Todos zangados com a Mozilla! IA do Firefox gasta muita bateria e CPU

20 Comentários

As novas funcionalidades de IA incluídas na última atualização do Firefox parecem estar a trazer problemas inesperados. As queixas apontam para um elevado consumo de CPU e bateria, algo que está a atrair duras críticas da comunidade. Este era um problema que a Mozilla não queria.

Mozilla Firefox IA CPU bateria

Utilizadores estão zangados com Mozilla

O Firefox 141 foi lançado há algumas semanas, trazendo novas funcionalidades, incluindo otimizações de memória, um conversor de unidades integrado e uma importante funcionalidade de agrupamento de separadores inteligentes com tecnologia de IA.

Basicamente, esta funcionalidade identifica separadores relacionados e sugere nomes para os mesmos, incluindo uma opção chamada “sugerir mais separadores para o grupo”. Mas, nas últimas horas, um grande número de utilizadores tem-se queixado no Reddit sobre a elevada utilização do CPU que esta funcionalidade gera, além de expressarem a sua deceção com a adição de inteligência artificial a este browser.

[deleted by user]
by infirefox

Um utilizador destacou como a duração da CPU e da bateria do seu computador caíram drasticamente quando ativou as funcionalidades de IA no Firefox. Ao rever o gestor de tarefas, descobriu que o processo de “inferência” era o responsável, provavelmente encarregue de gerir as funções de inteligência artificial do dispositivo.

IA do Firefox gasta muita bateria e CPU

Outros utilizadores confirmaram ainda que este mesmo processo consome muitos recursos e que, quando concluído, o Firefox bloqueia e exige reinicialização. O Firefox utiliza processos locais que canalizam os títulos dos separadores e os agrupam com algoritmos, além de gerar nomes de grupos com base nos modelos de IA da Google.

Inference causing CPU and power spikes
byu/IamgRiefeR7 infirefox

Alguns utilizadores sugerem que o pico de CPU pode dever-se ao facto de o Firefox utilizar o formato “ONNX” da Microsoft, que é menos eficiente do que alternativas como o “GGUF”. Quem tiver estes problemas de desempenho, pode desativar esta funcionalidade acedendo a about:config e definindo os valores browser.ml.chat.enabled e browser.tabs.groups.smart.enabled como false.

Espera-se que a Mozilla responda a estas queixas dos utilizadores sobre a presença da IA no Firefox e os consumos normais de CPU e bateria. O mais provável é que, muito em breve, surja mais uma atualização, onde esta situação é tratada de forma completa.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Trabalha
    Luis Trabalha

    Os linux users nem oiam…mas eles usam chrome e o melhor. Firefox ja não se usa ha 20 anos

    1. Avatar de ahahah
      ahahah

      Calado és um poeta

    2. Avatar de BB
      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        fala por todos, ninguem usa firefox desde 2005…

        1. Avatar de Tiago em modo Remoto.
          Tiago em modo Remoto.

          Em parte tens razao deixei de usar o Firefox e comecei novamente a usar desde que o Chrome obrigou o manifest V3 e por consequencia os bloqueadores de SPAM de anuncios (uBlock Origin) deixaram de funcionar. Voltei ao Firefox e o inferno do spam acabou.

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            uBlock Origin funciona no Browser Brave, que usa o Chrome, logo pode manter-se no Chrome, se quiser, claro… não é igual ao Google Chrome, mas é suficientemente próximo.

            E o próprio Brave trás um bloqueador de conteúdos, e pode escolher na própria lista outras listas de coisas a bloquear.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Uma atualização e fica resolvido.
    Firefox…desde que experimentei (tardiamente) não quero outra coisa.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      99% usa chrome e nao quer outra coisa, firefox é pior em tudo!

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Actualmente o Firefox só é mau na reprodução de vídeos, aí os browsers baseados em Chrome são melhores (a nível de conseguir reproduzir por exemplo em 1080p enquanto que no Firefox está sempre a “engasgar-se” se o PC não for suficientemente poderoso, se for nem aí se nota diferença), de resto o Firefox funciona perfeitamente em quase todo o lado (não me lembro de nenhum sítio onde funcione mal, mas acredito que possa existir).

      2. Avatar de B@tm@n
        B@tm@n

        O Chrome vem pré-instalado.

        Esses utilizadores nunca experimentaram melhor (Firefox)…

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          O Chrome vem pré-instalado? Desde quando?

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Vem pre instalado na tua cabeca….o linux é lixo e ninguem usa mas vcs parecem uma seita sempre a empurrar para as pessoas mesmo que digam que nao querem

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Na tua cabeça é que linux é lixo 🙂
            Eu uso há décadas mas admito que não é para todos (por falta de capacidade técnica, na maioria dos casos) mas cumpre para quem usa um PC para o básico.

  3. Avatar de Jonas
    Jonas

    Continuo a usá-lo. Em equipa que ganha não se mexe. Não passo cartão a essas tretas de IA, tudo desactivado ou simplesmente sem uso. Vou continuar a “surfar” na net como se fosse 2005.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O firefox morreu em 2005, deve ser por isso…hoje em dia chrome e o unico browser que se usa

  4. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    36600mb por 50 minutos… vai lá vai. Mozzilla, nova forma de obterem os 40000 milhões, de dólares, que precisam?

  5. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    O Firefox, em termos de consumo de recursos do PC, já não era o melhor. Eu era fã e adorava o Firefox, mas há mais de um ano que optei pelo Edge, gasta menos, é rápido e, atualmente, está bom!

  6. Avatar de bst
    bst

    Já estamos em 2025. É altura de parar de evitar o inevitável. O Firefox tem cada vez menos utilizadores. A cada mudança grande que fazem, o browser fica pior. A empresa está endividada e a google vai ser obrigada a fechar a torneira.

    Mudem para o Brave, Vivaldi ou qualquer outro dos 1001 browsers que utilizam Blink e não são o Edge nem o Chrome.

    Caso prefiram ainda assim continuar com Gecko, mudem para Libreworlf ou Mullvad já que ambos arrumam com o Firefox a um canto. Desde privacidade até desempenho.

    Deixem a mozilla. Já é mais que tempo. Especialmente existindo muitas alternativas e todas elas melhores.

  7. Avatar de Historiador
    Historiador

    Aqui pelos meus lados continua tudo normal. Mozilla Firefox 141.0.3 a correr em Arch Linux 6.15.9-arch1-1
    Mas o Toni da Adega já vem dizer que o Linux não presta e que devo mudar para o Chrome.

  8. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Não notei nada