Utilização do Edge da Microsoft está a crescer na Internet, mas ainda muito longe do Chrome

17 Comentários

Mesmo sendo a proposta que acompanha agora o Windows, o Edge é ainda um browser que tem de percorrer um longo caminho até conseguir chegar perto do Edge. Com muitas funcionalidades similares, tem conseguido cativar muitos utilizadores.

Os mais recentes dados mostram que o Edge tem estando a crescer na Internet e a ganhar seguidores. Cresceu na utilização e está a tornar-se uma proposta cada vez mais interessante, tendo agora ultrapassado a meta dos 11%.

Edge Microsoft browser Windows Chrome

Proposta da Microsoft para o Windows

Apesar de não ter sido bem recebida por muitos, a decisão da Microsoft de criar um novo browser parece estar a resultar. Tomou como base o Chromium e avançou com a sua proposta e com as suas funcionalidades, sempre olhando à integração com o Windows e ao que pode oferecer.

Os dados mais recentes da StatCounter revelam um crescimento interessante do Edge no mercado dos browsers. No final do mês de novembro ficou já nos 11,17%, um valor bem mais elevado que os 9,52% obtidos em novembro do ano passado.

A justificar o crescimento deverá estar uma aposta grande da Microsoft no seu browser. A par com os desenvolvimentos criados para o Windows 11, a gigante do software apostou também no Edge e criou várias novidades que estão já disponíveis para os utilizadores.

Edge Microsoft browser Windows Chrome

Edge está ainda muito longe do Chrome

Com o salto, o Edge conseguiu destacar-se do seu concorrente mais direto. Falamos do Firefox, que tem agora 7,1% de participação no mercado. Na lista dos browsers, e entre os 2, segue-se o Safari, com uma quota de 9,59% neste mercado.

Bem longe, e com um domínio total no que toca aos browsers na Internet, temos o Chrome. Esta proposta da Google tem já 66,13% de quota de mercado e não parece mostrar que vá perder espaço neste campo. Como curiosidade, e cada vez mais longe, temos o IE, que ainda conta com 0,3%.

Estas são boas notícias para a Microsoft e para o seu browser. O Edge tem ganho uma posição de destaque, escapando à concorrência direta e assumindo-se cada vez mais como uma proposta para os utilizadores, em especial para os que fazem do Windows o seu sistema de opção.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    E com a ultima atualização do Chrome, os dropdown menus de formulários de alguns sites deixaram de funcionar

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Não há hipótese.O Google Chrome há-de ser sempre o número um.

    1. Avatar de ldoni
      ldoni

      IE também em uma época não tão distantel

    2. Avatar de secalharya
      secalharya

      O número um a gastar gigas e gigas de memória desnecessariamente.

    3. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Brave no smartphone, firefox no resto!

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A meu ver a utilização do Chrome vai cair um bom bocado quando for forçado o Manifest V3 e impedir que os adblockers funcionem da mesma forma. Não sei se o Edge vai também enveredar por essa obrigação, mas acredito que o Firefox e o Brave por exemplo vão ganhar novos utilizadores por causa disso. O utilizador comum que nem usa adblocker, tanto lhe faz e vai continuar a usar. Mas quem tem mais conhecimentos e gosta de ter uma navegação sem avisos de cookies e publicidades, provavelmente vai mudar.
    Veremos se daqui a 1 ano o Chrome tem a mesma cota de mercado.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Também tens o uBlock Origin V3, mas e já viste as limitações? É muito mais limitado e ocupa muito mais recursos.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      O edge tem adblock embutido como o brave. Não “limpa” tão bem os sites, mas se o configurares à mão, faz o mesmo que o adblock do brave. Este tipo de browsers vai-se conseguir “safar” ao Manifest V3, até a google obrigar a que seja tudo implementado.
      O que irá estar na moda a partir de 2023, pelo menos até conseguirem os adblock a funcionar bem, serão os dns para utilizares só no browser que actuam como bloqueador de anúncios.

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        Como é que se configura no Edge?

    2. Avatar de Carlos Almeida
      Carlos Almeida

      Tem a noção que 99.9999999999% dos utilizadores na fazem a menor ideia do que é o Manifest V3, adblocker, etc., etc.?
      O pessoal usa o Chrome porque gosta e porque toda a gente diz que é o melhor.

  4. Avatar de secalharya
    secalharya

    O Firefox continua a ser o melhor.

  5. Avatar de Azeite
    Azeite

    o edge e brave usam o motor do chrome . Se o firefox morrer a google implementa o que bem entender em termos de ads.

  6. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Com a google a dizer que a versão 110 era a ultima no windows 7… no meu caso nem chegou á actualização da versão 108… acho que vou ser um cliente do edge…

  7. Avatar de AJMS
    AJMS

    Se eu tivesse que usar agora o Chrome neste momento era o mesmo que conduzir um carro de 1970 em vez de um carro de 2022. Ambos me levavam ao destino final mas era recuar no tempo.