML5, segurança etc… não tenho mas jáserá um problema meu!
          Em relação ao 4.0 fiquei desiludido com o peso que o browser tem, não que tenha problemas de performance no meu pc mas fiquei um pouco desiludido principalmente no flash daí ter dito que provavelmente irei esperar ou pela próxima versão ou pelo menos até as extensões que uso passarem a funcionar com compatibilidade a 100% no 4.0
          Depois se verá.

  3. Avatar de André Flores
    André Flores

    que fixe.
    experimentei e naqueles que experimente nenhum deles deu 😀

    1. Avatar de Nuno Fontes
      Nuno Fontes

      Mensagem que aparece em praticamente todos

      ” There is currently no text in this page, you can search for this page title in other pages or edit this page. ”

      😀

      1. Avatar de Say
        Say

        Ya, se procurares em strings que são introduzidas por extensões, aí claro que dá, ó duh.

  4. Avatar de ódio
    ódio

    afinal, funciona ou nao? é interessante, vou testar quando chegar em casa.

  5. Avatar de Joao Henriques
    Joao Henriques

    Se andam a copiar do Lifechacker ou do Ghacks, pelo menos citem!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Por acaso nem foi. Nem desse nem de nenhum outro. Mas descansa que se tivesse sido nós avisávamos.