Vivaldi ataca Edge e medidas que a Microsoft tomou para o tornar padrão no Windows

14 Comentários

Presente no Windows 11 e no 10, o Edge tem conseguido ganhar um lugar de destaque e assumir uma posição de destaque no mercado dos browsers. Esta versão tem beneficiado de uma proteção da Microsoft, que muitos não têm compreendido.

Depois de muitas queixas e reclamações, chega a vez de outro player vir a público mostrar a sua posição. O CEO do Vivaldi publicou um artigo onde mostra a sua opinião sobre este processo e todas as medidas que a Microsoft tem tomado no Windows 11.

Vivaldi Edge Microsoft browser medidas

Com o Windows 11 a Microsoft levou a um extremo as medidas que tem para proteger o seu browser. O Edge é o browser padrão deste sistema e alterar esta definição não é um processo simples e direto para a maioria dos utilizadores.

Claro que toda a concorrência tem sofrido com estas mudanças, em especial porque não conseguem angariar novos utilizadores. O Edge é o padrão, mesmo que os utilizadores não o queiram e dificilmente conseguem contrariar este cenário.

Vivaldi Edge Microsoft browser medidas

Para mostrar o seu desagrado e para revelar a situação, Jon von Tetzchner, co-fundador e CEO do Vivaldi, abriu o jogo. Num artigo publicado no blog deste browser, atacou o Edge e todas as práticas da Microsoft.

Descreve todas as medidas que a Microsoft tomou para impedir uma concorrência. Mostra, por exemplo, como o Bing recomenda o Edge sempre que é pesquisado outro browser ou como o Windows 11 tenta forçar o Edge como o browser padrão.

Vivaldi Edge Microsoft browser medidas

O CEO do Vivaldi revela que este browser não teme a concorrência e que consegue lutar de forma igual com os restantes. Pede apenas que as regras usadas para este confronto sejam justas e iguais para todos, algo que revela não estar a acontecer, com estas medidas da Microsoft no Windows 11.

Estas práticas são já conhecidas há algum tempo e aparentemente têm piorado nos últimos tempos. A Microsoft tenta proteger o seu browser e torná-lo o padrão para todos os utilizadores, muitas vezes mesmo que estas não o pretendam.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Presley
    Nuno Presley

    Não se compreende porque é que estão sempre contra as medidas da Microsoft e nunca contra a Apple. Sou utilizador Mac desde 2010, mas não concordo que estejam sempre a atacar a Microsoft por causa do Edge e nunca a Apple com o Safari ou o “antigo” iTunes.
    É igualmente fácil em ambas as plataformas tornar outro browser como browser por defeito.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Precisas de saber que 80% dos utilizadores do Windows são os que carregam em sim nos pop-ups do sistema. Ou seja se aparecem um a perguntar “Quer formatar o disco ” eles carregam em sim.

      1. Avatar de Paulo Oliveira
        Paulo Oliveira

        Isso é que é demonstrar fé na humanidade… E provavelmente tem razão…

    2. Avatar de jlxpmeme
      jlxpmeme

      Que eu saiba a Apple não mostra popups a dizer para pensares duas vezes antes de mudar browser. Ou até injetar conteúdo na pesquisa para dizer que não precisas de descarregar outro.

      E que eu saiba só porque um o fez, não quer dizer que o outro que o faça a seguir tenha razão em fazer o mesmo também(e Apple foi mais do que criticada durante muitos anos sobre não ter opção de definir default browser em iOS). Um mal não justifica o outro. É má prática e ponto final, seja de quem for.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Durante anos não podias desinstalar o Safari pois sem ele o Itunes não funcionava, ficavas sem updates e os serviços de mensagens bloqueavam ao receber imagens.
        Só depois da MS ser multada na UE, surgindo a queixa contra a Apple, logo depois da situação da Irlanda, que a empresa alterou essa fórmula.

    3. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Os Mac, num contexto global, não tem massa crítica em comparação com o Windows.

  2. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    No fundo estão a criticar a Microsoft por fazer aquilo que a Google fez com o Chrome e lhe permitiu chegar onde está atualmente.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Já uso o Windows desde o 2.0 e nunca tive qualquer default.
      Até o IE que era parte de 3 windows, só o usava nas coisas obrigatórias.
      A verdadeira razão é que 99,99999999% dos utilizadores não tem conhecimentos para usar outros browsers. A maioria conheceu o Chrome pelo telemóvel android e quando soube que existia uma versão para o windows, instalou e passou a usar.
      O Firefox tinha um excelente trabalho, até terem começado a consumir brutalidades de recursos…

      1. Avatar de firefox@forever
        firefox@forever

        O Chrome é reconhecido por ocupar muito mais RAM do que qualquer outro browser, não é o Firefox. Na parte do desempenho puro, browsers baseados no Chromium são sem dúvida mais rápidos em velocidade pura, mas no dia a dia, ninguém vai notar isso.
        Infelizmente as pessoas usam o Chrome e agora Edge porque é atirado aos olhos das pessoas duma forma abusadora.

    2. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      O Android sempre permitiu trocares o default browser facilmente. O WIndows 11 não

  3. Avatar de AJMS
    AJMS

    Os browsers mais utilizados só o são não por serem melhores mas sim por estarem agregados a grandes marcas, Edge/microsoft e Chrome/google, porque se a maioria dos utilizadores se dessem ao trabalho de experimentarem os outros browsers ficam surpreendidos, então o Vivaldi considero o Browser mais evoluído a todos os níveis, funcionalidades, ferramentas, configurações nenhum o bate nesta fase, mas lá está, muitos vão dizer Vivaldi Browser? nem conheço.

    1. Avatar de firefox@forever
      firefox@forever

      É isso, as pessoas pensam que a Internet é o browser, mas Vivaldi e Brave e muitos outros estão disponíveis para Windows. Já em Linux, toda a gente conhece estes e outros browsers.

  4. Avatar de Artur
    Artur

    ainda bem q existe linux 🙂